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29 de junho de 2021

4 ideias de marketing para estética?

4 ideias de marketing para estética?
As clínicas de estética têm sido parte da transformação digital que ocorre no mundo todo a algum tempo. 

Até pouco tempo atrás, ações comuns de marketing tradicional funcionavam para atrair novos clientes, mas cada vez mais isso tem diminuído.

A grande maioria da população está conectada a internet de alguma forma, em grande parte pelos avanços na área de tecnologia móvel, que permite que um simples telefone celular seja uma porta de entrada para o acesso a internet.

Esse tipo de facilitação constante para obter informações acabou mudando a forma de pensar do cliente, que ficou muito mais pró-ativo do que reativo.

Hoje, quando um consumidor deseja um determinado produto ou serviço, como tratamento flacidez barriga, é comum que ele procure diretamente na internet.

Por isso, estar presente na rede é fundamental. E mais do que isso, é preciso ser encontrado para conseguir novos clientes e uma conversão maior para seus serviços de estética.

Pensando nisso, as ações de marketing digital acabam sendo grandes aliadas.

As estratégias de marketing digital estão em todos os lugares, o que permite que você explore com muito mais assertividade ações que trarão retorno para sua clínica de estética.

Entretanto, é preciso realizar um bom planejamento estratégico para essas ações.

Isso porque é importante identificar quais estratégias de marketing digital tem um retorno melhor com seu público, evitando assim gastos desnecessários. 

Para conseguir compreender isso, você pode iniciar identificando seu público-alvo.

O público-alvo nada mais é do que um grupo de pessoas com gostos e interesses em comum, que tem uma propensão maior para consumir seus produtos ou serviços.

Para conseguir determinar o público-alvo, você consegue fazer pesquisas e avaliar transações anteriores, como a aceitação de massagem modeladora masculina pelo público.

Entretanto, para respostas ainda mais assertivas sobre as ações de marketing que você escolherá para atrair novos clientes, o ideal é a construção de uma persona. Uma persona tem um grande potencial de exploração.

O conceito de persona é criar uma figura fictícia com o máximo de informações possíveis, para que esta figura consiga oferecer respostas reais sobre suas ações de marketing.

Uma persona é criada com base nas suas pesquisas de público-alvo, mas muito mais específica.

Para começar, uma persona tem uma série de dados básicos criados por você, como nome, endereço, classe social e outros exemplos. 

Entretanto, o que diferencia a persona de outras técnicas de análise é criar uma psique para ela. Você pode criar uma persona com desejos, angústias, medos e padrões de consumo, o que identificará se uma determinada ação é certa para esse tipo de cliente.

Assim, você pode explorar com muito mais assertividade qualquer técnica de marketing digital e identificar pontos fortes, como vender botox natural para o rosto.

Estar na internet é fundamental, mas não é a única ação necessária para atrair clientes para seu centro estético.

Visto que é preciso se atentar a uma série de elementos como um site bem estruturado, presença forte nas redes sociais e muitas outras ações.

Por isso, é importante saber exatamente quais ações tomar referente ao marketing digital para conseguir explorar todo o potencial que esse novo mercado traz para seu estabelecimento, aumentando muito as possibilidades do que você tem a oferecer.

1. Site completo

O primeiro passo para ser bem-sucedido na internet é ter um site de qualidade. Ali será seu quartel general, onde as ações e informações relevantes serão publicadas.


É importante pensar em todos os detalhes para que seu site possa explorar todo o potencial dele, como oferecer o serviço de atendimento médico domiciliar.


Portanto, a priori é necessário se atentar às regras de SEO. A sigla, que significa Search Engine Optimization, se refere a um conjunto de ações para melhorar seu site junto às ferramentas de busca.


O cliente hoje quando tem uma necessidade, não pensará duas vezes antes de usar os motores de busca para encontrar a solução.


Por meio da digitação de palavras-chave, os algoritmos dessas plataformas buscam em seus bancos de dados as melhores respostas.


Eles então apresentam em um formato de lista para o consumidor, do mais ao menos relevante. Normalmente, os primeiros links são onde o cliente encontra o que procura, por isso é importante estar ali.


Para isso, um bom trabalho deve ser realizado na produção de conteúdo de seu site, apresentando material importante e útil, e não se focando apenas em propaganda e publicidade para o estabelecimento.


Além disso, o próprio layout tem uma forte influência no seu posicionamento. Quando você cria um site, é normal que ele seja otimizado para aparecer em um monitor de computador.


Entretanto, hoje em dia as ferramentas móveis são muito mais usadas para a pesquisa de diversos temas, como a clinica fisioterapia esportiva.


Por isso, ter um site responsivo, cujo layout se adapta à resolução do dispositivo que está buscando a informação, é uma excelente maneira de conseguir um público maior com este tipo de ação.


2. Cuidados com a identidade visual

Na internet, a primeira impressão muitas vezes é a que fica. Por isso, é importante você ter em mente o poder que a identidade visual traz para sua marca. 


Existem vários detalhes importantes em sua identidade, que vão muito além de um logotipo.


Toda a simbologia que sua clínica de estética passará deve ficar registrada na memória dos clientes. 


Por isso, é importante se atentar na escolha de cores para realizar seu design, a tipografia e até mesmo o tipo de linguagem.


Dessa maneira, sua empresa será visualmente representada, e não será necessário grandes textos descrevendo o que você tem a oferecer para que as pessoas compreendam.


Algumas marcas acabam atingindo um público tão grande que nem é necessário uma logomarca. Seus clientes identificarão logo seu serviço de bichectomia odontologica.


A simples união de cores já faz com que as pessoas associam a marca em questão. Por isso, é importante tomar cuidado com as cores que você escolhe para sua identidade visual.


Se você escolher cores diferentes do padrão de mercado, pode se destacar e criar algo único.


Entretanto, é importante evitar qualquer tipo de identificação com marcas maiores. Isso acabará fazendo essa empresa engolir sua clínica, não dando espaço para seu crescimento.


3. Conteúdo audiovisual

O mundo está cada vez mais corrido, e muitas vezes as pessoas não têm tempo para ler um longo texto, não importa o quão boas sejam as intenções ou o conteúdo do mesmo. Por isso, muitas vezes é importante partir para outras mídias.


O conteúdo audiovisual tem sido de grande aceitação do público em geral, em grande parte porque é um estilo dinâmico e de rápida absorção para fazer uma acao de marketing promocional, além de apresentar em vídeo todos os processos e procedimentos.


Você precisa se atentar a alguns fatores primordiais quando decidir iniciar a gravação de conteúdo audiovisual como forma de marketing, por exemplo:


  • Iluminação;
  • Câmeras;
  • Produção;
  • Roteiro.



Mesmo que você esteja fazendo um vídeo do dia a dia de sua clínica, é importante ter uma história para contar. 

Do contrário, o vídeo perde seu propósito e acaba não atraindo a atenção desejada do público.


4. Redes sociais

O poder das redes sociais é imenso. É possível criar uma série de elementos importantes que serão explorados com qualidade ao longo de suas ações de marketing, principalmente por conta da proximidade do consumidor com a marca.


Você pode aproveitar sua pesquisa com o público-alvo para identificar quais são as redes mais acessadas por eles para iniciar uma interação.


Isso porque o ideal é que você esteja o máximo possível de redes sociais, mas nem sempre é uma possibilidade.


Estar em uma rede social é muito mais do que criar uma conta e deixar as pessoas te encontrarem. Você precisa de atividade, conteúdo e interação, como um flyer digital, para fazer a sua conta realmente ter progresso na rede.


Quanto mais você explora esse conteúdo, maior o potencial de viralização que você consegue. 


Isso porque é muito fácil conseguir conteúdos virais através da internet. Você pode aproveitar melhor uma série de elementos de suas ações de marketing.


Um conteúdo viral é aquele que, assim como um vírus, se espalha desenfreadamente. Esse resultado é obtido quando você consegue fazer seu público compartilhar uma publicação sua com seus amigos e familiares.


Portanto, esses amigos e familiares começam a divulgar em seus círculos pessoais e assim sucessivamente, alcançando um público muito maior.


Considerações finais

Para uma clínica de estética crescer no mercado de hoje, é fundamental se adaptar e migrar para o mundo digital. 


As ações atuais precisam ser revistas para que você consiga o maior número possível de clientes.


Quando você entende a importância de ter um conteúdo na internet, produzindo material que chama a atenção de um público completamente novo, acaba saindo na frente da concorrência e se tornando uma forte liderança no mercado.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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