O mapa de um site, ou sitemap, nada mais é do que uma forma de localizar facilmente tudo o que está contido dentro dele. Ou seja, é uma maneira de visitantes e administradores acharem, em poucas olhadas, o link de um local na plataforma que deseja ser acessado.
Isso acontece porque nem sempre determinados links estão em um lugar de fácil acesso.
Pelo contrário, ainda que muitos sites estejam altamente organizados, com categorias, links e até mesmo com sinalizações de cores, os usuários acabam não encontrando o que desejam.
Por exemplo, ao entrar em um site de
plano alimentar para emagrecer um possível paciente deseja saber mais sobre os benefícios de quem investiu no programa ofertado por uma clínica, e ainda que a informação esteja visível, um mapa de site foi utilizado.
Dessa forma, ao clicar no link desejado, mostrado no mapa de site, o usuário tem rapidamente acesso àquilo que estava procurando, fazendo com que a utilização das ferramentas online e sua navegação no geral seja mais proveitosa.
O mapa aparece em um site em lugares estratégicos, como acima, na lateral e até mesmo no centro da página, acompanhando o usuário ao longo de sua interação com todo o site, de forma que ele possa ir até o local quando quiser facilmente.
Podemos entender que o
sitemap é como uma forma de localização geral de todas as categorias e páginas de um site de uma empresa, como uma de
carrinho de limpeza hospitalar onde tudo fica cada vez mais rápido e fácil na palma da mão do usuário.
Também é possível deixar com que o mapa não fique tão visível dentro de um site, sendo preciso realizar uma programação por debaixo da página na qual estamos acostumados a ver, o que pode favorecer a otimização nos sites de buscas como o Google.
Ainda que não pareça necessário, o mapa de um site pode ter inúmeros benefícios para empresas que precisam dar uma resposta ou uma informação da maneira mais rápida para seus clientes, fazendo com que eles não demorem para procurar algo na plataforma.
Criar um mapa de site é relativamente fácil, visto que quase todos os agregadores e plataformas de sites possuem um
sitemap que deve ser bem alimentado e produzido com todas as informações necessárias, com links, acessos e páginas importantes.
Podemos entender que ter um mapa de sites funcionando dentro de uma plataforma pode ser o auxílio que faltava para que um usuário tenha uma experiência cada vez mais certa em sentido de rapidez e precisão dentro do site no qual procura algo.
Para alguns tipos de empresas como as clínicas e consultórios médicos, utilizar um mapa de site pode ser uma solução infalível para que pacientes venham a encontrar cada vez mais rápido as informações necessárias para que fechem consultas, entre outros exemplos.
De modo geral, o mapa de site traz uma maior autonomia para que qualquer usuário entre em um site e vá para onde mais lhe convém, ou seja, para que tenha em mãos de maneira mais prática uma informação sobre consultas, ou dados sobre uma doença física.
Mas, ainda assim, o
sitemap, sempre que bem produzido, pode servir ainda como parte de uma estratégia de otimização de palavras, que são utilizadas em buscadores, para colocar em evidência sites por meio daquilo que diz em cada
banner informativo.
Como no site de um consultório dentário, onde um mapa pode auxiliar os buscadores a levar pacientes à plataforma por meio de informações que constam de depoimentos de clientes, artigos sobre cáries e também um atendimento em domicílio.
Para qualquer pessoa que pesquisar sobre esses assuntos, o site será direcionado, algo que facilita o encontro por parte do paciente, mas também faz com que a empresa fique em maior evidência nos buscadores, por entregar aquilo que é solicitado pelo usuário.
Outro bom benefício para empresas da área da saúde ao utilizarem o mapa do site é a facilidade que elas têm a serem citadas no Google, não por suas páginas, mas pela organização verificada dentro do mapa do site de um
oftalmologista pediátrico.
Anteriormente, sem essa tática, o consultório teria que ficar à mercê de suas páginas e da popularidade delas. Já com o mapa, o filtro feito pelo Google acontece quase que de forma automática, sem a necessidade de um grande trabalho individual nas páginas.
Toda essa facilidade trazida com o mapa do site é ainda mais forte em e-commerces, ou sites de consultórios que vendem algo ou até mesmo que marcam consultas, tendo algum tipo de contato com o paciente de uma clínica
pilates para coluna após essa ação.
Veja abaixo tudo o que você deve fazer para construir um bom e eficiente mapa de site para sua clínica, fazendo com que a experiência do seu usuário ao acessar sua plataforma seja cada vez mais prática, auxiliando o consultório a ser bem ranqueado no Google.
Essa é a parte na qual você estará cada vez mais próximo daquilo que deseja levar para o mapa, ou seja, devem ser escolhidos todos os links que acrescentam alguma informação relevante para que um possível paciente, ao entrar no site, acesse rapidamente.
Por exemplo, se o seu site é sobre aluguel de
sala de palestra, coloque na sua lista de links os seguintes pontos:
Dentro de cada uma dessas páginas podem entrar outros links complementares, ou que realmente estejam dentro da compreensão dessas plataformas.
Para que o site seja bem quisto pelos usuários, é preciso que ele tenha uma interface convidativa, que transpareça um site de qualidade ao mesmo tempo que seja interessante de ser acessado, pois caso o contrário, poderá nem ser clicado.
Para isso, nada melhor do que trabalhar com programadores e desenvolvedores, que vão construir o mapa do site perfeito, colocando o espaço para cada link da forma devida em
layouts interessantes para os usuários, seja em cor ou em arquitetura geral.
Não esqueça de utilizar algumas ferramentas para colocar no ar o mapa do seu site. Quase sempre nos agregadores de plataformas utilizados pelos sites, algumas opções de ferramentas estarão disponíveis, para que esteja em funcionamento o que você criou.
É importante fazer com que o mapa seja bem utilizado pelas ferramentas de SEO, para que haja uma conexão e que os links das páginas do seu site sejam bem utilizados pelos buscadores. Assim, sua plataforma ou
flyer digital de consultas terá mais acessos.
O mapa de site é considerado uma forma de fazer com que visitantes tenham as melhores experiências, encontrando aquilo que desejam de maneira mais rápida, ao mesmo tempo que a clínica melhora seu posicionamento em rankings online, como o do Google.
No entanto, para colocar em prática essa estratégia é preciso que o site faça um trabalho bem feito não apenas na escolha dos links a serem utilizados no mapa, algo similar às categorias que vemos em sites, mas também no
layout que será oferecido ao público.
Com isso, as clínicas médicas poderão ter altos índices de visitantes, que logo se transformarão em pacientes, o que favorece o crescimento e lucratividade do local.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog
Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
QUERO TER MAIS PACIENTES NO MEU CONSULTÓRIO
CONFIRA MAIS POSTS DA KOP MÉDICO