O Google ADS é a plataforma de anúncios do Google e que vem sendo utilizada por empresas dos mais variados tipos. Inclusive, esse recurso pode ser vantajoso para os profissionais da saúde, desde que saibam utilizá-lo.
Os médicos, assim como outros profissionais, precisam atrair as pessoas para dentro do consultório, além de gerar autoridade na internet. Uma das melhores ferramentas para isso é o Google Ads, que antigamente era conhecido como Google AdWords.
Atualmente, cerca de 94,4% dos usuários da internet recorrem aos buscadores para procurar informações sobre saúde, de acordo com o Minuto Saudável. Obviamente, o buscador mais usado é o Google.
Por conta disso, sua plataforma de anúncios se torna uma excelente oportunidade de fazer com que a clínica ou consultório apareça entre os primeiros resultados de pesquisa para os usuários.
Ela é ainda mais benéfica para aqueles que estão procurando uma especialidade médica na região em que se encontram. Mas para aproveitar ao máximo este recurso, é necessário conhecer um pouco mais sobre ele.
Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o conceito de Google Ads e mostrar quais benefícios pode trazer para os médicos. Confira.
Google Ads nada mais é do que a plataforma de anúncios do Google, que é por meio dela que as empresas geram tráfego pago e conseguem anunciar seus produtos e serviços na web.
As campanhas são segmentadas e chegam ao conhecimento das pessoas que realmente estão interessadas em comprar as soluções. O mesmo processo se aplica às clínicas, consultórios e hospitais.
Se você procurar informações sobre qualquer assunto, como preço de cobertura de vidro retrátil manual, vai encontrar resultados pagos e orgânicos, sendo os pagos sempre posicionados na primeira página de resultados.
Conquistar esse posicionamento organicamente é importante, porém, uma tarefa complexa para as organizações.
Por outro lado, se o médico investe nos anúncios pelo Google Ads, consegue facilmente posicionar o consultório entre os primeiros resultados de pesquisa. As campanhas também podem ser transmitidas em outras plataformas, como no caso do YouTube.
Sem falar no fato de que a ferramenta também permite monitorar a página e receber ajuda de especialistas, por meio de aplicativos.
Como resultado, o profissional vai aumentar o número de visitantes em suas páginas e, consequentemente, a quantidade de pacientes que vão procurar o consultório.
Em vista disso, é inegável a importância do Google Ads para as estratégias de marketing médico. Mas para aproveitar todos os seus benefícios, é necessário trabalhar em cima de alguns fatores, como:
Mas não basta apenas criar o anúncio, pois é necessário mensurar seus resultados. Um fabricante de janelas de vidro, por exemplo, analisa a taxa de cliques, custo por clique e a taxa de impressão.
Quando o usuário vai fazer uma pesquisa usando uma palavra-chave relacionada aos serviços oferecidos pelo médico, é muito importante que o profissional apareça bem posicionado nos resultados de pesquisa.
Dificilmente o usuário vai dar uma olhada no que está na segunda página, às vezes é até mesmo difícil que ele role a primeira página para baixo.
Em outras palavras, além de estar na primeira página, seu consultório também precisa estar entre as primeiras posições, mas existe uma grande competição para conseguir isso.
Organicamente falando, o posicionamento pode acontecer por meio das estratégias de SEO, que otimizam as páginas de um site para que elas sejam bem ranqueadas.
Essas práticas atendem aos critérios estabelecidos pelo algoritmo do Google, só que além de serem complexas, também demoram um tempo para fazer efeito. Ou seja, nada vai acontecer do dia para a noite, ao contrário do Google Ads.
É assim que um fornecedor atacadista de cosméticos consegue se destacar rapidamente, sem precisar esperar os resultados orgânicos.
As campanhas patrocinadas causam esse efeito não apenas porque são pagas, mas também por conta do uso de termos relacionados ao seu consultório.
Só que além de fazer com que ele apareça entre os primeiros resultados de pesquisa, também será veiculado em outras plataformas acessadas pelo usuário, que nada mais são do que sites parceiros do Google.
Tudo isso ajuda a construir a presença digital do médico e torna seus serviços mais acessíveis e conhecidos pela audiência certa.
Com base em sua importância, não é difícil imaginar todos os benefícios que a plataforma de anúncios do Google pode trazer para os profissionais da saúde.
A seguir, mostraremos uma série de benefícios que o Google Ads traz para os profissionais da saúde. Não importa se é um pronto socorro cachorro ou uma clínica pediátrica, as vantagens dessa plataforma de anúncios são:
Leads são pessoas que têm potencial para se tornar clientes, no caso dos médicos, usuários com perfil para se tornar pacientes. Só que atrair esse tipo de visitante é um desafio complexo, pois as estratégias precisam ser em escala.
O Google Ads é um recurso escalável, ou seja, seu consultório pode aumentar os investimentos nele, conforme os resultados aparecem. Isso é muito vantajoso para os médicos que estão começando a trabalhar agora e não podem investir muito.
As estratégias orgânicas são muito importantes para a construção de uma imagem positiva do profissional da saúde na internet, mas elas demoram muito tempo para fazer efeito.
Enquanto você espera, outros profissionais do mesmo segmento que você já estão obtendo resultados e atraindo pacientes. Os anúncios pagos podem ser usados como um complemento para as estratégias orgânicas.
Por exemplo, supondo que uma empresa de assistência técnica tv Philips tenha publicado um conteúdo no blog, pode potencializar o alcance por meio de uma estratégia paga.
Isso é importante porque não é necessário esperar muito tempo para ver os resultados aparecerem, fazendo com que seu consultório ou clínica recebam visitantes no site logo nos primeiros minutos de anúncio.
É perfeitamente possível criar campanhas no Google Ads sem desrespeitar as normas do Conselho Federal de Medicina, e é justamente por isso que os seus concorrentes já estão trabalhando com ele.
Em outras palavras, eles estão aparecendo no topo das pesquisas e passando na frente do seu consultório. Muitos usuários que poderiam ser seus pacientes, estão procurando outros profissionais.
Supondo que você queira atrair as pessoas por meio de um atendimento personalizado. É possível criar um anúncio que destaque esse atendimento, além de ser possível testar outras estratégias para melhorar as conversões.
Por meio dessa plataforma, um fabricante de corrimão em aço inox escovado consegue experimentar diferentes alterações, uma de cada vez, durante um período.
Esses testes são conhecidos como A/B, onde dois modelos diferentes de campanhas são observados para descobrir qual deles traz os melhores resultados.
O médico pode decidir o dia e o horário que deseja exibir seus anúncios, mas como se trata da internet, é válido lembrar que não vale a pena fazer essa exibição 24 horas por dia.
O ideal é conhecer seu público-alvo para saber em qual horário eles costumam estar online. Depois que executar a campanha por um período, analise os dados obtidos com ela, baseando-se na hora e no dia da semana.
É assim que uma empresa de segurança consegue identificar quais horários estão consumindo seu dinheiro e o tipo de anúncio que não gera conversões.
A diferença entre as pessoas que o consultório quer alcançar utilizando o Google Ads e outras formas de campanha é a intenção delas. Por exemplo, ninguém acessa as redes sociais para visualizar anúncios.
Isso acontece porque o público não está procurando soluções para seus problemas, na verdade, querem ver fotos dos amigos, compartilhar seu dia a dia e assim por diante.
Se o médico anuncia para alguém que não tem intenção de comprar, as chances de sucesso são muito menores, por outro lado, ao criar um anúncio de empresa de limpeza no Google, a companhia fala com quem está procurando esse serviço.
A mesma coisa acontece com os médicos, consultórios e clínicas, ou seja, os anúncios vão aparecer para pessoas que estão procurando essas especialidades e que desejam cuidar da saúde.
Como vimos, o Google Ads pode ser utilizado por médicos sem nenhum problema, pois é perfeitamente possível criar campanhas que respeitam as imposições éticas do conselho de medicina.
Essa plataforma é inteligente e trabalha de maneira segmentada, levando ao conhecimento das pessoas os seus serviços e aumentando as chances de conquistar novos pacientes.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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