Os avanços tecnológicos trouxeram transformações, o mercado médico inclusive passa a contar com o chamado marketing médico.
Isto, em vários aspectos da nossa sociedade, desde facilidades para resolver questões do dia a dia e até mesmo no ramo dos negócios.
O conceito de marketing médico diz respeito a soluções que podem ser adotadas por consultórios, hospitais e especialistas independentes com o intuito principal de criar conexão com seus pacientes.
Ao contrário do que conhecemos como marketing tradicional cujo objetivo é majoritariamente promover uma marca ou produto, o marketing médico funciona de maneira inversa. Seu foco é apoiar pacientes a encontrarem soluções assertivas.
Ao invés de ter sua estratégia voltada para alavancar e divulgar produtos, o marketing médico conta com a estratégia do marketing de conteúdo, construindo relações a partir da divulgação de informações.
O marketing médico deve contar ainda com o apoio de outras estratégias para que a comunicação com os pacientes ocorra.
O marketing de conteúdo é o aliado ideal para trazer informações aos pacientes, e essas por sua vez podem ser divulgadas nas mídias digitais.
Como em toda comunicação, para que haja melhor compreensão é necessário conhecer quem é o público-alvo, também conhecido como persona, este é quem determinará a linguagem utilizada nas ações.
Sabendo que o meio digital se tornou a principal ferramenta para comunicação, é correto considerar que o público-alvo se encontra em maior parte na internet, sendo as mídias e redes sociais como atores principais no marketing de conteúdo e médico.
Certo fornecedor de soluções empresariais deseja atrair público para suas vendas de uniformes sociais para empresas, considerando que seus potenciais clientes são departamentos de compra, seu foco na comunicação deve ser o Google.
Isso porque nos negócios B2B embora as redes sociais tenham relevância, a negociação entre empresas ocorre de maneira formal, logo, o uso de e-mail e sites são costumeiros.
O Google por sua vez é a ferramenta pela qual as divulgações e anúncios sucedem. A ferramenta Ads conta com o auxílio de palavras-chave para direcionar a comunicação para o cliente ideal.
Com a realização de estudos de mercado tal fornecedor pode ter visibilidade de quais são as palavras utilizadas por seus potenciais clientes na prospecção de fornecedores, e então adaptar seu site e anúncios para o conteúdo ser entregue.
A ferramenta conta ainda com a personalização de investimento, o modelo de pagamento por clique permite a prévia definição de orçamento a ser direcionado para a estratégia.
A versatilidade que as ferramentas de marketing dispõem deve ser considerada pois conferem às mesmas o intercâmbio entre diferentes segmentos. No marketing médico o Ads pode ser aplicado para tornar as informações mais acessíveis.
Contando com a criação de conteúdo em blogs, determinada clínica de estética planeja o uso do Ads a fim de se tornar uma autoridade digital, ou seja, referência reconhecida pelo público no compartilhamento de informações em seu segmento.
Contando com a correta seleção de palavras-chave, as informações passam a ser transmitidas aos pacientes.
A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica relatou por intermédio de um levantamento de dados que ao todo são realizados aproximadamente 1,5 milhão de procedimentos estéticos no país, sem dúvidas a tendência está em alta.
Analisando os dados encontrados, é possível afirmar que o assunto possui relevância tanto para os pacientes quanto para a estratégia de clínicas estéticas.
Possibilitando a criação de conteúdo voltado aos procedimentos e contribuindo para a correta entrega da comunicação aos pacientes.
O marketing carrega consigo o estigma de ser voltado exclusivamente para a divulgação de produtos, isso acontece devido a popularização do chamado marketing tradicional.
A mensagem transmitida pelo marketing tradicional tem ênfase na comercialização independente de essa ser de produtos ou serviços.
O objetivo é descrever as características de um produto e expor suas funcionalidades e diferenciais para gerar interesse.
Em contrapartida, o marketing médico não possui a mensagem com foco na comercialização. Seu objetivo é de forma humanizada, tornar a experiência do cliente o mais leve possível.
Seja na melhoria de infraestrutura, atendimento, procedimento ou captação de pacientes, o marketing médico primeiro entende as dores de seus pacientes, distribui informações e por último volta o foco da mensagem para as suas soluções.
Considerando o atendimento de uma avaliação psicológica, em primeiro lugar o profissional irá se dispor a ouvir os relatos de seu paciente.
De forma humanizada buscando questionar o quanto determinados relatos o afetam e entendendo o cenário.
Após ouvir o paciente com cautela levando em consideração aquele contexto em específico, o profissional vem a sugerir soluções e alternativas que visam trazer mudanças para a vivência discorrida. Este é o chamado atendimento humanizado.
O formato de atendimento apresentado pela clínica de psicologia é o modelo perfeito de marketing médico.
Não se limitando às especialidades ou soluções fornecidas e entregando a melhor experiência possível aos pacientes.
O atendimento humanizado possui a finalidade de trazer à tona o conforto do cliente ou paciente.
Para atendimentos B2B é comum vermos as empresas com interesse de agradar seus clientes com o intuito principalmente de humanizar as relações. A sugestão de ação para ser tomada neste sentido é a distribuição de brinde personalizado.
O brinde se torna símbolo de que a negociação, apesar de ser entre empresas, é composta por conexões interpessoais.
O mesmo cenário também pode se aplicar dentro de corporações no objetivo de melhorar o clima organizacional.
Não é segredo que o ambiente empresarial em decorrência da pressão, volume de trabalho e muitas outras variáveis pode acabar se tornando pesado. Isso se expressa justamente no alto turnover de profissionais.
Com o intuito de promover a boa relação com funcionários e proporcionar reconhecimento por bons desempenhos, corriqueiramente as empresas fazem o reconhecimento público aos colaboradores de mais destaque.
Esse reconhecimento geralmente vem acompanhado não só de palavras, mas de bonificações financeiras e na entrega de brindes, como troféu de acrílico personalizado com o nome do profissional e suas principais competências.
Sendo a principal ferramenta de busca orgânica, o Google possui diferencial pela quantidade de usuários.
A ferramenta ainda conta com melhores soluções voltadas para empresas dos mais variados negócios.
Em específico no segmento da saúde, é possível personalizar informações sobre seu consultório.
A inclusão de horário de funcionamento, agenda de consultas, endereço e breve descrição sobre seu negócio médico são ações que contribuem para a melhor experiência do cliente.
Para aqueles que desejam contar com soluções de marketing digital, o Ads vem a ser o aliado fundamental.
Conhecendo bem seu mercado e definindo bem as estratégias de acordo com as tendências, é possível atingir resultados satisfatórios.
O Ads além de tornar possível os anúncios personalizados com menor investimento, possibilita que mais pessoas tenham conhcimento de seu negócio, afinal o alcance na internet é amplo quando comparado aos meios físicos de divulgação.
A importância de investir não só no marketing médico mas atrelar tal investimento ao Google tem fundamento na potencialização de criar relações e compartilhar conhecimento sobre saúde e bem estar. Se tornando uma autoridade no assunto.
Durante o atendimento em consultório, um nutricionista recomendou ao seu paciente o consumo de comida fit delivery aos finais de semana para evitar o consumo de alimentos não saudáveis.
Ao fazer a recomendação e expor os benefícios do consumo de comida fit, o especialista fez a recomendação de um de seus negócios paralelos. Entregou ao paciente o panfleto de seu restaurante saudável, apenas como sugestão adicional.
Certamente para alavancar seu restaurante, o nutricionista usa de suas redes sociais para a recomendação de seus atendimentos e propõe o restaurante como alternativa para pacientes que buscam a reeducação alimentar.
Essa é considerada uma ação orgânica que apesar de gerar bons resultados, deve ser combinada com o posicionamento no Google.
Afinal, ao receber uma recomendação normalmente as pessoas buscam entender aquilo e decidem usufruir ou não.
Afinal o marketing médico pode ser compreendido como mecanismo de melhoria dos serviços prestados e captação de clientes.
No ramo B2B as empresas têm a opção de mandar e-mails e efetuar ligações a fim de identificar o interesse de clientes em seus serviços. No entanto essa tarefa é imoral e ilegal na área da saúde.
Não é possível que médicos façam prospecções para entender se pacientes estão doentes e se estes desejam ser atendidos.
O processo é justamente o contrário, ou seja, o paciente decide ir aos especialistas para obter soluções.
Ao contrário de um fornecedor para empresas, não é possível que os consultórios e hospitais possam encantar seu público com a entrega de brindes como caneta personalizada para empresa, somente com informação e atendimento.
Conferindo ao marketing médico uma característica de atração e não de promoção.
O ambiente digital então se torna o meio pelo qual é realizado o marketing médico, possuindo benefícios, como:
Sendo a sua utilização sobremodo mais benéfica do que a sua ausência.
Por fim, é possível concluir que a relevância da adoção do marketing médico se dá pelo dinamismo proporcionado no relacionamento com o paciente, significando inovação e adaptação às tendências de mercado.
Em conformidade com o uso de outros mecanismos de marketing, como a criação de conteúdos e o marketing digital, se pode obter proximidade com o público, compreender suas necessidades e propor soluções de acordo com as especialidades fornecidas.
Contudo o uso do Google é para que a implementação de novas estratégias seja facilitado e possua maior alcance nas mídias.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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