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27 de agosto de 2021

Quanto custa abrir uma clínica de estética

Quanto custa abrir uma clínica de estética
Abrir uma clínica de estética é um dos empreendimentos mais lucrativos atualmente, devido à alta procura pelas pessoas.

Mesmo diante de seguidas crises que temos vivenciado, essas clínicas continuam crescendo, mas as pessoas estão cada vez mais preocupadas com a saúde e a beleza.

Dentro de um mercado continuamente em crescimento, as clínicas de estética se tornaram opções de negócio lucrativo indicado para quem quer empreender com sucesso.

Hoje em dia, temos visto muitos salões de beleza que integraram os serviços de estética, ou seja, é possível abrir esse tipo de negócio e oferecer tratamentos dos mais simples aos mais completos.

Se você já tem um empreendimento voltado para beleza, como um salão de manicure ou um salão de cabeleireiro, pode aproveitar o seu espaço.

Mas, se você não tem, sem problemas, é perfeitamente possível começar uma clínica de estética do zero. 

Entretanto, é necessário conhecer um pouco mais sobre esse modelo de negócio, antes de investir nele.

Pensando nisso, neste artigo, vamos mostrar como empreender uma clínica de estética, como abri-la e quais são os seus custos. 

Portanto, se você gosta do ramo e quer fazer parte dele, leia este texto até o final.

Como empreender uma clínica de estética

De acordo com o Sebrae, as clínicas de estéticas foram os negócios mais buscados entre os empreendedores, no ano de 2020. 


Esses estabelecimentos podem oferecer vários tipos de serviços, dentre eles:


  • Limpeza de pele;
  • Tratamento de acne;
  • Massagem modeladora;
  • Drenagem linfática;
  • Depilação;
  • Podologia.


Esses são apenas alguns dos serviços que podem ser inseridos em uma impressão cartões de visita, mas a verdade é que uma clínica de estética pode oferecer um leque maior de possibilidades, desde que tenha estrutura para isso.


Para empreender esse negócio, o primeiro passo é estudar o mercado e conhecer o seu público que, geralmente, é formado por pessoas que buscam qualidade de vida e cuidados com o corpo.


Ao fazer um estudo de mercado, fica mais fácil definir quais serviços serão oferecidos. 


Garanta que o empreendimento tem uma boa estrutura para proporcionar conforto aos clientes.


Você precisa ter uma boa recepção, sala de espera, espaços para atendimento e banheiros. Além disso, é um diferencial contar com espaços como estacionamento.


Uma boa clínica de estética de pequeno porte precisa de um recepcionista, dois esteticistas e alguém que cuide exclusivamente do administrativo.


Esteja atento a questões relacionadas à segurança do trabalho, visto que os funcionários vão manipular produtos químicos e equipamentos.


É necessário fazer cursos técnicos, tecnólogos e superiores reconhecidos pelo Ministério da Educação para atuar em uma clínica de estética.


Você pode atuar como esteticista em uma sala comercial pequena, entretanto, precisa conhecer assuntos relacionados à estética, anatomia, bioética, biologia química, nutrição, cosmetologia, entre outros.


Também é importante contar com um estoque que garanta o bom funcionamento da organização, como produtos regulares e aceitos pelos órgãos de fiscalização.


Saiba que o mercado, apesar de estar crescendo constantemente, possui uma forte concorrência, cheia de profissionais altamente especializados e treinados. Em outras palavras, você precisa estar atento às inovações dele.


O atendimento precisa ser pontual, oferecer um ambiente acolhedor e contar com materiais de qualidade. 


E se você quer que sua clínica de estética se destaque, pode fazer parcerias com academias e profissionais da saúde.


Por fim, invista em boas estratégias de marketing, principalmente, pela internet, em plataformas como redes sociais e site institucional, para atrair sua clientela.

Passo a passo para abrir uma clínica de estética

Todo empreendimento precisa de um plano sólido para que possa crescer, e o empreendedor deve estar atento às melhores práticas de gestão.


Antes de mais nada, confira a legislação referente à abertura de clínicas de estética, feito isso, tenha em vista as seguintes estratégias.

Montar um plano de negócios

O primeiro passo para ter uma boa clínica é elaborar um plano de negócios prudente. É dessa forma que ela será sustentável e eficiente.


O plano de negócios envolve uma análise de mercado, onde você conhece quem são os seus clientes, seu público, fornecedores, produtos e serviços que vai oferecer e a concorrência.


Também envolve um planejamento de marketing, onde você define as estratégias que vai utilizar para divulgar a sua clínica, como um banner personalizado.


Toda a operação da clínica também está incluída no plano de negócios, o que diz respeito à localização, equipe, instalações físicas, dentre outras questões.

Preparar a documentação

É necessário reunir os documentos e se adequar à lei sanitária, isso quer dizer que o empreendedor precisa providenciar documentos e registros de autorização, que dizem respeito ao tipo de empresa, sua sociedade, dentre outros pormenores.


Uma clínica de estética precisa ter CNPJ e se inscrever na junta comercial do município. D

entre os principais documentos para os estão o CNPJ, RG e CPF do empreendedor, comprovante de residência, IPTU do imóvel, dentre outros.

Determinar a localização

A localização é muito importante e deve ser compatível com o público-alvo, ou seja, além de um escritório planejado para receber seus clientes, a localização precisa ser fácil.


Prefira locais com alto tráfego de pessoas, próximos aos transportes públicos, que sejam acessíveis e que tenham estacionamento disponível.


Essas características são importantes para que as pessoas consigam chegar à clínica e se sintam confortáveis com ela.

Ter uma boa infraestrutura

É importante investir na estrutura da clínica, garantindo organização, decoração agradável e boa iluminação, para garantir uma boa impressão.


Utilize paleta de cores claras e muitas plantas, pois ambientes escuros, mal iluminados e com uma decoração inapropriada causam uma má impressão.

Investir em equipamentos

Alguns equipamentos, como notebook para escritório, maca, armários, mesas auxiliares e produtos estéticos são essenciais para o funcionamento da clínica.


Todos precisam ter qualidade, portanto, procure bons fornecedores e mantenha um bom relacionamento com eles.

Investimento necessário

Para saber quanto custa abrir uma clínica de estética, é necessário considerar algumas variáveis.


Uma delas é entender o público da empresa, pois isso vai definir todo o restante das suas decisões em relação aos investimentos. Saiba quem é o seu público-alvo e o seu nicho de mercado.


Se você desejar atender clientes de alto poder aquisitivo, deve investir em soluções que tragam um atendimento exclusivo e personalizado,


Supondo que um dos serviços oferecidos seja tratamento rugas profundas, você precisa contar com os produtos e equipamentos adequados, mas também que a sua clínica esteja localizada em um bairro nobre.


Um público de alto poder aquisitivo requer decoração sofisticada e tratamentos modernos. 


Por outro lado, se o seu objetivo é oferecer um centro estético acessível a mulheres com renda mais baixa, os custos serão diferentes.


É necessário que o ambiente seja confortável e aconchegante, mas não é necessária uma decoração sofisticada. 


O bairro pode ser um pouco mais afastado e os tratamentos podem exigir menos aparelhos.


Depois que você souber quem será o seu público, pode fazer uma pesquisa relacionada à infraestrutura, como valores de aluguel.


Visite os bairros que têm interesse e veja os imóveis disponíveis. Uma boa dica em relação a isso, para quem está começando agora, é iniciar os tratamentos em casa.


Se você for alugar um espaço, converse com arquitetos e decoradores para adaptar o local. 


Assim como uma empresa de entrega de documentos, converse com pintores e com lojas de móveis para fazer um orçamento.


Quanto aos equipamentos, eles consomem a maior parte do orçamento, no entanto, são decisivos para o funcionamento da clínica e o investimento necessário para que ela funcione.


Por fim, defina os profissionais que precisam contratar e quais são os custos de cada um. Se no início você for atuar sozinho, vai economizar muito nesse sentido.


Entretanto, vai precisar trabalhar mais para atender às demandas. O ideal é que ela acompanhe a sua capacidade de atendimento. 


Em outras palavras, se você for atuar sozinho, respeite a sua agenda.


Para fazer o negócio crescer, tenha uma boa organização financeira, assim, você pode aumentar o espaço da sua clínica, atender a um número maior de pessoas e contratar um profissional qualificado para satisfação dos seus clientes.

Conclusão

Portanto, abrir uma clínica de estética é um investimento inteligente em um negócio rentável e em alto crescimento no Brasil.


Cada vez mais pessoas buscam esses estabelecimentos para cuidarem do corpo e da saúde. 

Oferecer esses serviços é acompanhar as demandas do mercado e oferecer soluções que o público está procurando.


Você pode conversar com uma empresa de manutenção hospitalar para cuidar de seus equipamentos e garantir o melhor atendimento aos seus clientes.


Pesquise todos os custos antes de tomar uma decisão e valorize a quantia que você tem para investir. 


Assim, você garante um capital de giro seguro para que o seu negócio seja frutífero e possa crescer. 


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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