Uma clínica, assim como diversos outros tipos de negócios, precisa divulgar seus serviços no mercado. É assim que vai atrair a atenção das pessoas, conquistar pacientes e se destacar em meio à concorrência.
O marketing médico é muito relevante para os profissionais da saúde e várias estratégias foram desenvolvidas para não ferir os princípios éticos estabelecidos pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).
Essas ferramentas ajudam a divulgar a clínica, bem como hospitais e consultórios, fazendo com que o público se conscientize a respeito das soluções oferecidas por ela. Além disso, ajudam a fidelizar quem já é paciente.
O objetivo do marketing é promover os produtos e serviços que uma empresa oferece no mercado. Sem ele, qualquer organização sente dificuldades para se manter competitiva e sobreviver no meio de tanta concorrência.
Existem inúmeras clínicas em uma mesma cidade e elas oferecem os mesmos procedimentos e soluções. Para atrair as pessoas e transformar o estabelecimento em algo rentável, é necessário divulgá-lo.
Para te ajudar a criar boas estratégias de marketing, neste artigo, vamos explicar a importância dele para uma clínica e dar algumas dicas para agregar valor. Confira.
Antes de explicar sobre a importância do marketing para as clínicas, é necessário compreender que se trata de um conjunto de ações que melhoram a percepção das pessoas sobre o trabalho dos profissionais.
Como resultado, ajuda a conquistar clientes e a elevar a receita do negócio, trazendo mais notoriedade para a área de atuação.
Para uma clínica especializada em aplicação de botox na boca, é uma forma de aumentar a lucratividade e a autoridade, diferenciais muito importantes para lidar com a concorrência da melhor forma.
Os profissionais da saúde se preocupam com sua competência, formação acadêmica, especialização e em maneiras de oferecer atendimento personalizado e diferenciado, e tudo isso ajuda a fidelizar os pacientes.
Mas esses esforços só trazem resultados quando a clínica é capaz de atrair o público, e é justamente aqui que entra o marketing médico. Ele envolve ações estratégicas que melhoram a forma como o serviço chega ao paciente.
Hoje em dia, os profissionais da saúde podem utilizar diferentes canais e ferramentas para se comunicar com as pessoas dentro e fora da internet, tais como:
Independentemente de qual canal a clínica queira utilizar, é fundamental que as estratégias estejam de acordo com as imposições do CFM.
É assim que ela vai atrair os pacientes, fidelizá-los e ter acesso a uma série de benefícios fundamentais para os profissionais dessa área.
As estratégias de marketing médico, quando bem planejadas, ajudam a melhorar o posicionamento, a imagem e aumentam a visibilidade dos serviços oferecidos.
Assim como acontece com um fabricante de bateria 90 ap, é uma forma de estabelecer um relacionamento mais próximo com os pacientes e melhorar a relação de confiança.
A clínica consegue crescer sua receita operacional, fidelizar seus pacientes, aumentar a credibilidade dos serviços prestados e melhorar sua autoridade e reconhecimento.
Além de beneficiar os profissionais da saúde, essas ações também são muito vantajosas para os pacientes, que terão acesso a conteúdos úteis e conseguem esclarecer suas dúvidas sobre saúde e bem-estar.
Várias ações também procuram facilitar o agendamento de consultas e o recebimento de e-mail. Perante a concorrência, a clínica consegue aumentar seu reconhecimento de mercado.
Consequentemente, vai saber como se posicionar entre os concorrentes e quais diferenciais precisa reunir para se destacar em seu segmento.
Aliás, é uma maneira de saber quando se deve investir para melhorar os resultados e ter acesso a oportunidades melhores.
Mas é importante ter em mente que nem sempre aquilo que funciona para uma clínica vai funcionar para outra, tanto é que não existe uma fórmula única de fazer marketing, independentemente do segmento do negócio.
Um fabricante de envelope branco personalizado, por exemplo, precisa descobrir quais ferramentas devem utilizar em sua estratégia, e essa regra não foge aos consultórios e clínicas.
Só que mais do que divulgar os serviços oferecidos pelo estabelecimento, é muito importante agregar valor para a clínica e o público.
Agregar valor é tão importante quanto lucrar e aumentar o patrimônio líquido. Além de ajudar a manter a clientela, diferencia a clínica das demais.
O aumento da concorrência exige estratégias competitivas e sustentáveis, mas os profissionais da saúde precisam identificar as necessidades dos pacientes para desenvolver ações compatíveis com suas expectativas.
Em outras palavras, a clínica precisa saber agregar valor e existem algumas maneiras de fazer isso. São elas:
O trabalho em equipe é fundamental para qualquer tipo de negócio, desde um fabricante de bucha de plástico até um consultório médico.
Todos os profissionais envolvidos precisam ser qualificados e trabalhar de maneira sincronizada com os objetivos da clínica e o processo de qualificação pode ocorrer por meio de seleção de profissionais, até qualificação e capacitação.
Não se esqueça de que também é muito importante avaliar o desempenho dessas pessoas e da equipe como um todo.
Ademais, qualificação e capacitação são processos que devem ser realizados constantemente e acompanhar as mudanças comportamentais.
Quando o médico termina o ensino superior, precisa construir uma boa reputação, algo que acontece junto aos colegas de profissão e aos pacientes. É assim que outros médicos vão encaminhar as pessoas para o seu consultório.
Em outras palavras, o profissional passa a ser referenciado pelo seu círculo, mas é necessário muito trabalho duro e dedicação para conquistar uma reputação favorável na área da saúde.
Isso depende muito da qualificação profissional, relacionamento com pacientes, além de boas estratégias de marketing pessoal e para a clínica.
Se uma imobiliária quer fechar o aluguel de endereço comercial, primeiro precisa saber se comunicar com o seu público, da mesma forma, as clínicas precisam saber como estabelecer uma boa comunicação com sua audiência.
É assim que ela vai conseguir valorizar e consolidar sua imagem no mercado. Entretanto, esse processo envolve saber o que será comunicado, quais são os objetivos em jogo, quem vai receber a mensagem e quais os resultados almejados.
Com base nisso, você escolhe os canais de comunicação utilizados, tanto dentro quanto fora da internet.
Quando as pessoas entram em um consultório médico estão procurando ajuda para algum problema ou simplesmente querem cuidar melhor de sua saúde.
Nesse momento, elas precisam se sentir acolhidas e seguras, e é justamente esse diferencial que seu consultório precisa oferecer.
É muito desagradável quando o médico não demonstra empatia ou está com pressa de atender o paciente.
Por outro lado, se uma profissional da saúde anota com cuidado todas as informações de seu paciente em uma agenda feminina personalizada, ele percebe esse esforço e tem suas expectativas atendidas.
Com certeza, vai falar bem sobre o médico com outras pessoas, o que ajuda a clínica a conquistar pacientes com mais facilidade.
A correria do dia a dia, assim como as dificuldades de locomoção e as diversas tarefas que as pessoas precisam realizar diariamente estão pesando muito no cotidiano e os indivíduos não têm muito tempo para resolver algumas pendências.
Isso tem afastado as pessoas dos consultórios médicos, afinal, ir à consulta e cumprir outras obrigações do dia não é fácil.
Um fabricante de umidificador e esterilizador de ar disponibiliza diferentes canais de atendimento e compra para seus clientes, e sua clínica pode flexibilizar a maneira como atende o público.
É justamente por isso que hoje em dia existem tantas clínicas que reúnem especialidades diferentes e a possibilidade de realizar exames e pequenos procedimentos em um único lugar.
A gestão de uma clínica também precisa ser eficiente e contar com recursos e estrutura adequados. Em linhas gerais, esses estabelecimentos precisam encontrar maneiras de fazer mais com menos.
Podemos usar como exemplo horários vagos na agenda do consultório, o que gera custos. No entanto, é possível encontrar maneiras de preenchê-los, contratando mais um profissional da saúde para atender os pacientes.
Assim como um fabricante de etiqueta adesiva branca A4, seu consultório também precisa atrair pessoas e ao mesmo tempo se diferenciar.
Garanta uma experiência prazerosa durante a consulta e cause uma boa impressão, pois isso será repassado pelo paciente para indivíduos de seu círculo social. O marketing oferece uma série de recursos que podem te ajudar a trabalhar nesse sentido.
Como vimos, o marketing pode agregar valor para uma clínica de muitas maneiras e é fundamental trabalhá-las para que o negócio consiga crescer e atender as pessoas com qualidade.
Seguindo as nossas dicas, vai ficar mais fácil atrair pacientes, superar suas expectativas e agregar valor para sua clínica ou consultório.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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