É preciso entender, primeiramente, que o comportamento de quem procura médicos e atendimentos personalizados de saúde mudou completamente.
Antes, a procura se baseava em indicações de parentes, amigos, vizinhos e conhecidos.
Apesar de ainda ter bastante disso, atualmente há um vasto oceano de especialidades e também de maior preocupação com a saúde e estética, como o aumento na procura por procedimentos de
limpeza de pele profunda profissional.
Isso resulta em uma grande demanda por atendimento de consultórios médicos, das mais diversas especialidades, uma vez que as pessoas procuram muito por bons médicos e consultórios confiáveis.
Em larga escala, só é possível construir essa credibilidade por meio das estratégias digitais de marketing. Se você quer crescimento exponencial de clientes e que seu consultório médico tenha grande relevância no meio, só o boca a boca não é o bastante.
Vamos ver agora quais estratégias digitais os consultórios médicos podem adotar, a fim de conseguirem o objetivo de atrair mais pacientes, além de mais reconhecimento no mercado.
O primeiro passo a ser dado por qualquer negócio que queira ter uma presença online forte é ter um site que possua todas as informações que os clientes e, no caso, futuros pacientes, procurem.
Assim como a falta de
manutenção em hospitais pode afastar pacientes, uma estratégia digital sem um site bem estruturado não consegue obter muita notoriedade na internet.
Portanto, o primeiro passo é construir um site que tenha algumas características essenciais, como:
Além desses pontos, o
design e a usabilidade do site devem ser fáceis de entender, a ponto de o futuro paciente encontrar facilmente o que procura. Isso inclui a responsividade da página em aparelhos celulares.
Sabe quando você procura algum serviço ou uma empresa e aparece logo no primeiro resultado uma caixa com os dados básicos da empresa, como telefone de contato, site, localização, horário de funcionamento, hora para entrega de documentos e avaliações?
Isso aparece quando se possui um cadastro no Google Meu Negócio, um serviço essencial para as pessoas acharem o consultório e verem que realmente existe. É uma forma bastante confiável de consulta e já consolidada na internet.
Isso ajudará bastante na visualização do consultório, antes mesmo de entrar no seu site. De forma bastante rápida, os clientes podem já ligar no telefone que aparecer no resultado da busca para marcar suas consultas.
É como uma vitrine que pode ser usada como um
cartão de visita psicologo ou qualquer outro profissional de saúde que tenha um consultório.
Apesar de o Google Meu Negócio ser uma estratégia bastante eficiente, construir um forte modelo de práticas SEO para o seu consultório médico é um ponto a ser levado em consideração.
Quem já sabe o nome do seu consultório pode facilitar na hora de buscar, mas quem faz uma busca no Google como “nutricionista para
dieta reeducação alimentar”, já quer ver nos primeiros resultados quais consultórios aparecem para marcar uma consulta.
Perceba que a pesquisa é muito mais genérica. Isso significa que é preciso fazer uma boa otimização SEO em seu site para que o consultório apareça como uma das primeiras opções no Google.
Quando o seu negócio aparece na primeira página, a chance do clique e do interesse por parte do paciente é muito maior.
Dessa forma, o consultório médico pode contratar um serviço terceirizado, como uma agência de marketing, para fazer uma análise detalhada do site e otimizar tudo o que há nele para os usuários o encontrarem mais facilmente em uma busca.
Uma estratégia SEO também pode ser feita através de um blog com dicas e cuidados médicos. Os especialistas do consultório podem escrever diversos artigos e conteúdos educacionais que agreguem no que os futuros pacientes estão procurando.
Principalmente para este tipo de negócio, a boa informação e de qualidade é muito bem-vinda, pois causa uma boa impressão e gera reputação para o consultório.
Tendo esses artigos no blog de forma periódica, faz bastante sentido aplicar as técnicas de
Search Engine Optimization nesses textos.
Isso irá garantir que uma pessoa que esteja procurando, por exemplo,
terapia manual, entre no seu site por meio do conteúdo e, de quebra, agende uma consulta com um dos especialistas porque gostou do artigo.
Essa é uma forma orgânica e barata de conseguir muitos acessos, aproveitando as buscas por temas médicos quentes. Quando bem feita, essa estratégia pode ser altamente benéfica para o consultório.
Procurar doenças e explicações médicas na internet já é uma prática muito conhecida. Portanto, ver vídeos relacionados a isso para sanar dúvidas é capaz de educar o público.
Quando esses vídeos são gravados pelos próprios médicos especialistas do consultório, a tendência é chamar bastante atenção pelo alto volume de buscas.
Pense nisso para obter uma boa reputação no mercado. Ser engajado por meio de conteúdos é uma ótima forma de se impor no meio online e se mostrar como uma alternativa confiável.
Atualmente, é nítida a preferência do público, de forma geral, por conteúdos mais visuais e curtos do que por textos longos.
Por exemplo, caso o consultório médico tenha um profissional especializado em cirurgia plástica, pode ser interessante que este especialista explique como é possível aplicar
botox natural para o rosto e outros procedimentos.
Ao fazer isso, será inevitável a curiosidade de boa parte dos usuários que vão assistir ao vídeo, o que pode resultar em mais clientes.
Ter um sistema de avaliações após as consultas médicas é uma ótima maneira de dar credibilidade e idoneidade ao seu negócio.
Quando as pessoas procurarem o seu site e perceberem a grande quantidade de menções, agradecimentos e avaliações, automaticamente elas já estarão com um pensamento positivo da sua clínica por agradar tantos pacientes.
Assim como estratégias mais orgânicas, como o SEO podem ajudar muito o seu site, é importante pensar em investir em outras formas de divulgação.
De repente, pode haver um problema de infraestrutura ou um tempo de carregamento mais lento que faça sua página cair de classificação no Google.
Se acontecer isso, seu consultório pode sofrer prejuízos, uma vez que há outras iniciativas e estratégias digitais para chamar clientes.
Uma das principais são os anúncios pagos nos buscadores online e nas redes sociais. Por meio deles, você acaba sendo mais certeiro e impactando pessoas que realmente estão procurando o seu consultório médico, os especialistas que estão nele ou o atendimento.
Os anúncios são veiculados como
banners e diversos outros formatos que podem ser promocionais nas redes sociais, de acordo com as palavras-chave pesquisadas.
Então se um usuário digitar no Facebook “harmonização facial sem agulhas”, é possível que momentos depois apareçam alguns anúncios no seu
feed, que têm justamente a ver com a programação que o consultório médico realizou com sua equipe de marketing.
Como última dica, e não menos importante, as redes sociais são cruciais para qualquer tipo de negócio se estabelecer virtualmente em termos comerciais e de expansão.
Por meio delas, você tem contato com públicos variados e consegue obter uma boa noção de como o consultório é visto, por conta das reações dos usuários quando você faz algumas publicações.
Assim como os vídeos, que mencionamos há algumas dicas, fazer
stories do dia a dia do consultório ou bolar conteúdos periódicos como “tema médico da semana” ou “explicação do dia” podem ser grandes aliados de uma boa estratégia digital de redes sociais.
Com as dicas abordadas no decorrer deste artigo, esperamos que seu consultório médico seja capaz de construir uma estratégia digital capaz de atrair pacientes e solidificar a autoridade de sua clínica no ambiente online.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog
Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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