Muitas pessoas acreditam que as únicas preocupações dos médicos é atender os pacientes da melhor forma possível, entretanto, existem outros pontos que esses profissionais devem considerar para aumentar sua visibilidade, como o marketing digital para médicos.
No entanto, boa parte dos médicos ainda não perceberam as oportunidades que se abrem ao investir no marketing digital para seus consultórios, principalmente quando há um raso conhecimento a respeito dos benefícios dessa ferramenta.
Ao longo desse artigo, vamos abordar como essa área pode trazer benefícios aos médicos e demais profissionais da saúde, para que seja possível aplicar o marketing digital sem ferir o código de ética da medicina. Acompanhe!
O marketing digital consiste no conjunto de atividades realizadas no mundo virtual, com o intuito de atrair novos clientes, construir a identidade de uma marca e criar relacionamento com os consumidores.
O marketing permite que o empreendedor se conecte com seu público-alvo mais facilmente, diferentemente das estratégias de marketing tradicionais, que são eficazes, mas aos poucos estão sendo substituídas.
Alguns exemplos de estratégias que fazem o uso de meios clássicos incluem os jornais, a televisão, as fachadas com letra caixa iluminada, entre outros.
Contudo, com o constante aumento do número de usuários da internet todos os dias, o marketing digital para médicos pode ser muito mais eficaz do que as alternativas offline e tradicionais.
Como o próprio nome diz, as campanhas de marketing digital são estratégias de marketing criadas para atingir um objetivo ou um conjunto de metas, que possuem data de início e término.
Por exemplo, campanhas de datas comemorativas, como o natal, ano novo e páscoa, que são eventos que possuem um período estipulado, com seus objetivos específicos.
Para os médicos, as campanhas podem funcionar de maneira pontual, tal como os objetos de decorações específicas, como uma persiana painel para sala ou um vaso de flores para canto ou cabeceira.
Essa especificidade é importante para que se atinja objetivos, como o compartilhamento de conhecimentos, como acontece no mês do outubro rosa e do setembro amarelo, e assim por diante.
Além de também serem interessantes para divulgar promoções nos valores de consultas e medicamentos.
Quando executada corretamente, uma estratégia eficaz de marketing médico pode trazer diversos benefícios, desde a atração e fidelização de pacientes, até o crescimento de indicações pelo chamado marketing boca a boca, além de:
Grande parte dos pacientes não irá ligar para uma clínica médica ou diretamente para o médico e solicitar uma consulta para uma especialidade, como ortopedia, cardiologia, urologia, entre outras.
A maioria das pessoas vai primeiramente a uma consulta com um médico de atenção básica antes de ser encaminhado para um especialista.
Para ter mais pacientes no consultório e aumentar as consultas de atendimento de alto valor, geralmente com médicos especialistas, é necessária uma abordagem com duas vertentes: uma campanha que visa tanto os pacientes quanto os médicos.
As campanhas de marketing médico podem ser voltadas para a conscientização de médicos ou da população geral, educação de profissionais da área da saúde sobre segurança do trabalho e outras inovações da área.
O que deve acontecer, principalmente, na construção de relacionamentos duradouros entre médico e paciente.
Por fim, através de uma campanha de marketing digital, também é possível realizar processos seletivos, buscando profissionais extremamente qualificados para fazer parte da equipe médica.
Ou, ainda, para auxiliar em outros serviços da clínica e hospital, como a equipe de limpeza, os atendentes e secretárias, seguranças, entre outros.
Dessa forma, é possível captar e contratar uma empresa terceirizada de limpeza, ou de outras profissões, para integrar a equipe da clínica.
Para a criação de uma campanha de marketing digital bem-sucedida, diversos fatores devem ser considerados, tais como:
Seguindo essas dicas, a sua campanha de marketing digital na área da saúde certamente trará bons retornos.
A primeira coisa a se fazer é traçar os objetivos da campanha e identificar oportunidades, afinal, a criação de uma campanha bem-sucedida começa com os dados estatísticos corretos.
As informações médicas e as estatísticas geradas pelos prontuários são fontes para entender as demandas e os comportamentos dos pacientes.
Além de incluir informações de quais fornecedores estão atualmente sendo referências (e onde), e a probabilidade geral dos consumidores precisarem de um serviço específico (e quando).
Ou seja, determinar quantas pessoas de uma região estão precisando de uma cirurgia de olho, e dessa forma realizar uma campanha médica oferecendo serviços de oftalmologista e cirurgião de olhos.
A análise destes dados permitirá identificar oportunidades estratégicas para aumentar a utilização da rede e/ou o alinhamento dos médicos com campanhas estratégicas.
Por exemplo, quando médicos mudam de estado, saindo da rede de indicações locais, é possível realizar campanhas para promover outros médicos, ressaltando suas qualidades, formações e capacidades.
Assim, a equipe de marketing responsável pode apoiar e ampliar suas atividades de alcance com esforços de campanha direcionados.
Desse modo, o time de ligação médica desempenha um papel fundamental para alcançar os médicos-alvo um a um e incentivá-los a se referirem ao seu especialista.
A equipe precisa compreender onde estão as oportunidades potenciais de mercado antes de criar e implantar campanhas específicas. Isto requer alinhamento com as equipes de contato médico e com os próprios médicos.
As campanhas de marketing devem ser realizadas em conjunto com todos os times, e devem estar muito bem alinhadas.
Campanhas de marketing digital devem ser direcionadas para um público-alvo, e dessa forma, inseridas em uma plataforma digital em que a maior parte dos usuários são o público-alvo.
Nas redes sociais, é possível gravar vídeos e construir páginas com esses conteúdos falando sobre suas especialidades, últimas pesquisas e inovações, como se fosse basicamente um currículo.
Vídeos geram mais visualizações e compartilhamentos do que os conteúdos em forma de textos e imagens.
Portanto, invista nesse tipo de material, tanto em uma linguagem mais simples para os pacientes, quanto conteúdos em vídeo que sejam mais clínicos por natureza e voltados para um público médico.
Dependendo do tema que você já desenvolve em seu site, página web, postagem em blogs ou rede social, você pode ser capaz de integrar palavras-chave ao conteúdo existente.
As palavras-chave são muito importantes para que seu conteúdo faça sucesso e alcance de forma mais simples as pesquisas do Google.
Alinhada ao marketing digital, é aconselhável aderir a alguma estratégia de marketing tradicional, como contratar uma empresa de panfletagem, para atingir o público mais idoso ou aqueles que não são adeptos ao uso da internet.
O remarketing é uma estratégia do marketing digital que gera impacto em uma pessoa que já tenha demonstrado interesse no produto ou no serviço no passado.
No caso dos médicos, isso pode ser realizado através do contato com uma lista antiga de pacientes que já frequentaram a clínica.
Além disso, se o objetivo é ser reconhecido como especialista na área, para conscientizar a população é necessário apresentar o conteúdo mais de uma vez aos clientes e pacientes.
Portanto, para os resultados serem positivos, coloque as suas estratégias de remarketing no balcão escritorio, para que as equipes possam analisá-las.
Um elemento essencial de todos os tipos de campanhas digitais é rastrear e testar o desempenho. Ou seja, é preciso saber como suas campanhas estão se saindo e se há a necessidade de realizar algum ajuste.
Para campanhas médicas, fique sempre atento aos dados estatísticos de visualizações e aumento de captação de pacientes, entre outros fatores.
Quando se trata de medir e informar sobre o desempenho da campanha médica, as métricas com as quais você deve contar dependem totalmente de qual é o objetivo.
Se for conscientização, considere as métricas de engajamento como ações, gostos e opiniões. Para indicações, é importante se atentar ao aumento ou redução de visitas no consultório.
Uma dica interessante é utilizar o teste A/B, que trata-se de uma técnica que realiza comparações entre variáveis de marketing, com o objetivo de definir qual variável é capaz de atingir resultados melhores.
Quando executadas em conjunto, as estratégias de marketing médico descritas acima podem ajudar a aumentar o envolvimento desses profissionais e a conscientização geral dos pacientes e da equipe de saúde.
Além de aumentar as referências na rede, resultando em melhor reputação para seus médicos e o sistema de saúde, aumentando o interesse geral do paciente.
Portanto, se você é médico, não perca tempo e comece agora mesmo a sua campanha de marketing digital para médicos.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog
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