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agência de marketing médico
12 de julho de 2021

Como vender cirurgias plásticas? 

Como vender cirurgias plásticas?
O marketing está presente em todos os tipos de empresa, independentemente do seu nicho de atuação, inclusive para clínicas médicas. Uma das preocupações de muitas pessoas ligadas a essa área é de como vender cirurgias plásticas e atrair novos clientes.

Nos dias de hoje, boa parte das pessoas têm algo em seu corpo que querem mudar e, mesmo que precise passar por um processo de aceitação pessoal, caso tenha as devidas condições, não há problema em alterar alguma característica física em si mesmo.

Seja numa clínica geral particular ou com um único profissional especializado em cirurgias, a procura por esse tipo de procedimentos estéticos vem crescendo com o passar dos anos, o que tem animado os profissionais do meio.

Desde pequenas mudanças no rosto até mesmo uma completa remodelação facial, todas as pessoas têm inseguranças, mesmo que algumas mais e outras menos, que uma cirurgia plástica pode ajudar a enfrentar para que elas possam se sentir melhores.

Também é válido mencionar que, embora sejam caras, diferente do que muitos pensam, as cirurgias plásticas não representam apenas um luxo. Elas são ferramentas que podem ajudar e muito uma pessoa que deve, por exemplo, o rosto desfigurado por um acidente.

Mesmo que utilize um flyer de divulgacao ou outro meio para marketing e vendas, uma clínica especializada pode fazer uma campanha de suas cirurgias plásticas para poder auxiliar todo tipo de pessoa.

Portanto, agora que já ficou um pouco mais claro da importância e o impacto que uma cirurgia pode causar na vida de uma pessoa, alterando sua aparência, é importante entender como funciona o meio de vendas e divulgação das clínicas especializadas.

O texto de hoje abordará estratégias de marketing e vendas que te ajudem com essa missão, além de desvendar o porquê das pessoas buscarem tanto por mudanças estéticas em seu corpo.

Para isso, nos próximos tópicos, acompanhe algumas estratégias e modos de vender este tipo de serviço, podendo ser a diferença de um negócio de sucesso para um completo fracasso.

Estratégias para se tornar um bom vendedor

Logicamente, você não conduzirá o marketing de sua clínica da mesma forma que uma academia de hidroginástica, mesmo porque cada estabelecimento tem um objetivo diferente, públicos distintos, valores e estratégias diferenciadas.


Desse modo, vamos apontar as principais estratégias que são de extrema importância para que a sua clínica decole e que seja mais eficiente na hora de atrair novos clientes para os procedimentos oferecidos, que neste caso, é o de vender os serviços de cirurgia plástica.

1. Tenha conhecimento do seu público

Independentemente se o foco do seu negócio é oferecer o melhor serviço de logística do mercado ou diversos pacotes de tratamento de flacidez abdominal, não tem maneira de uma empresa se manter por muito tempo sem entender e conhecer o seu público.


Os seus clientes são uma espécie de bússola que irá guiar as suas decisões e dizer a forma como querem que o seu negócio seja gerenciado. A preocupação com a satisfação do público envolve a preocupação com a sua marca.


Desse modo, saber qual o perfil de cada cliente, bem como quem são aqueles que, de fato, estão interessados pelos seus serviços que serão prestados pela sua clínica de cirurgia plástica é essencial para dar os primeiros passos e estabelecer estratégias assertivas.


Ademais, mesmo que o carro chefe de sua clínica seja a mamoplastia sem prótese, a criação de uma persona é essencial para que você consiga entender melhor os seus clientes, principalmente em um ramo tão específico e caro que é o de cirurgias plásticas.


Caso o cliente não se sinta seguro com a alteração que será feita em seu corpo, ele simplesmente procurará outro lugar que atenda às suas necessidades, portanto, fique atento e defina muito bem o tipo de público que você busca para o seu negócio.


Para entender melhor, a persona é uma representação do seu cliente ideal, como nome, gostos, vontades, defeitos, desejos, trabalhos, rotinas e poder aquisitivo. Para facilitar o seu trabalho na hora de criar esse perfil, você pode definir categorias, tais como:


  • Idade;
  • Gênero;
  • Localização;
  • Renda média;
  • Problemas e expectativas;
  • Sonhos e conquistas.


Em vista disso, seu cliente pode trabalhar desde banqueiro a montador de stand feira, mas será muito mais fácil para que você consiga analisar esse perfil e entender quais as suas vontades e o que ele espera que a sua clínica entregue a ele.

2. Crie conteúdo relevante para o meio

A internet possibilitou que todo mundo estivesse conectado ao mesmo tempo, além de abrir um horizonte de informações que podem ser adquiridas de forma rápida e sem muito esforço por parte do usuário, bastando apenas alguns cliques nos buscadores.


Porém, existe um revés. Apesar de se ter muita informação nos dias de hoje, nem sempre elas são verdadeiras ou estão completamente corretas, sendo necessário que empresas dedicadas e com bons profissionais consigam passar um conhecimento verídico.


Sendo assim, em seu site, sua marca pode começar a criar conteúdo de qualidade para chamar a atenção das pessoas, atrair mais clientes e se tornar mais relevante no meio digital, mesmo que o foco  seja sobre reeducação alimentar para emagrecer.


Além de gerar mais confiança para os seus clientes, você estará oferecendo conteúdo gratuito a todos aqueles que se interessam pelo meio e/ou desejam realizar uma cirurgia plástica em algum momento de suas vidas.


Explicar termos técnicos, tipos de procedimentos e quais são as prioridades de sua clínica são maneiras de estar alinhado com os ideais dos clientes e fazer com que eles entendam algo que parecia difícil. Lembre-se que didática é muito importante nesses momentos.


Desde conteúdos sobre preenchimento maçã do rosto e outros procedimentos, lembre-se que sua clínica trabalha no meio, tem profissionais especializados e clientes que já passaram pelos processos. 


De forma natural e orgânica, sua empresa atrairá mais clientes e sua autoridade dentro do mercado só tem a crescer.

3. Faça uso da tecnologia

Essa, com toda certeza, é uma das estratégias que a sua marca pode melhor se beneficiar, afinal, a tecnologia está aí para ser usada. Portanto, utilize softwares, máquinas e aparelhos que te ajudem a fazer uma melhor gestão de pessoas e do seu próprio negócio.


São diversos os meios de se utilizar a tecnologia para melhorar as vendas e, mesmo no meio profissional de cirurgias plásticas, a utilização dela por ser vital para o sucesso de seu negócio e, consequentemente, a expansão do mesmo.


Logo, será necessário estar sempre se atualizando no aspecto de equipamentos para a clínica, afinal, se está lidando com o corpo das pessoas, e a boa utilização da tecnologia para o gerenciamento dos elementos descritos no início deste tópico.

4. Realize otimização SEO

SEO é a abreviação para Search Engine Optimization que, em uma tradução literal para a nossa língua, seria algo como “Otimização dos Mecanismos de Busca”. Ele pode ser extremamente importante para a sua clínica.


O que ele faz é melhorar o ranqueamento do seu site perante os mecanismos de pesquisa, como o Google, Bing e Yahoo!, fazendo com que os algoritmos reconheçam que a sua página é relevante e deve ser recomendada em um resultado de pesquisa.


Pense na quantidade de vezes que comprou algum produto ou serviço que estava além da primeira página do Google.


Provavelmente, poucos ou nenhum, e é isso que o seu negócio deve ter em mente ao tentar atrair novos clientes. 


Não importa se você oferece o melhor produto do mercado, se as pessoas não te encontram ou não conseguem te localizar facilmente. 


Logo, crie conteúdo de qualidade, informações úteis, links confiáveis e tenha um bom domínio da ferramenta para melhorar o seu ranqueamento.

Considerações finais

No artigo de hoje, você conseguiu entender um pouco mais sobre o mundo de vendas das cirurgias plásticas, como elas impactam a vida de alguém, como elas são necessárias, além de dicas e estratégias de como vendê-las de forma mais eficiente.


As vendas e o marketing andam lado a lado e, quando um trabalho é feito de maneira que envolvam ambos de forma natural e com qualidade, todos os elementos acima destacados conseguem desempenhar um papel muito importante no meio.


De certo, tudo dependerá de quanto se pretende investir, quais metas foram estipuladas e como pretende-se chegar lá. Adapte o que for mais condizente com a realidade de sua clínica e utilize o restante quando o momento for mais apropriado.


Agora, é começar a planejar e colocar tudo o que foi disponibilizado ao longo do texto em prática, para assim aumentar a relevância, autoridade e alcance de sua clínica no mercado.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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