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23 de setembro de 2022

Como destacar uma clínica médica no Google Meu Negócio?

Destacar uma clínica médica no Google Meu Negócio

Google Meu Negócio é uma ferramenta oferecida pelo próprio Google para posicionar as empresas, de acordo com seus segmentos, entre os resultados de pesquisas locais.



Mas, esse mecanismo funciona por ordem de relevância, por isso, o que vai fazer com que o estabelecimento apareça entre as primeiras posições são as avaliações dos clientes, no caso de uma clínica, seus pacientes.


Quanto mais bem avaliada ela estiver, mais fácil será alcançar o topo dos resultados no buscador. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Google, 5% do volume total de buscas na internet são por estabelecimentos e profissionais da área da saúde.


Portanto, existe sim um ambiente competitivo e essas empresas precisam investir em estratégias para se destacarem e alcançar o público que almejam. A boa notícia é que mesmo havendo competitividade, existem maneiras de lidar com ela.


O Google Meu Negócio é uma das ferramentas que sua clínica pode usar para conseguir esse destaque, e se você não entende muito bem sobre o assunto, não tem problema.


Neste artigo, você vai entender como destacar a clínica na plataforma, como mantê-lo atualizado e quais são as vantagens de aparecer bem posicionado no Google.


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Como destacar sua clínica

O Google Meu Negócio já se tornou um velho conhecido de empresas dos mais variados setores, o que inclui as clínicas médicas. Isso significa que seus concorrentes já estão por lá, por isso, é necessário investir em maneiras para se destacar. Veja:

Informações claras e precisas

A listagem da plataforma pode oferecer muitas informações, mas é importante garantir que todos os campos sejam devidamente preenchidos e com os detalhes certos. Cada elemento representa uma chance de se destacar nos resultados de pesquisa.



Mas, quando o usuário pesquisar alguma informação, por exemplo, sobre soleira de granito preço m2, a preocupação do buscador é garantir a melhor experiência para ele.


Por essa razão, os resultados são classificados de acordo com alguns fatores, sendo eles relevância, distância e destaque. Quando combinados, ajudam a encontrar a correspondência para a pesquisa dos clientes.


Por exemplo, o Google pode decidir que uma clínica mais distante da localização do usuário ofereça o que ele está procurando do que aquela que está mais perto dele, e ele chega a essa conclusão com base nas informações preenchidas.

Descrever a empresa

A descrição da sua empresa está diretamente relacionada com as estratégias de SEO local. Isso porque para fazer a descrição, primeiro é necessário escolher uma palavra-chave e frases usadas pelos usuários na hora de fazer a pesquisa.



Esse termo também deve ser empregado ao longo de todo o site porque o buscador vai usar essas informações para ajudar o usuário a encontrar aquilo que ele precisa.


Por exemplo, para determinado estabelecimento, a melhor palavra chave para que seja encontrado por seus clientes é empresa de limpeza predial. Mas ele chegou a essa conclusão não com base em informações sobre seus clientes.


Por isso, para escolher as palavras-chaves que vai incluir em seu perfil no Google Meu Negócio, procure conhecer um pouco mais seus pacientes e entenda quais são os serviços que eles mais procuram, suas principais dúvidas, entre outros aspectos.


Mas, além de inserir todas as informações necessárias sobre a sua empresa, é fundamental que seu perfil no Google Meu Negócio seja constantemente atualizado.

Como manter a plataforma atualizada?

É natural que os profissionais de saúde tenham um pouco mais de dúvida em relação a como trabalhar as estratégias de marketing, mesmo porque, essa área é um pouco restrita em relação a isso.



Mas, criar um perfil no Google Meu Negócio está totalmente dentro das imposições do Conselho Federal de Medicina, mas para que essa estratégia realmente funcione, é necessário manter o perfil sempre atualizado.


Uma das formas de fazer isso é mantendo o NAP atualizado, pois se alguns pacientes da vizinhança procurarem a clínica na internet, a sua precisa estar no topo da lista.


NAP é uma sigla para Name, Adress e Phone, ou seja, é imprescindível manter atualizados o nome do estabelecimento, seu endereço e o número de telefone.


No entanto, assim como no caso de uma loja de cortina blackout sob medida, também é interessante atualizar outros dados e incluir informações completas, como:


  • Horário de funcionamento;
  • Endereço do site;
  • Imagens;
  • Cidade.


Se uma dessas informações estiver desatualizada, automaticamente o perfil da clínica vai perder espaço entre os primeiros resultados de pesquisa.


Também saiba escolher com cuidado as palavras-chave usadas em seu perfil, visto que elas fazem toda a diferença para conseguir uma boa colocação.


De nada resolve colocar apenas o nome da clínica, afinal, boa parte dos usuários não saberá qual é o nome dela. A mesma coisa acontece com outros tipos de organizações, por exemplo, com um fabricante de óculos de proteção enfermagem.


Pessoas interessadas pesquisam primeiro pela especialidade e descobrir quais são esses termos é fundamental para que seu perfil apareça nas pesquisas delas.


Outra técnica muito interessante é usar fotos geolocalizadas, pois o recurso de geolocalização é muito comum entre os usuários que pesquisam por meio do celular.


É possível publicar fotos inserindo os dados das imagens para marcar o local de onde elas foram tiradas. Também é um valioso recurso de SEO local que ajuda a ferramenta a gerir melhor a clínica para quem está procurando os serviços.


Mas, você precisa ter um celular com essa funcionalidade e habilitá-la diretamente nas configurações da câmera. Você mesmo pode adicionar o local e fazer o upload para a ferramenta.


Os usuários do Google Fotos determinam automaticamente o local, por meio de recursos do Google, e ao fazer o upload das imagens, elas automaticamente estarão geolocalizadas.


Por fim, não se esqueça de manter as informações de serviços sempre atualizadas. Da mesma forma que uma empresa especializada em projeto de fachada de loja com vidro, você precisa falar sobre as especialidades da clínica.


Mostre quais são as tecnologias e equipamentos usados, quem são os profissionais que atendem, dentre outras informações essenciais para os usuários e que fazem toda a diferença na hora de escolher um estabelecimento de saúde.


Só para finalizar, peça para que seus pacientes deixem comentários e avaliações no perfil da clínica no Google Meu Negócio, pois isso ajuda o buscador a localizar mais facilmente seu perfil e as chances de alcançar uma boa colocação são maiores.

Vantagens de aparecer no Google

Colocar a clínica no Google Meu Negócio e aparecer bem posicionado traz muitos benefícios para uma clínica médica. Um deles é o fato de que você pode controlar a reputação da empresa, afinal, é importante saber o que as pessoas estão falando.



O recurso permite que um fabricante de ribbon para impressora zebra gc420t responda seus clientes e se posicione adequadamente diante de qualquer elogio ou reclamação.


A clínica pode aproveitar os comentários dos pacientes para ajustar seus processos internos e melhorá-los, como no caso do atendimento ao cliente ou até mesmo do ambiente na sala de espera.


Estar bem posicionado também é indispensável para melhorar o relacionamento com os clientes, tendo em vista que mostra para eles que o estabelecimento é reconhecido e facilita na fidelização.


Da mesma forma como você consegue fidelizar as pessoas que já foram atendidas pelo seu estabelecimento, também consegue atrair aquelas que não conhecem o consultório.


Quando o usuário pesquisa sobre, por exemplo, loja de camisetas, a tendência é que ele acesse os primeiros links que aparecem nos resultados de pesquisa.


Isso significa que quando você conquista um bom posicionamento, também acaba atraindo o tráfego orgânico para o site da clínica e até mesmo para seus perfis nas redes sociais.


O tráfego orgânico é importante porque você não precisa investir tempo e dinheiro para atrair esses visitantes por meio de anúncios e outros recursos, e quanto mais pessoas acessam suas plataformas, mais o buscador entende que elas são relevantes.


Além disso, quando uma empresa de entrega expressa transportadora conquista um bom posicionamento, se torna mais exposta, ou seja, será vista por um número maior de clientes e potenciais clientes.


A mesma coisa acontece com sua clínica, aumentando a possibilidade de conquistar novos pacientes e ter seu nome reconhecido no mercado em que atua.

Considerações finais

O Google Meu Negócio já se provou ser uma excelente ferramenta para que negócios dos mais variados segmentos possam se destacar e atrair mais clientes interessados.


Com as clínicas médicas isso não é diferente, muito pelo contrário, elas podem usar livremente o recurso para mostrarem seus serviços e ajudar pessoas que precisam de seu auxílio.


Seguindo as dicas que demos aqui, seu estabelecimento de saúde terá um perfil completo e atualizado, que trará excelentes retornos.



Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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