A persona é fundamental para toda estratégia de marketing. Ela nada mais é que uma representação semi fictícia do seu cliente ideal, com base nas características do público.
Por exemplo, se o seu consultório é especializado em atendimento para
check up geral, a ideia é fazer um levantamento de quem são os seus principais clientes e, com base nisso, construir a persona.
Entre algumas informações relevantes, destacam-se:
Como estamos lidando com o trabalho médico, vale a pena colocar sentimentos, dores, anseios e necessidades na sua persona. Isso deixa o seu personagem mais humano e, como consequência, ajuda a direcionar as suas campanhas.
Ou seja, a definição da sua persona permite compreender bem para quem é o serviço e como ele será ofertado, diante das expectativas do cliente.
Se necessário, você pode fazer entrevistas com os pacientes ou aplicar questionários. Assim, enquanto eles aguardam na
sala comercial por hora para serem atendidos, você pode pedir que preencham uma ficha com a pesquisa.
Lembre-se: quanto mais informações a respeito do seu público, melhor será a sua estratégia de marketing.
Você já parou para avaliar quem são os concorrentes da sua região? Se ainda não, está na hora de rever os seus conceitos, pois até no mercado médico é importante saber quem são os demais consultórios e clínicas.
Realizar esse “reconhecimento de campo” é uma forma de saber como se posicionar em relação à concorrência e, com isso, investir nos diferenciais do seu estabelecimento.
Uma dica é reparar o que a maioria dos consultórios e clínicas costuma fazer. Por exemplo, eles têm um
cartão de visita colorido, um website, uma página no Facebook… Enfim, esses são pontos que te ajudam a visualizar quais estratégias dão certo.
Inclusive, essa é uma boa maneira de medir o quanto você precisa investir para ter um bom resultado. Assim, se perceber que os concorrentes não ligam tanto assim para o marketing, você tem uma ótima oportunidade em mãos!
A identidade visual é algo extremamente importante e uma das primeiras coisas que deve ser levada em consideração na hora de construir a sua estratégia.
Assim, se a sua clínica ou consultório já conta com um padrão de cores e formatos, verifique se essa composição revela realmente os valores do seu estabelecimento e atende às necessidades dos clientes.
A identidade visual é justamente para isso: criar um relacionamento positivo com o público e transmitir a imagem do seu negócio. Então, ela precisa ser eficiente.
Além do mais, lembre-se que a identidade visual estará presente em praticamente tudo: no
carimbo empresa, no jaleco, nos materiais de divulgação, nos conteúdos produzidos, no website, entre outros.
Por essa razão, ela é um ponto muito importante para o marketing médico e deve ser pensada com cautela, com base em estudos e percepção sobre os clientes.
Hoje em dia, podemos encontrar praticamente tudo na internet. Se digitarmos “catraca controle de acesso”, por exemplo, vamos nos deparar com artigos, blog posts, equipamentos a venda e, principalmente, sites de empresas.
No caso do marketing médico, a mesma lógica é válida. Muitas pessoas procuram por sintomas e doenças associadas na internet, antes mesmo de ir ao médico.
Sendo assim, se você quer ser reconhecido(a) no mercado, vale a pena investir na construção de um site responsivo - até porque, grande parte dos acessos vem dos dispositivos móveis, logo, precisamos nos adaptar a isso!
Mas, calma. Não adianta nada criar um site só com o currículo do médico e o endereço do consultório. Provavelmente o usuário não vai se interessar só por essas informações e acabará indo procurar serviços de lugares concorrentes.
Afinal de contas, quem pesquisa por
revestimento textura no Google, não quer ver apenas o preço do produto. A pessoa também quer dicas de como usar o material, fotos com exemplos de decoração, entre outras informações. Ou seja, o conteúdo é a chave!
Portanto, uma das principais estratégias do marketing médico é justamente a aliança com o marketing de conteúdo, para oferecer materiais relevantes e valiosos ao público.
Aliás, essa é uma das práticas recomendadas pelo CFM (Conselho Federal de Medicina), pois os médicos não podem investir em campanhas sensacionalistas e invasivas, como ocorre na publicidade tradicional.
Mas, além de cumprir o Código de Ética, o compartilhamento de conteúdos objetivos, com informações corretas e claras, é uma maneira de ajudar as pessoas que estão buscando materiais sobre a saúde.
Com isso, a estratégia confere ao profissional uma certa autoridade.
Quer dizer que o marketing de conteúdo, quando bem aplicado, é capaz de melhorar o reconhecimento da sua clínica ou consultório. Como consequência, você terá mais agendamentos de consultas e irá expandir o seu negócio.
O marketing de relacionamento é outra estratégia famosa dentro da área médica.
Quando marcamos uma consulta, muito mais do que ter um
notebook para escritório novo, queremos ser bem atendidos pelos recepcionistas, ou mesmo pelos médicos.
No entanto, a construção de um relacionamento mais confiável e perene ainda é um desafio. Ainda mais porque os pacientes demandam um atendimento integrado, particular e personalizado. Daí a importância de elaborar uma estratégia assertiva.
A dica é investir no treinamento dos recepcionistas e, em conjunto, manter o contato periódico com os seus pacientes. Isso pode ser feito de várias formas, como em campanhas de e-mail marketing, ou até mesmo simples telefonemas.
Saiba ouvir os seus clientes, conhecer suas dores e queixas. Mostre que se importa com a opinião deles. Essas atitudes fazem toda a diferença para o seu consultório ou clínica.
Como dissemos, o CFM estabelece uma série de parâmetros que ditam a forma como o marketing médico deve ser feito. No caso, a propaganda tradicional e invasiva está fora de cogitação.
Sendo assim, é importante conhecer as recomendações do “Manual de Publicidade Médica” do Conselho Federal de Medicina, para evitar qualquer tipo de divulgação que vá contra o Código de Ética e possa prejudicar a sua integridade profissional.
Alguns pontos merecem destaque. Por exemplo, o médico não pode veicular campanhas sem que esteja devidamente indicado como responsável pelo conteúdo. Ou seja, toda informação na área de saúde precisa de um dono!
Sendo assim, não se esqueça de colocar o seu nome completo e o seu número de registro no CFM. Isso facilita a identificação pelos órgãos responsáveis.
Além disso, você não pode se autopromover como “o melhor”, ou divulgar alguma especialização que não foi protocolada. Não se engane: as chances de você ser descoberto são altas.
Portanto, nada melhor do que ter responsabilidade por aquilo que você compartilha. Por isso, o marketing médico deve ser muito bem elaborado e planejado.
O marketing médico é uma estratégia muito eficiente, capaz de promover consultórios e clínicas, tornando o acesso às informações da área da saúde muito mais fácil.
No entanto, há certas recomendações para realizar um planejamento tão específico quanto esse, que vão além das determinações do CFM, mas também incluem muitas medidas estratégicas para ter sucesso com as divulgações.
O artigo de hoje buscou trazer algumas dicas de como usar o marketing médico no seu consultório. Assim, você conseguirá alcançar maior reconhecimento no mercado e melhorar o seu relacionamento com os pacientes.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog
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