Você já ouviu falar na comunicação integrada para médicos? Esses profissionais realizam um grande trabalho no mundo todo e é necessário que haja uma melhor comunicação entre médicos, assim como entre o profissional e pacientes.
O ser humano necessita de comunicação em todos os setores de sua vida, sendo um espécie que depende do trato social para o desenvolvimento de suas atividades e projeção das suas vontades, conhecidas como sonhos.
No mundo profissional é uma comunicação integrada bem feita que garantirá o sucesso.
Por isso, neste artigo, vamos falar sobre a importância da comunicação integrada para médicos e profissionais da área da saúde. Você verá que assim como com um
botox para tratamento odontologico,
é fácil de se adequar quando feito de maneira correta. Acompanhe!
Antes de dizermos o porquê deve-se aplicar essa estratégia em um consultório médico, é preciso saber o que é a comunicação integrada, seus benefícios e os modos de aplicá-la de maneira certa e objetiva.
A comunicação integrada é uma prática realizada através de um ou mais canais de comunicação, do qual é possível ter contato com diferentes setores dentro de uma empresa, facilitando o acesso a informações dos mais diferentes tipos, podendo ser:
Independente do setor, é de extrema importância que exista uma comunicação rápida e eficaz com os setores internos e até externos de uma empresa, e a comunicação integrada busca resolver esse grande problema tão presente em companhias e consultórios.
Por muito tempo, as empresas buscavam engajar seu público-alvo mandando demandas de setor para setor, mas no decorrer do processo, ocorria de que alguma informação poderia ter sido passada de maneira equivocada, ou a ideia central não ter sido absorvida.
Então, como não havia uma comunicação coerente com as ideias propostas, era comum que os setores mudassem a estratégia e prejudicassem o resultado final.
Isso tudo acaba por influenciar diretamente na experiência que o consumidor tinha com o produto, ou, neste caso, do paciente com a clínica ou consultório médico.
Pense que a ideia inicial era de montar um
stand promocional cheio de detalhes e convidados para desenvolver uma boa experiência de divulgação para os clientes, mas por falha na comunicação, trouxeram um convidado totalmente diferente do combinado.
Isso faz com que a experiência do paciente não seja a mesma, e com o mercado tão competitivo, o resultado pode ser fatal.
Portanto, a comunicação integrada tenta por meio de diversas técnicas organizar uma melhor estrutura de comunicação para um ambiente empresarial ou consultório médico para proporcionar uma coordenação na realização dos trabalhos.
Existem diversos benefícios em construir uma comunicação integrada de qualidade para médicos, começando pela organização do consultório. Algumas das vantagens adquiridas com essas ações são:
Em um ambiente médico, não pode faltar os utensílios utilizados pelos profissionais. Até mesmo se for uma academia que oferece aula de pilates funcional, existem equipamentos que se faltarem podem gerar um transtorno para ambas as partes, cliente e profissional.
Acontece que esses utensílios, por serem utilizados apenas uma vez, acabam por gerar uma despesa demasiadamente alta para os consultórios.
Pensando nisso, é possível investir em uma ferramenta de integração de comunicação que auxilie tanto os profissionais da saúde, quanto a equipe responsável pela compra desse tipo de materiais. Assim, ambas as equipes podem manter uma comunicação efetiva entre si.
Outro benefício é a melhora na comunicação entre paciente e médico. Uma das grandes preocupações que fazem as pessoas pagarem por uma clínica particular é o tratamento exclusivo e a velocidade de atendimento.
A comunicação integrada possibilita com que o paciente cadastre tudo de maneira digital em seu prontuário e até histórico médico para que o médico possa ter acesso direto do
software.
Essa estratégia faz com que o paciente possa ser atendido de maneira mais rápida, o médico consegue ter acesso a um número maior de pacientes e, por consequência, o lucro aumenta.
Pense em uma pessoa que faz um tratamento e se sente meio mal durante a noite, mas nada muito sério que o médico não tenha avisado. Acessando o aplicativo, ele pode informar o médico ou apenas ler as recomendações para aliviar os sintomas.
A medicação é posta pelo próprio doutor dentro do
software e a receita é feita de maneira digital, evitando que o paciente tenha de ir até o consultório e depois até a farmácia. Tudo é feito de maneira rápida e prática. No fim, todos saem ganhando.
A recomendação médica é uma das mais poderosas que existem, efetivamente quase nenhuma pessoa comum irá discordar de uma opinião médica, no máximo, buscar uma segunda opinião.
Agora, pense se você e seu amigo ou um colega médico tem clínicas que atuam em setores diferentes, mas próximos no quesito localização, ou se você está buscando por parcerias médicas para conseguir encaminhar pacientes.
Na comunicação integrada, é possível criar um sistema de recomendação médica. Então, se um paciente obeso, procura sua clínica de cardiologia por problemas no coração, após tratá-lo, você pode recomendá-lo a
clínicas de emagrecimento, por exemplo.
Logo, os pacientes dessas clínicas serão indicados para o seu consultório e assim será feito o compartilhamento de clientes e, novamente, todos saem ganhando. Pensando também pelo lado clínico, é possível buscar opiniões diferentes.
Por estar tratando da vida de pessoas, não há espaço para erros, portanto, ainda é possível utilizar desse canal para buscar opiniões de casos delicados e tomar a decisão correta.
Agora que sabemos do que se trata a comunicação integrada para médicos e quais são os benefícios, veja o que é preciso ter para implementá-la:
A comunicação integrada exige investimento em tecnologia para que as estratégias de marketing e criação de conteúdos sejam feitas da melhor maneira possível.
Além disso, se forem utilizados
softwares para causas específicas, será necessário pagar um desenvolvedor ou assinar um plano para um programa já existente.
Tenha em mente apenas que todos esses custos são investimentos para aquilo que você deseja alcançar ao longo do processo. É como fazer
harmonização facial em homens: as pessoas só notam a diferença quando vêem o grande resultado.
Assim como boa parte dos procedimentos que envolvem a medicina, será preciso ter pessoas na equipe que entendam dos processo e saibam utilizar as ferramentas criadas especificamente para a melhoria dos atendimentos na comunicação integrada.
Todos os meios foram dados, foram feitos os investimentos em tecnologia e ambientação, agora resta ter uma excelente equipe coordenada e dedicada.
A comunicação integrada para médicos também será “vítima” do marketing digital. Não tem como fugir justamente pelos grandes resultados que são gerados ao fazer um grande investimento nesse ramo.
Portanto, para um médico que atua em uma
clínica geral particular e que investiu fortemente na comunicação integrada, obtendo
softwares para facilitar os processos, além de atender pacientes de outros estados, será preciso que esse trabalho seja visto.
De preferência que o médico seja visto pelo seu grande trabalho, então, crie uma página nas redes sociais, crie um site e publique com frequência em seu blog.
Invista na otimização dos mecanismos de busca (SEO) para que a clínica seja encontrada com facilidade, ou seja, crie um bom plano de marketing digital. Desta forma, toda a estratégia de comunicação integrada será devidamente concluída.
Essa é uma estratégia que pode muito bem ser utilizada tanto por uma
clínica de acupuntura
quanto por um consultório de psiquiatria.
O Brasil é um país que tem relativamente poucos médicos, e por ser um país de extensões continentais, faz com que muitas pessoas fiquem sem um tratamento acessível e de qualidade.
Muitos médicos aderindo o sistema digital e práticas de comunicação integrada, utilizando
softwares e até as redes sociais para tentar falar com pacientes que moram longe acabam por não poder ir até o consultório com frequência.
Alguns tratamentos não necessitam de uma
sala para palestra
para serem aplicados, então é possível que, dependendo do caso, muitos indivíduos possam fazer o tratamento de casa, apenas sob orientação do médico.
Isso gera um potencial para mercado fora do comum, e o paciente precisa apenas de internet, não necessariamente 24 horas por dia, mas apenas quando surgir uma dúvida.
Ele acessa a plataforma e tem acesso a todas as orientações, medicamentos e tem contato com o médico.
Viu a importância de se ater a uma boa comunicação integrada dentro do ramo da medicina? Esperamos que estas dicas tenham te auxiliado a dar os primeiros passos para adotar uma comunicação de qualidade para seu consultório.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog
Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
QUERO TER MAIS PACIENTES NO MEU CONSULTÓRIO
CONFIRA MAIS POSTS DA KOP MÉDICO