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30 de junho de 2022

Como captar pacientes pelo Google Meu Negócio?

Como captar pacientes pelo Google Meu Negócio?

Captar pacientes é uma das preocupações que cercam os empreendedores na área da saúde, principalmente, daqueles que possuem clínicas particulares.


Esse artigo tem como objetivo mostrar ao leitor a forma de captar pacientes por meio do Google Meu Negócio.


Porém, antes de aprofundar no assunto a que esse se destina, iremos conceituar do que se trata o Google Meu Negócio, seu funcionamento e mais a frente posicionar o leitor de como utilizá-lo com eficiência.

Do que se trata o Google Meu Negócio?

Essa é uma ferramenta gratuita, criada há cerca de mais ou menos cinco anos, onde uma empresa de midia indoor pode fazer o cadastramento e conseguir uma posição de destaque nos resultados de pesquisas realizadas nos buscadores.


A presença online por meio dessa ferramenta colabora para que as pessoas encontrem uma empresa em diversas pesquisas, seja pelo nome, pelos produtos ou serviços oferecidos e, também, em buscas por localização geográfica pelo Google Maps.


Ele é um enorme diretório de empresas de entrega documentos motoboy e outras, criado pelo próprio Google e ao longo do tempo tem ganhado espaço nas estratégias de marketing aplicadas em cada negócio, principalmente os pequenos e locais.


O serviço é gratuito, e ao criar um cadastro (uma ficha), a empresa, principalmente, para negócios físicos, precisa enviar as seguintes informações, tais como:


  • Nome comercial;
  • Endereço do negócio;
  • Número de telefone de contato;
  • Horário de funcionamento;
  • Formas de pagamento oferecidos pela empresa;
  • Informações gerais sobre o negócio.


O segredo para conquistar relevância em um cadastramento de uma fábrica de móveis planejados, no Google Meu Negócio, é o preenchimento de todas as informações que são solicitadas nos formulários e campos oferecidos.


Uma das vantagens do cadastramento no Google Meu Negócio é conseguir a exposição do seu negócio em uma posição privilegiada, pois ele aparece logo na primeira página do Google, quando a busca é realizada.


Estar em primeiro lugar entre as respostas oferecidas pelo Google já é vantajoso, sendo assim, em termos de exposição ao público, quando a empresa de sala planejada pequena simples está no Google Meu Negócio, é muito bom.



Caso a empresa não possua site, a ferramenta oferece formas de criar um bem simples, criando por meio dele a vantagem de se ter um canal direto de comunicação entre empresa e cliente.

Os benefícios

As pequenas e médias empresas com atuação local, ainda contam com mais vantagens junto ao Google Meu Negócio, quando são divulgadas por meio dessa ferramenta.

A exposição é gratuita em áreas importantes do Google

Uma das grandes vantagens é a empresa de lona personalizada para fachada poder expor de forma gratuita o seu negócio, como no Google Maps, de maneira rápida, o que acontece ao contrário em outras estratégias de marketing de busca.



Se a empresa realizar o cadastramento corretamente, aplicando as técnicas de otimização, produtos e serviços, ficam expostos nas primeiras páginas do Google, em até duas semanas.

Incorporação de mais uma fonte de tráfego para o site

Se a empresa de quarto infantil planejado para apartamento pequeno possuir um site, o Google Meu Negócio pode incorporar mais uma fonte de tráfego e ele é, diga-se de passagem, muito mais qualificado.


Na verdade, as pessoas que acabam descobrindo uma empresa pela ficha criada nos perfis do Google Meu Negócio, estão em um momento bastante adiantado quanto a decisão de adquirir ou não um produto ou serviço.



Esse momento de decisão é chamado de Jornada do Consumidor. Esse perfil de medalha personalizada para lembrancinhas tem um alto potencial de conversão, que transforma todo o desempenho das vendas.

Gera tráfego físico para o negócio

Caso não haja uma presença online estruturada, como um site identificador da empresa, o Google Meu Negócio ainda consegue uma boa posição nas páginas de respostas.


Na verdade, é possível a criação de um pequeno site, que contenha as informações básicas de uma empresa que trabalha com produtos de granito, por exemplo.



Para os negócios físicos que estão iniciando em marketing digital, essa exposição vai gerar muito mais tráfego físico para uma clínica de estética ou qualquer outro tipo de negócio na área de saúde, para captar mais pacientes.

Reforço nas estratégias de marketing de busca

Neste caso, um reforço é ter mais uma fonte de tráfego inteiramente gratuita, ou seja, sem ter que desembolsar nada a mais por ele.



Se as páginas foram bem otimizadas para alcançar as primeiras posições no Google, estar presente no Google Meu Negócio vai reforçar essas posições usando como elemento a geração de links para o site, mesmo que ele seja pequeno.

Criação de rede de relacionamento com clientes

O Google Meu Negócio pode criar uma rede social entre uma empresa e os clientes, por meio dos recursos que essa plataforma oferece, com postagens atualizadas de fotos e ofertas, por exemplo, atraindo seguidores para produtos e serviços.


A mensagem exposta será levada em 100% para a base de seguidores, sem investimentos financeiros, diferentemente do Facebook ou Instagram, que pedem dinheiro para alcançar essa base.



Essa ação de marketing por meio do Google Meu Negócio é uma das ferramentas mais poderosas de exposição.

Como captar pacientes pelo Google Meu Negócio?

Por meio do cadastramento no Google Meu Negócio, uma clínica voltada para a área médica pode captar mais pacientes e alavancar o seu marketing, criando uma página, tornando assim, o negócio vantajoso.



Para isso a página ou site criado precisa abordar as seguintes ações:

Criar visibilidade

Aparecendo na internet a visibilidade é maior e alcança pacientes que já conhecem os negócios como também aqueles que estão procurando pela mesma coisa. Portanto, é necessário fornecer meios de contato e localização.



Além disso, é importante que a empresa responda perguntas e receba as avaliações que são baseadas na experiência desses pacientes. 


Muito simples de usar e essa visibilidade garante a confiança e gera autoridade para uma clínica, por exemplo.

Ajudar no Marketing Médico

Se a empresa deseja captar mais pacientes, reduzindo buracos na agenda de marcação de consultas ou procedimentos, aumentando a rotatividade desses pacientes, ela deve investir em estratégias de marketing, aumentando os lucros.

Usar estratégias para expor o negócio adequadamente

Usando o Google Meu Negócio de forma adequada dentro do negócio, a exposição alcança mais pacientes, pois quanto mais pesquisarem, mais terão conhecimento do negócio.



É preciso criar, primeiramente, um cadastro no Google Meu Negócio definindo um e-mail e uma senha para serem utilizados, mas se o cadastro já estiver pronto, a entrada na plataforma será automática.

Vantagens do Google Meu Negócio

Essa plataforma ajuda na atração de pacientes, por meio de um espaço exclusivo e gratuito, melhorando a divulgação do negócio, para que eles encontrem o serviço ou produto que necessitam, usando as pesquisas.


Além disso, algumas outras vantagens de possuir um cadastramento nessa ferramenta está na oportunidade de monitorar dados, identificando os seguidores e o número de visitantes.


Assim como, melhorar a interação da empresa com o público, e transmitir maior confiança aos usuários. 


Dito isso, para realizar o cadastramento no Google Meu Negócio basta acessar a plataforma Google Meu Negócio.


Após isso, insira o nome da empresa identificando eu ela é de sua propriedade, identifique a empresa com endereço completo, cidade, Estado e telefone de contato.


Depois selecione qual é a categoria da empresa, dando preferência as indicações do buscador, para que a busca tenha uma melhor classificação, diante das pesquisas feitas pelo usuário.



Por fim, insira o site do negócio e caso não possua, o próprio Google Meu Negócio pode criar um, e finalize o processo e aguarde o Google confirmar o cadastramento por meio do e-mail fornecido.

Considerações finais

Sendo assim, muitas empresas fazem uso do Google Meu Negócio, divulgando seus negócios de forma gratuita, criando apenas um cadastro com informações completas, que fica acessível para as pesquisas realizadas pela internet.


Os produtos e serviços oferecidos nessa exposição alcançam clientes e pacientes em potencial, gerando diferenciais em relação a outras empresas.


Portanto, é preciso que a criação de um site colocado nesse cadastro seja bastante atraente para chamar atenção.


É simples de usar, desde que as informações solicitadas sejam completas e a ferramenta fornece todos os campos necessários para isso.


Com as informações colocadas nesse artigo, o leitor que ainda não conhece essa solução, deve começar a usar essa ferramenta em seu negócio, de forma conjunta com outras ações de marketing digital, formando uma rede de informações integradas.


Seja pela exposição gratuita ou pela geração de tráfego físico para o negócio, utilizar essa ferramenta faz com que a empresa melhore o relacionamento com seus clientes, atraindo-os com mais precisão e qualidade.


É um reforço nas estratégias de marketing de busca utilizadas e vale a pena apostar nessa modalidade um pouco recente, mas que traz imensos benefícios para qualquer tipo de negócio, principalmente, os locais.



Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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