De acordo com o Sebrae, as clínicas de estéticas foram os negócios mais buscados entre os empreendedores, no ano de 2020.
Esses estabelecimentos podem oferecer vários tipos de serviços, dentre eles:
Esses são apenas alguns dos serviços que podem ser inseridos em uma impressão cartões de visita, mas a verdade é que uma clínica de estética pode oferecer um leque maior de possibilidades, desde que tenha estrutura para isso.
Para empreender esse negócio, o primeiro passo é estudar o mercado e conhecer o seu público que, geralmente, é formado por pessoas que buscam qualidade de vida e cuidados com o corpo.
Ao fazer um estudo de mercado, fica mais fácil definir quais serviços serão oferecidos.
Garanta que o empreendimento tem uma boa estrutura para proporcionar conforto aos clientes.
Você precisa ter uma boa recepção, sala de espera, espaços para atendimento e banheiros. Além disso, é um diferencial contar com espaços como estacionamento.
Uma boa clínica de estética de pequeno porte precisa de um recepcionista, dois esteticistas e alguém que cuide exclusivamente do administrativo.
Esteja atento a questões relacionadas à segurança do trabalho, visto que os funcionários vão manipular produtos químicos e equipamentos.
É necessário fazer cursos técnicos, tecnólogos e superiores reconhecidos pelo Ministério da Educação para atuar em uma clínica de estética.
Você pode atuar como esteticista em uma sala comercial pequena, entretanto, precisa conhecer assuntos relacionados à estética, anatomia, bioética, biologia química, nutrição, cosmetologia, entre outros.
Também é importante contar com um estoque que garanta o bom funcionamento da organização, como produtos regulares e aceitos pelos órgãos de fiscalização.
Saiba que o mercado, apesar de estar crescendo constantemente, possui uma forte concorrência, cheia de profissionais altamente especializados e treinados. Em outras palavras, você precisa estar atento às inovações dele.
O atendimento precisa ser pontual, oferecer um ambiente acolhedor e contar com materiais de qualidade.
E se você quer que sua clínica de estética se destaque, pode fazer parcerias com academias e profissionais da saúde.
Por fim, invista em boas estratégias de marketing, principalmente, pela internet, em plataformas como redes sociais e site institucional, para atrair sua clientela.
Todo empreendimento precisa de um plano sólido para que possa crescer, e o empreendedor deve estar atento às melhores práticas de gestão.
Antes de mais nada, confira a legislação referente à abertura de clínicas de estética, feito isso, tenha em vista as seguintes estratégias.
O primeiro passo para ter uma boa clínica é elaborar um plano de negócios prudente. É dessa forma que ela será sustentável e eficiente.
O plano de negócios envolve uma análise de mercado, onde você conhece quem são os seus clientes, seu público, fornecedores, produtos e serviços que vai oferecer e a concorrência.
Também envolve um planejamento de marketing, onde você define as estratégias que vai utilizar para divulgar a sua clínica, como um banner personalizado.
Toda a operação da clínica também está incluída no plano de negócios, o que diz respeito à localização, equipe, instalações físicas, dentre outras questões.
É necessário reunir os documentos e se adequar à lei sanitária, isso quer dizer que o empreendedor precisa providenciar documentos e registros de autorização, que dizem respeito ao tipo de empresa, sua sociedade, dentre outros pormenores.
Uma clínica de estética precisa ter CNPJ e se inscrever na junta comercial do município. D
entre os principais documentos para os estão o CNPJ, RG e CPF do empreendedor, comprovante de residência, IPTU do imóvel, dentre outros.
A localização é muito importante e deve ser compatível com o público-alvo, ou seja, além de um escritório planejado para receber seus clientes, a localização precisa ser fácil.
Prefira locais com alto tráfego de pessoas, próximos aos transportes públicos, que sejam acessíveis e que tenham estacionamento disponível.
Essas características são importantes para que as pessoas consigam chegar à clínica e se sintam confortáveis com ela.
É importante investir na estrutura da clínica, garantindo organização, decoração agradável e boa iluminação, para garantir uma boa impressão.
Utilize paleta de cores claras e muitas plantas, pois ambientes escuros, mal iluminados e com uma decoração inapropriada causam uma má impressão.
Alguns equipamentos, como notebook para escritório, maca, armários, mesas auxiliares e produtos estéticos são essenciais para o funcionamento da clínica.
Todos precisam ter qualidade, portanto, procure bons fornecedores e mantenha um bom relacionamento com eles.
Para saber quanto custa abrir uma clínica de estética, é necessário considerar algumas variáveis.
Uma delas é entender o público da empresa, pois isso vai definir todo o restante das suas decisões em relação aos investimentos. Saiba quem é o seu público-alvo e o seu nicho de mercado.
Se você desejar atender clientes de alto poder aquisitivo, deve investir em soluções que tragam um atendimento exclusivo e personalizado,
Supondo que um dos serviços oferecidos seja tratamento rugas profundas, você precisa contar com os produtos e equipamentos adequados, mas também que a sua clínica esteja localizada em um bairro nobre.
Um público de alto poder aquisitivo requer decoração sofisticada e tratamentos modernos.
Por outro lado, se o seu objetivo é oferecer um centro estético acessível a mulheres com renda mais baixa, os custos serão diferentes.
É necessário que o ambiente seja confortável e aconchegante, mas não é necessária uma decoração sofisticada.
O bairro pode ser um pouco mais afastado e os tratamentos podem exigir menos aparelhos.
Depois que você souber quem será o seu público, pode fazer uma pesquisa relacionada à infraestrutura, como valores de aluguel.
Visite os bairros que têm interesse e veja os imóveis disponíveis. Uma boa dica em relação a isso, para quem está começando agora, é iniciar os tratamentos em casa.
Se você for alugar um espaço, converse com arquitetos e decoradores para adaptar o local.
Assim como uma empresa de entrega de documentos, converse com pintores e com lojas de móveis para fazer um orçamento.
Quanto aos equipamentos, eles consomem a maior parte do orçamento, no entanto, são decisivos para o funcionamento da clínica e o investimento necessário para que ela funcione.
Por fim, defina os profissionais que precisam contratar e quais são os custos de cada um. Se no início você for atuar sozinho, vai economizar muito nesse sentido.
Entretanto, vai precisar trabalhar mais para atender às demandas. O ideal é que ela acompanhe a sua capacidade de atendimento.
Em outras palavras, se você for atuar sozinho, respeite a sua agenda.
Para fazer o negócio crescer, tenha uma boa organização financeira, assim, você pode aumentar o espaço da sua clínica, atender a um número maior de pessoas e contratar um profissional qualificado para satisfação dos seus clientes.
Portanto, abrir uma clínica de estética é um investimento inteligente em um negócio rentável e em alto crescimento no Brasil.
Cada vez mais pessoas buscam esses estabelecimentos para cuidarem do corpo e da saúde.
Oferecer esses serviços é acompanhar as demandas do mercado e oferecer soluções que o público está procurando.
Você pode conversar com uma empresa de manutenção hospitalar para cuidar de seus equipamentos e garantir o melhor atendimento aos seus clientes.
Pesquise todos os custos antes de tomar uma decisão e valorize a quantia que você tem para investir.
Assim, você garante um capital de giro seguro para que o seu negócio seja frutífero e possa crescer.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog
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