Captar clientes é o principal propósito de qualquer empresa, afinal, é assim que se consegue vender os produtos e serviços da marca. Essa necessidade abrange qualquer tipo de negócio, incluindo as clínicas de estética.
Muito se fala sobre a necessidade de fidelizar os clientes e, de fato, investir em estratégias de fidelização é indispensável porque os clientes fiéis trazem mais previsibilidade para os lucros e estabilidade para a empresa.
Além disso, a fidelização é muito mais barata do que a captação de consumidores, no entanto, para que a marca realmente possa crescer e se expandir no mercado em que atua ela precisa conquistar clientes novos.
Quanto mais pessoas conhecem a organização e as soluções que ela oferece, mais o seu nome chega ao conhecimento de um público maior. Por isso, mesmo investindo na fidelização, a captação continua sendo essencial.
A procura por tratamentos de estética é cada vez maior, o que aumenta a competitividade nesse mercado. Mas por meio das estratégias certas, esses estabelecimentos conseguem impactar o público.
Neste artigo, entenda a importância de captar clientes, como se planejar para investir na ação e de que maneira fazer isso.
Atrair clientes novos é muito importante para a saúde financeira do negócio, principalmente tendo em vista as mudanças no comportamento do consumidor.
A organização precisa se concentrar em sua clientela e manter o controle sobre o modo como o mercado se comporta. É assim que ela terá a chance de atrair as pessoas e evitar que sejam captadas pelos concorrentes.
Uma empresa de instalação de sacada de vidro fumê deve desenvolver estratégias que atraiam as pessoas, mostrando quais são os motivos para considerar suas soluções ao invés daquilo que é oferecido pela concorrência.
São práticas que tornam o negócio mais sustentável e capaz de suportar momentos de crise, além de apresentar uma imagem positiva e confiável em seu mercado de atuação.
O poder de atração de uma empresa mostra a capacidade que ela tem de resolver problemas em relação às possibilidades oferecidas pelo mercado.
Antes de colocar qualquer estratégia de captação em prática, é fundamental se planejar para isso. O planejamento envolve 3 fases, e a primeira delas é a validação.
A companhia precisa validar seus produtos e serviços, assim como seu modelo de negócios. Para isso, é necessário encontrar um modelo repetível que ajude a companhia a crescer.
A segunda fase é a estruturação, ou seja, é preciso ter estrutura suficiente para arcar com os custos de aquisição de clientes e aumentar o tempo em que eles permanecem comprando com o negócio.
Nesse processo, uma clínica de estética especializada em prótese capilar masculina cabelo crespo deve reduzir os gastos com a atração de clientes e aumentar as transações comerciais entre ela e as pessoas que já compram com o negócio.
Por fim, na terceira fase, o gestor precisa se responsabilizar em repassar as informações e diretrizes para os demais membros da equipe, criando um time linear e bem desenvolvido.
Depois de elaborar um modelo escalável e uma estratégia adequada, a clínica pode contratar uma equipe de vendas, de modo que o gestor possa trabalhar de maneira escalável.
Mas isso não significa necessariamente contratar um
Sales Development Representative
(SDR) para garantir a sustentabilidade. Por outro lado, se tudo for feito de maneira indiscriminada, o custo de aquisição de clientes pode aumentar.
Agora que foram apresentadas dicas de como preparar a clínica para começar a captar novos clientes, chegou o momento de conhecer algumas estratégias importantes. São elas:
Por se tratarem de dicas importantes e indispensáveis para o desenvolvimento e posicionamento de um empreendimento de estética no Google, essas dicas serão destrinchadas no decorrer deste conteúdo.
A transformação digital trouxe mudanças e novas exigências para as empresas, dentre elas está a necessidade de ter um site institucional, que vai funcionar como o canal oficial da marca na internet.
Mas tendo em vista que os usuários acessam as plataformas cada vez mais por meio de seus dispositivos móveis, é indispensável que o site da clínica seja responsivo.
Uma pessoa vai procurar informações sobre secagem de vasos com glicose usando seu celular, tablet, entre outros recursos que permitem o acesso de qualquer lugar e a qualquer momento.
O plano de captação de clientes precisa considerar a criação de um site simples e que possa ser navegado por qualquer aparelho, e o design responsivo garante uma boa experiência aos usuários.
As redes sociais fazem parte do dia a dia das pessoas, e os anúncios veiculados nessas plataformas são maneiras assertivas de conquistar clientes novos.
Mas para que a estratégia seja definitivamente assertiva, é necessário saber implementá-la para alcançar o público que deseja.
Invista tempo e conhecimento nessa ferramenta para encontrar as configurações compatíveis com a audiência e com os objetivos da clínica, com isso, os resultados serão muito melhores.
Um estabelecimento especializado em pigmentação capilar feminina pode usar o Facebook e o Instagram, além de outras plataformas, para criar suas campanhas.
Mas tenha em mente que não basta impulsionar qualquer publicação, sendo necessário conhecer o que esses canais oferecem, além das características de seu público-alvo.
Muitas vezes, as pessoas acessam o site de uma empresa para buscar informações e acabam encontrando explicações complexas sobre os produtos e serviços. Mas falar de modo complicado não transmite valor para o público.
Hoje em dia, as pessoas estão ávidas por informações de maneira clara e transparente. Elas precisam entender sobre os procedimentos realizados dentro da clínica e não é necessário usar a mesma linguagem entre os profissionais e o público.
Quando for explicar um procedimento no site ou nas redes sociais, procure usar linguagem simples e acessível, dessa forma, qualquer pessoa que se interesse poderá entender do que se trata.
O Google é a maior plataforma de buscas do mundo e por meio dele é possível encontrar informações sobre qualquer assunto. Por exemplo, se alguém pesquisar sobre esteira ergométrica com inclinação automática, vai encontrar diferentes resultados.
Dentre eles estão os anúncios pagos que promovem o negócio de maneira direta para aqueles que já estão prestes a comprar um produto ou contratar um serviço.
Ao criar esse tipo de anúncio, a clínica vai aparecer entre os primeiros resultados de pesquisa, impactando pessoas que estão prontas para fazer negócio.
Para fazer uma boa campanha no Google Ads, é fundamental conhecer a audiência do estabelecimento para que os anúncios sejam direcionados a um público certo.
Sem dúvidas, os anúncios são muito importantes para as clínicas de estética, mas as estratégias orgânicas, como a criação de materiais com base nas diretrizes do marketing de conteúdo, são fundamentais para construir autoridade.
Quando alguém procura sobre exame admissional de sangue, pode ter diferentes dúvidas sobre o procedimento, desde o preço até o modo como ele é realizado.
Na era da informação, as pessoas procuram se informar constantemente e querem entender um pouco mais sobre todas as soluções que o mercado oferece.
O marketing de conteúdo atende a essa demanda, visto que se baseia na criação de materiais ricos e relevantes, que abordam assuntos do interesse da audiência e relacionados com a empresa.
A clínica de estética precisa de um site institucional que possibilite fazer agendamentos online. Se o cliente tiver que fazer muito esforço para entrar em contato com o estabelecimento, possivelmente não vai agendar a consulta.
O interesse de um fabricante de purificador de agua é vender, por isso ele utiliza seu site como mais um canal de atendimento para o cliente.
As pessoas podem entrar em contato para esclarecer dúvidas e até mesmo comprar, e essa facilidade também é muito útil para as clínicas.
Insira no site um sistema que permita agendamentos rápidos com apenas alguns cliques, lembrando que a maioria das pessoas acessa a internet por meio de dispositivo móvel.
Copiar as estratégias dos concorrentes é um erro, no entanto, também não se deve ignorar tudo aquilo que eles fazem. A concorrência é sempre uma boa fonte de aprendizado, observando o que eles fazem de bom e de ruim.
Para uma academia que oferece personal trainer mulher, é uma forma de ter ideias valiosas que poderão ser usadas para atrair seus próprios clientes.
Nesse sentido, procure observar de que maneira outras clínicas estão captando seus clientes e compare com suas estratégias atuais e o sucesso que obtiveram até o momento.
Assim como qualquer outra empresa, as clínicas de estética também precisam atrair clientes interessados em seus procedimentos.
Esse mercado é bastante concorrido, por isso, é fundamental saber atrair as pessoas e mostrar para elas o valor do estabelecimento. Seguindo as dicas que foram apresentadas neste artigo vai ficar muito mais fácil captar e posteriormente fidelizar os clientes.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog
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