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16 de agosto de 2021

Como fazer propaganda para médicos

Como fazer propaganda para médicos
Trabalhar bem a propaganda para médicos é essencial para qualquer profissional da saúde. 

Antes de darmos continuidade a esse assunto é importante que você entenda que os médicos e outros profissionais liberais, como os advogados, precisam divulgar o seu trabalho.

Nós sabemos que existem uma série de diretrizes impostas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e que elas devem ser respeitadas. 

Mas, mesmo com essas imposições, é perfeitamente possível divulgar de maneira ética o trabalho desses profissionais.

O médico precisa vender os seus serviços se quiser garantir o próprio sustento. Aqui, partimos da premissa de que, assim como qualquer outro produto ou serviço, o trabalho do médico também merece divulgação.

E isso fica ainda mais evidente quando notamos a enorme concorrência que existe nesse mercado. 

Todas as especialidades médicas possuem uma vasta gama de profissionais prontos para ajudar.

Se você não se destacar, terá problemas para conquistar novos pacientes. Mas, o médico precisa ser alguém em quem a pessoa confia, e no marketing digital existem muitas formas de conquistar a confiança do público.

Pensando nisso, neste artigo vamos mostrar algumas dicas de propaganda para esses profissionais e a importância delas. 

Como investir em propagandas para médicos?

Hoje em dia, as pessoas têm o hábito de pesquisar tudo o que precisam na internet, então, se alguém quer comprar um produto ou serviço, encontra todas as informações que precisa.


Só que assim como as pessoas procuram soluções para o seu dia a dia, elas também pesquisam todo e qualquer sintoma que apresentarem, esse hábito apelidou o maior buscador do mundo de doutor Google.


Para se ter uma ideia, os brasileiros lideram as pesquisas relacionadas à saúde na internet. 


Isso inclui desde pesquisa sobre Clínica de emagrecimento até os sintomas de doenças mais graves como o câncer.


Sendo assim, o paciente não vai direto ao médico para obter informações. Primeiro ele vai pesquisar no Google para depois se certificar de que precisa de uma consulta. É dessa forma que as pessoas descobrem os especialistas.


Portanto, quando encontram os sites de clínicas e profissionais, checam uma série de informações antes de marcar uma consulta.


Tendo em vista que esse hábito está se tornando cada vez mais comum, é necessário investir em estratégias que divulguem seu trabalho e respeitem as normas do CFM. 


Sendo assim, dentre as principais táticas estão:

Ter um site profissional

Todo médico precisa ter um site ativo e atualizado, visto que ele é capaz de melhorar a reputação do profissional e o torna acessível às pessoas que precisam de atendimento.


Se você, como médico, precisa comprar um aparelho de medir pressao, vai visitar os sites de alguns fabricantes antes de se decidir.


Assim como o site funciona como um cartão de visitas para as empresas, ele oferece o mesmo suporte para os médicos, mas tudo isso é feito de maneira detalhada.


Um site atualizado garante que o profissional divulgue informações relevantes sobre a sua área. 


Além das informações relevantes, ele precisa garantir uma boa usabilidade para os usuários.


Portanto, o visitante precisa ter facilidade durante a navegação e se sentir confortável com o layout das páginas. Para garantir todas essas características, invista em um design responsivo.


Os indivíduos estão acessando a internet com mais frequência por meio de seus dispositivos móveis. 


Esse tipo de site ajusta as páginas e todos os seus elementos ao tamanho da tela do aparelho. Isso inclui:


  • Imagens;
  • Conteúdos;
  • Links;
  • Menu.


Todo e qualquer elemento presente no site será perfeitamente ajustado, o que garante a melhor experiência para os seus visitantes. Consequentemente, eles terão uma impressão positiva em relação a você.

Dedicar investimento ao marketing de conteúdo

Para as empresas, uma acao de marketing promocional é essencial em uma de suas principais opções é o marketing de conteúdo.


Trata-se da criação de conteúdos ricos e relevantes para o público-alvo, com o objetivo de atrair, engajar, converter e fidelizar as pessoas.


Ademais, é a maneira mais eficiente de estar bem posicionado no Google e conquistar tráfego para o seu canal.


Como falamos anteriormente, as pessoas estão buscando informações constantemente no Google. 


Portanto, é essencial estar presente na web por meio de informações úteis e do interesse da sua audiência.


É dessa forma que você vai conquistar credibilidade no mercado e a confiança de quem consome os materiais. 


Algumas das pautas que você pode abordar são aquelas que falam sobre qualidade de vida e manutenção da saúde.


Essa estratégia traz, ainda, outros benefícios, como a geração de lealdade e confiança, torna o nome do profissional mais reconhecido, educa as pessoas e aumenta as possibilidades de conversões.


São materiais que podem assumir diferentes formatos, tais como vídeos, áudios, infográficos, imagens e muitas outras possibilidades.


Essa opção pode ser usada por qualquer especialidade médica, inclusive uma clinica fisioterapia esportiva.

Estar presente nas redes sociais

É essencial que você esteja presente nas redes sociais por meio de um perfil profissional. 


Por meio dessas plataformas, os médicos criam um senso de comunidade e estreitam o relacionamento com seus pacientes.


Também são excelentes canais para compartilhar informações úteis, capazes de ampliar o conhecimento dos usuários e estimular o envolvimento deles com a própria saúde.


Você será capaz de difundir conhecimento e ainda compartilhar experiências com outros profissionais e estudantes.

Conhecer o seu público-alvo

Não importa se você está criando um site ou elaborando um folder de apresentação, tudo deve ser feito com base nas características de seu público-alvo.


Ele é formado pelas pessoas que têm mais chances de contratar os seus serviços como médico. 


Para saber quem é o seu público-alvo, é necessário entender algumas de suas características.


Dentre elas podemos destacar a localização dessas pessoas, suas necessidades, seus hábitos, seus problemas, dentre outros aspectos importantes.


Com base nas informações referentes ao seu público-alvo, suas estratégias serão mais assertivas. 


Por exemplo, você saberá quais pautas devem abordar em seus conteúdos, o tipo de linguagem que deve adotar, tom de voz e outros pormenores.

Realização investimentos no anúncios do Google

Você pode investir em anúncios no Google Ads, desde que siga algumas regras básicas de publicidade médica.


Trata-se de uma alternativa paga, que traz resultados rápidos e que funciona à base de segmentação. 


Mais uma vez entendemos a importância de conhecer bem o seu público-alvo, como destacamos na dica anterior.


É assim que você vai selecionar os usuários que desejam impactar com seus anúncios, e saberá quais são as melhores palavras-chave para eles.


Por exemplo, uma gráfica especializada em convites personalizados pode usar diferentes termos para veicular o seu anúncio no buscador.


As palavras-chave são os termos mais pesquisados pelos usuários em relação ao seu mercado de atuação, ou no caso dos médicos, em relação à sua especialidade.


A conta no Google AdWords é gratuita, ou seja, o anunciante só paga pelo anúncio e o valor varia de acordo com a quantidade de pessoas e o volume de buscas para os termos utilizados.


Embora seja uma ótima opção, você precisa conhecer bem o seu público-alvo e ser criativo na elaboração dos anúncios.


Toda e qualquer estratégia de marketing voltada para médicos ou clínicas, como aquelas que oferecem exame laboratorial covid 19, deve respeitar as imposições do conselho federal de medicina. Veja a seguir.

A importância da ética na propaganda médica

Ter ética ao investir em marketing e propaganda por parte dos médicos é fundamental para que a prestação desses serviços seja baseada na verdade das informações.


É assim que evitamos a veiculação de informações falsas, como cura de doenças para as quais ainda não existe um tratamento baseado em conhecimentos científicos.


Também evita que profissionais mal intencionados divulguem métodos e tratamentos, bem como diagnósticos que ainda não foram aprovados cientificamente.


Conhecer as diretrizes do CFM também é uma forma de evitar que profissionais admitam uma especialidade que ainda não possuem. 


Por exemplo, um estudante de medicina não pode dizer que atua como ginecologista.


Uma farmácia pode anunciar seu delivery de medicamentos, mas um médico jamais pode oferecer diagnóstico ou tratamentos à distância para seus pacientes.


Por fim, é uma forma de evitar a propaganda de produtos protéticos que necessitam de exames e diagnósticos feitos por especialistas no assunto.

Conclusão

O marketing para médicos é essencial para que esses profissionais possam divulgar o seu trabalho, assim, eles podem ajudar um número maior de pessoas e promover a saúde dentro da sociedade.


Tudo deve ser feito de acordo com as imposições do conselho federal de medicina para garantir o bem-estar dos pacientes e futuros pacientes.


Neste artigo, você conheceu um pouco mais sobre o assunto e quais são as melhores práticas de propaganda médica atualmente.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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