Grande parte do marketing digital direcionado a otorrinolaringologistas gira em torno da informação sobre procedimentos realizados e o seu papel no dia a dia dos indivíduos.
O papel de informar, no entanto, está diretamente ligado à capacidade de atrair.
O aparelho respiratório humano é uma das áreas mais afetadas por doenças crônicas, alergias e distúrbios que prejudicam o bom funcionamento do organismo.
É fato também que o funcionamento do corpo humano é alvo de curiosidade desde o início da História.
O marketing digital parte do princípio de que existe uma necessidade e uma curiosidade caminhando juntas, compatíveis uma com a outra, em meio às demandas da atividade registrada nas plataformas online e móbile PDV todos os dias.
Quando estas características são sintetizadas com eficiência em um conteúdo de fácil ingestão, forma-se um chamado “hit”, nome designado para os fenômenos de sucesso em que uma publicação converte milhões de interações.
Tais efeitos são de rápida expansão, ganhando corpo em poucas horas e dimensões mundiais em alguns dias.
Cobiçado por pessoas e instituições, o hit é uma oportunidade de ouro para conquistar contratos, parcerias e vendas em folder promocional.
A aplicação de conceitos de marketing como funil de vendas e alinhamento de persona na área médica revela dados que são úteis ao otorrinolaringologista no momento de sua consulta. A análise do perfil do paciente é vital para a prestação de atendimento.
A personalização no atendimento é especialmente importante neste segmento por se tratar de um tipo de serviço requisitado em momentos de vulnerabilidade.
O médico está em contato direto com corpo e mente do paciente, expostos de modo íntimo.
Conhecer o paciente através do estudo do funil de vendas, possível apenas com uma coleta de dados adequada, confere ao profissional domínio sobre o tratamento de informações sensíveis, parte de sua atividade, além de encontrar onde estão os principais problemas.
A união de dois segmentos de mercado proporcionada pelo marketing digital cria profissionais multifacetados, detentores de conhecimentos valiosos para uma análise global de seu papel, enriquecendo seu trabalho e a experiência de seu cliente.
O otorrinolaringologista, bem como profissionais de outras especialidades médicas, pode unir necessidade e curiosidade em publicações que informem e atraiam o público, usando técnicas de marketing digital aplicadas em múltiplos negócios:
Cada técnica deságua em uma produção de conteúdo dinâmica, com alta capacidade de adaptação aos diferentes tipos de espaço, grupos demográficos e níveis de conhecimento sobre os temas discutidos, enriquecendo a experiência para especialista e paciente.
Os principais motores de busca na internet disponibilizam ferramentas de análise das palavras-chave mais procuradas em suas caixas de pesquisa, algumas destas segmentando os resultados por assunto ou região.
O profissional da otorrinolaringologia pode utilizar essas interfaces gratuitamente para encontrar quais são os temas de maior interesse para o seu público, promovendo uma visão global que elenca tendências por localidade e período do ano.
Desta forma, as clínicas que oferecem o serviço podem também preparar-se para as mudanças de concentração do interesse público em temporadas.
No verão, as postagens podem ser adaptadas às necessidades do período e modificadas no inverno.
O uso de palavras-chave não se resume a saber o que o público procura, mas otimizar o conteúdo para torná-lo alcançável a esta audiência.
A manutenção de hospital viabiliza o uso de suas dependências, da mesma maneira que o SEO viabiliza a busca pelo post.
SEO é a sigla que indica o termo em inglês Search Engine Optimization, ou otimização dos mecanismos de busca, em tradução literal.
Trata-se de uma série de métodos para otimizar uma publicação para análise e indexação por algoritmos dos sites de busca.
Esses algoritmos funcionam como faxineiros que varrem a internet em busca de conteúdo relevante para mostrá-lo ao usuário que pesquisa por um termo em seu site, como exame audiologico clinica. Os bots indexam publicações de texto e vídeo vinculados ao tema.
Clínicas e profissionais liberais da otorrinolaringologia podem publicar artigos informativos em blogs e sites que permitem a postagem de blocos de texto, uma oportunidade para aplicação de palavras-chave mais relevantes na matéria.
Benchmarking consiste em um conjunto de práticas de marketing para coletar dados, avaliar os resultados e características de uma concorrência, com o objetivo de compará-las aos procedimentos da empresa que realiza o processo.
Para realizar um benchmarking efetivo, é importante que o especialista com equipamentos medicos basicos ou clínica que desejar adotar o método entenda como funciona um funil de vendas.
Um funil de vendas é a representação gráfica das etapas traçadas por um potencial cliente desde o momento em que entra em contato com a empresa até o momento em que fecha a compra de produtos ou o contrato de serviços.
No cenário médico, um funil de vendas começa quando um indivíduo encontra e interage com publicações, perfis em redes sociais e outras interfaces de contato e termina quando o paciente marca uma consulta ou exame.
Dividido em três etapas, o gráfico em formato de triângulo invertido é confeccionado de acordo com a definição de cliente ideal, ou em linguagem médica, o tipo de paciente que mais se encaixa no atendimento de saúde oferecido.
Sua finalidade é guiar a abordagem de marketing em direção a atos efetivos de atração deste cliente até o final do funil, evitando o desperdício de recursos com interações que não possuem potencial de conversão.
A definição deste cliente ideal pode ser retirada da análise de benchmarking, que funciona como um diagnóstico do negócio, apontando suas forças, fraquezas e locais críticos para alteração.
Uma linguagem mais poderosa que o texto, os vídeos são vitais para uma estratégia de marketing digital bem sucedida.
Favorito dos algoritmos de busca e dos usuários, as possibilidades de conteúdo são mais extensas no audiovisual.
O otorrinolaringologista pode realizar vídeos de média e longa duração, contendo de 20 a 40 minutos para explicar com maior profundidade alguma doença ou procedimento de sua área, vídeos curtos com curiosidades para entretenimento e até mesmo livestreams.
As livestreams ganham popularidade por sua característica que une produção e transmissão ao vivo, aproximando audiência e especialistas.
As chamadas lives permitem interação em tempo real com comentários que podem ser respondidos no momento.
O médico pode promover essas transmissões em suas redes sociais para sanar dúvidas comuns entre o público.
Desta forma, ele se faz conhecido e conhece os anseios de seus potenciais pacientes.
As parcerias são contratos informais de ajuda entre produtores de conteúdo na internet.
Geralmente, entre entes do mesmo setor, tais acordos acontecem entre um influenciador menor e outro de maior alcance, de modo a gerar uma troca de benefícios.
O produtor de menor alcance pode oferecer uma diversificação do conteúdo publicado por seu parceiro, levando dinamismo e criatividade até outro perfil.
A parceria com um produtor de conteúdo de alto engajamento alavanca os resultados do perfil menor.
O otorrinolaringologista pode fazer parcerias com farmacêuticos e fornecedores de delivery de medicamentos para produção de conteúdo.
De modo que cada especialista compartilha conhecimento sobre seu campo de atuação.
O marketing digital se prova uma ferramenta versátil e essencial para qualquer tipo de negócio diante do uso difundido dos aparelhos portáteis conectados à internet.
Otorrinolaringologistas e demais profissionais da saúde devem aproveitar a ferramenta.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog
Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
QUERO TER MAIS PACIENTES NO MEU CONSULTÓRIO
CONFIRA MAIS POSTS DA KOP MÉDICO