Esse é um dos pontos mais importantes na criação de sua identidade visual, pois é a partir daqui que será definido tanto o foco do comércio ou serviço prestado, quanto sua logomarca e comunicação com os clientes.
Trazendo o foco para o marketing médico a proposta ainda continua a mesma, principalmente quando o negócio se trata de uma clínica particular, pois para que pacientes queiram conhecer seu trabalho, é necessário uma boa primeira impressão.
Então, se preocupe sim em passar uma sensação de lugar calmo, tranquilo e, acima de tudo, confiável. Deixe sua marca através do atendimento, recepção, bons profissionais e recursos, desde a confecção de uniformes usados ao cartão de visitas.
Ao definir o seu público-alvo, fica muito mais fácil entender como se comunicar e como se apresentar ao cliente, uma vez que a faixa etária, sexo e preferências são importantes na hora de definir sua identidade.
Por exemplo, caso sua clínica seja especializada em pediatria, a forma de comunicação será totalmente diferente de uma clínica especializada em outro ramo medicinal, como ginecologia.
Sua logomarca, no primeiro caso, pode ser um coração com uma criança sorrindo dentro com o nome da clínica ao lado, por exemplo. No segundo caso, algo mais reservado, como o símbolo da medicina em cores vermelhas, pode ser melhor.
Outro ponto de extrema importância é a criação de uma persona, esteja você no ramo da saúde ou no de comércio, vendendo banner com ilhos.
Enquanto o público-alvo te informa dados mais genéricos de seus clientes, a persona humaniza e personaliza o atendimento, criando um melhor relacionamento e vínculo aos leads.
A persona nada mais é do que a representação semi fictícia de seu cliente (ou, neste caso, paciente) ideal. Por exemplo: “Maria, 25 anos, solteira, estuda culinária e pretende se tornar chef de cozinha. Atualmente está desempregada, e gosta de ler em seu tempo livre”.
Criar uma persona te aproximará do cliente e fará com que se sinta mais confortável em relação à sua clínica. Afinal, quem não gosta de ser bem tratado e ter um atendimento direcionado especialmente para você?
Seja através de uma credencial de pvc ou do seu site na internet, sua identidade visual deve ser única e funcional, podendo ser aplicada em qualquer lugar na qual o seu trabalho seja divulgado.
Mas como criar uma identidade visual que seja única, chamativa e que funcione com tantas plataformas? Vamos lá, um passo de cada vez. O primeiro é fazer um briefing do que é sua clínica.
Tenha em mente que seu trabalho será associado a marca, então, caso trabalhe com uma equipe e queira decidir junto dela, comece fazendo um brainstorm, que é um conjunto de ideias e soluções para se atingir um objetivo.
Escreva suas ideias numa agenda personalizada com logo ou faça anotações no computador ou gravando uma vídeo chamada… independentemente de como fazer, defina os principais aspectos e ideais de sua clínica.
Feito isso, pense onde irá aplicar esse visual pois ele deve funcionar igualmente em todos os lugares. Sites de internet, placas, cartão de visita, banners, receituários, uniformes, placas, etc. As opções são diversas, portanto, seja criativo.
Seja através da placa ao lado de fora de sua clínica ou em um flyer digital, os elementos visuais como cores, fontes, símbolos e imagens de sua marca devem ser claros e objetivos.
Formatos geométricos, estilo e cor da fonte, as linhas e significados das cores são de extrema importância, pois, unidos, podem despertar conceitos diferentes e significativos na mente de seus clientes.
Alguns exemplos de estratégia é utilizar os elementos que mais combinam com o seu tipo de público, fazendo com que se sintam confortáveis e interessados pelo negócio, mesmo que inconscientemente.
Caso a sua clínica tenha como foco a pediatria, cores mais chamativas como vermelho e amarelo são uma boa opção, pois normalmente crianças têm muita energia e disposição, representando a vivacidade delas.
Já quando o foco é o público adulto, o mais comum são cores que transparecem calma e neutralidade. Porém, não é uma regra, afinal, você conhece o seu público melhor do que ninguém e saberá dizer qual é o melhor estilo a se adotar.
Figuras geométricas também passam imagens diferentes dependendo de qual for utilizar, ainda que de forma inconsciente.
Círculos passam uma sensação de ciclos completos e atemporais, quadrados sensações mais racionais e lógicas, enquanto triângulos mostram a expansão e crescimento de algo.
Imagine que magnífico a marca de sua clínica em um stand promocional onde você promove o seu trabalho? Para tal, é necessário realizar a padronização de sua marca em todas as plataformas citadas anteriormente.
Lógico que somente você poderá dizer onde serão divulgadas, já que a estratégia de divulgação e marketing de seu negócio serão ditadas por você e os profissionais que trabalham em sua clínica.
É bastante desagradável quando você se acostuma com uma marca, suas cores e fontes, estilo de design e, ao ver a mesma em um cartão de visitas, está com a fonte trocada, cores não muito bem padronizadas ou visual com definição não tão boa.
Se atente aos dados técnicos da marca, e não se esqueça que ela é o rosto e identidade de sua empresa. A melhor alternativa é sempre contratar bons profissionais da área para te orientar e construir sua identidade visual.
Claro que dependerá muito do quanto você está disposto a investir no design, já que é um trabalho que pode sair caro, principalmente quando o padrão de tamanho, cores e toda parte técnica será aplicada em vários locais.
Porém, como já dizia um velho ditado popular “o barato sai caro”, e não investir em algo de qualidade pode fazer com que afaste possíveis novos clientes, ou pior, fazer com que criem aversão a sua marca.
Por fim, analise a concorrência e entenda o que estão fazendo para melhorar a sua identidade visual. O foco é conquistar mais público do que a rivalidade, mas muito pode se aprender observando seus adversários.
Concorrência é bom pois sempre estimula que ambas as empresas continuem investindo em um processo de melhoria contínua, aumentando a qualidade do serviço e fazendo com que o cliente sempre saia ganhando.
Portanto, crie um visual marcante. Por exemplo, o WhatsApp é o aplicativo de trocas de mensagens mais utilizado no mundo todo, e o mesmo possui um visual simples e uma coloração verde com bastante destaque.
Qualquer novo aplicativo que possa vir a surgir com o mesmo intuito deve se manter longe da cor, já que muitos usuários podem achar que está copiando o adversário, afastando o público e criando uma falta da tão necessária identidade visual.
Então, já tem alguma ideia de como será a sua identidade visual? Utilize as dicas abordadas neste conteúdo para criar algo único e que tanto você quanto seus clientes tenham orgulho em divulgar.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog
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