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agência de marketing médico
23 de setembro de 2022

Como posicionar conteúdos de blog médico no Google

Posicionar conteúdos de blog médico no Google

O marketing pode atuar em diferentes nichos, até mesmo no departamento da saúde por intermédio de blog médico ou de outras páginas que apresentem conteúdos, profissionais ou áreas relacionadas.



Ter uma presença online é uma ação importante para ganhar uma visibilidade de um público, especialmente com a competição dentro nos nichos para demonstrar qual negócio possui uma maior credibilidade naquilo em que atua.


Dentro da área da saúde, o marketing digital é um canal que pode ajudar clínicas, hospitais ou profissionais que atuam de modo solo a ganhar uma credibilidade e visibilidade, por isso, saber estruturar uma página é essencial para atingir esses objetivos.


Especialmente porque, através de conteúdos, o número de visitantes pode aumentar com a mesma proporção de pacientes buscando por uma prótese silicone 300ml, por exemplo. E, com isso, ter uma notoriedade dentro do nicho.


Sendo uma ferramenta que proporciona estes resultados, os blogs ganharam uma popularidade dentro da internet conforme o acesso aos meios digitais se tornou mais constante a partir da década de 1990.


Por permitir que seja personalizado de acordo com o que os administradores das páginas desejam, os blogs logo se tornaram uma ferramenta que abrigavam desde opiniões sobre determinado assunto ou experiências pessoais, como também estratégias de marketing.


Assim, empresas de outsourcing de impressão ou até mesmo do ramo alimentício, poderiam usar essa ferramenta como parte de sua estratégia, do mesmo modo que um médico ou uma instituição da área da saúde também pode usufruir.


As estratégias de marketing digital variam de empresa para empresa, bem como os objetivos e, deste modo, torna-se essencial que um blog médico tenha estratégias para ganhar uma boa posição nas plataformas de busca.

Por que criar um blog médico?

Ter um blog médico pode proporcionar pontos positivos para a empresa ou o profissional que usar esta ferramenta, sendo eles:


  • Atrair novos pacientes;
  • Referência na área de atuação;
  • Posições de visibilidade;
  • Confiança ao profissional ou instituição.


A publicação de conteúdos voltados à área da saúde faz com que, além de uma boa notoriedade dentro do ramo, as informações que os visitantes têm acesso sobre assuntos como necropsia, tratamentos e prevenção sejam de fontes confiáveis.


O que contribui não somente para converter o visitante em um paciente, mas também para que os conteúdos criados sejam compartilhados entre amigos e familiares, sempre apresentando uma forma confiável.


Ao ser adotado, o marketing de conteúdo pode proporcionar pontos positivos ao empreendimento que o utilizar e, dentro da área da saúde, as clínicas e hospitais acabam sendo os principais negócios a usufruírem da estratégia.


Contudo, a importância de se criar um blog de saúde está em torno do papel social que estas páginas podem contribuir com a internet, sendo um ponto seguro e positivo em meio às fake news que são geradas relacionadas a doenças ou tratamentos.


Possibilitando que um usuário que deseja fazer botox para empinar o nariz saiba o que esperar do tratamento e ter um conhecimento prévio de como o procedimento é realizado.

Como fazer otimizações?

Um dos pontos que faz com que haja uma otimização de um blog, seja ele médico ou de outro segmento, são as estratégias de SEO e utilização de palavras-chave.


O SEO, sigla para Search Engine Optimization, é usado em uma estratégia da qual faz com que os motores de busca de uma plataforma sejam otimizados e possam construir um ranking, de acordo com a relevância do termo em relação à pesquisa.


Levando, deste modo, a uma maior chance de que os blogs ou sites de um determinado assunto, alcancem o topo das páginas se forem bem estruturados e otimizados, o que resulta em um bom número de visitantes.


As otimizações conquistam um resultado ainda melhor quando se há ajuda de ferramentas e programações que permitem uma maior visualização dos dados que estão sendo levantados.


Do mesmo modo que uma seladora odontológica para selagem em papel grau cirúrgico deve ser observada, as otimizações que forem sendo feitas em um blog também devem conter um acompanhamento para que os erros sejam logo revertidos.


Otimizações em blogs devem ser feitas nas mídias que são utilizadas, de forma que elas possam ser contribuintes para que a página seja encontrada na pesquisa.



Com periodicidade mensal ou, até mesmo, de acordo com a estratégia de marketing, as otimizações em um blog podem proporcionar a quem usar a plataforma, uma maior estabilidade e um aumento de chances de se tornar uma referência no segmento que atua.

Dicas para ajudar com um bom posicionamento

Se uma residência para idosos, por exemplo, utiliza um blog como uma forma de ganhar credibilidade no ramo e também conquistar novos clientes, estratégias para que possa ter um bom posicionamento no mercado são essenciais.

1. Palavras-chave relevantes

Uma das primeiras estratégias que devem ser feitas para que uma página, seja ela um blog ou um site, tenham um bom posicionamento dentro de qualquer plataforma de busca, é a utilização de palavras-chave com relevância no assunto publicado.


Isso porque as ferramentas e softwares nas plataformas de busca acabam detectando com uma maior facilidade aquilo que foi destacado e o que está sendo apresentado no texto, de modo que proporcionem um melhor posicionamento no ranking.


Com as palavras-chave relevantes, um blog médico também cria uma relação com outras páginas, como as redes sociais, caso haja, e também vídeos ou mídias que estiverem disponíveis em outras plataformas.



A escolha de palavras-chave é essencial para ter um bom posicionamento e quanto mais nutridas e relevantes forem a temática das postagens, melhor será.

2. Títulos e descrições atrativos

Outro ponto que pode fazer com que um blog tenha um bom posicionamento, está em torno dos títulos e das descrições, partes essenciais que levam a decisão do usuário de clicar ou não no que está sendo apresentado.


Através dos títulos, é possível saber se o conteúdo aborda sobre máquinas de impressão digital e pelas descrições, o que pode ser encontrado dentro daquilo que está aparecendo no ranking.


Fazer com que estes títulos e descrições, até mesmo subtítulos, em alguns casos, sejam atrativos é uma estratégia da qual requer um bom planejamento, para que as palavras-chave possam também serem englobadas nesta área.


Por ser um dos elementos que o visitante olha em um primeiro momento, quanto mais atrativo for o título em relação às páginas concorrentes, maiores são as chances de que sejam visitadas.

3. Introdução

Ter uma pequena introdução dentro de um blog médico para demonstrar sobre os assuntos que serão trabalhados, é uma boa forma de otimização para a página e que contribui com a sua posição na plataforma de busca.



Essa introdução deve ser feita de um modo sucinto mas que, ainda assim, desperte o interesse para que o visitante acesse o restante do conteúdo.

4. Links internos e mídias

O tempo que um visitante passa dentro de uma página é essencial para que os dados de como o usuário está se comportando com o conteúdo possam contribuir para a formação de outras estratégias de marketing.


Por isso, a importância de usar links internos para continuar nutrindo esses visitantes passa a ser essencial, do mesmo modo que algumas mídias como vídeos e fotos, além de enriquecer o conteúdo, também contribuem com essa estratégia.


Através de links internos, além de novos conteúdos relacionados ao primeiro serem apresentados, o usuário virtual também pode se fortalecer ainda mais com a página, seja ela de uma clínica ou de um profissional que atua de maneira solo.


As mídias, se configuradas do modo correto, também podem fazer parte do ranking de uma plataforma de busca, especialmente para aqueles usuários que buscam informações no formato de audiovisual.

Considerações finais

Os conteúdos de um blog médico possuem a chance de ganharem boas posições de acordo com as estratégias de marketing utilizadas, sendo elas a base para que os rankings de uma plataforma de busca sejam formados.



Sendo uma forma de além de criar notoriedade no ramo, os blogs médicos também podem ser vistos como algo positivo para a sociedade, visto que os conteúdos criados pelos profissionais ajudam no combate de fake news.


Utilizando estratégias do campo do marketing digital, como SEO, os blogs tanto de médicos quanto sobre alugar endereço fiscal proporcionam credibilidade se forem bem estruturados com palavras-chave e, até mesmo, imagens e links internos.


As plataformas de busca são os primeiros locais das quais usuários vão encontrar algo que sane suas dúvidas, por isso, uma boa estrutura e atualizações, que possam oferecer o topo, faz com que o número de visitantes e credibilidade tenham efeitos a longo prazo.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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