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23 de maio de 2022

5 dicas de como criar uma identidade visual para sua clínica

5 dicas de como criar uma identidade visual para sua clínica

A construção de marca é fundamental para trabalhar o desenvolvimento comercial e de relacionamento com o cliente, aliás, em diversos contextos a identidade visual deve ser trabalhada com assertividade.


A identidade visual pode ser entendida basicamente como um conjunto de elementos visuais ao público que serve como canal de comunicação, transmitindo mensagens acerca do propósito, missão, visão e valores de uma empresa e seus produtos ou serviços.


Certo prestador de serviços de fibra otica compreende que tão essencial quanto agregar valor ao serviço prestado, é investir no slogan, paleta de cores e toda a estética que compõe uma marca e que possa ser memorizada pelos consumidores.


Se antes era privilégio somente das grandes empresas serem reconhecidas facilmente pelos consumidores somente pelo logotipo, slogan,paleta de cores e backdrops, com a democratização do acesso nas estratégias de marketing, essa é uma realidade de todos.


Porquanto, é indispensável que haja constância no cumprimento das orientações feitas pelos profissionais e especialistas da área, para que assim a identidade visual construída seja relevante ao público e aos negócios.

Afinal, o que é identidade visual?

Todo indivíduo e empresa possui um punhado de características que remetem a si, isso justifica porque é possível identificar marcas somente olhando à distância o display para ponto de venda.


Para reforçar o ganho de autoridade na estética visual, é preciso ressaltar os pontos de maior atenção, atribuindo inclusive valor para tais. 


Sendo assim, chamar atenção para o que é positivo e fazendo com que somente essa esfera ganhe destaque aos olhos comuns.


Todavia, a identidade visual vai bem mais além do que uma “isca” para atrair clientes, se caracterizando como um modo de empresas se exporem ao mundo de forma única e exclusiva.


Para o melhor desenvolvimento da identidade, elementos devem ser trabalhados para receber as características únicas de um negócio, como:


  • Logomarca;
  • Paleta de cores;
  • Tipografia;
  • Identidade nas mídias digitais.


Esses pontos são os veículos de comunicação frequentemente usados por empresas no momento de contato com o público e também é por intermédio dos mesmos que uma marca atinge o reconhecimento. 

Por que investir na identidade visual?

Um negócio dedicado no envelopamento automotivo cores decide realizar um teste com sua equipe comercial para demonstrar o quão importante é a identidade visual e como ela quando trabalhada corretamente consegue incrementar as vendas.


O teste realizado consistiu na apresentação de cores típicas usadas por marcas que se consolidam como líderes do mercado, sem o acompanhamento de logotipo ou descrição.


Após apresentar as cores referentes às marcas, foi pedido que cada membro da equipe sinalizasse o nome da empresa em questão. Pelo fato das marcas trabalhadas serem líderes, conforme citado, os membros associaram rapidamente as cores.


O resultado do teste indica porque investir na identidade visual constrói laços com o cliente e auxilia as equipes a alavancarem os resultados. 


Logo, se o desejo é gerar sentimento de identificação e engajar com o público-alvo, em concordância com o próprio fundamento da construção de marca, trabalhar na identidade visual é indispensável.


Na prática, as ações podem soar simples de serem implementadas, no entanto, ao encarar o procedimento de implementação, pode-se validar a importância de seguir dicas de especialistas.

1. Planejamento

O primeiro ponto é o planejamento, tendo em vista que essa ação é fundamental em projetos de diversos segmentos porque garante que as diretrizes delegadas consigam assertivamente atingir o alvo. 


Para um prestador de serviços que atua fortemente com moveis planejados, o planejamento é essencial pois proporciona mais visibilidade dos processos e permite que haja o alinhamento de expectativas.


Em adição, com a esquematização de planejamento, as empresas conseguem reproduzir com cores, tipografia e escrita, as estéticas que sejam atrativas para o público-alvo. 


Sendo assim, o planejamento de identidade visual também contempla o levantamento do público a ser atingido, levando em consideração a faixa etária, sexo, classe social e demais indicadores que venham a ser relevantes para a empresa.

Identidade gráfica

Após feito um mapeamento prévio do perfil do cliente ideal bem como do público, é momento de trabalhar na identidade gráfica que irá compor toda a estética da marca e que posteriormente será apresentada.


Nesta etapa, são trabalhados os veículos de comunicação citados anteriormente, os quais compõem permitem que a comunicação visual esteja em concordância com os objetivos empresariais.


Uma dica fundamental dos especialistas, é que as empresas estejam atentas para o nicho de atuação. 


Determinadas cores e letras podem soar agressivas para o público-alvo, portanto consultar o significado é indispensável.

Além disso, a identidade gráfica deve seguir em conformidade com o perfil do público, mas também precisa contemplar os objetivos empresariais.

Conte com a expertise adequada

Embora estejam disponíveis no mercado diversos conteúdos que tratem de diferentes escopos do marketing, é válido destacar que nem todos os indivíduos estão aptos para aplicar as estratégias e seguir as dicas de estudiosos da área.


É justamente por tal fato, que os especialistas por intermédio do trabalho de consultoria, apoiam negócios a construírem a identidade visual com assertividade, englobando a confecção de agenda personalizada para empresa.


Assim, se houver dúvidas sobre por onde começar ou como dar andamento no projeto de construção da marca, é válido contar com a expertise adequada.

A paleta de cores importa

Trabalhar na uniformização das cores utilizadas por um negócio corrobora para que a identificação por parte dos clientes aconteça mais rápido.


Uma gráfica rápida cartão de visita indica aos clientes que é preciso definir duas ou três cores que serão as utilizadas regularmente, tanto no formato físico quanto no formato digital. Isso facilita que os clientes associam as cores e tonalidades usadas.

Esteja presente nas mídias

Após implementado e esquematizado todo o projeto de construção de marca e da identidade visual, é momento de garantir que o público seja contatado, aliás, todo o trabalho feito deve se tornar visível.


O marketing digital tem crescido nos últimos anos como uma resposta ao apelo feito pelo mercado sobre a aceleração digital, contemplando não só as empresas como também o cliente final, que são os usuários.


A velocidade permitida na troca de informações garante que a visibilidade seja aumentada, acelerando o processo de reconhecimento de uma marca pelo seu público-alvo.

Marketing médico

Diferente dos outros nichos de atuação, o marketing médico não é baseado em promoções diretas ao cliente, que aliás é deve ser chamado de paciente neste caso. 


Esse cuidado para se referir ao cliente como paciente vai ao encontro dos preceitos éticos requeridos nos órgãos reguladores da medicina e outras áreas da saúde, apontando para a exigência de personalizar as técnicas de marketing.



A identidade visual a ser construída para o marketing médico, contemplando também as clínicas e consultórios, deve ser embasada de tons neutros e tipografia não agressiva, transmitindo a sensação de harmonia e segurança ao público-alvo.

Considerações finais

Portanto, a comunicação é o caminho pelo qual as empresas conseguem construir laços com o público, levando indivíduos que possuem efetivo interesse a trilharem a chamada jornada do cliente, que abarca o primeiro contato e se estende ao fechamento de contratos.


Somente com a comunicação bem estabelecida, os negócios conseguem seguir em andamento com sucesso. E apesar dessa tarefa demonstrar simplicidade, na prática e no dia a dia das equipes o cenário é outro.


Como forma de auxiliar no dinamismo das equipes, a construção de marca facilita a comunicação e transmite a missão, visão e valores empresariais para os clientes em potencial e para o público-alvo.


A identidade visual que está no escopo do posicionamento de marca, é uma técnica trabalhada e desenvolvida pelas equipes de marketing que opera diretamente na geração de sinergia entre um negócio, produto ou serviço e as pessoas.


É por intermédio de uma identidade visual bem posicionada que as grandes empresas conseguem atrair a atenção do público sem muitos esforços, atribuindo valor à marca e reforçando a autoridade no mercado.


Entretanto, para que a identidade visual seja desenvolvida assertivamente, é indispensável o mapeamento do público e o entendimento de como este se comporta. Um estudo de mercado é essencial para o projeto de posicionamento de marca.


Após o levantamento dos indicadores essenciais, conforme citado, é momento de correlacionar as informações obtidas com o escopo empresarial, considerando inclusive o nicho de atuação e as normas estabelecidas pelos órgãos reguladores.


Determinados elementos são indispensáveis no momento de consolidação da identidade visual e devem ser analisados e trabalhados pelas empresas que almejam atingir a posição de estreitamento de laços com o consumidor.


Contudo, contar com o apoio de especialistas que possuem a expertise necessária para desenvolver com assertividade a identidade visual é fundamental para acelerar o processo de conversão de leads.



Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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