Para captar pacientes de harmonização facial é necessário investir em boas estratégias de marketing. E dentre as melhores práticas estão:
Os pacientes que buscam esse tratamento têm algumas razões específicas, portanto, não é possível captá-los considerando apenas os seus dados demográficos.
No marketing, existe uma estratégia muito importante que serve para definir o perfil comportamental do cliente ideal.
Trata-se da persona, um personagem semifictício, que representa o tipo de pessoa que procuraria os seus serviços.
Criar esse personagem é importante para embasar qualquer estratégia de marketing, desde um banner informativo até os anúncios nas redes sociais.
Portanto, para que fique perfeita, é necessário estudar os seus pacientes e público-alvo, para definir características, como:
Um bom exemplo de persona seria: Cláudia, 33 anos, solteira, formada em Engenharia de Alimentos, gosta de se cuidar e está sempre em busca de tratamentos que melhorem sua aparência.
Os pacientes que procuram harmonização facial são pessoas extremamente visuais, e buscam nos outros as características que gostariam de ter.
Por isso, o Instagram é considerado uma excelente plataforma para captar esses possíveis pacientes.
Entretanto, é necessário cautela para divulgar esse serviço em qualquer tipo de canal, tendo em vista as restrições impostas pelos conselhos em relação aos métodos de convencimento e comunicação.
Toda pessoa que busca um tratamento estético, como no caso de peeling no rosto, o faz por conta de um descontentamento.
Com a harmonização facial não é diferente, e esse descontentamento em relação à aparência pode provocar inseguranças.
Essa situação, geralmente, pode desencadear desconfortos emocionais, o que leva a pessoa a agir.
Por conta disso, a captação de pacientes para harmonização facial precisa ser baseada em um diálogo a respeito do problema da pessoa.
Ao falar sobre ele, o profissional demonstra empatia pela situação do indivíduo e se posiciona como alguém capaz de melhorá-la.
Em outras palavras, você vai mostrar que é capaz de resolver o problema.
O trabalho para selecionar, encontrar, despertar o interesse e trazer o paciente para o consultório é bastante extenso, e ele não pode ser perdido quando o paciente entra no consultório.
Essas pessoas estão buscando uma transformação e elas querem se sentir mais satisfeitas em relação a algum aspecto de sua aparência.
É necessário fazer com que o paciente se sinta seguro, por isso, é necessário marcar a experiência de relacionamento com ele logo no primeiro contato pessoal.
Não importa se ele está procurando harmonização facial ou bichectomia odontologica, toda vez que ele interagir com membro da sua equipe, desde a recepção até o momento da cirurgia, vai avaliar a sua experiência.
Muitas pessoas compram com a emoção e justificam suas escolhas com a razão, em outras palavras, o ser humano, por vezes, é mais irracional do que imaginamos.
Assim sendo, toda vez que você for negociar um tratamento como paciente, ressalte os aspectos transformacionais que ele vai viver.
Se você tiver capacidade de demonstrar como será o futuro dessa pessoa após o tratamento, terá mais chances de ter sucesso na captação.
Agora que você já sabe como captar pacientes de harmonização facial, no próximo tópico, vamos mostrar como fidelizá-los. Acompanhe a leitura.
Toda acao de marketing promocional depende das características da persona do negócio, como mostramos no tópico anterior.
Portanto, as estratégias de fidelização também dependem desses aspectos, e dentre as melhores práticas, temos:
Se você sabe quem é o seu cliente ideal, fica mais fácil definir algumas características da sua oferta, como preço, serviço e promoção.
Obviamente, cada pessoa possui suas próprias preferências de consumo.
Por exemplo, uma pessoa que tenha uma renda muito elevada pode pagar por seus tratamentos à vista, o que aumenta a velocidade deles.
Por outro lado, uma pessoa com uma renda mais baixa prefere pagar o tratamento parcelado e pode esperar um pouco mais por ele.
Mas, além de conhecer bem o seu perfil de paciente, é necessário criar uma oferta de serviço que seja atraente e esteja de acordo com as necessidades dele.
Um fabricante de aparelho de medir pressao também considerou essas características na hora de oferecer esse equipamento para você.
Em outras palavras, quando a oferta casa com o cliente, inevitavelmente ele vai fechar negócio.
Portanto, seus futuros pacientes de harmonização facial também desejam uma oferta interessante.
É necessário incentivar os pacientes a continuarem a fazer os procedimentos com você.
Uma das formas de fazer isso é criar um programa de fidelidade, mas ele ajuda a prender o público.
Por exemplo, se o paciente fechou com você a harmonização facial, você pode oferecer um desconto em outro procedimento. Se preferir, também pode criar um programa de pontos ou oferecer um vale-presente.
Toda empresa possui um tipo de cliente com necessidades específicas, e no caso dos pacientes que procuram ou precisam de harmonização facial, a situação não é diferente.
Pensando nisso, as ações de divulgação precisam ser segmentadas, independentemente de elas serem realizadas por meio de um folder promocional ou com estratégias de marketing digital.
As divulgações segmentadas fazem com que um paciente perceba que você oferece exatamente a solução que ele precisa.
É necessário contar com o auxílio de um especialista em comunicação, pois esse profissional tem mais facilidade em definir ações eficazes.
Todo tipo de procedimento que está relacionado ao corpo e à saúde das pessoas precisa ser devidamente esclarecido.
Quando você explica o assunto e educa o seu público eles vão perceber a sua autoridade e conhecimento, é isso é fundamental para que seus futuros pacientes de harmonização facial confiem em você.
Uma das melhores maneiras de oferecer conhecimento para as pessoas é por meio da criação de conteúdo de qualidade.
Esse processo se encaixa em uma das maiores estratégias de marketing digital: o marketing de conteúdo.
As pessoas procuram tudo na internet, então, se alguém precisa de enfermeira particular, vai pesquisar no Google, a não ser que tenha alguma indicação.
As pessoas que desejam fazer harmonização facial também vão procurar informações na internet, e essa é a sua chance de ser encontrada por elas.
Ao criar conteúdos relevantes e ricos em informações, você vai educar o seu público-alvo, conquistar a confiança das pessoas, atrair novos pacientes e fidelizar aqueles que você já tem.
Mais uma vez, para que seus materiais sejam realmente do interesse dessas pessoas, é necessário considerar as características da sua persona.
Por fim, mas não menos importante, invista em treinamentos para sua equipe.
São os seus funcionários que vão lidar com seus pacientes de harmonização facial, e eles devem estar devidamente treinados e preparados para isso.
Quando uma pessoa procura algum tipo de procedimento estético, como preenchimento facial nariz, ela pode estar em um momento de fragilidade por ter convivido com problema há anos.
É fundamental que a sua equipe tenha empatia e saiba lidar com essas pessoas. Todo o atendimento prestado deve ser pautado em educação e cordialidade.
Toda empresa ou profissional precisa atrair seus clientes, e os profissionais de saúde que realizam harmonização facial também precisam atrair seus pacientes.
Depois de atraí-los e fechar negócio, é necessário fazer com que eles voltem e para isso precisamos investir nas estratégias de fidelização.
Neste artigo, você aprendeu a trabalhar os dois aspectos para oferecer um serviço de qualidade e que levante a autoestima de seus pacientes.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog
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