Layout do blog

agência de marketing médico
24 de janeiro de 2022

4 dicas para posicionar seu site médico nas primeiras páginas do Google

4 dicas para posicionar seu site médico nas primeiras páginas do Google

Não é preciso ser especialista na área médica ou de saúde, nem na área de marketing digital e publicidade para saber da importância do Google. Por isso, desenvolver um site médico é um passo fundamental para esse negócio.


De fato, hoje em dia toda empresa precisa se convencer de que o mercado como um todo mudou bastante nas últimas duas décadas. Se antes qualquer marca precisava investir em mídia offline para atingir mais pessoas, atualmente isso não basta.


Um exemplo muito simples é justamente o do Google, que na época atual opera mais ou menos como uma das maiores vitrines do mundo. Ao pesquisar algo como exame toxicológico admissional CLT por ali, já é possível encontrar milhares de resultados.


Considerando que se trata de uma solução relativamente nichada, que se dá entre empresas e CNPJs. Então não é difícil imaginar os efeitos quando falamos em produtos, serviços e soluções mais populares, que obviamente chamam mais atenção.


Inclusive, um dos recursos que esse tipo de busca permite é a pesquisa pelo celular com a ativação da opção de GPS.


Assim, o cliente em potencial consegue solicitar que o mapa o leve até a clínica ou empresa mais perto em relação ao seu local de partida.


Essa vantagem é tão grande para os usuários das plataformas de busca, que eles acabam se tornando o horizonte de toda boa empresa que quer agradar o cliente. Como uma clínica de harmonização facial homem, que precisa marcar presença ali de qualquer jeito.


Claro que recursos offline como panfletagem, outdoor e até anúncios em revistas, jornais, rádio e televisão ainda podem trazer algum efeito, de modo que não se trata de denegrir o antigo marketing ou colocá-lo em detrimento de qualquer outro.


Mas também é preciso considerar que o marketing digital aplicado a um site médico é indispensável para falarmos sobre o posicionamento nas primeiras páginas do Google, ao mesmo tempo em que falar nisso é absolutamente indispensável.


Justamente por este motivo é que trazemos este texto, com a intenção de agregar valor e detalhar não apenas as melhores dicas sobre como posicionar seu site médico no topo das primeiras páginas do Google, mas também sua importância e suas vantagens.


Além de conselhos práticos e exemplos concretos que vão permitir que qualquer um realmente assimile o necessário para dar seus passos iniciais, em vez de se perder em afirmações meramente teóricas e vagas demais.


Tanto que um aspecto bem positivo é o fato de que hoje o Google evoluiu tanto que de fato já pode ajudar qualquer nicho da saúde, seja um hospital de bairro ou uma clínica que lida com aplicação de enzima para emagrecer.


Desta maneira, se a sua necessidade mais urgente e genuína é compreender de uma vez por todas como algumas técnicas simples de posicionamento podem mudar a realidade do seu negócio, atraindo e fidelizando mais pacientes, basta ler com atenção este artigo.

Por que pensar no Google?

Até aqui, já ficaram claros alguns motivos principais sobre por qual motivo pensar e até priorizar o Google, não apenas quando falamos em estratégias de marketing offline, mas também em relação a outras estratégias ou outros buscadores digitais.


A razão para isso é muito simples, e consiste no fato de que hoje ele atua como o maior pesquisador do mundo, chegando a resultar em uma soma de 3,5 bilhões de pesquisas por dia, ou seja, mais de 40 mil buscas por segundo.


Os dados são da própria Google Inc., em parceria com a Internet Live Stats, que é uma instituição isenta e que é referência em levantamentos de dados digitais.


Diante disto, quem poderia dizer que não tem interesse em participar dessa realidade e conquistar sua fatia desse bolo de oportunidades?


Ademais, é preciso considerar que a sua própria concorrência certamente já está presente no buscador, o que aumenta sua obrigação de se posicionar, ou seu negócio vai acabar ficando para trás e se defasando em relação aos outros.


Como diz uma antiga máxima do marketing, que quem não é visto, não é lembrado, então se a empresa quer promover treinamentos cipa, por exemplo, ela precisa se antenar com essas novidades digitais.


Assim, quando o cliente em potencial pesquisar por essa palavra-chave no Google, seu site vai estar bem ranqueado e aparecerá como uma indicação da própria plataforma. O que, aliás, aponta para outro bom motivo pelo qual vale a pena investir nisso.


Que é o fato de que a clientela também tem se adaptado tanto aos últimos anos, que hoje é impossível falar em experiência de compra sem falar na realidade do universo digital. Como quando mencionamos as famosas Gerações Y e Z.


Trata-se das pessoas nascidas de meados dos anos 1980 e 2000 para cá, respectivamente, as quais tiveram seus hábitos de consumo, cotação e pesquisa totalmente alterados pela tecnologia. Os maiores responsáveis por isso são:

  • Os computadores;
  • A conexão de internet;
  • Os smartphones;
  • Os tablets e afins.


Ou seja, quando um indivíduo já cresce com esses dispositivos nas mãos, é claro que isso vai dar algum poder de pesquisa para ela, tornando-a um cliente bem diferenciado em relação às gerações antigas, que contavam com poucos recursos.

Antes, um cliente era capaz de ficar várias horas do dia pendurado no telefone, esperando uma empresa resolver seu problema.


Hoje, ele abre as redes sociais ou o próprio Google e faz uma qualificação sobre o atendimento que teve, impactando seriamente na reputação daquela clínica, hospital ou qualquer outro segmento de que estivéssemos falando.

1. A gestão das keywords

Não dá para falar sobre Google sem mencionar alguns termos em inglês, como o das keywords, que no Brasil se popularizaram como as palavras-chave.


De fato, qualquer pesquisa que seja feita começa por esse pilar essencial dos motores de busca. Pois quando a pessoa quer pesquisar por algo, a primeira coisa que precisa fazer é escrever o que deseja na barra de pesquisa do buscador.


Assim, caso a firma trabalhe com cadeira de escritório simples, ela precisa ter certeza que essa palavra-chave é mais efetiva do que se trabalhasse apenas o termo “cadeira escritório simples”, sem a preposição “de”. Mais que um detalhe, faz toda a diferença.


Um software que ajuda na hora de compreender isso e levantar uma lista das melhores keywords do seu segmento é o próprio Google Keyword Planner, que faz o planejamento e a gestão das suas melhores palavras-chave.


Depois, basta você desenvolver uma página para cada uma delas. Considerando que não é o seu site como um todo que se posiciona no Google, mas sim, as páginas referentes a cada possível keyword ou termo de pesquisa.

2. O marketing de conteúdo

Diferentemente de uma empresa que vende produtos de entretenimento ou de outra natureza, um site médico deve considerar que ele lida com a vida do ser humano, o que impõe uma certa ótica na hora de “vender” suas soluções.


Inclusive, o próprio CFM (Conselho Federal de Medicina) tem suas diretrizes que precisam ser seguidas, evitando propagandas apelativas e estratégias maliciosas de marketing.


O mais interessante é que isso não impede o marketing de conteúdo, que é justamente o que uma marca precisa fazer para se posicionar nas primeiras páginas do Google.


Seja uma clínica ou uma gráfica que faz banner infantil personalizado, é preciso escrever artigos originais e ricos em qualidade, para que eles realmente agreguem valor aos leitores e, como consequência, ajudem no ranqueamento daquela página.


Além de artigos escritos, hoje é possível variar no formato e trazer também vídeos explicativos, áudios em que o visitante ouve em vez de ler o post, e-books e muito mais.

3. As parcerias valiosas

Engana-se muito quem pensa que atuar pela internet é o mesmo que trabalhar sozinho e sem olhar para o lado, pois os antigos formatos de parceria continuam sendo valiosos.


O maior exemplo é o do guest post, que consiste em trocar conteúdo digital com uma marca que seja referência na sua área. Assim, ela faz um link para o seu site e você um link para o site dela.


Se a empresa vende caneca porcelana personalizada, pode fazer parceria com outra que vende camisetas personalizadas ou embalagens. Na área da saúde também é possível lidar com nichos transversais, sem que um atrapalhe o outro.


A estratégia se chama link building (gestão de links) é tem um peso enorme no posicionamento no Google, assim como os links internos da página também importam, para tornar a experiência do leitor mais completa.

4. Google Meu Negócio e LP

Por fim, além de criar páginas e otimizá-las para ganhar destaque, há recursos que ajudam mais ainda na hora de ganhar destaque, como o do Google Meu Negócio.


Nessa plataforma, um negócio que lida com iluminação de quartos se cadastra como empresa, fornecendo seu endereço, horário de funcionamento e outros dados que vão fazer com que os clientes ou pacientes mais próximos encontrem seu site rapidamente.


O mesmo vale para um site médico, assim como ele também pode fazer LP (Link Patrocinado) para ganhar mais destaque ainda mais rápido, aparecendo no topo da página na seção de pagantes e anunciantes.

Conclusão

Há muitos modos de se posicionar nas primeiras páginas do Google, da otimização e do anúncio até o Google Meu Negócio.

Com as dicas que demos acima, fica bem mais fácil para um site médico priorizar as estratégias certas e ir crescendo de modo sólido, sustentável e lucrativo.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog
Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Parágrafo Novo

Parágrafo Novo

Parágrafo Novo

COMPARTILHE ESSE CONTEÚDO NAS REDES!

QUERO TER MAIS PACIENTES NO MEU CONSULTÓRIO

WHATSAPP

CONFIRA MAIS POSTS DA KOP MÉDICO

Dicas para criar um site médico que converte visitantes em pacientes
Por Monique Horrana 29 de novembro de 2024
Para criar um site médico que converte, invista em design atraente, SEO eficiente, informações claras e uma experiência de usuário otimizada para aumentar conversões.
Como o SEO pode aumentar a visibilidade da sua clínica médica no Google
Por Monique Horrana 29 de novembro de 2024
O SEO é essencial para melhorar o ranqueamento da sua clínica no Google, atraindo mais pacientes por meio de estratégias de otimização eficazes.
Como divulgar uma clínica médica
Por Renan Quintanilia 28 de outubro de 2024
Para divulgar uma clínica médica com eficiência é necessário apostar em estratégias de intenção, como o Google.
Marketing digital para médicos que querem privacidade
Por Renan Quintanilia 24 de outubro de 2024
O Google oferece as melhores estratégias de marketing para médicos que preferem privacidade e querem captar pacientes sem usar redes sociais
Como médicos podem atrair pacientes sem usar redes sociais
Por Renan Quintanilia 24 de outubro de 2024
Para médicos que querem evitar as redes sociais, há estratégias eficazes como SEO e Google Ads que garantem atração de pacientes sem a necessidade de aparecer.
Estratégias de Marketing para Neurocirurgiões que Não Têm Tempo de Gerenciar Redes Sociais
Por Renan Quintanilia 24 de outubro de 2024
O Google oferece as melhores estratégias de marketing para neurocirurgiões que não querem aparecer nas redes sociais.
Como os dermatologistas fazem para atrair pacientes
Por Renan Quintanilia 24 de outubro de 2024
Dermatologistas utilizam estratégias de marketing digital, com ênfase no Google, para atrair mais pacientes e aumentar a visibilidade de seus consultórios
Sou médico e quero abrir uma clínica
Por Renan Quintanilia 15 de outubro de 2024
Médicos que desejam abrir uma clínica precisam entender desde a estrutura legal até o marketing digital para garantir o sucesso e a visibilidade da nova empresa
Sou médico e preciso de um site
Por Renan Quintanilia 15 de outubro de 2024
Médicos que precisam de um site otimizado para captar pacientes e aparecer no Google podem contar com agências especializadas que garantem visibilidade e resultados de primeira página
Sou médico e preciso de ajuda com marketing
Por Renan Quintanilia 15 de outubro de 2024
Médicos que precisam de ajuda com marketing podem contar com especialistas para criar estratégias eficazes de divulgação sem precisar aparecer em vídeos.
Mais Posts
Share by: