A área da saúde também é um mercado concorrido, e os médicos, assim como qualquer outro profissional, precisam obter lucro com o seu trabalho.
As pessoas estão cada vez mais informadas, por isso, buscam profissionais que ofereçam um diferencial em seus serviços.
Diante disso, o marketing médico se configura como uma estratégia para atrair pacientes.
Seja para alguém que deseja realizar um check up geral ou para um paciente que procura um especialista, o médico só vai ser encontrado se tiver uma presença forte na internet.
Por exemplo, por meio das redes sociais, esses profissionais se aproximam de seu público-alvo e de futuros pacientes.
A diferença entre eles e as outras empresas, é que os médicos não estão autorizados a divulgar propagandas de cunho promocional.
O objetivo deve ser de cunho educativo e para esclarecer a população.
E várias especialidades estão buscando mais visibilidade no ambiente virtual, para conquistar novos pacientes, dentre eles os urologistas.
Sendo assim, para saber como eles podem divulgar o trabalho na web, confira o próximo tópico.
Se você pesquisar sobre as estratégias de marketing pela internet, vai perceber que existe uma infinidade de opções. Mas, quando se trata dos urologistas, as melhores práticas são:
Um site responsivo é uma necessidade para qualquer profissional ou negócio, como uma empresa de manutenção hospitalar.
Trata-se de um site que se ajusta perfeitamente a qualquer tamanho de tela, tanto de um celular quanto de um tablet ou smartphone.
Isso é importante porque, hoje em dia, a maioria dos acessos à internet é feita por aparelhos móveis, como smartphones ou tablets.
Se uma pessoa quiser pesquisar um médico urologista, vai fazer isso automaticamente pelo seu celular.
Se o seu site não se ajusta a esse dispositivo, demora para carregar, os elementos ficam bagunçados e a navegação é prejudicada.
Além disso, a responsividade é considerada um fator chave para que o domínio apareça entre os primeiros resultados de pesquisa.
Em outras palavras, se quiser ser encontrado por um número maior de pessoas, precisa de um portal responsivo.
Identidade visual é um conjunto de elementos que representa um nome, um produto ou serviço, uma empresa, uma ideia ou uma instituição.
Isso é feito de forma sistematizada, e se baseia, primeiro, na criação de um logotipo.
O logotipo é o símbolo das empresas e profissionais, como o urologista, e precisa ser bem elaborado quanto aos seguintes elementos:
São elementos que facilitam, por exemplo, que as pessoas identifiquem o profissional em diferentes canais, como um flyer digital.
É a identidade visual que vai representar suas ideias, portanto, no caso de um urologista, ela precisa ser expressiva.
Por melhor que seja o seu site, mesmo que ele tenha conteúdos esclarecedores, nada se compara aos depoimentos de seus pacientes.
Quando uma pessoa compartilha sua experiência com as outras, ela influencia diretamente na opinião delas.
Inclusive, essa é uma ferramenta poderosa para converter visitantes em pacientes.
Assim como um fabricante de aparelho de medir pressao, você pode pedir para os seus pacientes que deixem um depoimento em seu site ou blog sobre o seu atendimento.
Cada comentário positivo pode ser o que faltava para levar uma pessoa a se consultar com você. E se a experiência dos seus pacientes for realmente positiva, eles não vão se negar.
Lá em cima nós falamos que o marketing digital para médicos deve ter cunho educativo e de informar as pessoas.
Pois bem, existe uma estratégia perfeita para isso, conhecida como marketing de conteúdo.
Trata-se de um dos pilares do marketing digital, e se baseia na criação de conteúdos que abordem assuntos de interesse dos pacientes.
O consumidor moderno está sempre em busca de informação, então, não importa se ele precisa de banner informativo ou de uma consulta médica, ele vai pesquisar no Google.
Quando você cria um assunto rico, relevante e atual, pautado nos interesses do seu público-alvo, vai esclarecer todas as dúvidas dessa pessoa e se mostrar como uma autoridade no assunto.
É assim, inclusive, que as empresas e profissionais conquistam a confiança de seus futuros clientes. Portanto, investir em marketing de conteúdo é uma dica valiosa.
Esta dica está diretamente relacionada com a anterior, visto que seus artigos precisam de um canal especial para serem postados.
O blog é uma ferramenta simples e acessível que pode ser usada por qualquer segmento, desde um urologista até uma loja de notebook novo.
Essa plataforma foi criada com o intuito de funcionar como um diário online, mas cresceu a ponto de as empresas enxergarem muito potencial nela.
Enquanto no site você se dedica a falar sobre você e suas especialidades, divulga o endereço do consultório e faz dele o seu cartão de visitas pessoal, no blog você publica uma série de conteúdos sobre vários assuntos do seu mercado.
É uma forma de organizar as estratégias e garantir aos seus pacientes um canal exclusivo para assuntos do interesse deles.
Por fim, a nossa última dica é para que você, urologista, esteja presente nas principais redes sociais, como Facebook, Instagram e LinkedIn.
Essas plataformas são ótimas para se comunicar com as pessoas, por isso, vão promover a interação entre você e os seus pacientes.
Além disso, são ótimos canais para você compartilhar os conteúdos do blog, esclarecer dúvidas e promover um canal de troca de informações.
O marketing digital é benéfico para qualquer profissional ou empresa, como uma imobiliária especializada em sala comercial pequena.
No caso dos urologistas, suas estratégias permitem que esses profissionais apareçam entre os primeiros resultados do Google, por meio de mapas de busca orgânica ou estratégias pagas para atrair mais pacientes.
Algumas práticas valorizam os perfis desses profissionais nas redes sociais, para que eles conquistem mais seguidores e assim possam interagir com mais pessoas.
O urologista é o médico especialista no trato urinário de homens e mulheres e na genital masculina, mas algumas pessoas não sabem do que se trata essa especialidade.
Por meio das estratégias de marketing de conteúdo que mencionamos aqui, você pode esclarecer esta e muitas outras dúvidas das pessoas.
Lembra-se quando falamos que as pessoas querem ter acesso à informação antes de comprar qualquer produto ou contratar um serviço? Pois bem, uma empresa só vai contratar um anúncio em um grande painel de publicidade se souber o que é.
Da mesma forma, uma pessoa só vai procurar os seus serviços se souber o que eles podem fazer por ela.
Portanto, é o marketing digital que vai se encarregar de fazer essa divulgação e mostrar para as pessoas de que forma elas podem ser atendidas por você.
Os médicos urologistas e de outras especialidades não precisam mais depender apenas da propaganda boca a boca, de indicações ou até de uma tradição familiar.
Eles podem crescer e divulgar o seu trabalho na internet de maneira ética, responsável e dentro dos parâmetros do CFM, por meio das estratégias de marketing digital.
Neste artigo, você aprendeu um pouco mais sobre ele e quais são as melhores práticas para um urologista. Seguindo nossas dicas, mais pessoas vão conhecer o seu trabalho e mais pacientes você vai conquistar.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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