O link building é uma estratégia dentro das normas de SEO - Search Engine Optimization, responsável por aumentar a relevância de um site na internet por meio da construção de links positivos, encontrados em outras plataformas pela internet.
De maneira geral, podemos entender que o building nada mais é do que uma indicação, uma referência que muito provavelmente já podemos ter feito um dia sobre uma empresa ou um site na internet com um conteúdo relevante, no qual passamos à frente.
Por exemplo, digamos que você trabalhe em uma empresa de
manutenção em hospitais e ao produzir o conteúdo para o blog da marca, uma ou outra citação recaia em um site específico sobre conteúdos médicos, os quais você utiliza em um artigo como referência.
Essa referência nada mais é do que o início da construção do link building, onde uma outra empresa vai citar a sua, mostrada dentro de um artigo como relevante.
Isso vai trazer não apenas views e visitações, mas também a certeza do Google da função do seu site.
Isso acontece porque, por dentro das normas e técnicas que favorecem o ranqueamento em buscadores, no momento em que pesquisamos por algo no Google, os sites mais citados e direcionados como referência certamente serão encontrados no topo.
Mas, ainda que esta seja uma técnica bem feita por meio de referências em artigos, por exemplo, ela não surge facilmente.
Grande parte das estratégias do link building sugerem a criação de conteúdos de alta qualidade para que de fato um site possa ser citado.
Podemos entender, então, que um site que não apresenta nenhum tipo de conteúdo relevante ou nem ao menos apresenta informações que possam ser utilizadas por outras plataformas, como dados e informações do mercado, certamente não será citada.
Outra questão que gera bastante peso dentro das normas de ranqueamento é a relevância dos sites citam a sua plataforma. Se um site bem conhecido fizer referência ao link de sua página, o crescimento será maior do que no caso de um site nada conhecido.
Mas, não pense que, por meio dessa técnica, links e citações podem ocorrer na internet sem o mínimo de planejamento ou de organização prévia entre os sites.
Pelo contrário, o Google claramente saberá dizer quando que acontece um link building ou um
spam.
Por isso, é essencial que empresas, como uma
academia para crianças construam seu site por meio de link buildings bem arquitetados, para que seus ganhos sejam maiores, e que seus conteúdos sejam de fato vistos como relevantes no mercado.
Até aqui, entendemos que o link building traz um maior ranqueamento para sites dentro do Google, algo que é excelente para que nas pesquisas o link da sua página esteja em uma das principais visualizações da lista, e seja logo clicado por um usuário.
De modo geral, essa estratégia permite cada vez mais resultados para a empresa, pois assim que uma pessoa chega a uma colocação, principalmente os primeiros lugares, ela logo vai buscar a solução, sem esperar rolar a página até a última citação da lista.
Assim, empresas que apostam no link building podem ter cada vez mais resultados, visto que a chance de clientes a procurarem será cada vez maior, ainda mais se o conteúdo que estiver sendo entregue for de qualidade, como em um blog de
check up geral de exames.
Essa técnica para empresas da área de saúde, como consultórios médicos, é mais do que essencial para o aumento de clientes, já que grande parte das pessoas naturalmente usa o Google para fazer pesquisas relacionadas a problemas com o corpo e a mente.
E com o link building, tudo acontece em cadeia. Quanto mais sites interessantes e relevantes citarem uma plataforma de uma empresa médica, mais ela será considerada relevante pelo Google, o que trará uma melhor localização nos buscadores.
Quanto maior a localização nos buscadores, oferecendo conteúdos de qualidade, mais esse consultório médico será procurado por potenciais pacientes, e feita a comunicação correta, muitos fechamentos de consultas poderão ser feitos quase que instantaneamente.
Essa vem sendo cada vez mais uma prática excelente para a área, visto que com o passar do tempo, as formas de contato com o cliente por parte destas clínicas de saúde mudou totalmente, trazendo um trabalho cada vez mais focado na produção de conteúdo.
Por exemplo, uma clínica de estética que antes ofertava serviços de
microagulhamento no rosto passou então a trabalhar um link building para trazer mais pessoas para sua plataforma, onde são abordados assuntos interessantes relacionados à temática.
Assim, essa prática vêm sendo uma forma interessante de clínicas e consultórios terem maior visibilidade na internet, entregando informações necessárias e úteis, e certamente falando como autoridade em assuntos nos quais pessoas mais têm dúvidas.
Começar o link building pode parecer difícil, já que o principal direcionamento dessa estratégia é a citação por outras plataformas.
No entanto, por meio das maneiras corretas é possível levar uma empresa da área de saúde para os principais ranqueamentos.
Portanto, veja a seguir algumas da principais dicas de otimização por link building utilizadas por profissionais de comunicação em empresas de
cartão de visita nutricionista e saiba as principais maneiras de começar a divulgar sua empresa e os conteúdos que ela produz:
Foque na qualidade do conteúdo
Lembre-se que seu conteúdo só será compartilhado por outros sites se ele de fato apresentar um bom conteúdo sobre a temática.
Por isso, a primeira ação a ser feita é trabalhar em conteúdos ricos, cheios de dados, vozes de especialistas e boa escrita.
Faça parcerias estratégicas
Para que seu site seja citado por outro nem sempre partirá de uma decisão natural, como no caso de uma plataforma clínica que cita seus trabalhos por meio do que ela achou na internet dentro de um computador novo.
Por isso, que tal ir atrás de sites relevantes e colocar em jogo algumas parcerias que ambos podem ter? Isso trará não apenas um aliado, mas uma possibilidade de crescimento ainda mais rápido do que o normal, falando sobre link building e ranqueamentos.
Trabalhe links internos e externos
Da mesma forma que outros sites podem citar o seu, é interessante que você também pare para escolher alguns links que podem ser colocados por você dentro do conteúdo, como:
Tudo o que for relevante para a construção de seu conteúdo e puder citar um outro parceiro será cada vez mais interessante para ajudá-lo da mesma forma que ele pode te ajudar.
Retire o que não for relevante
Muitas vezes sites não confiáveis ou que não transmitem um bom conteúdo acabam usando referências do seu site, algo que muitas vezes não pega bem dentro das formas de compreensão de ranqueamento feitas pelo Google.
Por isso, você pode entrar em contato com essas plataformas para retirar suas referências, ou até mesmo procurar por ferramentas na internet que fazem o trabalho de retirada do seu site, por exemplo, de uma página de um artigo.
O link building é uma das práticas mais relevantes para que empresas passem a aparecer mais nos principais rankings do Google, algo que chama a atenção de usuários, que podem vir a se tornar clientes, caso o conteúdo seja interessante para eles.
Entretanto, para isso, uma série de técnicas devem ser realizadas, inclusive aquelas que têm como prioridade a criação de conteúdos cada vez mais relevantes e de alta qualidade.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog
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