Com a expansão da internet e o aumento de estratégias que estabelecem maior visibilidade de um negócio da internet, também surge uma certa disputa entre quem vai conquistar seu lugar no mundo digital. É aqui que entra o marketing digital para consultórios.
Afinal, o comportamento do consumidor moderno também mudou, e basta ter um smartphone com acesso à internet para que ele possa estabelecer uma conexão com empresas e pessoas e, no caso específico deste material, com consultórios médicos.
Existe uma série de estratégias de marketing digital para médicos que podem ser planejadas facilmente.
Ao longo desse artigo, você irá obter algumas dicas de como desenvolvê-las para seu consultório médico e ser destaque em seu ramo de atuação. Acompanhe!
Marketing digital é a divulgação de serviços ou produtos por meio de plataformas online, como sites, redes sociais, e-mail marketing e outros meios que envolvem a internet ou meios digitais.
Nos dias de hoje, o marketing médico se tornou praticamente uma obrigação, assim como um carimbo médico personalizado.
O tempo desses profissionais é consideravelmente curto, portanto, a contratação de uma boa agência de marketing digital pode ser uma alternativa.
Essas agências são especialistas na criação de métodos que auxiliarão o crescimento online dos médicos, sem ferir as regras impostas pelo CFM (Conselho Federal de Medicina).
Isso os auxilia na atração de diversos benefícios para o consultório, ao mesmo tempo em que fidelizam os clientes, captam novos consumidores e, consequentemente, têm aumento de lucro.
O marketing digital para médicos tem muita importância, assim como um petrifilme tem sua relevância em um laboratório.
Contudo, em alguns casos, produzir materiais de divulgação pode ser uma tarefa complexa e fora da área de atuação habitual desses profissionais. Portanto, algumas dicas para isso são:
Todas elas poderão auxiliar um médico ou consultório em geral a ter um site atrativo, contanto que esses tópicos sejam aplicados em conjunto e de maneira estratégica.
Se você está planejando ter uma grande presença online através do marketing digital, então comece pelo básico e invista em um website.
O marketing digital sem um site é como uma fábrica de camisetas sem os produtos principais para bordá-los.
Portanto, construir um website com um design agradável e responsivo, ou seja, adaptável a diversos tipos de dispositivos e que seja de fácil navegação, é o ideal. Dessa forma, tudo que um paciente procurar, irá encontrar rapidamente.
Seja ao agendar uma consulta, lendo uma publicação no blog ou se informando sobre várias condições médicas, tenha esses pacientes em mãos.
Além disso, forneça o endereço exato da clínica para que o interessado possa encontrá-la facilmente.
Se você acessar o site de um especialista em acupuntura para emagrecer, irá notar que tudo está visível e de fácil acesso na página principal.
É possível até mesmo incluir chats de conversas e bate-papo em tempo real, o que aumenta a proximidade com o paciente.
Os pacientes estão sempre precisando de informações e opiniões, e o e-mail marketing é a melhor ferramenta para mantê-los informados sobre variados assuntos.
Imagine o como será útil se um paciente encontrar uma informação diretamente na caixa de entrada sem sequer pesquisá-la.
Certamente, planejar boletins eletrônicos duas vezes por semana pode gerar bons resultados para a clínica médica.
É também uma ideia sábia personalizar os e-mails com base no interesse do público. Isto fará com que eles recebam
sempre informações relevantes. Ou seja, planeje as campanhas de e-mail marketing com bastante antecedência.
Por exemplo, se o paciente possui um animal de estimação, invista em propagandas de e-mail voltadas para especialista em oftalmologia veterinária.
Atualmente, as redes sociais são a chave para promover qualquer marca ou rosto. Assim, se um médico se dedicar a postar conteúdo de qualidade e criar uma boa impressão online com seus pacientes, então há grandes chances de obter recomendações e mais pacientes.
O Facebook é uma plataforma que facilita o compartilhamento de informações entre os médicos com os pacientes. Todas as atualizações da clínica podem ser compartilhadas no Facebook.
De acordo com pesquisas do setor, a maior parte dos usuários das mídias sociais têm mais probabilidade de confiar nos serviços médicos que estão sendo oferecidos quando veem recomendações online.
O Facebook é uma rede social voltada especialmente para o compartilhamento, tendo uma própria plataforma de anúncios e a possibilidade de criação de páginas pessoais ou clínicas.
Assim, se você é um cardiologista pediátrico, pode criar a sua página na rede social para falar sobre sua formação acadêmica, seus trabalhos e informar o público a respeito de novidades nessa área.
Para ter uma boa reputação e um valor no mercado, uma recomendação é que os médicos façam o uso de algumas técnicas de marketing digital, que é a criação de vídeos que sejam envolventes e informativos.
Hoje em dia, o público está se voltando para o conteúdo visual, portanto, é necessário se adaptar a essas preferências.
Se, por exemplo, um cirurgião ortopédico investir em decoração de ambiente e gravar um conteúdo sobre saúde óssea para compartilhar a experiência com a audiência, há uma grande chance de atrair mais interessados.
O Google possui várias ferramentas para anunciar um site, como o Google Ads, uma plataforma de anúncios do buscador que divulga o conteúdo do seu site através de textos, imagens ou vídeos curtos.
Separe uma parte do seu orçamento para esse tipo de divulgação, uma vez que irá trazer bons retornos para o seu consultório.
Muitas vezes, antes de irem para uma consulta médica, os pacientes procuram saber com que patologia estão através de buscas no Google.
Se você postar regularmente informações sobre as principais doenças que acometem as pessoas, como por exemplo pressão alta, diabetes, inflamações, colesterol alto, entre outros, a atração de pacientes será maior.
Portanto, crie conteúdo que os usuários queiram ler e compartilharão. Escrever posts em blogs não é uma tarefa fácil, portanto, foque em assuntos relacionados a atualizações recentes em sua área de especialização.
Caso o médico esteja produzindo um texto sobre uma doença grave, é importante se certificar para não ser alarmista, gerando medo e pânico nos pacientes após a leitura. Lembre-se: existem muitas pessoas hipocondríacas na sociedade atual.
Por exemplo, caso o profissional esteja escrevendo sobre o câncer, é necessário certificar-se de mencionar sobre manter a força de vontade para lutar contra a doença.
Ademais, poste caixas de perguntas para, desse modo, se aproximar dos seus pacientes. Esteja sempre aberto a receber feedbacks, que também são importantes.
Esse retorno, seja positivo ou negativo, ajuda a criar confiança entre médico e paciente. É uma prática comum de todos perguntar a um amigo sobre um determinado médico antes de visitá-los.
Esteja atento se você está recebendo críticas dos seus pacientes ou elogios, busque sempre melhorar.
Portanto, enquanto médico, é sempre necessário se atentar aos feedbacks de quem já frequentou o consultório e colocá-los no site, onde os potenciais novos pacientes poderão ler e se decidir ou não pelo atendimento.
Esteja disposto a investir no marketing digital de seu site ou blog. Caso você não tenha muito tempo para isso, como mencionamos, é possível contratar uma equipe de marketing especializada no mundo digital.
Dessa forma, você irá impulsionar suas propagandas nas redes sociais, terá conteúdos de mídia e um pacote de conteúdos relevantes, que irão chegar a possíveis pacientes.
Uma equipe de marketing ou um estudo extenso sobre a área de marketing digital irá possibilitar o manejo correto do seu dinheiro, otimizando seus investimentos em propagandas e na manutenção do site.
Além disso, é necessário ter uma forte SEO local, ou seja, uma ferramenta de busca dos dados atualizados do seu consultório, uma vez que as pessoas de sua cidade estarão procurando por uma clínica perto de suas residências.
Portanto, certifique-se de ter uma página do Google My Business, que trata-se de uma ferramenta do Google para a divulgação desses dados comerciais.
O My Business ainda fornece informações específicas, como o endereço, número de contato, e-mail, quantidade de estrelas e avaliação dos clientes.
Por fim, se trabalhar em um hospital como médico, nunca se esqueça de fazer o
personal branding, ou seja, a sua marca pessoal, para quando as pessoas buscam o médico e não o hospital.
Assim como uma bolsa ecobag personalizada, todo médico pode optar pelo marketing digital para aumentar a capacitação de pacientes e obter sucesso com sua clínica.
Afinal, com o conjunto de ações mencionadas ao longo deste artigo, você ficará conhecido como pioneiro e especialista em sua área, tornando-se um profissional de referência na região em que atua e em todo o ambiente digital.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog
Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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