De modo geral, podemos dizer que os pacientes estão procurando serviços de qualidade e profissionais que demonstram preocupação com sua saúde.
Independentemente de haver ou não a presença de um problema, eles precisam de um atendimento resolutivo e acolhedor.
Todo paciente quer sair do consultório médico confiante de que o profissional soube identificar o seu problema.
Na verdade, os consumidores estão muito mudados, pois eles buscam muito mais do que qualidade e preço baixo ao comprar qualquer tipo de produto ou serviço, como qualificação de desempenho ou validação de processo.
No caso dos profissionais da saúde, o paciente não se sente mais satisfeito apenas quando o médico domina sua especialidade, visto que está em busca de algo mais.
Devido ao acesso à informação, as pessoas assumiram uma postura questionadora diante de tudo o que o médico diz, além disso, elas visitam um número maior de consultórios e profissionais.
Eles compraram atenção que recebem desde o momento em que entram em contato com o consultório até a finalização da consulta.
Dentre os principais aspectos que os pacientes avaliam estão:
Diante desse cenário, é papel do médico pensar no tipo de experiência que está proporcionando para os seus pacientes, se eles se sentem valorizados e bem atendidos, como descreveriam sua experiência e se ela é ou não positiva.
Se o consultório pensa em agregar valor, ele pensa em absolutamente tudo, desde a empresa que faz locação de aparelhos esteticos, até o tipo de profissional que contrata para a recepção.
Agregar valor, então, é garantir uma experiência completa e positiva para as pessoas, fazendo com que ela seja inesquecível.
Isso envolve investir em um sistema de atendimento que dê conta de toda a demanda, uma sala de espera confortável e que acomode a todos os presentes, pessoal treinado e que saiba lidar com o público, e médicos interessados nas condições dos pacientes.
Isso entrega para as pessoas exatamente o que elas estão buscando, um atendimento que saia do óbvio e entregue algo a mais.
A partir disso, começamos a entender a importância de criar valor para o paciente.
O valor de uma consulta médica se dá pela percepção que o paciente tem em relação aos fatores que envolvem esse momento, antes, durante e depois de seu acontecimento.
Existem muitos aspectos envolvidos quando nos referimos ao valor que entregamos às pessoas, mas é perfeitamente possível trabalhar esses aspectos.
Podemos ter como base a exigência do consumidor moderno, por exemplo, alguém que precisa de um projeto de ar condicionado vai se atentar muito mais à qualidade do serviço do que ao preço cobrado por ele.
Em outras palavras, se você entrega valor aos seus pacientes, o preço que você cobra por uma consulta acaba sendo algo secundário.
Entretanto, os médicos precisam planejar a maneira como vão demonstrar o valor de seu serviço para as pessoas.
Quando eles investem nessa prática, se tornam mais independentes dos convênios.
Uma pessoa que procure você por conta do valor dos seus serviços, ela deixa de lado as barreiras do convênio médico e o profissional conquista um número maior de clientes particulares.
Além disso, entregar valor é a melhor forma de fortalecer a sua imagem e tornar o seu consultório uma referência em sua especialidade.
Assim como no caso de um fabricante de aparelho auditivo invisível, a precificação se torna um processo muito mais justo. Se você oferece algo que agrega valor à vida das pessoas, pode cobrar um preço compatível.
Ademais, é o melhor caminho para fidelizar os seus pacientes. Se a pessoa percebe o valor do que você tem a oferecer e o médico consegue atender suas expectativas, dificilmente esse paciente vai procurar outro profissional.
Entretanto, para conquistar todas as vantagens, é muito importante saber como agregar valor às suas consultas e mostrar o seu diferencial.
Para que o paciente perceba o valor do seu atendimento, é fundamental investir em algumas estratégias.
Antes de mais nada, é fundamental que você saiba quem é o seu público-alvo, ou seja, quem são as pessoas que podem procurar seus serviços médicos.
Empresas de diversos setores, como um fabricante de balão personalizado com nome, estudam o seu público para determinar quais estratégias de marketing vão utilizar, como melhorar seus produtos e serviços, dentre outras necessidades.
Se você entende o seu público, consegue corresponder às expectativas dessas pessoas, pois você passa a conhecer seus desejos e expectativas.
Uma das formas de fazer isso é adotar um sistema de prontuário eletrônico. Essa ferramenta coleta os dados dos pacientes e oferece uma visão ampla de cada um deles.
Busque o seu diferencial e mostre para as pessoas o que você pode oferecer a mais para elas. Investigue uma solução única que ainda não foi explorada por outro profissional da sua área ou que seja pouco explorada.
Isso faz com que sua proposta de valor seja enriquecedora, inovadora e capaz de conquistar o público rapidamente.
É muito importante que a proposta de valor da sua consulta desperte a vontade de se consultar com você.
Escolha moveis para consultório que tornem o ambiente mais confortável e aconchegante.
Todavia, é necessário ir além, e oferecer um atendimento personalizado, atencioso, com foco total no problema do cliente e que não gere desconforto.
Garantir um nível elevado na prestação de serviços vai atrair uma quantidade maior de pessoas para seu consultório ou clínica, portanto, tenha o objetivo de encantar os pacientes.
É muito importante ser um médico excepcional, pois isso faz com que você se destaque em meio aos outros profissionais da sua área.
Assim como no caso de um fabricante de carregador portátil personalizado, esteja sempre atento ao seu mercado e o que os seus concorrentes estão oferecendo.
Essa é a melhor maneira de se diferenciar e evitar ações ou erros cometidos por outros consultórios ou clínicas.
Desde o momento em que o paciente entra em contato para marcar uma consulta até o pós-consulta, é muito importante garantir uma experiência continuamente positiva.
Uma forma de fazer isso é realizar uma pesquisa de satisfação com seus pacientes, pois ela ajuda a traçar novos objetivos e a surpreender as pessoas.
Para agregar valor às suas consultas, é muito importante que você conheça profundamente o serviço que o seu consultório vende.
Assim como no caso de um fabricante de banco para banho idoso, veja qual é o principal benefício que você entrega como seu trabalho.
Não se esqueça de se certificar de que o público que você atende enxerga os benefícios que você oferece. E não se esqueça de reconhecer o que faz o seu consultório ser único e desejável.
Portanto, a saúde é nosso bem mais precioso e por essa razão as pessoas estão mais exigentes na hora de se consultar com um médico.
Independentemente de qual seja sua especialidade, você vai lidar com o maior bem do ser humano, e precisa mostrar sua capacidade e diferencial.
Neste artigo, você conheceu um pouco mais sobre o que é entregar valor para os seus pacientes e de que forma pode fazer isso por eles.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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