A aceleração da era digital refletiu no aumento da competitividade para a conquista de espaço e visibilidade na internet.
Se antes era possível alavancar sua presença e de seu negócio tão somente de maneira orgânica, hoje os Ads são indispensáveis.
Agindo na personalização de termos de busca, a plataforma consiste na venda de diversas palavras-chave, a fim de promover produtos ou serviços com a ferramenta de busca, o comprador passa a patrocinar seu site ou blog para ter maior destaque.
A tendência tem sido cada vez mais bem recebida pelas empresas, inclusive pelo setor da medicina, e o reflexo aparece diretamente na quantidade de compradores de palavras-chave e, consequentemente, em sites e/ou anúncios patrocinados.
Se posicionando como versátil, a ferramenta pode ser aplicada nas mais variadas frentes de negócio. O foco do Ads está voltado para o cruzamento de dados, contando com o apoio de ferramentas de busca, sendo otimizado para aproximar comprador e fornecedor.
Atualmente, é possível que o cliente escolha o produto ou serviço adequado para suas principais necessidades. Quando é efetuada uma busca mais direcionada, como um letreiro de led personalizado, a plataforma passa a sugerir inúmeros sites patrocinados.
Para isso, são considerados também a localização do potencial comprador e, através da combinação de dados, são sugeridas empresas que mais se aplicam para as condições de demanda.
A ferramenta passa a recomendar produtos e/ou serviços do mesmo nicho demandado ao direcionar uma pesquisa específica. Com a inteligência artificial, são sugeridos produtos que possam se encaixar, como banner infantil personalizado, para a demanda acima.
Ao longo do processo de pesquisa, conforme o potencial comprador for clicando e acessando mais sites sugeridos, a sua experiência é aprimorada na plataforma, obtendo assim até sugestões além daquilo que efetivamente gostaria de adquirir.
Por isso os anúncios patrocinados são atrativos, logo com a sugestão de produtos, ao invés de adquirir somente um letreiro de led, por exemplo, o consumidor pode adquirir um segundo produto sugerido, como adesivo transparente personalizado.
A divulgação para produtos é diferente do que vir a oferecer soluções na internet. A forma de posicionamento certamente ocorre de maneira mais aprofundada, podendo ser intercalados o marketing de conteúdo e Ads.
No setor médico, devem ser utilizados muito mais textos informativos para chamar a atenção do consumidor para o site.
Aliás, neste cenário é imprescindível a utilização de blogs e não somente um site com descrição dos serviços prestados.
Seja para alavancar a presença de potenciais clientes que comprem um determinado produto de uso médico, ou então de clientes que queiram um serviço mais específico, os blogs devem conter palavras-chave para atrair mais leads.
Se uma empresa dispõe de consultas em geral e quer passar a oferecer soluções para empresas, pode elaborar um conteúdo informativo em seu blog acerca de exames admissionais.
O conteúdo será rapidamente sugerido no momento em que um cliente direto ou final buscar sobre o exame admissional, e ao se deparar com informações que venham a ser relevantes, o seu site pode se tornar um referencial no segmento.
Com uma boa gestão de carteira de clientes, o Google Ads possibilita o aumento na taxa de conversão, sendo que seu principal foco é facilitar o encontro de clientes com efetivo interesse.
Ao se tratar do segmento médico, não se deve desconsiderar a relevância que a credibilidade passada ao público é considerada.
Em um momento de qualificação de conteúdo informativo, serão sempre consideradas:
Logo, para a utilização de Ads no segmento médico, deve haver todo um planejamento de conteúdo, além de ser necessário compreender o mercado a fim de determinar as palavras-chave mais assertivas.
Imagine que uma nutricionista abriu recentemente seu escritório e optou por utilizar o Ads como braço direito na prospecção de potenciais pacientes.
Após muita dificuldade em acertar seu público-alvo, a profissional buscou assessoria para realizar um estudo de mercado e definir corretamente as personas, ou seus clientes ideais, mas também para elaborar um planejamento de marketing de conteúdo.
No momento de elaboração do projeto de marketing, notou-se que os leads da nutricionista seriam pessoas que buscam por pílulas e receitas para emagrecer. Este tipo de paciente certamente busca uma solução rápida para o seu problema.
Com isso, foi determinada a realização de um texto para o blog que informasse que é possível resolver problemas com o peso utilizando enzima para emagrecer. No entanto, o processo de utilização deveria ser feito em conjunto com um nutricionista.
O projeto de marketing foi exitoso, pois estavam destacadas as palavras-chave que verdadeiramente iriam agregar no encontro de potenciais clientes para a profissional.
Por essa razão, é notória a necessidade de adaptar a ferramenta para sua aplicação no segmento médico, afinal, um estudo de mercado e keywords bem direcionadas são relevantes para o anúncio não só de produtos médicos, como também soluções.
Conforme exposto anteriormente, assim como todos os espaços na era digital, o Ads conta com ampla concorrência.
Empresas possuem dificuldade em fazer frente à concorrência, quando muitas das vezes esta dispõe de um engajamento notável.
Certamente, as relações de compra e venda são fortemente dependentes da influência. Esse termo tem sido corriqueiro nos dias atuais, afinal, com o avanço do marketing digital, surgiram também os influenciadores digitais.
Tal como o nome sugere, os influencers são autoridades digitais em assuntos específicos. Desde saúde e bem-estar até mesmo varejo e modelo de compra, as autoridades digitais são referência para o público em variados segmentos.
O benefício de tornar seu blog uma autoridade digital em temas relevantes para o segmento é a associação de um serviço ou produto à sua marca.
Ao se tornar uma autoridade digital, o influenciador se torna o foco em determinado assunto, ganhando a responsabilidade em ter compromisso com as informações divulgadas, bem como com o atendimento ao seu público.
Se posicionar na internet para um amplo público e demonstrar domínio em um assunto gera ainda mais interesse de terceiros, consequentemente aumentando a audiência.
Com o aumento do público, há o crescimento das taxas de conversão, mas para isso, não deve ser deixada de lado a boa gestão da carteira de clientes, visando sempre o sucesso da clínica médica.
Para agregar cada vez mais na criação de conteúdo e usar palavras-chave assertivas, é possível contar com participação e entrevistas com especialistas na área.
Essa ação é bem recebida pelos consumidores de conteúdo e tornam seu blog uma autoridade digital.
Como a ferramenta detém seu preço de acordo com a quantidade de cliques determinada previamente no momento de compra do patrocínio de anúncios, o ideal é que estes cliques sejam efetivados com internautas que irão gerar resultados.
Isso não quer dizer que é estritamente proibido que um não-comprador acesse o site ou blog, afinal, não há problemas em diversificar um pouco seu público.
Todavia, para que haja um bom aproveitamento da posição na página de buscas, o anúncio deve conter um direcionamento de:
Com o funcionamento semelhante a de um ranking, ocorre o destaque de sites melhor qualificados.
Analisando o caso de uma clínica, que tem como maior fonte de clientes o segmento médico devido ao volume, as palavras-chave para o encontro de seus potenciais consumidores devem estar em conformidade com o que de fato é buscado.
É importante afunilar mais os termos a serem buscados, para que os anúncios apareçam para quem efetivamente os busca.
Tratando-se de uma gráfica, digamos que seu maior volume é na venda de chaveiro para empresas.
Logo, o termo deve ser corretamente detalhado, em combinação de outros que remetem ao sentido semelhante. Se o desejo é encontrar o cliente ideal, o posicionamento deve ser correto.
Caso contrário, se utilizados termos mais generalistas e pouco direcionados, isso pode acarretar em um desperdício de investimento, afinal, o site contará com cliques do público divergente, ao invés de compradores.
Se uma clínica, com o intuito de encontrar empresas em potencial para converter pacientes dispor de termos e palavras-chave mais generalistas, em seu anúncio haverá um desencontro de interesses.
De um lado, um prestador de serviço que busque por clientes com potencial de volume de adesão considerável, e que esteja buscando por pacientes interessados em seus serviços. De outro lado um paciente, que esteja a procura de cartão de visita psicologia.
Sendo assim, para evitar desperdício de cliques e desencontro de informações e interesses se faz muito necessário entender seu público-alvo, seu modelo de compra e o que esses consumidores buscam.
O investimento em determinado projeto está correlacionado diretamente com os interesses e objetivos a serem alcançados.
Cabe enfatizar que um projeto de marketing envolve paciência e constância, afinal, construir uma carteira de clientes sólida e consistente requer considerável tempo de trabalho.
Por outro lado, para que haja resultados rápidos, deve-se investir tempo e extrema atenção nos pilares do projeto. Um estudo de mercado para entender o modelo de consumo de sua demanda é primordial.
Em contrapartida, o investimento em Google Ads por si só requer maior tempo de uma equipe comercial para a qualificação de potenciais clientes, sendo necessária a combinação com um outro meio de marketing e relacionamento.
Uma boa sugestão para se ter bons resultados e com investimento baixo é a combinação de marketing de conteúdo em blogs e redes sociais e o Ads. Isso porque a maneira de se posicionar como autoridade digital torna-se mais ampla.
A partir disso, o investimento deve ser voltado para manutenção desses clientes e gestão da carteira.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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