Quando começamos um negócio, e até mesmo logo após nos formarmos em uma profissão desejada, não sentimos imediatamente algumas questões que são necessárias dentro do serviço diário, ainda que sejam essenciais para um bom trabalho.
Um ponto que se encaixa dentro disso é a promoção do trabalho, importantes tanto para que haja um conhecimento por parte de clientes, quanto um crescimento de oportunidades.
Agora, em relação a profissionais da área da saúde, como médicos, enfermeiros, esteticistas e sócios de clínicas com cadeira de rodas adaptada, esse pode ser um ponto essencial, e que muitas vezes fica de fora das estratégias e preocupações.
Isso porque, diferente de profissões já acostumadas em utilizar a propaganda, publicidade ou comunicação no geral para atingir públicos, profissionais de saúde acabam não tendo tanto contato com o ponto durante sua formação, o que os torna alienados neste quesito.
Assim que um médico se forma, ele não começa a montar sua clínica pensando também na forma de divulgar seu trabalho para pacientes, embora seja importante.
Por muito tempo os profissionais dessa área eram regados por indicações de amigos e familiares, e até mesmo a alta procura por parte de qualquer pessoa em necessidade.
No entanto, podemos dizer que muitos pontos mudaram, seja nos mercados e até na sociedade, levando os pacientes, que também são consumidores, a escolher melhor o lugar onde colocam seus investimentos, pensando na qualidade e sobretudo nos benefícios.
Podemos dizer que com a internet essa realidade ficou ainda mais em voga.
Hoje em dia sites na internet e até aplicativos conseguem reunir pontos de clínicas e consultórios com facilidade, filtrando pontos interessantes para pacientes escolherem a melhor opção de:
Aliado a essa procura e determinação de um serviço médico, está a alta concorrência em um sentido de experiência, com clínicas que cada vez mais prezam pela satisfação de seus pacientes, dentro do local de atendimento e até mesmo em um acompanhamento.
Por isso, ter uma clínica médica com porta caneta de acrílico e trabalhar com a área da saúde, ainda mais em lugares particulares, pede por uma boa divulgação do negócio.
Sem essa preocupação, além de ser mais difícil de um profissional encontrar pacientes, certamente ele encontrará menores taxas de aceitação no mercado, algo que, embora distante de uma profissão considerada de sucesso, pode vir a acontecer com rapidez.
Agora que você entendeu um pouco mais sobre o que é o marketing médico, é possível começar a saber que alguns passos devem ser dados pelos profissionais desse ramo para alcançar pacientes, divulgando o trabalho que pede por locação de aparelhos esteticos.
Para isso, surge o marketing médico, um formato de marketing que exibe as ferramentas e estratégias de uma comunicação convencional, mas voltada ao meio de saúde.
Em outras palavras, podemos dizer que esse formato de marketing se preocupa com dois principais pontos: a divulgação e o relacionamento, quase sempre feito por meios digitais, algo que tem sido cada vez mais necessário dentro dos principais mercados.
Ao começar a trabalhar com o marketing médico, é importante que o profissional se atente ao entendimento do seu negócio, por meio de uma compreensão geral do cenário.
Dentro disso, é necessário começar pela compreensão dos objetivos daquela clínica ou daquele espaço de trabalho, entendendo ainda mais sobre o público-alvo da empresa.
Entender mais sobre o tipo de paciente que é preciso alcançar diz mais sobre os desejos da clínica, sobretudo suas diferenciações diante da concorrência, o que pode ajudar dentro das principais estratégias feitas por equipes responsáveis pela qualificação de desempenho.
A partir da compreensão sobre empresa e público, fica mais fácil entender as estratégias comunicacionais e de marketing que devem ser feitas para atraí-los.
Por exemplo, profissionais que trabalham em clínicas de estética e dermatologia podem ter como foco de seus pacientes mulheres, de classe média alta, jovens, e que se preocupam com os cuidados da pele e de marcas no corpo, sendo esta a especialidade do time.
A partir desse filtro exato do paciente ideal, fica fácil entender as formas de entrar em contato com estes, por exemplo, por meio dos principais espaços de comunicação.
Lembrando que nesta fase de atração de pacientes, é importante prezar por um bom planejamento de conteúdo, considerando equipes de comunicação que trabalham com redações de forte apelo emocional, com visuais interessantes.
A partir do ganho de pacientes, que trabalham com arquitetura para berçários começar a trabalhar a conversão, que nada mais é do que a transformação em um potencial paciente, que ainda não fechou uma consulta, para de fato um paciente daquela clínica.
Outro ponto que tem grande preocupação dentro do marketing médico é a relação, ou seja, a forma de lidar com pessoas que entraram dentro da empresa, entendendo suas prioridades, seus desejos, e trabalhando para que elas se mantenham ali.
Para isso, é preciso que a clínica tenha uma equipe forte em relação ao atendimento, entendendo se o acompanhamento feito pelos profissionais está sendo satisfatório, e se existem potenciais mudanças a serem feitas para trazer maior satisfação.
É nesse ponto que de fato ocorre uma espécie de troca entre empresa ou profissional de saúde e o próprio paciente, aumentando as chances deste último se tornar fiel.
Um ponto que merece atenção dentro de todo o trabalho feito em relação ao marketing médico é a condição de estudar seus concorrentes, principalmente aqueles que atuam diretamente com a sua clínica, próxima de um totem fotografico.
Reconhecer os pontos que mais diferenciam ambas as estratégias, sobretudo os serviços com pacientes, seja em relação ao preço ou a pontos de relevância no atendimento, fazem parte do estudo que determina os melhores caminhos e ações a serem tomadas.
Quando se trabalha com o marketing médico, alguns pontos positivos passam a fazer parte da realidade dessas empresas e também de profissionais que trabalham de forma autônoma, sendo a principal delas o aumento de pacientes nos quadros.
Isso porque, considerando a atração de pacientes, o trabalho de relacionamento e atendimento, fica mais fácil desenvolver uma espécie de proximidade com este.
Com isso, fica mais fácil que o paciente da sua clínica focada em alimentos veganos passe a divulgar mais sobre os seus serviços para outras pessoas conhecidas.
Um outro ponto altamente relevante é a maior incidência de oportunidades, seja em relação à parceiras, a fechamento de contratos com empresa, e até mesmo sobre a relevância da imagem de profissional ou da clínica dentro de espaços de comunicação.
Esse ponto joga a favor da imagem criada, seja em redes sociais, veículos de comunicação e até mesmo dentro da área, ajudando ainda mais a fechar negócios e ter relevância.
Por fim, podemos dizer que trabalhar com o marketing médico acaba trazendo uma maior vantagem em relação aos investimentos feitos por esses espaços em relação à publicidade, divulgações e qualquer outra forma de pagamento feito esperando resultados.
Por exemplo, a vinda de um novo paciente para a empresa a partir de publicidades em anúncios pode ser rapidamente creditada, não gerando nenhum tipo de demora.
Se você trabalha na área da saúde e não sabe o que é o marketing médico, certamente entender esse conceito, suas ações e seus benefícios poderá trazer maior crescimento dentro da sua carreira, em relação à conquista de pacientes.
Ainda que entender essas questões não sejam estudadas dentro da faculdade de saúde, ou até mesmo na entrada em uma clínica, cuidar da divulgação e promoção do trabalho é um ponto que pode trazer maior relevância e realização profissional.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog
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