Um ponto fundamental para fazer campanhas e ações arrasadoras é entender a relação entre propaganda e marketing, algo que muitas pessoas ignoram.
Na verdade, existe uma escala de complexidade e de abrangência que define os conceitos com os quais uma marca deve lidar quando pensa em comunicação com o público.
No fundo, o que está em jogo é exatamente isto: a comunicação da marca com o seu público-alvo, composto pelos clientes em potencial.
Por exemplo, uma gráfica que faz cartão de visita esteticista tem como alvo (também chamado de target nas agências, que é o termo em inglês) nada menos que as próprias clínicas e profissionais do mercado estético.
Sendo assim, os quatro pilares dessa comunicação são os seguintes:
O branding é quem define a filosofia da marca, sua identidade verbal e visual, então é sempre importante retomar esses pontos antes de começar uma ação mais prática.
Já o marketing traduz o famoso trio “Missão, Visão e Valores” em campanhas.
A publicidade, por sua vez, tem a ver com a parte mais prática, como a gestão dos veículos de mídia que serão utilizados, do orçamento disponível e até da equipe envolvida.
A propaganda é a própria peça criada, como um texto para blog, um post para redes sociais, os banners digitais ou físicos que vão ser utilizados, os e-mails e newsletters que serão disparados, além das demais estratégias que aprofundaremos abaixo.
Até aqui já ficou claro que os grandes motores de busca, como Google, Bing, Yahoo e Ask Brasil são indispensáveis para quem deseja fazer propagandas eficientes.
Contudo, é preciso saber como aproveitar essas plataformas e tirar delas o melhor que podem dar.
Para isso, há dois modos, o mais direito é o Ads (Advertising, que significa, justamente, Propaganda).
Se a clínica de estética faz harmonização facial sem agulhas, que é um diferencial, ela pode pagar para aparecer no topo da página sempre que essa palavra-chave for pesquisada por alguém.
O interessante é que é possível segmentar essas propagandas, de modo que elas apareçam apenas na região e até na data e hora que a clínica preferir. Assim você não investe dinheiro à toa, mas aproveita cada centavo.
Ademais, os buscadores têm uma plataforma intuitiva, fácil de configurar e ainda emitem relatórios diários, que ajudam e muito na hora de fazer análises de como as campanhas estão se saindo.
Como dissemos no tópico anterior, há dois modos de lidar com os motores de busca.
Além da propaganda, o outro é o SEO (Search Engine Optimization), que é a Otimização de Páginas para Motores de Busca.
Ela consiste em atender os parâmetros que os buscadores exigem para que sua página seja bem posicionada não apenas no topo da página, mas também no campo orgânico, que na verdade é o que ocupa o maior espaço na página de resultados.
Pode até parecer que não se trata de uma “propaganda” propriamente dita, mas a verdade é que o modo de conseguir ser ranqueado e os resultados são tão bons ou até melhores do que o do Advertising.
Para isso, você precisa criar conteúdos originais e de qualidade, que agreguem valor ao seu público. Por exemplo, “Os 10 motivos para fazer um tratamento rugas profundas”, artigo que pode colocar a clínica como uma referência no seu segmento.
Além disso, é muito importante frisar o fato de que não basta fazer as propagandas e anúncios caso o seu conteúdo não seja de excelência.
Assim, o Ads e o SEO devem andar de mãos dadas para que sua propaganda de estética fique completa.
Outro motivo para investir em marketing de conteúdo, que também indica como fazer propaganda de estética, é o das redes sociais.
Ali é outro universo em que as marcas que geram os melhores materiais se destacam mais.
Portanto, não pense que apenas postar fotos com promoções arrasadoras vai resolver, pois você precisará provar para o público que é uma autoridade no assunto.
Uma dica de ouro é aproveitar um artigo de blog sobre check up geral exames para criar os seus posts, fazendo uma sequência de publicações que têm chances muito maiores de engajar as pessoas, pois elas voltarão para consumir o restante das dicas.
Além disso, é fundamental respeitar a proposta de cada mídia social. Faça isso sem medo, pois uma propaganda de estética pode assumir qualquer formato, seja um texto dinâmico ou mais longo, uma imagem ou foto, ou mesmo uma live.
No último caso, por exemplo, você pode convidar autoridades da sua área específica para darem dicas ao vivo para os seus seguidores, o que traz retornos incríveis.
Não dá para falar em propaganda de estética sem falar em multimídia.
De fato, se fotos e vídeos de qualidade já são importantes em outras áreas, imagine naquela que lida eminentemente com a aparência e o aspecto físico do ser humano.
Realmente, algumas propagandas de saúde e beleza fizeram história nos formatos de grande painel de publicidade.
Hoje a diferença é que qualquer marca pode conseguir um espaço nas maiores vitrines do mundo, que são as plataformas digitais de que tratamos até aqui.
Outra vantagem de gerar conteúdos em multimídia é que seu público pode consumi-lo enquanto faz outras coisas, como dirigir, lavar louça ou malhar.
Por fim, existe um aspecto fundamental da propaganda que é mais passivo, mas também faz toda diferença.
É o do atendimento que você dá ao cliente. Isso faz parte do marketing e da propaganda na medida em que é capaz de atrair e até fidelizar mais pessoas.
Além disso, caprichando na interação também há uma chance maior de seus leads e clientes compartilharem suas propagandas.
Portanto, uma dica de ouro é dar um atendimento personalizado, que trata cada um individualmente e de modo customizado.
Tudo o que trouxemos acima deixa bastante claro como fazer propaganda de estética é algo acessível e vantajoso para qualquer clínica ou profissional da área.
Os benefícios vão desde aumentar as vendas e resultados imediatos até fortalecer a marca no médio e longo prazo.
Portanto, com as dicas e conselhos apresentados, vai ficar ainda mais fácil conquistar sua fatia do bolo nesse mercado que é um dos que mais crescem atualmente.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog
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