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23 de junho de 2021

Como conseguir pacientes para nutricionistas?

Como conseguir pacientes para nutricionistas?
Os nutricionistas são os profissionais responsáveis por trabalhar a relação que as pessoas têm com sua alimentação e garantir que ela seja saudável.
Vivemos em um período da história da humanidade em que muitas atitudes, hábitos e posicionamentos estão sendo avaliados e repensados, e essa relação é uma das pautas centrais. 
Esse mercado se encontra em pleno crescimento, seja pelos que procuram diminuir suas medidas ou pelos que buscam qualidade de vida e bem-estar, ou ambos. 
Entretanto, um mercado em crescimento é sinônimo de um ambiente extremamente competitivo. 
Com tantos profissionais, é comum surgir a dúvida de como se destacar e conseguir pacientes nessa área concorrida, para isso, basta seguir o conteúdo deste texto. 

Áreas de atuação

O curso de nutrição oferece uma formação ampla e generalista, havendo um leque bem diversificado de áreas em que esse profissional pode atuar. 

Independente da área escolhida, os nutricionistas são profissionais da saúde, e sempre devem considerar os hábitos alimentares, estilo de vida, parâmetros bioquímicos e histórico de saúde pessoal e familiar do paciente. 

Entretanto, ao terminar o curso de nutrição, após a sensação boa de estar com aquele diploma lindo nas mãos, pode surgir o receio do que fazer a seguir, seja em relação a criar o seu cartão de visita nutricionista ou montar um consultório.

Sendo assim, o primeiro passo, antes de tudo, é definir sua área de atuação, e então, se especializar nela. 

Isto posto, conheça as principais e veja com qual você se identifica mais:


Nutrição Clínica

O nutricionista clínico realiza um diagnóstico nutricional, de forma individual, para elaborar um plano alimentar personalizado, que atenda as necessidades e particularidades de cada indivíduo. 

O foco dessa área de atuação é a reeducação alimentar, seja com função estética ou como medida de saúde.

Na estética, o mais comum é a procura por pacientes que buscam o emagrecimento e para isso é importante que a reeducação alimentar seja acompanhada por um treino funcional de alta intensidade.

Muitas doenças estão direta ou indiretamente relacionadas à alimentação, e o acompanhamento adequado desse profissional pode, muitas vezes, ser a solução de problemas relacionados a distúrbios alimentares e comorbidades.

Como exemplos temos a obesidade e hipertensão, onde para cada caso é definido um cardápio funcional que deve ser reformulado e adaptado conforme a evolução clínica do paciente.

Sempre considerando seus gostos pessoais, como ocorre na nutricao funcional diabetes que, comumente atende pessoas que amam doces, mas sua saúde depende dessa restrição.

Esse profissional pode atuar em hospitais, consultórios, clínicas ou realizando atendimentos domiciliares.


Nutrição Coletiva

Ao contrário da nutrição clínica, nesse caso o profissional atende um grupo de pessoas de forma conjunta. 

Podendo atuar em ambientes como:

  • Restaurantes;
  • Cozinhas industriais;
  • Refeitórios;
  • Vigilância Sanitária. 

Nestes casos, é fundamental que o nutricionista esteja sempre atento às legislações vigentes referentes a estocagem e manuseio de alimentos.


Nutrição Esportiva

Nesse caso, o profissional deve auxiliar atletas ou pessoas que praticam atividades físicas, tanto para um melhor desempenho, quanto para a recuperação pós-treino.

O nutricionista esportivo trabalha com atendimentos individuais ou coletivos, podendo atuar em clubes e academias ou mesmo à domicílio.

Indústria alimentícia

Nesse caso, o profissional é o responsável pela definição e controle da qualidade nutricional dos alimentos produzidos, acompanhando todo o processo de produção, inclusive orientando a equipe quanto aos protocolos de higiene.


Pesquisa

Outra opção para os nutricionistas é optar pela carreira acadêmica, desenvolvendo pesquisas tanto para o desenvolvimento de novos alimentos e produtos, quanto para avaliação dos efeitos que os compostos e grupos alimentares têm no corpo humano. 

Nesse caso, pode atuar nas universidades, laboratórios ou indústrias.


Marketing Nutricional

O nutricionista que trabalha com o marketing nutricional deve, comunicar a importância e os aspectos nutricionais dos alimentos considerando aspectos próprios do marketing como público-alvo, direcionamento da linguagem e design.

O mais comum é que esse profissional atue para marcas de alimentos, sendo responsável, por exemplo, pela acao de marketing promocional de lançamento de um novo produto.


Atraindo seu público

Após definir sua área de atuação, chega o mais esperado: a captação dos pacientes. 

Para “se vender” enquanto profissional é preciso considerar uma série de fatores, tanto mercadológicos quanto pessoais e profissionais. 

Algumas pessoas possuem uma habilidade natural para se autopromover, outras já encontram grandes dificuldades para fazê-lo. 

Não importa em que grupo você se encontra, afinal toda habilidade pode ser desenvolvida, portanto, separamos algumas dicas para isso.

  1. Conheça seu mercado

Primeiramente é preciso saber quem é seu público, conhecer seus concorrentes, portanto, se não tiver esse entendimento vale dispensar sua energia e tempo lendo com atenção essa dica.

Estudar seu mercado jamais será perda de tempo, normalmente, essa pesquisa é feita no início e será a base da empresa. Mas, você pode e deve fazer nos diferentes estágios de seu negócio. 

Com a internet e as redes sociais isso ficou muito simples. Usando ferramentas como enquetes você terá todos os dados que precisa, além de gerar engajamento do público como bônus. 

Vale inclusive, a elaboração de um Plano de Negócio. Esse documento oficial será seu norteador. 

Além de documentar todas as ideias, observações e dados, e organizá-los de forma lógica, ele será a base estratégica que você vai definir e seguir, para alcançar os resultados que almeja. 

Com o tempo e a experiência, você pode otimizar o plano inicial, de acordo com as tendências de mercado e o feedback de seus clientes. 

Por exemplo, se você é um nutricionista esportivo deve se fazer as seguintes perguntas:

  • Quem é o público que pratica atividade física na região?
  • Que parcela dele está disposta a pagar pelo acompanhamento nutricional?
  • Quanto pagariam por isso?
  • Quantos e quem são os profissionais que já atuam ali?
  • Em que segmento atuam e quais seus diferenciais?
  • Quais os estabelecimentos em que posso atuar na minha região?

Você pode descobrir que uma academia para crianças será aberta em seu bairro, o que pode ser uma oportunidade para se especializar ainda mais e aumentar seu valor agregado enquanto profissional.

Quanto mais específico é o nicho de mercado, menor a concorrência e melhor a remuneração.

2. Faça networking

Provavelmente, a pessoa do exemplo acima só descobriu sobre essa nova academia devido à sua rede de relacionamentos, seja um vizinho ou um colega de profissão que tenha contado.

O networking (criação e expansão de uma rede de contatos que contribuem profissionalmente) é o que fará com que você seja conhecido, e conheça outros profissionais.

Independente da área de atuação deles, relacionamentos sempre podem somar.

Sem dúvida, essa é a melhor forma de ter uma percepção mais ampla e real  sobre a profissão e manter-se atualizado sobre as novas tendências. Você pode fazer parcerias e até mesmo receber clientes por indicação dessas conexões.

Procure participar de eventos que acontecem em universidades, como semanas acadêmicas e congressos. 

Além do networking garantido, participar desse tipo de evento traz credibilidade.


3. Invista em marketing de conteúdo

O conceito é novo mas já está trazendo excelentes resultados para os que investem na estratégia.

O marketing de conteúdo é a principal ferramenta do Inbound Marketing, ou seja, o Marketing de Atração. 

Isso mesmo que você leu: esse modelo você não vai atrás do cliente, ele é atraído até você.

As pessoas querem informação, e a consomem o tempo todo, principalmente na internet, e o tema “saúde e nutrição” é um dos queridinhos do público. 

Um exemplo prático: manter um blog com dicas de alimentação e receitas que satisfaçam as curiosidades e dúvidas do público com conteúdo relevante e único, vai te tornar referência para aqueles que lerem o conteúdo. E o marketing de conteúdo não é só digital.

 Em um banner para academia para crianças, em vez de oferecer seu serviço diretamente, você pode dar dicas de alimentação focadas nos pequenos, uma vez que as necessidades nutricionais de crianças são completamente diferentes dos adultos.

Quando as pessoas decidirem se consultar, é provável que procurem por você automaticamente, já que associam seu serviço à qualidade da informação que leram.

Inclusive, não é por acaso o nome marketing de atração, muitos pais podem perceber que necessitam do seu serviço somente porque viram seu conteúdo. 

A maioria dos pais desconhecem as particularidades nutricionais de seus filhos, e talvez eles jamais teriam se preocupado em buscar acompanhamento para os filhos, se não fosse a informação que você forneceu.


4. Seja um bom profissional

Por último, mas não menos importante, seja um bom profissional. Você até pode atrair milhões de clientes investindo alto no marketing de conteúdo, mas nenhum deles voltará se o serviço e o atendimento não forem de qualidade. 

Um atendimento ruim gera uma imagem negativa, e você pode não ter a chance de remediar essa impressão nunca mais. 

Um cliente que poderia recomendá-lo para outros 10 amigos, agora vai contar da experiência ruim para esses mesmos 10 amigos. Percebe a seriedade da situação?

Uma situação desagradável que ocorreu em um atendimento hoje pode te prejudicar profissionalmente no futuro. 

Uma academia de hidroginástica em que você se candidate para prestar seu serviço, pode nem considerá-lo, caso receba recomendações ruins de você ao consultar a academia anterior.

Portanto, a partir das dicas acima e de outras como ter educação e respeito com colegas e clientes, prezar por uma boa comunicação, ter empatia, motivar-se, ser criativo, se manter atualizado, ser empreendedor e proativo, você alcançará mais pacientes.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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