Para que seu trabalho seja reconhecido e as pessoas de fato entendam os motivos do porquê investir nele, é necessária uma divulgação forte e eficaz, principalmente quando pensamos em sites ou redes sociais.
Mas, no caso da saúde, funciona um pouco diferente, embora ainda seja necessário esse tipo de marketing mais atual. Assim como em um banner informativo, muitas pessoas procuram informações sobre seu estado de saúde no Google, por exemplo.
Isso significa que boa parcela da população acaba tentando conquistar informações na internet e nem sempre estas são verídicas ou não há prova alguma de que estão procurando no lugar certo.
Cabe então a sua clínica ou consultório médico criar um site onde responda algumas das informações mais simples e até orientando-as a procurar um profissional de saúde caso as coisas se agravem. Em outras palavras, faz parte do seu papel educar as pessoas.
Mas, por que isso é importante para um consultório médico? Simples: além de ajudar a educar as pessoas, você transmite confiança para elas, fazendo com que se sintam mais à vontade em ir até o local de atendimento e realizem uma consulta.
Até mesmo uma clínica geral particular precisa se adaptar às mudanças que acontecem com a tecnologia, e quando oferece informação para as pessoas com quem negocia, está apresentando uma oportunidade de enxergar as coisas da mesma forma que o profissional.
Também devemos nos atentar que, um consultório médico ainda sim precisa de alguma forma atrair público, e o site e administração de páginas em redes sociais pode ser o ponto chave faltante para que as pessoas se dirijam até você.
Quando pensamos no meio digital, existe um ditado popular que diz “quem não é visto, não é lembrado” e ele se encaixa perfeitamente neste contexto, afinal, como alguém irá procurar algo que nem sabe da existência?
Isso sem mencionar que, ao investir no marketing médico, seguindo as diretrizes impostas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), independentemente se orientará os pacientes que bota imobilizadora substitui o gesso, é possível perceber que:
Como foi possível observar, acima foram destacadas algumas possibilidades caso o marketing digital do seu consultório médico seja levado a sério. Para saber um pouco mais sobre como aplicar estes conceitos, confira o próximo tópico.
Para que qualquer tipo de negócio permaneça de pé, é necessário entender que o cliente é a alma da organização e que sem ele nada funciona como deveria. No caso de um consultório médico, seus pacientes é que irão movimentar suas decisões.
Confira algumas razões do porquê investir em um site e no meio digital, para que o seu trabalho seja uma espécie de convites personalizados e atraia a atenção de novos pacientes:
Esse é um assunto que estamos deixando bem claro durante o decorrer deste artigo, afinal, para que as pessoas entendam a relevância do seu trabalho é preciso que elas, primeiramente, te conheçam.
Mesmo que o serviço oferecido seja o mais eficiente e prático do mercado, de nada adianta se os pacientes não te encontrarem, sendo então essa uma das funções vitais do site: ser um canal para que as pessoas saibam mais sobre o seu consultório.
Investir no site também é uma forma das pessoas entenderem o quão dedicado é o seu consultório com seriedade, pois quem não otimiza e ajuda os usuários a entender as informações no site, provavelmente também não é muito organizado.
Informações sobre entrega de documentos necessários para as consultas, o que levar, onde está cada item e seção do site podem te ajudar a ganhar mais respeito com o paciente antes mesmo de se encontrar com ele.
2 - Você precisa se relacionar bem com o público-alvo
Como dito anteriormente no texto, o cliente é a alma de qualquer negócio e, no caso de um consultório médico, são os pacientes que irão te guiar sobre as atitudes que devem ser tomadas para que tudo se encaminhe da melhor forma possível.
Diferente de antigamente, nos dias atuais, é necessário um maior conhecimento e envolvimento com o público para que o seu negócio prospere e cresça cada vez mais. Hoje o público tem um papel muito menos reativo do que antes.
Isso significa que ao invés de esperar que a divulgação ou propaganda chegue até ele, o mesmo busca informações na internet para sanar as suas dúvidas ou encontrar alguém que assim o faça.
Para que o público se envolva com sua marca responda as perguntas mais frequentes nas redes sociais, blogs ou até mesmo em uma seção do seu site, se mostre ativo em resolver os problemas e dúvidas do mesmo.
Assim, entregue a ele informação de qualidade, aumentando a confiança que o mesmo terá pelo seu consultório.
3 - O bom trabalho aumenta a autoridade
Assim como um crachá de identificação mostra autoridade perante uma pessoa que não seja da empresa, um bom trabalho aumenta a relevância do seu consultório médico perante o mercado e a competência dele em seu ramo de atuação.
O consultório pode divulgar e mostrar para as pessoas a boa experiência que seus pacientes tiveram ao frequentar e utilizar dos serviços oferecidos pela marca, além de depoimentos e fotos de como funciona algum procedimento, sem ferir as leis do CFM.
Logicamente, as redes sociais desempenham um papel de divulgação muito bem, porém, um ponto negativo é que quando se trata de um consultório médico, tal atitude pode parecer menos profissional e afetar a credibilidade da marca, portanto, invista mais no seu site.
O site possui muitas possibilidades e ferramentas que podem te ajudar a desenvolver ainda mais o seu conteúdo para o público-alvo, aumentando a sua autoridade conforme as pessoas comentam o quão bom é o serviço prestado.
Apenas lembre-se que isso pode afetar tanto de forma positiva quanto negativa, ou seja, garanta que o seu atendimento é excepcional, porque se não for e deixar a desejar, com toda certeza as pessoas lembrarão dele e não será por um bom motivo.
Neste artigo, você descobriu três razões bastante palpáveis para implementar um site para o seu consultório médico, a importância de dar atenção a esse aspecto e o impacto que ele pode ter tanto nas pessoas quanto na clínica em si.
É importante relembrar que, para que tudo isso seja feito de forma inteligente e eficiente, é necessário um bom planejamento e uma equipe forte que saiba desenvolver uma boa plataforma e entenda sobre as tendências do momento para criar algo único.
A identidade visual é algo que é cada vez mais buscado no meio digital, afinal, todos querem ter uma marca forte e que se torna referência no seu ramo de atuação.
Agora que você entendeu como funciona, coloque a mão na massa e comece o quanto antes a desenvolver a sua página na web.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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