O marketing digital hospitalar é uma ação essencial para o crescimento sustentável de uma clínica médica. Com técnicas bem elaboradas, é possível fazer uma boa divulgação do estabelecimento, tudo isso sem afetar as regras do Conselho Federal de Medicina (CFM).
Hoje em dia, com os diversos serviços oferecidos pelas clínicas, a concorrência tende a aumentar. Portanto, para se destacar no meio da multidão e sair na frente dos demais, é preciso apostar na variedade de técnicas que o marketing digital apresenta.
Afinal, não é apenas a sua clínica que realiza cirurgias laparoscópicas, há uma gama de outros hospitais que também realizam esses procedimentos.
Mas a forma como você aborda a técnica, desde a chegada do paciente até a finalização do procedimento, é o que trará os diferenciais para seu negócio.
A divulgação dos cuidados de saúde oferecidos por sua clínica proporciona uma linha aberta de comunicação ao seu público de pacientes, uma vez que cria confiança e desperta seus interesses.
Por exemplo, só de você oferecer frascos com álcool gel atacado dentro de seus estabelecimentos já é um pequeno diferencial, que o destaca dos demais.
Ademais, o marketing hospitalar ainda possibilita uma maior fidelização dos pacientes a médio e a longo prazo.
Afinal, por meio de técnicas de publicidade, principalmente o marketing digital, os pacientes fidelizados e os potenciais recebem cuidados de qualidade de seu consultório em todos os aspectos, desde o website, perfis nas redes sociais e atenção médica personalizada.
A melhor maneira de imaginar como funciona o marketing digital hospitalar é pensar no paciente como cliente. Os clientes têm infinitas opções à sua escolha, então, por que eles devem te escolher? A sua estratégia de marketing deve refletir a resposta a essa pergunta.
Se o investimento nesse tipo de ação for pouco, pode ser que sua marca caia em questão de resultados, e isso vale para qualquer um que deseja ter a abertura de empresa simples e de forma eficaz.
A prática de cuidados de sua clínica funciona de forma semelhante a qualquer outra marca, em qualquer outra indústria. Os pacientes impulsionam a indústria hospitalar, por isso impressionar o paciente é um elemento essencial para obter destaque.
Portanto, se o objetivo é construir uma forte presença online para o seu negócio, principalmente se for da área da saúde, encontrar potenciais pistas em uma indústria hipercompetitiva e reter pacientes para construir uma comunidade leal são os passos.
Neste artigo, reunimos algumas estratégias acionáveis que o ajudarão a atingir seus objetivos de marketing e a mostrar aos pacientes que você está atento a eles. Acompanhe!
Antes de mais nada, um plano de marketing trata-se de um projeto que prevê uma série de ações, com a finalidade de atingir metas e objetivos de uma empresa.
No caso da saúde, o objetivo do plano de marketing converge para o intuito de criar o ambiente adequado para o melhor atendimento do seu paciente, ou seja, desenvolver as condições ideais para que a relação médico-paciente aconteça de maneira satisfatória.
Dividindo o plano de marketing nas etapas principais, temos:
Organizar suas ideias e objetivos para o marketing é o primeiro passo para fazer uma campanha bem-sucedida. Ao passo que saber quais são suas metas também.
Se o seu negócio for uma clínica de estética, você certamente não vai querer investir em campanhas sobre saúde gastrointestinais, por exemplo.
Saber quem é o público-alvo de sua clínica é essencial para desenvolver uma boa campanha. Observe bem os pacientes recorrentes e também quais são os serviços mais contratados.
Inclusive, uma ótima estratégia dentro do marketing digital é a construção de personas, que são personagens semi-fictícios que representam o cliente ideal de um negócio.
Essa técnica oferece uma ótima visão sobre o que seus pacientes desejam e qual o melhor método possível de recepção e demais práticas para que você saia na frente da concorrência.
Por exemplo, para uma clínica especializada em nutrição, é possível construir, a partir da coleta e análise de dados, a seguinte persona:
“Marcela, modelo de 21 anos, solteira, estudante de educação física, se alimenta exclusivamente de marmita fit low carb, uma vez que preza pela boa saúde. Por essa razão, retorna à clínica para fazer um acompanhamento adequado de sua alimentação.”
A partir daí é possível encontrar pontos de como a clínica de nutrição deve abordar seus clientes, de forma sensível e eficiente.
O mundo digital está cada vez mais amplo, portanto, investir em uma voz aberta dentro desse cenário é vital nos dias de hoje, ou seja, não chega nem a ser uma opção.
Atualmente, a maioria dos médicos e instituições não esperam apenas por indicação boca a boca para preencher a agenda de atendimentos.
Inclusive, desta forma não existe a possibilidade de disponibilizar todas as informações sobre a qualificação do profissional e dos serviços que o local de consultas oferece.
Como já abordamos, a presença nos meios digitais ajuda na atração de novos pacientes e ainda na fidelização dos antigos, já que não são muitos os profissionais que se preocupam com os períodos pré e pós-consulta.
A produção de conteúdo focado nos pacientes é um desafio que já faz parte das discussões de toda clínica que investe em marketing hospitalar e que se preocupa em engajar a população nos cuidados com a saúde.
Agora, inovar em como você aborda a rápida evolução digital é o que fornecerá mais destaque para a sua clínica, tendo sempre em mente que trazer algo que os clientes não sabiam que precisavam até então, é a forma mais dinâmica para se obter tal meta.
Possuir um site dinâmico, bem desenvolvido e completo pode ser crucial na hora de conquistar novos clientes, e isso vale para qualquer tipo de empresa.
Isso porque, assim como o blog, o site é o carro chefe do marketing digital. Suas estratégias contam tudo o que o paciente precisa para ter a melhor experiência possível.
Ter um website com uma estratégia de presença online lhe permite comercializar o seu negócio na internet, como também é importante porque ajuda a estabelecer sua credibilidade no mercado. Não só para os clientes, mas também para os concorrentes.
Pense na possibilidade até mesmo de realizar consultas online, no que se popularizou como telemedicina. Para clínicas de psicologia é uma boa prática, uma vez que a maioria dos atendimentos se dão pela comunicação entre paciente e profissional.
Existem vários meios de acrescentar no seu website, basta se informar com o Conselho Federal de Medicina.
Em termos simples, o Inbound Marketing é o processo de ajudar potenciais clientes a encontrar a sua empresa através das diversas plataformas da web.
Enquanto o Outbound Marketing vai atrás dos clientes, em uma prospecção ativa o Inbound Marketing centra-se na visibilidade, em uma prospecção passiva, o que significa que os potenciais compradores vêm à sua procura.
O método é aplicado através de sites, redes sociais, aplicativos, ferramentas de anúncios, dentre outros.
Assim, ao invés de alugar atenção, as empresas que empregam o Inbound Marketing concentram-se em novos métodos orientados para a sensibilização, desenvolvimento de relações e geração de leads (potenciais clientes).
Logo, um paciente que procura por uma avaliação psicológica irá buscar especificamente por isso. A estratégia se dá em se fazer disponível e acessível para que esse paciente te encontre de forma rápida e decida por escolher a sua clínica para uma consulta.
Essa técnica é uma perfeita escolha para o marketing hospitalar, pois além de estar dentro da ética esperada na abordagem de marketing hospitalar, ela traz para seu consultório os pacientes ideias para os serviços.
Quando surgem questões relacionadas ao bem-estar como um todo, as pessoas compreendem a importância de escolher um hospital ou clínica em que possam confiar sua saúde ou a de seus familiares.
Para manter os seus serviços no topo das escolhas destes pacientes no momento em que precisarem deles, o marketing digital hospitalar surge como uma ferramenta fundamental.
Por meio de suas estratégias, é possível abrir os caminhos para sua clínica que, talvez por métodos tradicionais, seria difícil. Afinal, a web oferece muitos recursos de alcance que, quando usados da forma certa, trazem resultados efetivos e duradouros.
Ou seja, é crucial manter-se em paralelo às evoluções tecnológicas que permeiam o cotidiano de pessoas e empresas, e com ela, acompanhar o crescimento das mais variadas técnicas de divulgação e marketing.
Tenha em mente que, assim como sua clínica de fisioterapia quer crescer no mercado, a concorrência também anseia pelo mesmo objetivo. Por isso é tão importante inovar dentro desse meio.
Portanto, o marketing hospitalar pode proporcionar ao seu consultório muitos benefícios como a divulgação assertiva, a sensibilização, encontro de novos pacientes e melhor cuidado dos que já são da casa, para que estes continuem a voltar.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog
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