Investir em um blog médico é muito importante para os profissionais da saúde e para os próprios pacientes, tendo em vista que as pessoas se acostumaram a pesquisar informações na internet sobre sintomas, tratamentos, entre outros.
Ele é apenas uma parte das estratégias de marketing que os médicos podem trabalhar, sem ferir as imposições do Conselho Federal de Medicina.
De modo geral, o marketing tem como objetivo divulgar os produtos e serviços das empresas, conquistando clientes e destacando os negócios em meio aos concorrentes.
Com o advento da internet e o surgimento de estratégias do marketing digital, os médicos também podem trabalhar algumas práticas relevantes para sua vida profissional, sem comprometer os princípios éticos.
Assim como qualquer outro profissional, eles precisam atrair pacientes, fidelizá-los e se tornar uma autoridade naquilo que fazem. Mas muitos profissionais da saúde têm dúvidas em relação ao que podem ou não fazer.
O blog é uma das estratégias mais inteligentes e promissoras para eles, e é justamente sobre isso que vamos falar ao longo deste artigo.
Você vai compreender a importância do marketing médico e aprender algumas estratégias para aplicar em seu blog. Acompanhe.
Marketing médico nada mais é do que um conjunto de ações que melhoram a percepção das pessoas em relação ao trabalho do profissional, ajudando a conquistar pacientes e elevando a receita do consultório.
Além de aumentar os lucros e a autoridade do médico, ajuda a lidar melhor com a concorrência, algo muito importante, principalmente, para os profissionais que estão se inserindo no mercado.
Eles preparam o consultório com todos os itens importantes e em um ambiente arejado com janela grande de vidro. Procuram ser profissionais competentes e com excelente formação e especialização, além de oferecer atendimento diferenciado.
Todos esses fatores são importantes, mas para atrair o público, é necessário levar o seu consultório ao conhecimento das pessoas, e justamente por isso, o marketing médico se torna algo fundamental.
Ele precisa ser devidamente planejado e atrair os potenciais pacientes de maneira ética e prática. Existem diferentes ferramentas que esses profissionais podem trabalhar, tais como:
Esses e outros recursos podem ser trabalhados dentro das imposições do CFM, e além de atrair novos pacientes e fidelizá-los, traz muitas vantagens para esses profissionais.
É com ele que o médico conquista uma boa imagem e aumenta a visibilidade dos seus serviços. Também constrói um relacionamento próximo com os pacientes, por meio de uma relação de confiança e consegue aumentar a receita operacional.
As estratégias de marketing comuns ajudam uma empresa de serviço de entrega expressa a fidelizar quem já compra com ela, e a mesma coisa acontece com os pacientes que já se consultam com você.
Naturalmente, o médico aumenta a sua credibilidade e conquista mais autoridade e reconhecimento profissional.
Mas não são apenas os profissionais da saúde que se beneficiam com o marketing médico, mas também os próprios pacientes, que terão acesso a conteúdos úteis sobre saúde e bem-estar e um canal de fácil comunicação.
Pelo fato de aumentar o reconhecimento do médico no mercado, fica mais fácil compreender como deve ser feito seu posicionamento em relação aos concorrentes de que maneira ele deve investir em diferenciais para se destacar.
É uma forma de medir o quanto é necessário investir para obter bons resultados e ter acesso a grandes oportunidades. Mas para aproveitar esses benefícios, é necessário saber como fazer marketing médico no blog.
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Google, 26% dos brasileiros procuram o buscador para esclarecer dúvidas sobre saúde, antes de procurarem um profissional.
Isso mostra que as pessoas estão cada vez mais preocupadas com a saúde e que a internet é um mar de oportunidades para os médicos.
Uma empresa de reparo na placa mae do notebook investe em estratégias de marketing no blog para veicular conteúdos valiosos, que vão posicioná-la como autoridade naquilo que faz.
Para os profissionais da saúde, esse canal funciona exatamente da mesma maneira, pois a criação de materiais que são postados nessa plataforma tem como objetivo atrair, ajudar e fidelizar o seu público.
Se você fizer uma rápida pesquisa, vai perceber uma grande quantidade de hospitais, consultórios e clínicas que possuem blogs para conversar com as pessoas. Muitas estratégias ajudam a potencializar esse canal, e entre elas estão:
Assim como no caso de várias outras estratégias de marketing, o blog deve ser voltado para o alcance de um objetivo. Defini-lo é muito importante para determinar os conteúdos que serão criados e atingir uma meta.
Por exemplo, uma clínica de harmonização facial permanente pode ter como objetivo atrair novos pacientes, fidelizar o público, fortalecer sua presença na web, se tornar uma referência, educar as pessoas e aumentar a sua visibilidade.
Depois disso, é muito importante descobrir quais são as características do público que você quer atingir, pois é assim que vamos determinar a periodicidade da produção e os assuntos que serão abordados.
Essas informações também ajudam a planejar o desenvolvimento do blog e escrever textos que se comunicam com a audiência.
Depois de determinar o objetivo e conhecer as características das pessoas que vão acessar o seu blog, os materiais precisam ser produzidos seguindo uma linguagem compatível com as características da audiência.
As pessoas precisam entender os conteúdos, caso contrário, não vão servir para nada, portanto, evite termos técnicos e linguagem extremamente profissional.
Para os pacientes, não importa de que maneira os médicos costumam se comunicar, eles querem compreender uma situação e esclarecer suas dúvidas.
Isso se aplica a qualquer segmento de negócios, pois se o usuário pesquisa alguma informação, como comunicação visual perto de mim, só vai compreender as características do serviço se o material tiver uma linguagem acessível.
Lembre-se de que no seu blog você vai falar com pacientes e não com outros colegas de trabalho, portanto, adote uma linguagem para leigos.
Evite conteúdos muito longos e faça uso de subtítulos, listas e imagens, pois esses itens tornam os materiais mais agradáveis para a leitura e fazem com que as pessoas leiam até o fim.
É muito comum ver profissionais da saúde priorizando a quantidade de textos que publicam no blog ao invés da qualidade deles. Isso faz com que o material fique longo demais e mesmo assim pouco informativo.
Vale muito mais a pena escrever um texto mais curto, mas com informações completas, do que uma infinidade de parágrafos que vão fazer o leitor desistir.
Se você acessar o blog de uma empresa de lavagem a seco colchão, vai perceber que os materiais são autênticos e seu consultório precisa seguir essa mesma linha. Portanto, não copie outros conteúdos da internet.
O algoritmo do Google pune materiais considerados plágio, além disso, é extremamente prejudicial para a sua imagem profissional.
Você vai encontrar uma infinidade de materiais que falam exatamente sobre os mesmos temas que você quer trabalhar, mas isso não significa que eles são iguais, muito pelo contrário.
Para que o seu blog seja autêntico e alcance o sucesso, crie conteúdos exclusivos e criativos para a audiência.
Ao criar seus textos, um fabricante de etiqueta de validade personalizada não copia outros conteúdos. Por isso, evite criar tópicos semelhantes, listas com as mesmas palavras e até mesmo o uso de imagens semelhantes.
Para garantir a autenticidade daquilo que você publica, uma boa dica é utilizar uma ferramenta para verificar plágios e trechos semelhantes a outros em seu material, antes de publicá-lo.
Para impactar o maior número de pessoas possível, é fundamental divulgar o seu blog e existem várias plataformas na internet que te ajudam a fazer isso, como no caso das redes sociais e do e-mail marketing.
Toda vez que publicar um conteúdo novo, compartilhe nas redes sociais, assim, seus seguidores saberão que existe material relevante para eles.
Para que seu canal apareça entre os primeiros resultados de pesquisa, uma gráfica especializada em folder empresarial procura otimizar as páginas do blog, por meio das estratégias de SEO.
O uso de palavras-chave adequadas e a construção de conteúdos de qualidade vão fazer com que o seu blog apareça organicamente entre os primeiros resultados de pesquisa, atraindo um número maior de visitantes.
O marketing médico reúne um conjunto de estratégias fundamentais para qualquer profissional que queira se destacar, e o blog é um dos canais mais importantes para isso.
Neste artigo, você descobriu algumas maneiras de potencializar o seu alcance e obter excelentes retornos por meio dessa prática.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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