A publicidade médica é um tema amplamente discutido desde a inserção de redes sociais e sites de busca no cotidiano popular.
Compreender a migração do ramo para os espaços online demanda a apresentação dos fatores que mais influenciaram a mudança.
A implementação dos mapas nos mecanismos de busca foi um divisor de águas para o comércio e a oferta de serviços online.
Sincronizados aos mecanismos de rastreio em tempo real, como o GPS, uma pesquisa desnuda a cena empresarial da região.
Atualmente, digitar o simples termo “médico” em um site de buscas é o suficiente para direcionar o usuário até um mapa da cidade correspondente, mostrando todos os consultórios mais próximos da rua onde está localizado o ponto de acesso.
Desta forma, os endereços de estabelecimentos físicos são apresentados por critério de recomendações e localização, facilitando a divulgação de um novo consultório atendendo uma rede de bairros, por exemplo, a partir de um aluguel de sala por hora.
A inclusão da ferramenta nos mecanismos de busca foi um dos primeiros atrativos para as empresas, instalada ainda no início dos anos 2000.
Por fim, a combinação entre localização por mapas virtuais e estratégias do Google ads foram vantajosas para muitos negócios.
É comprovado que a maior parte das pessoas que acessam sites de busca clicam nos primeiros resultados, sem sequer frequentar a segunda página.
Considerando que cada resultado de pesquisa é capaz de exibir bilhões de links, a competição pelos primeiros locais, o chamado topo do Google, é acirrada o bastante para estimular a procura por ferramentas de publicidade paga
.
Associar um site responsivo ao primeiro resultado de uma busca por uma especialidade, é o pontapé inicial para criar uma referência, ou seja, transformar o seu negócio em autoridade para o segmento.
O Google Ads funciona como um
totem de propaganda, por onde o anunciante escolhe qual o tipo de publicidade, onde será veiculada e para qual público será exibida.
A segmentação de público é uma parcela da análise de multidões, nascida nos estudos da sociologia e utilizada pelas equipes de marketing de grandes corporações.
A internet é um amplo espaço, composta por todos os tipos de indivíduos e suas particulares preferências.
Seguindo o pressuposto de que, para todo produto há um consumidor, nem todos os consumidores são ideais para o seu produto.
Um especialista da área de cardiologia, com jaleco personalizado, que pretende construir um consultório, deve analisar quais são os padrões de pacientes que costuma atender.
Portadores de doenças crônicas e problemas circulatórios são um nicho compatível.
Compreendendo qual é o seu perfil de cliente, é possível segmentá-lo demograficamente, por meio da definição das médias de:
O Google Ads trabalha sob o sistema de segmentação da audiência, por onde acontecem os leilões que definem aspectos como o custo por clique, a maneira como o anunciante é debitado pelo uso da plataforma.
A segmentação de público aplicada à medicina, permite que os profissionais conheçam melhor seu paciente e estipulem um material de
impressão catálogos
mais certeiro, alinhado às necessidades de seu público.
Uma das principais missões da publicidade médica é informar o público. A importância da educação na postura de profissionais de saúde, diante da internet, é tamanha que foram estabelecidas diretrizes exclusivas para o marketing desta área.
A postura do médico nas redes sociais, sites ou plataformas de vídeo é educar a população quanto aos aspectos da ciência que se aplicou, sendo vetado o fornecimento de informação médica por parte de profissionais não-especializados ou versados em outra área.
O comportamento ideal do médico em suas plataformas de divulgação para o público, inclui a exibição de seu CRM.
Isto é, inscrição no Conselho Regional de Medicina, além de um conjunto de publicações sobre doenças e tratamentos cientificamente comprovados.
A proposta do Google Ads é ser uma ferramenta versátil, direcionada para a aquisição de leads, a proposição de vendas e promoções em aplicativos.
Ao criar uma conta na plataforma, o usuário se depara com as seguintes opções:
Cada uma destas aplicações configuram diretrizes que auxiliam o anunciante em seu processo de segmentação do público.
O investimento em uma interface responsiva parte do interesse da plataforma em exibir anúncios de qualidade, para manter seu público.
O principal atrativo do Google Ads está na abrangência de seus resultados, um retorno ainda não visto, em mesmo nível, nas demais plataformas concorrentes.
Em outra tela de janela, as opções para definição da campanha continuam:
A criação de uma campanha, seja em qualquer das opções listadas, gira em torno das definições de palavras-chave, o motor para indexação de endereços web com base em assunto. Para médicos, tais palavras se relacionam à sua especialidade.
Temas tangenciais às especialidades médicas, como alimentação, bem-estar e esportes, também podem ser abordados em uma campanha.
Seja esta de um consultório, clínica ou centro médico, a elaboração de uma campanha deve ser posterior à análise de público.
O custo por clique está associado ao valor de cada campanha arrematada em leilão, uma disputa pelas palavras-chave escolhidas durante a criação do anúncio.
Tais palavras devem ser relacionadas a propaganda, como móveis para escritório em uma loja do ramo.
Quanto mais concorridas são as palavras-chave, maiores são os valores depositados no leilão da Google e menores são as chances de vencer um leilão sem a disposição de altos custos. A palavra "médico", por exemplo, é bastante disputada.
No entanto, um termo mais longo e específico como “médico endocrinologista” possui menores concorrentes e portanto, maiores chances de vencer a rodada.
O custo por clique é cobrado do vencedor da rodada, com base em quantos cliques o anúncio recebe.
Por isso, a criação da campanha, em si, é gratuita, a execução desta, através do vencimento do leilão, é a parcela em que o pagamento é exigido.
Nisto reside a importância de estudar seu público-alvo com profundidade, antes de organizar uma campanha.
Assim, no momento de escolha das palavras-chave, o anunciante pode selecionar termos menos concorridos e ainda assim, potentes.
O índice de qualidade é uma métrica do Google que avalia a relevância das campanhas criadas, de modo a favorecer boas campanhas em detrimento de anúncios mal desenvolvidos.
O índice de qualidade analisa pontos como:
Em notas que variam entre 1 e 10, o índice de qualidade é um dos fatores mais importantes para o sucesso de uma campanha no Google Ads.
Como um fornecedor de roupas, é importante que o anunciante teste diferentes tipos de “Calls To Action”.
Calls To Action, referido pelo marketing em sua sigla CTA, é o termo usado para as frases imperativas que instigam o leitor a tomar uma decisão, como inscrever-se em uma newsletter, fazer uma conta ou testar uma consulta gratuita.
Em resumo, o Google Ads é uma plataforma essencial para qualquer negócio, seja este gerenciado por um grupo de sócios ou por um empreendedor individual, como é o caso de muitos consultórios médicos de pequeno porte.
Os profissionais da saúde podem encontrar na internet um rico campo de atuação, ideal para o crescimento de seu negócio e posicionamento de marca, tarefas desafiadoras em ambientes tão competitivos.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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