É importante entender como esse recurso pode ser importante para ajudar as clínicas médicas a se desenvolverem ou continuarem crescendo no mundo virtual, isso sem ferir o Código de Ética do Conselho Federal de Medicina (CFM).
O principal ponto é que, com o crescimento da internet e os clientes tendo acesso mais fácil a todas as suas opções, tornou-se essencial que as empresas se localizem na primeira página nos buscadores.
Isso porque a velocidade com a qual todas as ações podem ser feitas hoje em dia, o usuário tende a acessar os primeiros links que aparecem na sua busca e quando a clínica não está lá, ele não procurará em diversas páginas de resultado até encontrá-la.
Além disso, o ramo das clínicas médicas é muito competitivo, uma vez que há uma abundância de profissionais especializados disponíveis, o que exige que elas encontrem meios de se destacar ao se inserirem no mundo da internet.
Por exemplo, se um usuário pesquisa por
nutricionista esportivo no Google, há maiores chances dele entrar no site das primeiras opções que aparecerem, pois ele entenderá que elas estão mais no topo da lista por serem melhores, o que procede.
Nesse contexto, compreender como aplicar essa técnica para as clínicas médicas, desenvolvendo técnicas capazes de tornar o anúncio o mais eficiente possível é essencial.
O ponto principal nos momentos de criação de anúncios é a escolha correta das palavras-chave, visto que elas serão o gatilho para que o cliente consiga chegar ao anúncio corretamente, sem afetar as suas expectativas.
Isso porque, se as palavras escolhidas não forem relacionadas ao que a clínica oferece, os pacientes em potencial não terão acesso a ela, encontrando pessoas com interesses diferentes, o que faz com que o anúncio não proporcione nenhum ou pouco resultado.
Logo, uma clínica dentista que, ao invés de escolher como palavra-chave “serviços odontológicos”, seleciona “consultas gerais”, terá o anúncio chegando até pessoas de qualquer desejo, como nutricionistas, clínicos ou até serviços de marketing.
Portanto, para que a estratégia funcione, é essencial que as palavras-chaves passem por um processo de pesquisa, fazendo com que o público que pode realmente utilizar os serviços ou produtos oferecidos pela clínica consigam encontrá-la e consumi-la.
Depois disso, a clínica precisa definir o orçamento que ela terá disponível para gastar por um clique no anúncio. Isso é fundamental, visto que apenas criar um anúncio sem estabelecer a quantia que pode ser gasta pode desandar todas as ações do negócio.
Isto é, se uma
empresa de comunicação visual decide investir no Google Ads, mas não verifica a disponibilidade financeira para tal ação, poderá ultrapassar o que estaria livre e ter que tirar investimento de outras áreas, prejudicando seu orçamento.
Para isso, deve-se fazer uma análise de todos os componentes da empresa em relação aos recursos financeiros, além de todos os gastos e possíveis lucros, considerando uma margem para imprevistos e diminuição do número de vendas.
Isso é tão importante, porque a estratégia dá uma ideia de quanto será gasto no fim do mês, mas o número não é específico, uma vez que dependerá dos resultados alcançados com a criação da publicidade.
Seguindo o contexto de que a criação das palavras-chave precisa seguir um padrão que consiga alcançar o público desejado, é muito benéfico inserir palavras que não sejam tão genéricas e garantam uma maior segmentação de acessos.
Uma forma de fazer isso é por meio da implementação da localização, baseando-se no raio do consultório médico, facilitando para os clientes e garantindo acesso de pessoas que terão condições de se deslocar até o estabelecimento.
Por exemplo, ao invés de apenas inserir “fisioterapeuta”, palavra completamente genérica, torna-se mais vantajoso escolher como palavras-chave “clínica de fisioterapia em bairro X”, garantindo acesso específico e com maior potencial.
Outra ação essencial para as clínicas médias é conseguir falar sobre as vantagens do consultório ou outras informações que são capazes de fazer com que o cliente entenda qual o diferencial do atendimento ou do estabelecimento em geral.
Aconselha-se o uso de, no mínimo, três diferenciais sobre a instituição. Dessa maneira, a experiência de decisão de compra do usuário é facilitada.
Algumas opções interessantes a serem adicionadas são o horário de funcionamento, baixo ou zero tempo de espera, vagas de estacionamento grátis, localização, atendimento humanizado ou outras opções vistas como atrativas.
É preciso entender que, algumas vezes, se o recurso de Ads não estiver funcionando pode ser devido à qualidade do anúncio ou as palavras-chaves que foram escolhidas. Por esse motivo, torna-se essencial realizar o acompanhamento.
Quando uma estratégia é implementada, ela demanda esforço e dinheiro. Sendo assim, o retorno desse investimento é esperado, visando a sua eficiência desejada.
Para isso, a empresa precisa acompanhar os resultados, vendo o que está dando certo e quais os problemas dos anúncios que não estão sendo capazes de gerar resultados de qualidade para ela, entendendo que ele precisa ser modificado.
Dessa maneira, é possível identificar o que não está funcionando para ela, seja o
design do site ou a falta de informações sobre o serviço ou até mesmo palavras-chave que não funcionam para ela, abrindo a possibilidade de modificar esse pontos para melhorar.
Logo, se uma empresa de
serviços gráficos contratou o Google Ads, ao realizar o acompanhamento, ela consegue entender se as pessoas estão acessando o seu site por meio dos anúncios patrocinados ou não.
Em caso negativo, ela é capaz de compreender o que aconteceu para dar errado e passa a mudar a forma aplicada para seus próximos projetos, garantindo uma evolução contínua e impede o desperdício de investimento em pontos sem resultados.
A página de destino da empresa pode não ser muito agradável na visão dos clientes, que aumentam o tráfego para ela, mas saem rapidamente por não gostarem do funcionamento dele, o que exige uma melhora, tendo o Google Ads como um auxílio.
Ou seja, se uma empresa que cria
banners personalizados possui anúncios em excesso no seu site, existe a chance de que, quando o cliente acessá-lo, sinta-se sobrecarregado com diversas informações e simplesmente saia do site.
Por esse motivo, é preciso prestar atenção aos momentos de desistência do usuário, excluindo essas dificuldades e garantindo que o seu acesso proporcione um contato para consulta. Do contrário, ela gastará dinheiro apenas com a entrada e saída do seu site.
Até aqui, você já entendeu que utilizar o Google Ads corretamente é uma estratégia que pode garantir diversos impactos positivos para a sua empresa. Para ficar mais claro isso, seguem as principais vantagens:
Sendo assim, é imprescindível conhecer a ferramenta em sua totalidade e as formas de aplicá-la para sua clínica, uma vez que realizada corretamente, ela permite resultados essenciais para o seu desenvolvimento.
O Google Ads é um mecanismo muito conhecido pelas empresas na internet, pois é capaz de proporcionar um maior alcance a clientes em potencial para elas, além de diversos benefícios.
Isso também vale para qualquer tipo de
clínica médica especializada, porém, exigindo alguns cuidados mais específicos, como os que foram analisados no desenvolvimento deste artigo.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog
Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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