Os consultórios médicos estão cada vez mais ativos no mundo online. Com essa transição, surgem questões relacionadas ao uso de recursos digitais em uma área tão sensível como a saúde. Neste artigo, saiba porque usar o Ads para consultórios médicos.
O Google
Ads é um dos serviços de anúncio pago disponíveis na internet. Os anúncios pagos são campanhas de geração de tráfego pelo posicionamento de conteúdo em locais de destaque e amplamente frequentados, uma espécie de releitura digital do
outdoor.
O Google Ads é a principal plataforma de anúncios pagos do mundo digital, composta por uma infraestrutura que permite a realização de campanhas voltadas para o site de pesquisa, bem como anúncios em imagem e vídeo para outros canais.
O recurso foi lançado a reboque do site de pesquisas, e seu sucesso pode ser justificado por um eficiente sistema de “compra” de palavras-chave, através de leilões. O modelo pesca a indexação por termo de pesquisa e adapta seu valor ao nível de concorrência.
Assim, o Google
Ads foi se transformando em um grande mecanismo de impulsionamento para as empresas, que encontraram no recurso uma chance de se posicionar no topo dos resultados. Com a expansão da plataforma, novas funcionalidades foram adicionadas.
Os anúncios In-stream e Discovery são exemplos de produtos voltados para as plataformas de vídeo. Qualquer usuário desses espaços já se deparou com um curto anúncio no meio de um conteúdo que, geralmente, é compatível com seu histórico de navegação.
Esse nível de compatibilidade não é por acaso. O Google
Ads aprimorou sua capacidade de avaliar campanhas e direcionar anúncios ao consultar uma imensa base de dados, com algoritmos treinados a identificar não apenas a palavra-chave, mas a intenção por trás dela.
A venda de uma
cortina persiana sob medida tornou-se menos custosa e mais efetiva ao integrá-la com recursos do Google
Ads, que expande o raio de alcance da marca e oferece um painel de monitoramento detalhado e amostragem estatística com o
Ads 360.
Isso viabilizou a inserção de empresas de pequeno e médio porte em um mercado usualmente dominado por grandes marcas, o que estimulou a diversificação, reduziu preços e distribuiu impactos econômicos positivos em muitas regiões.
Para profissionais liberais, o Google
Ads representa uma liberdade de criação expandida, uma vez que as campanhas podem ser adaptadas ao orçamento do tomador de serviços, mantendo a acessibilidade do programa.
Uma empresa de impermeabilização de estofados pode notar, em suas análises de mercado, uma preferência nítida pelo Google em relação a outros sites de pesquisa. Tão óbvia consolidação, em concentrações que passam dos 90%, é antiga.
O Google foi lançado entre o final dos anos 1990 e o início dos anos 2000, com uma proposta de facilitar a navegação da internet para usuários domésticos. Plataformas similares concorreram com o site mas foram eclipsadas nos anos seguintes.
Ainda que sua autoridade de mercado seja facilmente observável, poucas pessoas conseguem explicar porque o Google foi tão bem sucedido. Considerando que a posição do Google é fundamental para a competitividade do
Ads, alguns fatores podem ser levantados:
O PageRank é o principal algoritmo de indexação do Google, idealizado em 1998 e aplicado desde as primeiras versões da plataforma, com atualizações constantes desde então. O recurso avalia a relevância de um site com base no conceito de link juice.
O
link juice, que pode ser traduzido como “suco de links", é uma nuvem de endereços de página vinculados a um site por meio de referências. O site de uma
empresa construção civil é analisada com base nos links que cita e nas páginas onde é citada.
Esse modelo foi testado nas décadas de uso do Google e calibrado por atualizações que combateram ações como
spamming e
black hat SEO, que reduziam a qualidade dos resultados. Algumas das mudanças cruciais para o algoritmo foram:
Essas modificações aprimoram a qualidade do conteúdo exibido nos resultados de busca, construindo preferência pela plataforma. Ao eliminar sites de baixa qualidade da pesquisa, o Google se destacou em relação aos concorrentes, que ainda se viam presos no problema.
O Google possui uma aba exclusiva para imagens e vídeos, onde o usuário pode digitar uma palavra-chave que corresponda ao que deseja encontrar. A plataforma trabalhou em inteligência artificial e machine learning para melhorar o rastreio de registros não-textuais.
Um exemplo recente é o algoritmo Show and Tell, capaz de descrever imagens com uma taxa de 93,9% de precisão. Criados pelo Google, o recurso aprimora a exibição de imagens em pesquisas mais imprecisas, além de viabilizar o uso do Google por deficientes visuais.
Assim, o Google e seu serviço de anúncios, o Ads, são fundamentais para qualquer profissional ou empresa médica que planeja estabelecer-se na internet. Com a expansão da telemedicina, o atendimento de saúde remoto se aproxima da realidade comum.
Uma tendência que aponta para a sociedade hiperconectada do futuro, a presença de instituições de saúde em blogs, sites e redes sociais é um diferencial que auxilia na aproximação com o paciente, com modelos bem-sucedidos por todo o mundo.
Com o mesmo nível de importância que a infraestrutura de consultórios com
ar condicionado, a infraestrutura virtual é definida por uma presença robusta em um endereço oficial, isto é, um site funcional, junto a contas em mídias sociais distintas.
O atendimento que compreende os processos de triagem e encaminhamento do paciente, a depender da instituição, podem demandar muito tempo e atrasar os serviços prestados pelo médico. Quando se trata de profissionais liberais, a questão se agrava.
O médico precisa de acesso aos dados em
banner impressão digital para executar seu trabalho. Ao inserir ferramentas como o Google
Ads no consultório médico, as tarefas de prospecção e primeiro contato com o cliente podem ser parcialmente automatizadas.
Isso acontece pois o Google
Ads oferece um painel completo de visualização das campanhas, que pode ser integrado com múltiplas ferramentas, como APIs para
chatbots, por exemplo. Com isso, a marcação de consultas pode ser 100% remota.
Para o segmento de saúde, a autoridade de marca exerce um impacto especial. Os serviços prestados pela medicina lidam com um cliente, referido como paciente, fragilizado fisicamente e emocionalmente, uma condição que intensifica percepções de risco.
Assim, construir uma relação de confiança com o paciente é primordial. É importante que, ao buscar uma consulta médica, haja a certeza da qualidade e da ética provenientes do prestador de serviços, assim como em um
auto de vistoria corpo de bombeiro.
Por ser um nome respeitado, o Google
Ads pode passar essa credibilidade para o público, desde que as campanhas sejam realizadas de forma profissional, respeitando princípios estipulados pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).
Por construir uma maior autoridade, ou seja, seu nome e empresa passam a ser vistos como especialistas ou referências em seu mercado, o Google Ads promove maior fidelização de clientes em um consultório com divisória de quarto com drywall.
Uma base fiel de tomadores de serviços cria estabilidade financeira, uma vez que há uma frequência previsível de caixa. O negócio, desta forma, se torna mais resistente às oscilações externas, como crises econômicas.
A fidelização é algo de importância especial para a área médica, pois muitos tratamentos são de longo prazo, além de exames de rotina e outras práticas preventivas. Assim, é recomendado que os profissionais mantenham relações longas com seus pacientes.
Ao oferecer um serviço de climatização de ambientes, as empresas se estabelecem em múltiplos canais de captação do consumidor. Com os consultórios médicos não deve ser diferente. O Google Ads permite uma abordagem que ultrapassa as fronteiras do buscador.
Além disso, um estabelecimento de saúde pode atingir audiências nas redes sociais, em plataformas de vídeo, nos aplicativos
mobile, em sites monetizados além do impulsionamento de seus artigos na ferramenta de pesquisa.
O Google Ads também oferece uma visão mais profunda do comportamento de seu consumidor. Os recentes aprimoramentos do Ads 360 contam com uma estrutura que garante uma segmentação de público adequada a padrões estatísticos.
Além disso, o amplo banco de dados da plataforma viabiliza grandes amostras que melhoram o grau de precisão dos resultados. Conhecer os padrões demográficos e de comportamento ajudam a rastrear condições de risco.
O Google Ads pode ser uma ferramenta muito valiosa para consultórios médicos, com uma infraestrutura que permite a criação de campanhas diversas e altamente segmentadas, maximizando a atração de público e captando usuários interessados.
Por isso, os consultórios médicos podem usar o recurso em suas campanhas de expansão na web, considerando que o Google
Ads está disponível para todos os segmentos e confere liberdade de criação ao usuário, que define o conteúdo que será impulsionado.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog
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