O marketing hospitalar nada mais é do que um plano de marketing realizado por administradores hospitalares e profissionais de comunicação.
Com o objetivo de elevar a divulgação dos valores e propósitos da empresa com a finalidade de trazer mais clientes.
Assim como qualquer empresa, os hospitais, as clínicas e os consultórios médicos precisam de uma presença em mídia.
De forma tanto tradicional (TV, rádio, outdoor), e principalmente, de uma presença online, por meio do marketing digital.
Hoje em dia, as pessoas acessam muito mais as telas dos celulares, tablets e notebooks do que essas mídias tradicionais, inclusive para agendar consulta oftalmologista, por exemplo.
Se um profissional de saúde conseguir investir na mídia tradicional, e ainda mais, nas mídias novas que dizem respeito ao uso da internet, melhor será para o negócio, e a atratividade reinará para trazer mais clientes, tornando-se um destaque.
Para traçar estratégias e montar
stand para evento que vão elevar seu negócio a um
status
de maior prestígio e conhecimento, você precisará de um plano de marketing.
Tudo começa pelos seus objetivos com o marketing hospitalar, onde com quatro perguntas você pode iniciar seu processo de reflexão, são elas:
A partir dessas perguntas ficará mais fácil seguir seu caminho pelas diversas estratégias disponíveis.
Há diversos exemplos de objetivos com o seu marketing, como o posicionamento do seu negócio de clinica fisioterapia esportiva.
Essa palavra significa no meio publicitário atingir um estágio em seu negócio em que por meio dos seus valores e missões, sua marca se posiciona no mercado, ou seja, ela tem um lugar só dela.
De repente, esse pode ser um objetivo para sua clínica ou hospital para obter reconhecimento e autoridade em um assunto específico ou simplesmente por causa de uma boa gestão feita por suas equipes que constroem a companhia.
Outro objetivo muito comum que você pode focar é o crescimento do negócio.
Nesse tipo de foco, é preciso definir, por exemplo, um número ideal para se chegar em relação às consultas, aos seguidores nas redes sociais e ao nível de engajamento em suas páginas na internet.
Não adianta passar pelos próximos passos que vamos falar por aqui sem conhecer quais são os seus principais objetivos. Portanto, os tenha em mente.
A segunda dica que todo profissional de saúde que quer ter um negócio mais robusto precisa implementar é conhecer o público-alvo ou o perfil ideal de quem gostaria do seu negócio.
Sendo um exercício de imaginação muito válido, suponha que você tenha uma clinica de fisioterapia para gestantes.
Como fisioterapeuta, você saberá quem pode ser atraído para contratar o seu serviço. Quem são essas pessoas?
Há um conceito no marketing conhecido como persona. É por meio deste exercício que você imaginará e traçará de forma hipotética de um a três personagens que podem ser seu público.
Escolha um nome, uma profissão, faixa etária, renda mensal, estilo de vida, gostos, redes sociais que frequenta, a forma de comunicação de preferência, entre várias outras questões que vão formar essa pessoa do mundo das ideias.
A partir disso você conseguirá visualizar o seu cliente e passará a fazer estratégias em torno dessas personas.
Sem isso, se você planeja fazer conteúdos, por exemplo, terá que fazer algo genérico, afinal o seu público será genérico.
Quando se tem as personas já definidas, é possível fazer conteúdos mais específicos e aplicar outras estratégias de forma mais certeira.
Uma das coisas que você definiu das personas merece um destaque especial: canais de redes sociais para o seu público.
Uma vez que você identificou as redes sociais mais aderentes, se ainda não tem os canais, crie-os e comece a alimentá-los periodicamente.
Entretanto, atente-se a uma coisa: não se deixe levar pelas redes sociais e foque apenas naquelas que realmente o seu público acessa.
Pode ser que grande parte das empresas esteja no Instagram, mas não necessariamente você precise estar.
Depende muito das características do seu negócio como empresa de manutenção hospitalar e do que o público-alvo está apto a consumir de conteúdo nas redes sociais.
De repente, um foco maior no LinkedIn pode ser o seu caminho.
Mantenha frequência para ter maior engajamento nos canais certos. Não adianta postar de quinze em quinze dias.
Nesse tempo, provavelmente, já teria nascido outra companhia que chamaria mais atenção das pessoas, portanto, o foco é esse.
Defina também um calendário de posts e crie conteúdos recorrentes, como séries ou um conteúdo temático semanal.
Isso pode ajudar na hora de as pessoas pararem o que estão fazendo para ir à rede social conferir o seu conteúdo naquele dia específico.
Em relação aos conteúdos, sobretudo da área de saúde, há um universo a ser explorado no marketing hospitalar.
Você pode tanto divulgar de forma mais institucional, de forma educativa ou de forma mais certeira, com produtos e serviços.
A intenção dos temas, como
tratamento rugas profundas, e do seu tom de voz como empresa que quer atrair por meio da produção de conteúdo é mostrar que você e sua equipe entendem muito do assunto e são referências no mercado.
Este item é bastante importante para quem está começando, porque construir do zero um canal em rede social ou um blog em seu site é desafiador em termos de engajamento e de resultados.
Pensando nisso, uma solução muito usada no marketing hospitalar são os anúncios pagos e impulsionados por meio de dinheiro destinado às ferramentas que darão aquele empurrãozinho necessário.
Sendo assim, se você conseguiu implementar as etapas anteriores, certamente terá algum resultado. Os retornos de marketing são algumas das coisas mais esperadas.
Entretanto, para saber isso, é preciso ter uma boa leitura dos resultados e entender o que os números e gráficos dizem, assim como um aparelho de medir pressao.
As redes sociais e o próprio Google têm meios de analisar os conteúdos por meio de suas ferramentas analíticas.
Há alguns aspectos que devem ser vistos com mais atenção, como: o quanto você está gastando de marketing por cada conversão, o quanto você está gastando para a aquisição e o ROI (Retorno sobre o Investimento).
Portanto, se você investiu uma certa quantia em marketing, ele te diz o quanto valeu a pena em relação aos resultados e ao que foi adquirido pelos clientes.
Uma coisa para lembrar na hora de implementar essas estratégias é que chamar novos clientes é muito mais custoso do que focar nos clientes que já compraram de você e que já conhecem sua empresa.
É mais do que necessário fazer bem essa divisão para balancear os investimentos e focar também no público que está dentro.
Se eles ainda são clientes mais ativos, há uma boa chance de estabelecerem um vínculo maior com a companhia e até de impulsionar seu marketing gratuitamente por meio de um bom boca a boca.
Chegar a esse nível é fundamental para as empresas que fazem o marketing hospitalar.
Crie fãs do seu negócio e o seu retorno será imenso, tanto por eles quanto por outras pessoas que chegarão ao ouvirem dos "evangelistas" do seu negócio.
O marketing hospitalar, assim como qualquer outra área, necessita de algo a mais para se sustentar.
Se até empresas gigantes dependem de um bom planejamento estratégico de marketing, por que não consultórios, clínicas e hospitais.
O marketing é um alicerce de crescimento corporativo e usá-lo bem é uma demanda obrigatória para quem almeja grandes sucessos, sobretudo quando se trata da saúde das pessoas, que precisam de check up geral.
Quanto mais uma empresa conseguir estruturar seu negócio, mais valor ela tende a gerar para seus clientes e pessoas que, em tese, estariam interessadas em adquirir algo ou fazer parte.
Se isso significa apoiar e ajudar os pequenos negócios, e de quebra, melhorar o bem-estar das pessoas, então o marketing hospitalar só pode ser uma coisa boa.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog
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