Marketing médico de conteúdo é a produção de materiais relevantes e ricos em informação, direcionados a um público-alvo específico. A intenção é atrair, conquistar, educar e fidelizar clientes e potenciais clientes.
A estratégia é importante para qualquer tipo de negócio, desde lojas de computador novo até clínicas das mais variadas especialidades.
Isso porque o marketing médico de conteúdo auxilia em todo o processo de compra, mais conhecido como funil de vendas, desde o primeiro contato do consumidor com uma marca até o pós-venda.
É por esse motivo que possui a capacidade de atrair novos clientes e reter os antigos.
Quando uma marca veicula conteúdos de qualidade, ela fortalece suas estratégias de SEO (otimização para sites), então aparece entre os primeiros resultados de pesquisa do Google, o que aumenta sua visibilidade.
Quanto mais visível uma empresa se torna, mais pessoas consomem seus conteúdos e, com isso, ela ganha mais autoridade no mercado e se torna referência naquilo que faz. Portanto, gera mais oportunidades de negócio.
É por essas razões que o marketing médico de conteúdo é o principal pilar do inbound marketing, uma vez que acompanha as mudanças no comportamento de consumo e entrega aos consumidores o que eles mais querem: informação.
Se uma clínica se apega às antigas metodologias de vendas e marketing, que consistem apenas em manter o foco em seus produtos e serviços, vai afastar um grande número de potenciais clientes.
Tanto para uma fabricante de etiqueta de patrimônio quanto para qualquer outra empresa, o uso da produção de conteúdo age de outra forma.
Seu foco são as necessidades, dores e desejos dos consumidores e de que maneira a empresa pode ajudá-lo a solucionar suas necessidades.
Mesmo que ele consiga atender o seu desejo com um simples e-book, vai se lembrar da sua clínica quando precisar dos serviços dela. Ou seja, você conquista a confiança de um possível paciente, algo bem difícil e complexo atualmente.
Por outro lado, caso ele precise dos produtos e serviços que você oferece para realmente satisfazer suas necessidades fará uma compra mais consciente, e isso aumentará a sua satisfação em relação à marca.
O marketing médico de conteúdo é tão importante e vantajoso para as clínicas médicas quanto para qualquer outro tipo de empresa.
Se você fizer uma pesquisa rápida, vai perceber que a internet está lotada de conteúdos sobre saúde e bem-estar, produzidos por profissionais qualificados e comprometidos com sua audiência.
Isso significa que a concorrência para as clínicas é tão grande quanto para qualquer outro negócio, como uma fabricante de braquete porcelana.
Então, é preciso se destacar e mostrar que a sua clínica também está apta para solucionar as necessidades de seu público.
Investir em marketing médico de conteúdo é também é fundamental para ajudar a construir sua autoridade de mercado, como no caso de uma fabricante de sacola de tecido personalizada.
É algo que acontece naturalmente, uma vez que ela está disseminando conhecimento e se fortalecendo como especialista.
É ainda uma forma de se posicionar como referência em sua especialidade médica, principalmente no nicho em que atua.
Bem como qualquer outro consumidor, os pacientes vão buscar respostas nos canais usados pelas clínicas, como:
Assim, o marketing médico de conteúdo garante mais confiança e credibilidade para a sua clínica, e quando o visitante do seu canal confia nela, a tendência é que ele agende uma consulta para falar diretamente com um atendente que tenha conhecimentos sobre os especialistas.
Não se esqueça de que em uma única cidade, existem dezenas de consultórios e clínicas que atendem a mesma especialidade, mas o que o consumidor moderno realmente quer é ter acesso a um profissional em que possa confiar.
Por fim, o marketing médico de conteúdo vai fortalecer a presença digital do estabelecimento, e isso é muito importante, visto que a internet é, hoje, o principal canal de comunicação e divulgação de produtos e serviços.
Então, toda vez que alguém precisar de sinalização vertical de advertência, por exemplo, vai recorrer ao Google e quem tiver a presença mais forte, conquistará esse consumidor.
Com as clínicas médicas não é diferente, e podemos observar isso com o alto número de pesquisas sobre os mais variados assuntos, antes de o paciente agendar sua consulta.
Se você não estiver na web de maneira marcante, dificilmente será encontrado ou considerado como uma boa opção em meio à concorrência.
Agora que você já sabe qual é a importância e as vantagens do marketing de conteúdo para a sua clínica médica, vamos mostrar quais são as melhores estratégias para você aplicá-lo:
Conhecer bem o seu público-alvo é uma necessidade para qualquer tipo de negócio, como no caso de uma fabricante de carimbo empresa.
É dessa forma que você sabe com quem está falando e, assim, escolhe melhor o tipo de conteúdo e seu formato, qual assunto abordar, que problemas essas pessoas querem resolver e até mesmo qual tom de voz usar.
Também é uma forma de atingir os seus objetivos dentro do marketing digital, como o tipo de paciente que deseja atrair, procedimentos que precisa realizar, dentre outros.
Se uma clínica de estética vai produzir um material sobre aplicação de botox natural para o rosto, fará isso de modo que seus leitores possam entender sobre o que ela está falando com clareza.
Aqui, a premissa é nunca se esquecer de que os conteúdos são destinados aos seus pacientes e futuros pacientes, e não para outros médicos que conhecem termos científicos, por exemplo.
É necessário agradar o público e mostrar sua autoridade. Desse modo, produza materiais que sejam acessíveis e de fácil entendimento.
No que diz respeito à saúde das pessoas isso é ainda mais importante, uma vez que elas precisam entender o seu problema para saber lidar com ele.
O foco principal deve ser o de esclarecer e ajudar o público, e não mostrar que você conhece todos os termos médicos que o leitor nem sabe o que significa.
Assim como qualquer outra empresa, uma clínica de reeducação alimentar para emagrecer precisa mensurar os resultados de sua estratégia para conquistar seus objetivos com o marketing de conteúdo.
Para isso, são usadas métricas que permitem acompanhar as estratégias adotadas pela clínica. Por exemplo, por meio delas, você consegue descobrir quais são os tipos de conteúdos mais lidos.
É possível saber quais assuntos estão atraindo mais pessoas para o blog, ou ainda, quais formatos de conteúdo mais agradam o seu público-alvo, como vídeos, áudios, imagens, textos, etc.
A análise correta dos resultados depende de bastante conhecimento, logo, é interessante contar com uma agência de marketing médico nesse processo.
Elas saberão interpretar os resultados de sua estratégia e se eles estão levando os seus objetivos. É a melhor forma de garantir que todos os seus esforços e investimentos em marketing médico de conteúdo estão de fato valendo a pena.
A criação de materiais relevantes para a sua audiência é imprescindível para conquistar a confiança das pessoas. Saúde é assunto sério, e ninguém vai procurar um médico se não precisar dele.
Existem muitas clínicas no país, mas as melhores aos olhos dos pacientes são aquelas que estão realmente interessadas em auxiliá-los, e o marketing médico de conteúdo te ajuda a construir essa imagem.
Com as dicas e informações passadas aqui, certamente a sua clínica saberá fazer um bom trabalho com essa estratégia digital tão importante atualmente.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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