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24 de outubro de 2021

Maneira de fidelizar o pacientes

Maneira de fidelizar o pacientes

Conquistar pode parecer difícil, mas fidelizar pacientes é uma das estratégias mais trabalhosas dentro da área da saúde. 

Portanto, mesmo dentro de ações e estratégias bem delimitadas e seguidas, é possível chegar nos melhores resultados para esse negócio.


Afinal, a fidelização significa uma continuidade na relação com um paciente, que teve seu primeiro contato e soube entender que aquele atendimento pode ocorrer novamente.


Para isso, o ideal é que a empresa, neste caso representada por profissionais ou clínicas da área da saúde, consigam entender um pouco mais sobre quem é a pessoa por trás do viés de cliente, sobretudo seus desejos, formas de conquistá-lo, dentre outros pontos.


Esse trabalho exige não apenas uma estrutura e um investimento por parte da empresa de saúde, mas também um envolvimento real e humano por parte da equipe de trabalho.


No artigo a seguir vamos entender um pouco mais sobre a fidelização de pacientes na área da saúde, sabendo algumas das formas mais eficazes de transformar estes em pacientes fiéis a partir de ações projetadas para isto, com balão personalizado com nome.

A importância da fidelização de pacientes

A fidelização nada mais é do que a forma de transformar um cliente naquela pessoa que estará constantemente voltando a consumir um o produto com uma empresa, isso pelo fato de compreender que aquela escolha é a melhor, e ter de fato uma conexão com o negócio.


Sendo assim, pensar nas formas de fidelização de um cliente em uma loja de chaveiro personalizado acrílico é um ponto que vem depois de um tempo da compra.


Afinal, nem todo consumidor, ou a maioria deles, se sente afeiçoado a uma marca ou um produto a partir do primeiro momento que o consome, em especial, se a avaliação ainda for algo que deve demorar a ser feito, por meio de observações próprias.


Agora, em relação aos pacientes, a fidelização é um ponto igualmente importante, mas que passa por processos e até mesmo ações diferenciadas, moldadas à situação.


Em outras palavras, clínicas e profissionais da área da saúde que focam na fidelização de clientes estão tendo que lidar com pessoas que dão atendimentos dentro de uma situação urgente ou preventiva, tendo que atuar diretamente com o corpo e mente destes.


Diferente de uma loja de agenda personalizada com nome, se tornar fiel a uma clínica de estética, por exemplo, é um passo muito mais trabalhoso, mas certamente mais duradouro.


Isso dentro da área da saúde lidamos com relacionamentos com pessoas, médicos e profissionais do ramo que estão ali para fazer um acompanhamento exclusivo.


Dessa forma, a fidelização é algo comum de acontecer, não à toa existem pessoas que seguem com os mesmos médicos durante anos a fio. 


No entanto, o principal desafio neste sentido é fazer isso dentro de uma época com alto índice de concorrência no mercado.

De que forma começar essa fidelização?

Como dito acima, a fidelização é essencial para o setor da saúde, ainda mais dentro de um cenário onde pacientes estão cada vez mais exigentes, e tem em mãos, com o poder de apenas um clique, a possibilidade de serem atendidos por profissionais de sucesso.


Assim, começar a pensar nas formas de reter pacientes, fazendo com que, assim que entram dentro de uma clínica, possam ficar pelo máximo de tempo, é essencial.


Por isso, veja abaixo algumas das principais dicas para profissionais da área da saúde, como um especialista em acupuntura, que planejam trabalhar em pontos de fidelização.

Conhecer bem seus pacientes

Conhecer bem os pacientes da sua empresa é o primeiro passo para trabalhar no processo de fidelização. 


Afinal, ao entender suas prioridades e sobretudo seus desejos em relação ao serviço no qual estão, cria uma maior habilidade em projetar as ações certas.


O ideal é iniciar a partir da compreensão básica, entendendo pontos como:


  • Gênero;
  • Idade;
  • Classe social;
  • Localidade.


Em seguida, o ideal é entender mais profundamente, colocando pesquisas, entrevistas e até mesmo feedbacks depois dos atendimentos, tentando aprender mais sobre potenciais mudanças que podem ser feitas no atendimento, como um projeto de ar condicionado.


O ideal é conhecer bem o seu pacientes, sabendo fazer não apenas as perguntas certas, mas deixando certo que mudanças para aperfeiçoar o atendimento serão realizadas.

Promover benefícios e promoções

Tudo o que qualquer paciente deseja dentro de seus atendimentos é uma condição onde ele possa sair ganhando.


Afinal, como qualquer cliente quer, tudo o que puder somar a um atendimento ou a algo comprado sempre é bem-vindo.


Por isso, comece a entender quais os pontos que podem ser melhorados em relação aos benefícios dados aos seus pacientes, o que possa animá-los e torná-los fiéis.


Por exemplo, se você trabalha em uma clínica estética, é interessante que a cada fim de retorno de seus pacientes você possa conceder um porta caneta acrílico com alguns produtos de cuidados com a pele dentro, para animá-los, tudo gratuitamente.


Outro ponto interessante é pensar em promoções e condições especiais, sempre favorecendo o pagamento e sobretudo a participação de seus pacientes de forma contínua.

Manter uma continuidade no atendimento

Um dos principais pontos dentro de um atendimento de qualidade, que realmente se torna importante para uma futura fidelização, é o pleno interesse dos profissionais em seus pacientes, algo que transpasse uma consulta, e entre em meio a uma rotina.


Por exemplo, que tal, depois de cada consulta, entrar em contato com seus pacientes e perguntar mais sobre como vai o andamento de seus cuidados em casa.


Pode ser algo mínimo, como um oi por meio de um e-mail, ou até mesmo uma mensagem pelo WhatsApp. 



O ideal neste sentido é dar continuidade ao atendimento e à relação, evidenciando uma preocupação plena

Entender pontos de melhoria

Sempre existe algo que pode ser melhorado dentro do seu trabalho, não importa o quão alinhado e bem feito ele seja. 


Em relação à fidelização, o ideal é contar sempre com a opinião de pacientes, que exibem, por meio de feedbacks, alguns pontos relevantes.


É o caso de uma clínica estética, que pode receber de um paciente uma possível mudança nas fotos semanais do corpo em processo de emagrecimento.


A partir desse retorno, fica possível pensar na compra de um totem fotografico, ou seja, uma mudança, por menor que seja, pode vir a surtir um grande efeito.

Realizar encontros e eventos

Os encontros e eventos na área da saúde para pacientes, sempre que possível, são oportunidades únicas para estar em contato com assuntos relevantes e também com os profissionais e espaços de atendimento.


Além disso, é uma forma de conceder benefícios, como alimentos veganos, e até mesmo tratamentos gratuitos, com a ideia de tornar aquele paciente cada vez mais próximo da clínica ou empresa de saúde, tendo uma experiência impactante.

Os benefícios adquiridos

Ao trabalhar pontos principais de fidelização, é possível conseguir benefícios interessantes para seu negócio da área da saúde, tendo como primeiro deles a conquista de fato de uma carteira de clientes fiéis, protetores da marca e contribuidores contínuos.


Isso de fato agrega maiores ganhos financeiros a esses negócios, mas também começa a trabalhar a força do nome e da marca de um espaço de saúde dentro do mercado.


É o caso de uma famosa clínica oftalmológica em uma cidade, que a partir da fidelização de seus clientes passou a ser reconhecida dentro do lugar como uma das principais, o que logo passou a ser falado entre grupos e pessoas, aumentando a concorrência por vagas.


Esse aumento da relevância e certamente do valor de mercado acaba resultando em um aumento de valores de consultas, principalmente para valorizar os profissionais.


Sendo assim, em clínicas que trabalham bem com a fidelização, os salários dos atendentes certamente serão maiores do que em outros lugares, o que mostra, ainda, um maior nível aquisitivo daquele negócio, pois atende pacientes continuamente.


A fidelização, no final das contas, é um dos principais investimentos possível dentro do mercado de saúde, tendo em vista que consegue firmar públicos ligados ao negócio.


Isso mostra que cada pagamento ou aposta feita, seja em equipes ou em ações pagas, como o caso de compra de brindes e financiamento de eventos, acaba sendo bem recompensado mais à frente, pela presença de pacientes.

Considerações finais 

Em resumo, como dito ao longo do texto, fidelizar clientes pode ser uma jogada estratégica potente, capaz de trazer mais benefícios do que aqueles imaginados.


Sobretudo, em relação à forma como uma empresa da área da saúde acaba sendo reconhecida.


Para isso, o ideal é investir em formas de conquista dos pacientes, tanto em relação aos atendimentos, quanto em condições e até mesmo ganhos dados a este.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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