A telemedicina veio para mudar a maneira como as pessoas se consultam com médicos, de modo a facilitar esse processo e tornar a saúde mais acessível para todos.
Antigamente, os médicos só podiam consultar seus pacientes presencialmente, mas isso mudou, por conta da internet e do avanço da tecnologia. Esses recursos possibilitam atender as pessoas à distância e agilizam o atendimento.
Embora esteja facilitando a vida de muitos, não são todos que compreendem a importância da telemedicina e o que de fato ela tem mudado e melhorado nos últimos anos.
Em algum momento da vida, as pessoas precisam procurar o médico para fazer um check-up ou para verificar algum sintoma, acompanhar um tratamento, dentre outras necessidades. Contudo, há casos em que muitos desistem por conta da distância.
Infelizmente, em muitas cidades do Brasil, os profissionais de saúde não atendem devido a dificuldade de acessar o local e outros impedimentos.
A telemedicina facilita a vida de quem mora nesses lugares, mas também de pessoas com alguma mobilidade reduzida ou qualquer outra necessidade.
Para entender um pouco mais sobre o assunto, neste artigo, vamos explicar o que é telemedicina e dar algumas dicas para aprimorar a experiência do paciente.
A palavra “telemedicina” é a junção entre dois termos: “tele” e “medicina”. Portanto, é o atendimento feito à distância, por meio de recursos tecnológicos, como:
Embora a prática pareça recente, a verdade é que esse tipo de atendimento existe desde a década de 1950. O primeiro país que usou esse recurso foi Israel, mas em outras partes do mundo, a telemedicina passou a ser adotada mais recentemente.
Estados Unidos e Canadá, países líderes em tecnologia, como a terceirização de ti, também passaram a usar a telemedicina frequentemente.
No Brasil, esse atendimento ganhou notoriedade em 2020, e o Conselho Federal de Medicina liberou a prática no país todo, o que passou a reduzir a superlotação nos centros de saúde.
O paciente, por sua vez, pode receber orientações sem precisar sair de casa, ao passo que o atendimento médico melhora constantemente para alcançar um número cada vez maior de pessoas.
Durante o atendimento médico, o paciente se comunica por meio de chamada de vídeo, mensagem de texto, áudio ou ligação telefônica.
O médico questiona a razão de tê-lo procurado, sintomas que a pessoa esteja apresentando, seu histórico familiar, dentre outras questões. Caso seja necessário, envia pedidos de exames e receitas.
Os centros de saúde utilizam plataformas de atendimento de videoconferência, por isso, tanto o médico quanto o paciente acessam um sistema online que direciona os participantes para um local onde possam conversar.
Assim como alugar um espaço compartilhado de trabalho pela internet ou fazer qualquer tipo de compra na web é muito mais prático e tem seus benefícios, a telemedicina também traz muitas vantagens. São elas:
A facilidade para marcar uma consulta ajuda as pessoas a cuidarem melhor de sua própria saúde. Muitas pessoas desistem de procurar um médico por conta de alguns impedimentos.
Geralmente, dificuldades para marcar o atendimento, problemas de locomoção, dentre outros aspectos, costumam desanimar o paciente.
Pacientes que apresentam doenças crônicas ou com um longo período de tratamento precisam de acompanhamento frequente.
A telemedicina ajuda muito nesse sentido, isso porque o indivíduo não precisa se deslocar e se sentir fisicamente desgastado.
O consultório do médico estará sempre aberto e funcionando, e o profissional só precisa determinar quais são os melhores horários de atendimento.
Sem dúvidas, esse tipo de consulta traz muito mais praticidade para a vida das pessoas, pois elas não precisam sair de casa ou se ausentar do trabalho para ir ao consultório.
Basta sentar-se confortavelmente em uma
poltrona estofada e usar o celular ou o computador para comparecer à consulta.
Os exames podem ser avaliados por profissionais especialistas no assunto, mais uma facilidade trazida pela telemedicina.
Com isso, um paciente que está do outro lado do país pode fazer seu tratamento e acompanhamento com um médico melhor e mais preparado, que não esteja no mesmo estado ou cidade que ele.
Portanto, esse recurso é capaz de quebrar barreiras geográficas e humanizar o atendimento médico, mesmo que ele não aconteça presencialmente.
A Portaria MS nº 467/2020 autorizou a telemedicina para qualquer tipo de instituição de saúde, mas para que esse atendimento tenha qualidade, é muito importante pensar em maneiras de melhorar a experiência do paciente.
Hoje em dia, a expectativa é que esse tipo de atendimento cresça 29,8% até o ano de 2023, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Market Research Future.
O paciente identifica o médico por meio de um
uniforme profissional personalizado, e a clínica, consultório ou hospital, investe em boas práticas para melhorar a experiência do indivíduo, e algumas delas são:
Atualmente, investir em tecnologia é crucial para garantir uma boa experiência do cliente, e o uso de soluções estratégicas de comunicação otimiza a consulta à distância.
Esses recursos também solucionam o aumento da demanda por atendimento médico, sempre de maneira inovadora e prática.
Garantir uma boa experiência ao paciente é necessário em todos os segmentos, como teleconsulta, teleorientação e telemonitoramento.
Mas isso só é possível se a clínica ou hospital investirem em uma estratégia de comunicação
omnichannel, que traz soluções eficientes e garante a satisfação dos pacientes.
Para que o atendimento seja realmente ágil e eficiente, é necessário trabalhar com uma comunicação omnichannel, ou seja, que o atendimento possa ser prestado à distância, de maneira rápida e objetiva e com a automação de alguns processos.
As pessoas estão em busca de facilidades, como aluguel de escritório compartilhado na hora de trabalhar, e na hora de cuidar da saúde também querem as mesmas facilidades e procedimentos ágeis.
Em vista disso, além de atender os pacientes remotamente, é fundamental que o estabelecimento agilize e automatize agendamento de consultas, orientações, exames, e assim por diante.
É fundamental registrar o histórico do paciente para ajudar o laboratório, hospital, clínica e consultório, a personalizarem e otimizarem o atendimento, pois por meio desse registro, a consulta fica muito mais fácil.
O médico precisa saber o que está acontecendo com a pessoa ou qualquer problema de saúde que ela já tenha desenvolvido, para que possa diagnosticar com mais precisão e determinar qual o melhor tratamento.
Uma pessoa vai considerar sua experiência com uma loja de cadeira giratória operacional, para determinar se voltaria ou não a fazer negócio, e isso também acontece com os profissionais da saúde.
De acordo com uma pesquisa realizada pela State of the Connected Customer, cerca de 80% das pessoas compreendem a importância da experiência fornecida pela empresa e consideram esse fator tão essencial quanto os produtos e serviços.
É fundamental mapear a jornada do paciente para oferecer uma experiência cada vez melhor. Com isso, torna-se mais simples traçar o perfil dos indivíduos e compreender suas necessidades.
Também é uma forma de elaborar uma estratégia de atendimento de sucesso e totalmente compatível com as necessidades do público.
Em um consultório físico, existem fatores que vão impactar na impressão do paciente e na qualidade do atendimento, desde a experiência e o conhecimento do médico até o paisagismo jardim pequeno da clínica.
No caso da telemedicina, o uso de inteligência de dados é necessário, posto que ajuda a otimizar o atendimento e a personalizá-lo, de acordo com as características de cada um.
Embora o atendimento seja a distância, a adoção da telemedicina ajuda a humanizar e a personalizar a comunicação, o que garante uma boa experiência ao paciente.
Quando procuram o médico, as pessoas prezam pelo cuidado e atenção que o profissional oferece durante o atendimento presencial, e com a telemedicina, as exigências são as mesmas.
Nesse sentido, a clínica, hospital ou consultório precisam promover uma boa jornada e uma boa experiência ao paciente, para possibilitar a manutenção de sua saúde e aumentar os níveis de satisfação.
Assim como uma pessoa que deseja comprar
painel backdrop quer ser bem atendida e ter suas necessidades supridas pela empresa, os pacientes sentem a mesma necessidade.
Neste artigo, você conheceu um pouco mais sobre a telemedicina e todas as facilidades que ela pode trazer para pacientes e profissionais da saúde.
Embora esse modelo de atendimento seja um facilitador, precisa ser bem trabalhado para garantir uma boa experiência aos pacientes.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
QUERO TER MAIS PACIENTES NO MEU CONSULTÓRIO
CONFIRA MAIS POSTS DA KOP MÉDICO