Layout do blog

agência de marketing médico
30 de setembro de 2021

Como conseguir pacientes para psicologia?

Como conseguir pacientes para psicologia?
Pouca gente sabe, mas a psicoterapia tem crescido cada vez mais entre os brasileiros, que buscam resolver problemas pessoais por esse meio. Já para os profissionais da área, o esforço é como conseguir mais pacientes em meio ao crescimento do setor.

Afinal, a psiquiatria também funciona como um mercado, e por esse motivo ela segue algumas regras de oferta e demanda. No caso, mesmo que haja mais pessoas buscando o serviço, nem por isso a concorrência deixa de acontecer.

Mais do que isso, em muitos casos ela chega a aumentar, especialmente quando a psicologia é aplicada ao universo corporativo, como no caso de uma clínica para exame demissional, que precisa concorrer com várias outras clínicas, que fazem o mesmo.

De modo geral, a busca por terapia chegou a crescer mais de 600% nos últimos dois anos, especialmente com o aumento do home office e da telemedicina. Os dados são do próprio IBAPP, o Instituto Brasileiro de Avaliação e Pesquisa em Psicologia.

Ao mesmo tempo, porém, é preciso considerar que a quantidade de novos psicólogos formados todos os anos não fica atrás. Já são mais de 400 mil profissionais atuando, e centenas de novos entram no mercado todos os anos.

Em alguns casos o tratamento ocorre em paralelo a outras soluções, como quando o terapeuta precisa de um profissional que possa medicar, o que só o psiquiatra pode fazer. Ou quando o psicólogo reforça uma fisioterapia para idosos acamados.

Seja como for, em todos esses casos, o que temos em comum é o fato de que o profissional da área vai precisar se desenvolver em um sentido que vai muito além da psicologia aprendida nas universidades: é o sentido comercial.

Claro que existe um Código de Ética do Marketing para Psicólogos, do qual também falaremos. Mas a verdade é que existem muitas estratégias que podem ser colocadas em prática, ajudando o terapeuta a conseguir mais pacientes.

Por isso decidimos escrever este artigo, trazendo aqui não apenas dicas práticas sobre como fazer isso sem cometer qualquer infração, mas também alguns conceitos, tal como a real importância da psicologia na vida das pessoas.

O mais bacana é justamente o fato de que a Psicologia evoluiu muito nos últimos anos, de modo que já pode ser conciliada com uma série de demandas, seja uma crise no casamento ou alguém que precisa se adaptar a uma clínica de fisioterapia.

Então, se você quer entender de uma vez por todas como conseguir mais pacientes, melhorando sua carreira como autônomo ou ampliando o alcance da sua clínica, basta seguir adiante na leitura deste artigo.

Marketing para psicólogos?

Na verdade, as diretrizes e códigos de ética não se restringem apenas à terapia ou conversação realizada por psicólogos e terapeutas, mas se estende a todos os médicos e cirurgiões da área da medicina como um todo.


Por exemplo, um cirurgião cardíaco pode contratar uma empresa de comunicação visual para diferenciar a fachada da sua clínica, no entanto, ele não pode expor fotos de pacientes ou fazer promoções apelativas em função do seu maquinário tecnológico.


Os casos são bem parecidos, pois no caso da psicologia um profissional não pode fazer promoções que explorem abatimento no valor, por exemplo. O paciente pode até escolher um profissional por ser mais acessível, mas isso não pode ser explorado.


Outro exemplo que abrange qualquer médico é a autopromoção, que nunca pode ser utilizada pelo marketing no sentido de denegrir a concorrência ou comparar-se com outros colegas de profissão.


Assim, as principais regras giram em torno dos seguintes pontos:


  • O paciente tem o privilégio da autonomia;
  • É preciso guardar o direito universal dos pacientes;
  • Não se pode dar entrevistas comerciais;
  • Jamais explorar diferencial de cunho tecnológico;
  • O marketing de conteúdo é permitido;
  • Anúncios não apelativos podem ser feitos;
  • Jamais usar técnicas não acadêmicas ou não científicas;
  • Sempre informar o registro do profissional.


No caso, o CFP nada mais é do que o Conselho Federal de Psicologia, que é o órgão que tem o direito e o dever de normatizar e até fiscalizar esse segmento.


Ademais, fica claro que o profissional tem uma série de estratégias que podem ser aplicadas, sobretudo no sentido do marketing de conteúdo, aprofundado abaixo.

Por dentro do marketing de conteúdo

Quem não é da área pode nunca ter ouvido falar do marketing de conteúdo, mas ele não é algo que sobra para profissionais como terapeutas, médicos, advogados e outros setores que são regulados por um Código de Ética.


Na verdade, é curioso notar que hoje as marcas mais apelativas do mundo se voltam quase que inteiramente para o marketing de conteúdo, que tem exercido um papel fundamental no universo da publicidade.


Ele consiste em criar um site ou blog com artigos que explorem a fundo os principais pontos de dúvidas e de diferenciais de qualquer ramo. A dica de ouro aqui é criar postagens originais e que realmente agreguem valor ao público.


Então, assim como uma firma de locação de espaço comercial pode escrever artigos que tiram dúvidas dos seus clientes em potencial, um psicólogo pode gerar conteúdos que explicam ao público a importância da psicologia na vida das pessoas.


De fato, atualmente a criação de conteúdos originais e de qualidade é algo mais importante do que simplesmente ter um website no ar. Até porque foi-se o tempo que o site era usado apenas como um cartão de visita. Hoje, ele precisa ser dinâmico.


Também por isso, não se limite apenas a textos, mas seja criativo no formato dos conteúdos, que podem incluir e-books gratuitos, vídeos explicativos e até a opção de áudio, para o visitante ouvir em vez de precisar ler suas matérias.

Como definir o público-alvo?

Ao falar sobre como conseguir pacientes para psicologia, pode parecer muito óbvio que se trate de terapeutas autônomos ou de clínicas, que simplesmente queiram pessoas que estão precisando fazer a famosa conversação terapêutica.


Mas, na verdade, o ramo da Psicologia é um universo e pode ser explorado por diferentes ângulos. Por isso, é fundamental o profissional definir melhor o seu público-alvo, o que vai tornar seu site e seus conteúdos muito mais assertivos.


Entenda, por exemplo, que se uma empresa vende alimentação natural, faz toda diferença ela atuar B2B (somente de Empresa para Empresa), ou B2C (de Empresa para Consumidor).


No caso da psicologia os ramos de atuação que temos são:


  • Neuropsicologia;
  • Psicologia Organizacional;
  • Psicologia Educacional;
  • Psicologia Social;
  • Psicologia Clínica e Hospitalar;
  • Psicologia Jurídica;
  • Psicologia do Trânsito;
  • Psicologia Esportiva.


Um modo bacana de definir esse ponto estrategicamente é criando dois ou três perfis fictícios para sua persona, dando até nome e foto de pessoas verdadeiras.


Com isso, o profissional conseguirá atrair seus pacientes de modo muito mais assertivo e orgânico, o que também vai gerar indicações e engajamento por parte dos clientes/pacientes.

Investindo em otimização SEO

Sigla para Search Engine Optimization (Otimização de Páginas para Motores de Busca), esse é um dos grandes segredos de quem consegue elevar seu marketing de conteúdo a um outro nível de realização e de resultados.


De fato, hoje em dia um dos maiores pilares da internet são os grandes motores de busca, como Google, Bing, Yahoo e Ask Brasil, os mais famosos do nosso país.


Entretanto, saiba que quando uma pessoa pesquisa uma palavra-chave como escritório virtual, o que determina os resultados da primeira página são os algoritmos e parâmetros da plataforma, que servem como exigências de qualidade para isso.


O mesmo vale para um site ou blog de psicologia que, para posicionar seus conteúdos, precisa cumprir exigências como ter links com outros sites e profissionais conceituados, escolher as palavras-chave mais assertivas, ter páginas responsivas e daí em diante.

A respeito do investimento nas redes sociais

Também já se foi o tempo em que as mídias sociais se limitavam a trocar fotos do fim de semana com a família, já que elas são poderosas para gerar audiência e tráfego. Exemplos são o Facebook, Instagram, YouTube, Twitter e o próprio WhatsApp.


Enquanto as pessoas curtem e compartilham fotos pessoais, há toda uma rede de anúncios patrocinados que podem acabar pescando um ou outro cliente.


O mais bacana é que essas plataformas são altamente customizáveis e permitem segmentar o público-alvo. Se uma pessoa lê muito sobre expositor de acrílico, só vão aparecer anúncios sobre esse assunto.


No caso da Psicologia, além de segmentar suas campanhas, uma dica valiosa é fazer um link com os conteúdos criados no site ou no blog. Assim você aumenta o tráfego das duas plataformas ao mesmo tempo.

Conclusão

Não é qualquer ramo que cresce mais de 600% em um ano tal como ocorreu com a Psicologia no último período, conforme citado na introdução.


Ainda assim, o profissional que quiser conseguir mais pacientes vai precisar colocar várias estratégias em prática, pois a concorrência também cresce anualmente.


Além disso, é essencial lembrar a importância da Psicologia, já que nosso estilo de vida contemporâneo gera ansiedade, angústia, depressão e até neuroses em muita gente.


Com as dicas que demos acima, você vai poder dar os primeiros passos, sem descumprir o Código de Ética da área, conseguindo resultados incríveis para sua carreira e também para os pacientes que precisam do seu trabalho.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog
Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

COMPARTILHE ESSE CONTEÚDO NAS REDES!

QUERO TER MAIS PACIENTES NO MEU CONSULTÓRIO

WHATSAPP

CONFIRA MAIS POSTS DA KOP MÉDICO

Dicas para criar um site médico que converte visitantes em pacientes
Por Monique Horrana 29 de novembro de 2024
Para criar um site médico que converte, invista em design atraente, SEO eficiente, informações claras e uma experiência de usuário otimizada para aumentar conversões.
Como o SEO pode aumentar a visibilidade da sua clínica médica no Google
Por Monique Horrana 29 de novembro de 2024
O SEO é essencial para melhorar o ranqueamento da sua clínica no Google, atraindo mais pacientes por meio de estratégias de otimização eficazes.
Como divulgar uma clínica médica
Por Renan Quintanilia 28 de outubro de 2024
Para divulgar uma clínica médica com eficiência é necessário apostar em estratégias de intenção, como o Google.
Marketing digital para médicos que querem privacidade
Por Renan Quintanilia 24 de outubro de 2024
O Google oferece as melhores estratégias de marketing para médicos que preferem privacidade e querem captar pacientes sem usar redes sociais
Como médicos podem atrair pacientes sem usar redes sociais
Por Renan Quintanilia 24 de outubro de 2024
Para médicos que querem evitar as redes sociais, há estratégias eficazes como SEO e Google Ads que garantem atração de pacientes sem a necessidade de aparecer.
Estratégias de Marketing para Neurocirurgiões que Não Têm Tempo de Gerenciar Redes Sociais
Por Renan Quintanilia 24 de outubro de 2024
O Google oferece as melhores estratégias de marketing para neurocirurgiões que não querem aparecer nas redes sociais.
Como os dermatologistas fazem para atrair pacientes
Por Renan Quintanilia 24 de outubro de 2024
Dermatologistas utilizam estratégias de marketing digital, com ênfase no Google, para atrair mais pacientes e aumentar a visibilidade de seus consultórios
Sou médico e quero abrir uma clínica
Por Renan Quintanilia 15 de outubro de 2024
Médicos que desejam abrir uma clínica precisam entender desde a estrutura legal até o marketing digital para garantir o sucesso e a visibilidade da nova empresa
Sou médico e preciso de um site
Por Renan Quintanilia 15 de outubro de 2024
Médicos que precisam de um site otimizado para captar pacientes e aparecer no Google podem contar com agências especializadas que garantem visibilidade e resultados de primeira página
Sou médico e preciso de ajuda com marketing
Por Renan Quintanilia 15 de outubro de 2024
Médicos que precisam de ajuda com marketing podem contar com especialistas para criar estratégias eficazes de divulgação sem precisar aparecer em vídeos.
Mais Posts
Share by: