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31 de outubro de 2022

Estratégias de SEO para médicos com foco no Google

SEO para médicos com foco no Google

Para que os médicos sejam capazes de atrair pacientes para seu consultório, é necessário se adequar às transformações da era da internet, construindo uma forte presença no ambiente digital. Portanto, a estratégia de SEO é necessária para um bom posicionamento.


Dessa forma, quando uma pessoa pesquisar por assuntos relacionados à área da saúde, as páginas dos serviços médicos oferecidos serão mostradas nos primeiros resultados do Google.


Portanto, a estratégia de SEO é um processo para organizar o conteúdo de um site por tópicos e palavras-chave inseridas nesses tópicos, ajudando o Google a entender os motivos que levaram a pesquisa durante a sua busca.


Essa estratégia é a forma de otimizar uma página na web, melhorando a experiência do usuário ao acessá-la, quando estiver interessado nas informações sobre o uniforme privativo hospitalar, por exemplo.


Isso significa que, por meio dos tópicos apresentados na página e também através das palavras-chave, o usuário consegue chegar na empresa que vende esse tipo de produto, se o seu objetivo for uma compra.



É por isso que os médicos vêm utilizando cada vez mais as ferramentas de marketing digital para atraírem mais pacientes porque também é através deles que seus serviços são divulgados.

Os médicos podem aplicar a estratégia de SEO?

Essa já é uma necessidade na maioria dos Médicos, porque através do SEO (Otimização para Mecanismos de Busca), eles informam ao Google qual é o serviço que precisa constar nos resultados de busca, quando forem acionados.


A partir daí, por meio das estratégias aplicadas, um algoritmo do Google vai definir quais serão os primeiros resultados quando uma pesquisa nessa área for realizada ou em até outro setor, como na busca por um lar temporário para idosos, por exemplo.


Portanto, a cada pesquisa realizada nessa área vai representar uma oportunidade para a clínica médica oferecer a melhor resposta para os usuários, obtendo mais chances de ganhar visibilidade e cliques em seu site.


E como consequência vai conseguir mais tráfego orgânico, obtendo mais resultados com a sua presença na internet, assim como ocorre em uma empresa terceirizada de limpeza. Essa estrutura é aplicada da mesma forma para todas as áreas.


Porém, é necessário que o médico com sua clínica prove ao Google que tem a melhor resposta, obtendo as chances de aparecer nas primeiras posições da SERP (Search Engine Results Page), ou seja primeira página dos buscadores. 


Isso significa não apenas ter o melhor conteúdo, como também oferecer uma boa usabilidade, conquistando autoridade no mercado e proporcionando uma boa leitura das páginas ao Google, esse é o objetivo no qual as estratégias de SEO se focam.


O Google estabelece critérios na avaliação das páginas de um site, para então definir se ele atende ou não às respostas de uma determinada pesquisa. Ou seja: se a busca é sobre termômetro de globo instrutherm, as respostas são pertinentes ao tema buscado.


As estratégias de SEO também incluem a criação de anúncios pagos e links patrocinados, não envolvendo a compra de mídia. Por esse motivo, o aumento do ROI e a redução do Custo de Aquisição de Clientes (CAC) são os verdadeiros resultados do SEO.

Estratégias de SEO para médicos

Existem diferentes estratégias para aplicar o SEO em um consultório. Abaixo são destacadas algumas delas, para que junto o Google a página do consultório possa provar que suas respostas são as melhores, tais como:


  • Usar palavras-chave relevantes;
  • Criar conteúdo de alta qualidade;
  • Ter uma página que possa ser acessada por dispositivos móveis;
  • Utilizar o Conversion Rate Optimization (CRO);
  • Reduzir a linguagem técnica;
  • Divulgar o local da clínica;
  • Analisar os resultados das estratégias.


O uso das palavras-chave relevantes é um grande facilitador para a apresentação dos serviços médicos. É através delas que os motores de busca podem identificar o conteúdo criado, para entender se ele é ou não relevante para o assunto.


Por isso, é essencial não apenas usá-las, mas também ter conhecimento de quais palavras são as mais pesquisadas, procurando colocá-las de maneira natural no conteúdo produzido em seu site ou no blog da clínica.


Um conteúdo produzido com alta qualidade é fundamental para a análise dos algoritmos do Google, que vão analisá-los para saber se ele é ou não significativo para o usuário.


A qualidade é importante para que o conteúdo não seja plagiado por outras clínicas. Portanto, as postagens feitas no blog devem ter essa característica, para estarem em conformidade com os padrões de otimização estabelecidos pelo Google.


É fato que atualmente a maioria das pessoas usam celular para acessar a internet. Então, é necessário que a clínica médica tenha uma página apropriada para esses dispositivos, para que os pacientes possam abri-la e acessar as informações em diversos locais.


Caso isso não ocorra, os médicos perderão grandes oportunidades de atrair mais pacientes e nesse sentido as clínicas devem criar uma estrutura HTML, que vai garantir um bom funcionamento do site nos computadores e também nos celulares e tablets.


Isso também ocorre no aluguel de cilindro gás helio pequeno, por exemplo, que não tem um site otimizado para diferentes aparelhos. Na correria do dia a dia o usuário nem sempre acessa as informações pelo computador, mas muitas vezes pelo celular.


Então, a empresa que fornece esse serviço também precisa de uma estrutura HTML, para possibilitar que o usuário use o seu dispositivo móvel.


Outra parte da estratégia de SEO para médicos e clínicas se baseia no aumento da visibilidade, do tráfego e da sua exposição na internet.


Se por um lado é benéfico aumentar o tráfego no site, por outro aumentar a taxa de conversão dos usuários também é, porque isso pode proporcionar um ROI maior se comparado apenas com o aumento do tráfego.


Portanto, uma consideração importante em CRO é que seu uso pode ter um impacto direto nos serviços que mais necessitam de indicações e recomendações, para que novos pacientes sejam conquistados, só aumentar o tráfego não garante isso.


Quanto à linguagem técnica, ela deve ser reduzida, porque esse tipo de vocabulário é importante apenas para pesquisas acadêmicas. E, se esse vocabulário for utilizado, os pacientes se sentirão confusos e com dúvidas, se afastando da clínica.


Em páginas associadas à especialidades médicas, é recomendável verificar os termos usados, encontrando alternativas para substituí-los por uma linguagem mais simples e compreensível aos usuários.


Isso evita a confusão no entendimento, como também traz maior volume de visitantes ao site, uma vez que o conteúdo estará adequado à linguagem do paciente.


Por exemplo: nos laudos PCMSO PPRA e LTCAT a linguagem utilizada no conteúdo deve ser a mais comum possível para que o usuário possa compreender perfeitamente o que eles significam, sem gerar confusão no entendimento.


Outra forma das clínicas médicas obterem bons resultados nas buscas é fazendo uso das ferramentas de promoção do local do negócio.


Por isso a clínica deve se cadastrar no Google Meu Negócio, assim sempre que alguém buscar serviços médicos, os dados de contato da clínica vão aparecer nas pesquisas.


A análise dos resultados também é uma das estratégias utilizadas depois que a clínica adota algumas ferramentas do SEO, porque grande parte dos resultados não poderá ser percebida sem que seja feita uma análise.


É essencial esse acompanhamento por parte dos médicos, ou dos profissionais responsáveis pela área, para saber se as iniciativas  estão ou não funcionando e, se necessário, fazer alguma mudança.


Existem diversas ferramentas de monitoramento, como o Google Analytics, uma plataforma que permite saber quantas pessoas estão acessando um blog de uniforme feminino, por exemplo. Através dele é possível saber a faixa etária dos usuários e outras informações.


Essas estratégias de SEO para clínicas médicas são de grande importância para alavancar o negócio na internet, mas para um melhor resultado é fundamental mensurar o seu desempenho e acompanhá-las. 

Dicas para melhorar o ranqueamento no Google

Para que as clínicas médicas se destaquem nos resultados do Google, obtendo melhores resultados em seu site, abaixo seguem algumas dicas para que o ranqueamento seja melhor.


Com elas, a clínica consegue se posicionar nas primeiras páginas de pesquisa, ajudando a alavancar o site. São elas:


  • Garantir uma navegação segura por meio do certificado SSL;
  • Oferecer uma experiência positiva durante a navegação;
  • Diminuir o tempo de carregamento da página;
  • Ter URLs curtas que usem palavras-chave;
  • Construir bons títulos e metas description;
  • Utilizar textos alternativos nas imagens;
  • Utilizar palavras-chave nos intertítulos;
  • Investir na escrita mais simplificada;
  • Não copiar textos de outros sites;
  • Utilizar bons links internos e externos para formar parcerias;
  • Cadastrar-se no Google Meu Negócio.


Em uma breve explicação, é por meio dessas dicas que as clínicas médicas conseguem não apenas atrair mais pacientes como também se destacarem nas pesquisas, aumentando as chances de aparecerem nas primeiras posições.


É fundamental não copiar nenhum texto de um conteúdo já existente na web e sempre alterá-los nas imagens dos serviços oferecidos. Essa cópia de texto muitas vezes acontecem na confecção de cartão de visita fisioterapia, por exemplo.


Isso porque normalmente os serviços oferecidos nessa área são sempre os mesmos, então no momento de fazer o cartão o texto acaba sendo igual a tantos outros que já existem. Portanto, é necessário diversificar para não representar plágio.

Considerações finais

As estratégias de SEO para médicos e clínicas têm sido muito utilizadas nos últimos tempos, para que mais pacientes possam ser atraídos e usufruírem dos serviços médicos oferecidos.


São técnicas que podem colocar uma clínica nas primeiras páginas de pesquisa no Google, justamente por usarem palavras-chave relevantes à área médica que direcionam o usuário exatamente para aquilo que estão procurando.



Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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