As tendências para marketing médico mudaram para 2021. A área sempre foi desafiadora, afinal, não estamos falando de uma mercadoria qualquer, mas sim de vidas humanas. E essa dificuldade foi potencializada no ano que passou. Nunca a saúde - ou a falta dela - esteve tão em foco como em 2020. E como continuar falando sobre marketing e traçando estratégias para aumentar o número de pacientes no consultório diante de um cenário pandêmico?
Bom, algumas coisas não mudaram: a ética, a responsabilidade e a sensibilidade para se comunicar com os pacientes continuam sendo fundamentais. Entretanto, muitas mudanças aconteceram e o médico precisa estar atento para acompanhar tanta informação.
O mais importante, além do básico já citado, é entender que as expectativas e o comportamento do paciente mudou. O isolamento social fez com que ele ficasse mais conectado e migrasse as suas relações para o ambiente virtual.
Nesse cenário, mais tempo é dedicado às pesquisas online e o que ele deseja quando acessa um site médico é a conexão com o profissional. Esse paciente precisa estabelecer uma relação de confiança antes mesmo de chegar ao consultório já que, muitas vezes, o encontro presencial nem acontece e a consulta é feita por telemedicina.
Existem recursos e técnicas para tornar a comunicação de um site médico mais humana, como a escolha das imagens, construção dos textos e palavras-chave. Mas é preciso uma análise cuidadosa antes de usar qualquer destes recursos.
O médico que ainda não se movimentou para acompanhar as transformações trazidas pela tecnologia e potencializadas pela pandemia, com certeza não entendeu nada do que está ao seu redor.