O mundo digital tem exigido dos mais diversos segmentos que sua presença na internet seja alavancada por intermédio do marketing, após a pandemia o termo conhecido como marketing médico foi popularizado.
Pode ser considerado marketing médico toda e qualquer ação tomada para garantir o sucesso do cliente, seja no atendimento, gestão ou captação de novos clientes, neste caso em específico referindo a pacientes.
Essa ação deve ocorrer de forma diferente da tradicional, pois no marketing comum o foco principal são clientes.
No entanto, no marketing médico a demanda diz a respeito de pacientes. Com isso, a exigência é que as ações de marketing sejam humanizadas.
O marketing deve levar em consideração o seu público-alvo, também chamado de persona, esse será o determinante de toda a sua interlocução e meios de comunicação.
Considerando uma empresa terceirizada de limpeza, na qual seu público-alvo está majoritariamente na internet.
Sendo assim, os principais meios de comunicação a serem utilizados por esse empreendimento são redes sociais e Google Ads.
Visto que essas duas maneiras de atingir o público fazem parte do marketing digital e podem abranger a criação de conteúdos.
Considerando uma clínica de fonoaudiologia, seu público-alvo também está na internet sendo indicada a utilização do marketing digital.
Todavia, a maior diferença se dá pelo conteúdo da mensagem a ser transmitida.
Enquanto o fornecedor de soluções empresariais se responsabiliza pela captação de potenciais clientes, a clínica de maneira humanizada apresenta soluções aos seus pacientes.
O foco da mensagem então deve ser definido, por um lado o foco é alavancar a projeção dos serviços prestados.
De outro lado o foco está no encontro de pessoas com determinados problemas de saúde e buscam apoio médico.
Não é segredo que o marketing digital é a nova tendência no mundo dos negócios, com a aceleração da tecnologia nos últimos anos o meio digital se tornou o principal foco de diversas marcas e empresas.
A partir do marketing digital é possível atingir um maior número de pessoas, encontrar maior afinidade com o público e se posicionar de maneira mais estratégica.
Como principal estratégia da atualidade as ações digitais consistem em relacionamento e criação de conteúdo.
O conteúdo em sua maioria é informativo, atraindo potenciais interessados em um produto vendido ou solução oferecida.
Em uma clínica médica foi estabelecida uma meta: investimento em marketing. Ao contatar especialistas, a mesma clínica compreendeu que seria necessário criar diversos anúncios ao seu público e trazer informação para o mesmo.
Após um minucioso levantamento de dados, especialistas recomendaram a criação de blog como ferramenta para postagem de conteúdos.
Ainda no levantamento de dados, foi identificado que parte do público-alvo tem buscado por cardiologista pediátrico.
Com a análise e entendimento da persona, a clínica apostou na criação de conteúdo direcionado primeiramente para informar sobre o que é, por que consultar e quando procurar um especialista.
Com a finalidade de atrair o público e chamar atenção para seu conteúdo, a clínica decidiu investir ainda mais nas ferramentas Google, como o Ads.
A ferramenta pode ser resumida como a combinação entre anúncios e palavras-chave de maior interesse.
A ferramenta Ads tem relevância no marketing digital pois é por intermédio da mesma que o público tem maior possibilidade de encontrar o conteúdo informativo criado.
Além disso, o Google conta com soluções para facilitar o encontro de sinergias entre consultórios/hospitais e seus pacientes dispondo de um espaço exclusivo para preencher com informações relevantes de atendimento e funcionamento.
Uma gráfica por sua vez, também procurou apoio de especialistas para conquistar seu espaço no marketing digital.
Foi realizado um estudo para compreender seu público-alvo e foram criadas estratégias para direcionar ações exclusivamente no meio digital.
Notou-se que havia grande procura por crachá PVC personalizado, sendo esse o termo chave usado em sua campanha.
O conteúdo criado nesse caso não foi informativo como no caso da clínica médica, afinal o foco estava na apresentação do produto e não na apresentação de soluções.
Lidar com pessoas requer tato e empatia, é necessário ter disposição para se colocar no lugar do próximo e ouvir com atenção o problema enfrentado.
Além disso, após o bom entendimento do problema enfrentado, é necessário utilizar de expertise e propor soluções que efetivamente irão contribuir na resolução da problemática em pauta. Esse processo na prática é desafiador.
Pessoas possuem divergência de ideias e princípios a todo momento, sendo necessária a comunicação assertiva para mediar conflitos e facilitar a boa compreensão por ambas as partes. Afinal, o caminho para estreitar relações entre pessoas não é simples.
Porquanto, o atendimento humanizado é uma habilidade que pode ser desenvolvida.
Quando implementada na cultura organizacional, a perpetuação dessa corrente de pensamento empática ocorre de maneira natural.
Com o propósito de disseminar a cultura organizacional aos seus colaboradores, a diretoria de empresas médicas pode investir na qualificação de seus profissionais. Atualmente, o mercado dispõe de cursos profissionalizantes.
Os mais variados temas são abordados em cursos, inclusive conceitos de atendimento, gestão e comunicação assertiva.
Sendo indicado para aqueles que desejam contar com pessoal qualificado em sua equipe.
A relevância do atendimento humanizado no marketing médico se dá pela demanda de seu público-alvo.
A necessidade de um caráter problem solving, focado na apresentação de soluções, requer aptidão para comunicação abrangente.
A comunicação abrangente deve contemplar majoritariamente o foco no cliente, neste caso, o foco deve ser voltado ao paciente.
O exemplo que pode melhor ilustrar o foco no paciente e em resolução de problemas é a embalagem de cosmeticos profissionais.
Esses, por sua vez, contam com palavras chamativas para gerar identificação com o público.
Apontando primeiramente o problema, é comum vermos em rótulos termos como “combate a oleosidade”, “beneficia a aparência da pele” e outros termos que possam ser de interesse do público que enfrenta problemas com a pele ou cabelos.
Ao invés de descrever somente os benefícios de um determinado produto, as embalagens possuem uma comunicação voltada para o problema dos pacientes e se mostram como possível solucionador da questão enfrentada.
Ao anunciar que realiza acupuntura para enxaqueca no meio digital, é importante que uma clínica, consultório ou profissional chame atenção para os impactos que a enxaqueca gera em pessoas com o problema.
Gerando, portanto, certa comoção entre o paciente, entregando informação sobre como combater e por fim introduzindo a solução adequada.
Afinal, apesar de toda a introdução acerca do marketing médico e maneira onde aplicá-lo o questionamento sobre investimento deve ser levantado.
Dentro do marketing digital existe maior autonomia na determinação de valores, podendo ser personalizado por cada cliente de acordo com a sua disponibilidade, budget e ainda objetivos iniciais a serem alcançados.
Sem grandes investimentos é possível atingir resultados satisfatórios, inclusive usando as soluções Google e alternando com interações nas redes sociais.
A ferramenta Ads possui a capacidade de personalização, considerando o planejamento da empresa e garantindo maior dinamismo.
O conceito de pagamento por clique consiste na pré-determinação do valor que se pretende investir para promover o anúncio.
Para contextualizar sua aplicação na venda de produtos no varejo, considere um distribuidor de móveis com foco na venda de mesa para home office.
Para que o anúncio alcance corretamente o público, são feitos anúncios junto ao Ads.
No momento de personalizar o anúncio de acordo com suas preferências, a empresa informa o valor máximo que está disposta a pagar para que seu produto seja visto.
Portanto, com as inúmeras mudanças na forma de fazer negócio presentes no mercado, a adaptação se apresenta como peça chave para o crescimento de seu negócio.
O marketing médico é o mecanismo abordado por especialistas em marketing que possibilita a melhor adaptação para hospitais, clínicas, consultórios e especialistas da saúde.
Apesar de dinâmico, possui pilares de notória relevância:
Esses quatro pilares serão aliados para facilitar a adoção do marketing médico em seu negócio, sem eles o trabalho se tornará mais árduo.
Além disso, é importante ter consciência de que os meios digitais serão a principal ferramenta pela qual haverá a consolidação da estratégia.
Por isso, ocupar os mesmos espaços que seu público também é essencial. Assim, será possível estreitar as relações e gerar maior conexão.
Entregar informação através de conteúdos possibilitará que tal conexão seja criada. Logo para gerar tal conexão é preciso:
Contudo, é necessário também muita constância e paciência no processo de implementação da estratégia voltada ao ramo médico, sendo esse o caminho para se obter êxito em seu negócio.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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