O mundo passa por transformações constantes, e junto com isso, a forma de trabalhar também mudou com o advento da tecnologia. Na área da saúde, existem muitos pontos dos quais um médico depende para ter sucesso em sua carreira, e o Blog Médico é uma delas.
O marketing é o maior ativo de vendas de um negócio, seja no mundo físico ou digital. Mas não é verdade que o marketing seja um artifício meramente econômico, muito menos que sirva para pessoas tirarem proveito dos outros.
Na realidade, o marketing é o que dá velocidade às relações no mundo online, e sem sombra de dúvidas, ele é essencial para o bom funcionamento dos atendimentos médicos, pois é dessa forma que a comunicação chega aos pacientes.
Hoje em dia, marcar uma consultoria em fisioterapia presencialmente está cada vez mais raro. Além do mais, os pacientes estão cada dia mais interessados em se educarem a respeito daquilo que consomem, sobretudo do atendimento dos próprios médicos.
Dessa forma, os blogs se mostram verdadeiras pedras angulares para a promoção dos médicos no meio digital, bem como para o aquecimento do público, para que desejem ser atendidos por eles. Tudo isso respeitando os regulamentos do CFM.
Demandas como o serviço de fonoaudiologia home care estão sendo progressivamente mais buscadas na internet, e os mitos acabam se confundido com a verdade. Cabe também aos médicos o papel de informar o público, tirando dúvidas e incentivando os bons hábitos.
O artigo de hoje explicará o que são os blogs para os médicos, além de dar dicas úteis do que não pode faltar em um bom blog médico.
Blogs são sites eletrônicos de estrutura flexível para atualizações rápidas, onde é possível inserir artigos, postagens e publicações.
Sendo pessoal ou profissional, este diário eletrônico pode ser usado tanto por corporações, quanto por pessoas comuns que desejam escrever para a internet. É válido ressaltar que a ferramenta se popularizou junto com a produção de conteúdo digital.
Dessa forma, um blog médico disputa entre as ferramentas mais eficazes para posicionamento digital no nicho da saúde, uma vez que se trata de um canal onde é permitida a abordagem de diversos assuntos relacionados à área.
Afinal, a saúde é um segmento que rende diversos temas para se produzir conteúdo relevante, além de se tratar de uma das áreas que mais desperta a curiosidade do público.
Hoje em dia, quem quer que tenha interesse em fazer cirurgia íntima laser pode acessar o Google e tirar todas as suas dúvidas sobre o procedimento, e é justamente por isso que não falta trabalho para os médicos no meio digital.
Seja abordando temas sobre a atuação em clínicas, hospitais ou de áreas médicas específicas, com os blogs é possível obter posicionamento de destaque na internet e ganhar credibilidade, além de mais pacientes no consultório.
Atualmente, um exame pcmso e ppra pode ser marcado online. Portanto, é extremamente conveniente que se tenha um blog posicionado no Google falando sobre as particularidades desses exames e temas similares.
É muito comum também ver profissionais da área médica nichando apenas um tema para abordar na internet. Nichar significa escolher um só assunto e abraçar ele até o fim.
Dessa forma, há diversos profissionais da nutrição lucrando apenas para falar sobre nutrição no combate à depressão, ou mesmo focando no combate ao sobrepeso. Os blogs tem essa vantagem de personalização.
Também um profissional que queira assumir a responsabilidade de ensinar pode abordar temas difíceis da área médica e sair ganhando em exclusividade de informação, seguindo o exemplo dos especialistas dos cursos de segurança, como o treinamento nr 33.
Além disso, os blogs voltados à medicina possuem a responsabilidade social própria da área.
Quanto maior for o número de publicações relevantes, maior será o número de pessoas que começarão a procurar o site como uma fonte confiável de informação. Ademais, despertar a confiança dos visitantes irá corroborar para transformá-los em futuros pacientes.
É importante fazer com que um bom médico se torne referência nos temas que domina, sendo exatamente esse o princípio do chamado Marketing de Conteúdo.
Um doutor ou uma doutora que decide abordar as vantagens que o peeling fotoativado trazem para a saúde da pele das mulheres pode, dessa forma, contribuir para a saúde e o conhecimento ao mesmo tempo, tendo a certeza de que obterá também bons resultados.
Além do mais, terá bons retornos financeiros, uma vez que a concorrência para temas bem específicos costuma ser pouquíssima.
É por esse motivo que a metodologia por trás dos blogs vem conquistando cada dia mais espaço nas práticas de Marketing em Saúde dos profissionais, hospitais e clínicas, e com essa abordagem, ainda dá para ir mais além.
Pois, antes de tudo, um bom blog médico de postagens relevantes cumpre um grande papel social. É preciso responsabilidade para fornecer conteúdo confiável, principalmente em tempos de tantas informações desconexas, bem como falsas, na internet.
Dessa maneira, é bastante recomendado que os médicos tenham blogs para fornecer esses esclarecimentos com muita segurança e credibilidade.
Afinal, alguns temas médicos são, inclusive, de necessidade profissional de muitos trabalhadores, como é o exemplo da busca por
clínica para fazer exame demissional, serviço requisitado pelas empresas nos tempos atuais.
Como foi possível ver, os blogs precisam fazer parte das ferramentas de atuação dos médicos no mundo digital.
Por isso, é importante destacar cinco critérios que não podem deixar de estar presentes em um blog médico bem feito:
Uma estratégia digital não pode começar sem definir com quem se quer falar. Quanto mais específica for a comunicação, melhores serão os seus resultados.
Tentar falar para todos é a mesma coisa que não falar com ninguém. Portanto, é preciso fixar bem o público-alvo da comunicação, junto com as suas particularidades, como a idade média dele, condição financeira, entre outros.
É necessário ainda pensar no perfil de paciente ideal, o que trará mais retorno e irá desejar ser atendido por aquele médico, e não um outro.
É preciso pensar em quais características tem essa pessoa, onde também entrará o sexo, a formação escolar, as características físicas e psicológicas e tudo o mais que possa se relacionar ao atendimento.
O mais importante de tudo é entender a dor da pessoa, o que mais incomoda ela, o que ela sofre, quais são os seus problemas, o motivo por ainda não ter buscado ajuda e o impacto disso em sua vida.
Tendo esses dados mapeados, é possível criar uma ou mais personas que reúnem as características desejadas nos pacientes. Depois de definidas as personas, é hora de fazer o planejamento dos conteúdos.
Nesse momento, é preciso ter a empatia de se colocar no lugar do outro para pensar em como essa pessoa busca por um atendimento médico, quais perguntas ela faz no Google, bem como quais os seus interesses de consumo nas redes sociais.
Tendo isso em mente, é útil listar as palavras-chave que o paciente ideal usará para pesquisar por atendimentos que serão oferecidos pelo médico e, ao mesmo tempo, selecionar termos importantes para o posicionamento do consultório.
A pessoa que buscar por luz pulsada para melasma deve achar o contato do médico juntamente com o conteúdo informativo para tirar as suas dúvidas. É uma forma discreta e modesta de oferecer serviços de forma útil e sem ser chato.
A partir dessas palavras-chave, já será possível pensar em otimização através da técnica de SEO.
Esta é uma sigla para Search Engine Optimization, ou otimização para mecanismos de busca, em português. Esses mecanismos de pesquisa são habilitados a levar respostas adequadas para as perguntas que as pessoas fazem.
Existem critérios para que os buscadores possam verificar que um conteúdo é relevante. Portanto, escolha as palavras-chave principais de cada conteúdo. Elas precisam estar espalhadas por todo texto, inclusive constando no título.
A forma da escrita deve ser leve e solta. Além disso, é preciso ter contexto para cada palavra-chave, e não inseri-las a torto e a direito no texto do blog médico.
Apesar dos termos dessa área serem bastante técnicos, o texto deve conter frases simples e objetivas, facilitando o entendimento do leitor.
Por fim, ao qualificar bem esses conteúdos e inserir as palavras-chave, eles devem ser bem divulgados em todas as redes, para facilitar que o serviço seja conhecido por aqueles que o procuram. Para isso, é muito importante também postar frequentemente.
O mundo digital é uma expansão do mercado físico. Neste artigo, foi possível ver a importância dos blogs como ferramentas que permitem que o bom trabalho dos médicos no mundo real esteja acessível aos navegantes do mundo virtual.
Para que essa aliança dê certo, é preciso que os profissionais que estão se lançando na internet agora mantenham o firme compromisso de agregar valor ao público em seu blog médico, com segurança e responsabilidade.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog
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