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31 de outubro de 2022

Como usar o Google Search para médicos?

Google Search para médicos

Para que um site médico possa se destacar nas páginas de busca ele deve contar com páginas saudáveis, e o melhor serviço para isso é o Google Search.


Muitas páginas e sites podem acabar tendo problemas que, muitas vezes, as pessoas não imaginam e nem fazem ideia de como arrumar.


Isso acaba atrapalhando e muito a posição desta página nas pesquisas nos buscadores, causando uma enorme desvantagem ao site.


E é pior ainda se essa má posição for no Google, que é o maior e mais usado buscador do mundo inteiro recebendo sozinho quase a maioria das pesquisas no mundo.


Isso quer dizer que, quando a página do negócio de um médico ou uma imobiliária que aluga endereço fiscal aparece nos primeiros resultados, ela aumenta muito sua visibilidade.


Isso ajuda a aumentar a audiência e a fazer com que a marca seja conhecida por mais pessoas, levando cada dia mais clientes ao profissional ou empresa.


Resolver os problemas das páginas, então, ajuda muito um negócio em uma série de aspectos diferentes como alcançar pessoas que realmente queiram adquirir os produtos e serviços oferecidos.


Para que um site médico aproveite essas oportunidades ele deve ser melhorado e passar por uma análise total com um processo de otimização.


E o Google Search Console é a ferramenta ideal para isso, pois oferece de graça uma série de funcionalidades altamente relevantes para esse processo.



Para aprofundar um pouco mais sobre o assunto, este artigo explicará o que é, como usá-lo para médicos e quais os princípios básicos do Google Search Console.

O que é o Google Search?

O GSC, ou Google Search Console, é um serviço oferecido pelo Google que é 100% gratuito e ajuda sites da internet do mundo todo, como os de uma clínica de fisioterapia neurológica, por exemplo.


Com essa ferramenta, os donos de sites conseguem ter uma ideia muito mais clara de como as pessoas que buscam a empresa vêem e encontram o site.


A plataforma também ajuda a fazer o mapeamento e a medir a eficiência dos seus endereços em relação aos buscadores como o Google.


Recursos desse tipo são essenciais para aumentar a performance e para ajudar também no aumento do tráfego do site se uma clínica de serviços de cuidador de idoso.


Com tantas funções disponíveis, o Google Search Console se tornou uma importante ferramenta de apoio para a criação de estratégias de otimização de SEO, por exemplo.


A grande variedade de recursos e funções permitem que o dono do site tenha uma ideia melhor sobre como ele deve ser apresentado e encontrado mais efetivamente.



Ao encontrar problemas, será possível melhorar os conteúdos, a apresentação e as estratégias para tornar as páginas cada dia mais eficientes.

Como usar o Google Search para médicos?

Para um site médico usar o Google Search Console, é preciso contar com uma conta do Google válida e que o proprietário do site consiga confirmar sua identidade por segurança.


O Google Search Console trabalha com o princípio das três etapas que o Google trabalha: o rastreamento, a indexação e a exibição.


No rastreamento, as páginas da internet que são novas ou que estão atualizadas são achadas e armazenadas pelo seu endereço.


Na indexação, cada conteúdo das páginas é analisado para entender do que ele se trata, e as duas informações são guardadas.


A última fase é a de exibição, que é quando os usuários fazem alguma pesquisa e o Google relaciona os conteúdos guardados com o que foi pesquisado. Ele separa os melhores resultados e os exibe de acordo com algumas singularidades de cada usuário.


Os algoritmos estão presentes em todas essas fases desde a seleção até a classificação, e são eles quem analisam e definem os melhores sites, páginas e conteúdos.


O Google Search ajuda o dono do site médico a entender quais os pontos que levam um site a ser considerado ou não por esses algoritmos.



Além disso, dá algumas sugestões para o médico especialista em impotência masculina, por exemplo, do que pode ser melhorado. Algumas sugestões que ele pode dar para a otimização do site podem ser:

Tornar o carregamento das páginas mais rápido

Um site médico, assim como qualquer outro, precisa contar com um bom gênio de carregamento de suas páginas para manter os visitantes interessados.



Caso ele demore até mais de cinco segundos, os usuários têm grandes chances de fechá-lo e irem para o próximo. Para tanto, ele deve ter uma boa usabilidade e um bom tempo de carregamento, que fica entre um e três segundos.

Informações de contato bem posicionadas

As informações de contato da clínica ou do consultório que fornece facilmente o preço prótese capilar devem ser altamente visíveis e também chamar atenção.



Cada um dos contatos como o e-mail, o WhatsApp, o telefone ou demais meios de comunicação devem estar visíveis em todo o site, pois isso é muito importante.

Informações altamente relevantes

Um site médico deve conter informações relevantes e que realmente ajudem as pessoas, sanando dúvidas e resolvendo problemas que tenham.


O site deve mostrar que o seu dono é realmente um especialista no assunto e que ele resolverá o problema do paciente o mais eficaz e mais rápido possível.

Responsividade para o mobile 

Muitas pessoas navegam pela internet atualmente com seus celulares, seja para comprar uma pulseira identificação idoso ou qualquer outro item.



E, para consultas médicas, isso não é diferente. Por isso, o site também deve funcionar muito bem no mobile se afastando a cada um dos tamanhos de tela que existem.

Princípios básicos do Google Search

O Google Search Console trabalha com princípios básicos em sua ferramenta que buscam informar ao dono do site que fornece resultados e exame admissional para enfermeiro alguns dados como:


  • Problemas de indexação nas páginas;
  • Possíveis hackers no site;
  • Tráfego de uma maneira geral;
  • Otimizações possíveis e indicadas.



Com essas informações, é possível entender melhor os princípios básicos dessa ferramenta que trabalha muito mais do que a mudança de visual do site, assim como:

Manter-se regular

É mais do que fundamental saber como o Google indexa e rastreia o site, além de entender as demais informações que sejam relevantes para a página.


Isso ajuda a ver melhor os esforços relacionados às táticas de SEO e a saber se ela está sendo traçada da maneira certa e ela levando chances reais para o site ou não.



Manter-se regular e se atentar às informações disponíveis no GSC é essencial para aproveitar as oportunidades de alcançar melhores resultados.

Agilidade nas ações

Os relatórios fornecidos pelo GSC são extremamente úteis, pois mostram de uma maneira muito prática os problemas do site e as alterações que precisam ser realizadas.


Até porque toda essa clareza sobre o que não está dando certo só ajudará se algum plano de mudança e otimização for colocado em prática.


Mesmo que pareça óbvio, é essencial não deixar de trabalhar em cima de cada dado encontrado que possa ser relevante para as estratégias.



Sejam usados para solucionar um grande problema ou para otimizar o que já está funcionando em outras áreas do site que vende para hospitais sonda gástrica para alimentação.

Ser desprendido de ferramentas

É importante não ficar apegado demais a uma ferramenta em específico, isso porque elas podem acabar se tornando obsoletas em pouco tempo e serem desativadas.


É essencial entender como a plataforma funciona e se atentar às inovações que surgem, fazendo sempre um bom uso de tudo o que surgir de valioso.


O Google Search Console tem uma serventia clara e direta, que é o de medir e equilibrar a saúde de um site nos buscadores como o Google.



Se a equipe agir de acordo com o que propõe a plataforma, as chances de contarem com os melhores resultados de SEO possíveis aumentam.

Considerações finais

O Google Search Console é uma ferramenta indispensável para um site médico que deseja alcançar boas posições no Google, mas não tem noção do que fazer e onde está errando em suas estratégias.


Ele ajuda na identificação desses erros, detalhando cada um dos pontos onde o site não está correto e o porquê dele não estar atraindo clientes ao médico.


Além disso, fornece dicas do que melhorar e de como fazer uma otimização total nas questões do site que contam com problemas.


Com a ajuda dos relatórios fornecidos, é possível acompanhar o progresso e seguir sempre otimizando as páginas para garantir que elas subam cada dia mais nos buscadores.


As técnicas de SEO e a otimização do site médico com o Google Search Console são a chave para que o negócio ganhe mais reconhecimento no mundo online.



Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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