Layout do blog

agência de marketing médico
21 de fevereiro de 2022

Quanto investir em Google Ads para sites médicos

Quanto investir em Google Ads para sites médicos

A aceleração da era digital refletiu no aumento da competitividade para a conquista de espaço e visibilidade na internet.


Se antes era possível alavancar sua presença e de seu negócio tão somente de maneira orgânica, hoje os Ads são indispensáveis.


Agindo na personalização de termos de busca, a plataforma consiste na venda de diversas palavras-chave, a fim de promover produtos ou serviços com a ferramenta de busca, o comprador passa a patrocinar seu site ou blog para ter maior destaque.



A tendência tem sido cada vez mais bem recebida pelas empresas, inclusive pelo setor da medicina, e o reflexo aparece diretamente na quantidade de compradores de palavras-chave e, consequentemente, em sites e/ou anúncios patrocinados.

Por que usar o Google Ads?

Se posicionando como versátil, a ferramenta pode ser aplicada nas mais variadas frentes de negócio. O foco do Ads está voltado para o cruzamento de dados, contando com o apoio de ferramentas de busca, sendo otimizado para aproximar comprador e fornecedor.



Atualmente, é possível que o cliente escolha o produto ou serviço adequado para suas principais necessidades. Quando é efetuada uma busca mais direcionada, como um letreiro de led personalizado, a plataforma passa a sugerir inúmeros sites patrocinados.


Para isso, são considerados também a localização do potencial comprador e, através da combinação de dados, são sugeridas empresas que mais se aplicam para as condições de demanda.


A ferramenta passa a recomendar produtos e/ou serviços do mesmo nicho demandado ao direcionar uma pesquisa específica. Com a inteligência artificial, são sugeridos produtos que possam se encaixar, como banner infantil personalizado, para a demanda acima.


Ao longo do processo de pesquisa, conforme o potencial comprador for clicando e acessando mais sites sugeridos, a sua experiência é aprimorada na plataforma, obtendo assim até sugestões além daquilo que efetivamente gostaria de adquirir.


Por isso os anúncios patrocinados são atrativos, logo com a sugestão de produtos, ao invés de adquirir somente um letreiro de led, por exemplo, o consumidor pode adquirir um segundo produto sugerido, como adesivo transparente personalizado.


Aplicação para sites médicos

A divulgação para produtos é diferente do que vir a oferecer soluções na internet. A forma de posicionamento certamente ocorre de maneira mais aprofundada, podendo ser intercalados o marketing de conteúdo e Ads.


No setor médico, devem ser utilizados muito mais textos informativos para chamar a atenção do consumidor para o site.

 

Aliás, neste cenário é imprescindível a utilização de blogs e não somente um site com descrição dos serviços prestados.


Seja para alavancar a presença de potenciais clientes que comprem um determinado produto de uso médico, ou então de clientes que queiram um serviço mais específico, os blogs devem conter palavras-chave para atrair mais leads.


Se uma empresa dispõe de consultas em geral e quer passar a oferecer soluções para empresas, pode elaborar um conteúdo informativo em seu blog acerca de exames admissionais.


O conteúdo será rapidamente sugerido no momento em que um cliente direto ou final buscar sobre o exame admissional, e ao se deparar com informações que venham a ser relevantes, o seu site pode se tornar um referencial no segmento.


Com uma boa gestão de carteira de clientes, o Google Ads possibilita o aumento na taxa de conversão, sendo que seu principal foco é facilitar o encontro de clientes com efetivo interesse.


Ao se tratar do segmento médico, não se deve desconsiderar a relevância que a credibilidade passada ao público é considerada.


Em um momento de qualificação de conteúdo informativo, serão sempre consideradas:

  • Veracidade das informações;
  • Opiniões de especialistas;
  • Coesão e escrita do texto;
  • Posicionamento do anúncio.


Logo, para a utilização de Ads no segmento médico, deve haver todo um planejamento de conteúdo, além de ser necessário compreender o mercado a fim de determinar as palavras-chave mais assertivas.


Imagine que uma nutricionista abriu recentemente seu escritório e optou por utilizar o Ads como braço direito na prospecção de potenciais pacientes.


Após muita dificuldade em acertar seu público-alvo, a profissional buscou assessoria para realizar um estudo de mercado e definir corretamente as personas, ou seus clientes ideais, mas também para elaborar um planejamento de marketing de conteúdo.


No momento de elaboração do projeto de marketing, notou-se que os leads da nutricionista seriam pessoas que buscam por pílulas e receitas para emagrecer. Este tipo de paciente certamente busca uma solução rápida para o seu problema.


Com isso, foi determinada a realização de um texto para o blog que informasse que é possível resolver problemas com o peso utilizando enzima para emagrecer. No entanto, o processo de utilização deveria ser feito em conjunto com um nutricionista.


O projeto de marketing foi exitoso, pois estavam destacadas as palavras-chave que verdadeiramente iriam agregar no encontro de potenciais clientes para a profissional.



Por essa razão, é notória a necessidade de adaptar a ferramenta para sua aplicação no segmento médico, afinal, um estudo de mercado e keywords bem direcionadas são relevantes para o anúncio não só de produtos médicos, como também soluções.

Por que ser uma autoridade digital?

Conforme exposto anteriormente, assim como todos os espaços na era digital, o Ads conta com ampla concorrência.


Empresas possuem dificuldade em fazer frente à concorrência, quando muitas das vezes esta dispõe de um engajamento notável.


Certamente, as relações de compra e venda são fortemente dependentes da influência. Esse termo tem sido corriqueiro nos dias atuais, afinal, com o avanço do marketing digital, surgiram também os influenciadores digitais.


Tal como o nome sugere, os influencers são autoridades digitais em assuntos específicos. Desde saúde e bem-estar até mesmo varejo e modelo de compra, as autoridades digitais são referência para o público em variados segmentos.


O benefício de tornar seu blog uma autoridade digital em temas relevantes para o segmento é a associação de um serviço ou produto à sua marca.


Ao se tornar uma autoridade digital, o influenciador se torna o foco em determinado assunto, ganhando a responsabilidade em ter compromisso com as informações divulgadas, bem como com o atendimento ao seu público.


Se posicionar na internet para um amplo público e demonstrar domínio em um assunto gera ainda mais interesse de terceiros, consequentemente aumentando a audiência.


Com o aumento do público, há o crescimento das taxas de conversão, mas para isso, não deve ser deixada de lado a boa gestão da carteira de clientes, visando sempre o sucesso da clínica médica.


Para agregar cada vez mais na criação de conteúdo e usar palavras-chave assertivas, é possível contar com participação e entrevistas com especialistas na área.



Essa ação é bem recebida pelos consumidores de conteúdo e tornam seu blog uma autoridade digital.


Cliques que fazem a diferença

Como a ferramenta detém seu preço de acordo com a quantidade de cliques determinada previamente no momento de compra do patrocínio de anúncios, o ideal é que estes cliques sejam efetivados com internautas que irão gerar resultados.


Isso não quer dizer que é estritamente proibido que um não-comprador acesse o site ou blog, afinal, não há problemas em diversificar um pouco seu público.


Todavia, para que haja um bom aproveitamento da posição na página de buscas, o anúncio deve conter um direcionamento de:

  • Palavras-chave;
  • Estrutura e estética;
  • Linguagem;
  • Enunciado correto.

Com o funcionamento semelhante a de um ranking, ocorre o destaque de sites melhor qualificados.


Analisando o caso de uma clínica, que tem como maior fonte de clientes o segmento médico devido ao volume, as palavras-chave para o encontro de seus potenciais consumidores devem estar em conformidade com o que de fato é buscado.


É importante afunilar mais os termos a serem buscados, para que os anúncios apareçam para quem efetivamente os busca.


Tratando-se de uma gráfica, digamos que seu maior volume é na venda de chaveiro para empresas


Logo, o termo deve ser corretamente detalhado, em combinação de outros que remetem ao sentido semelhante. Se o desejo é encontrar o cliente ideal, o posicionamento deve ser correto.


Caso contrário, se utilizados termos mais generalistas e pouco direcionados, isso pode acarretar em um desperdício de investimento, afinal, o site contará com cliques do público divergente, ao invés de compradores.


Se uma clínica, com o intuito de encontrar empresas em potencial para converter pacientes dispor de termos e palavras-chave mais generalistas, em seu anúncio haverá um desencontro de interesses.


De um lado, um prestador de serviço que busque por clientes com potencial de volume de adesão considerável, e que esteja buscando por pacientes interessados em seus serviços. De outro lado um paciente, que esteja a procura de cartão de visita psicologia.



Sendo assim, para evitar desperdício de cliques e desencontro de informações e interesses se faz muito necessário entender seu público-alvo, seu modelo de compra e o que esses consumidores buscam.


Afinal, quanto investir em Ads?

O investimento em determinado projeto está correlacionado diretamente com os interesses e objetivos a serem alcançados.


Cabe enfatizar que um projeto de marketing envolve paciência e constância, afinal, construir uma carteira de clientes sólida e consistente requer considerável tempo de trabalho. 


Por outro lado, para que haja resultados rápidos, deve-se investir tempo e extrema atenção nos pilares do projeto. Um estudo de mercado para entender o modelo de consumo de sua demanda é primordial.


Em contrapartida, o investimento em Google Ads por si só requer maior tempo de uma equipe comercial para a qualificação de potenciais clientes, sendo necessária a combinação com um outro meio de marketing e relacionamento.


Uma boa sugestão para se ter bons resultados e com investimento baixo é a combinação de marketing de conteúdo em blogs e redes sociais e o Ads. Isso porque a maneira de se posicionar como autoridade digital torna-se mais ampla. 



A partir disso, o investimento deve ser voltado para manutenção desses clientes e gestão da carteira.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

COMPARTILHE ESSE CONTEÚDO NAS REDES!

QUERO TER MAIS PACIENTES NO MEU CONSULTÓRIO

WHATSAPP

CONFIRA MAIS POSTS DA KOP MÉDICO

Dicas para criar um site médico que converte visitantes em pacientes
Por Monique Horrana 29 de novembro de 2024
Para criar um site médico que converte, invista em design atraente, SEO eficiente, informações claras e uma experiência de usuário otimizada para aumentar conversões.
Como o SEO pode aumentar a visibilidade da sua clínica médica no Google
Por Monique Horrana 29 de novembro de 2024
O SEO é essencial para melhorar o ranqueamento da sua clínica no Google, atraindo mais pacientes por meio de estratégias de otimização eficazes.
Como divulgar uma clínica médica
Por Renan Quintanilia 28 de outubro de 2024
Para divulgar uma clínica médica com eficiência é necessário apostar em estratégias de intenção, como o Google.
Marketing digital para médicos que querem privacidade
Por Renan Quintanilia 24 de outubro de 2024
O Google oferece as melhores estratégias de marketing para médicos que preferem privacidade e querem captar pacientes sem usar redes sociais
Como médicos podem atrair pacientes sem usar redes sociais
Por Renan Quintanilia 24 de outubro de 2024
Para médicos que querem evitar as redes sociais, há estratégias eficazes como SEO e Google Ads que garantem atração de pacientes sem a necessidade de aparecer.
Estratégias de Marketing para Neurocirurgiões que Não Têm Tempo de Gerenciar Redes Sociais
Por Renan Quintanilia 24 de outubro de 2024
O Google oferece as melhores estratégias de marketing para neurocirurgiões que não querem aparecer nas redes sociais.
Como os dermatologistas fazem para atrair pacientes
Por Renan Quintanilia 24 de outubro de 2024
Dermatologistas utilizam estratégias de marketing digital, com ênfase no Google, para atrair mais pacientes e aumentar a visibilidade de seus consultórios
Sou médico e quero abrir uma clínica
Por Renan Quintanilia 15 de outubro de 2024
Médicos que desejam abrir uma clínica precisam entender desde a estrutura legal até o marketing digital para garantir o sucesso e a visibilidade da nova empresa
Sou médico e preciso de um site
Por Renan Quintanilia 15 de outubro de 2024
Médicos que precisam de um site otimizado para captar pacientes e aparecer no Google podem contar com agências especializadas que garantem visibilidade e resultados de primeira página
Sou médico e preciso de ajuda com marketing
Por Renan Quintanilia 15 de outubro de 2024
Médicos que precisam de ajuda com marketing podem contar com especialistas para criar estratégias eficazes de divulgação sem precisar aparecer em vídeos.
Mais Posts
Share by: