Uma importante estratégia de marketing é direcionar a linguagem para conversar diretamente com seu público. Isso significa “segmentar”, separar em diferentes segmentos.
Fazer ações para um marketing humanizado significa considerar a diversidade e pluralidade característica do público para falar com ele e criar um relacionamento.
Por exemplo, diferentes faixas etárias e gêneros terão interesses e necessidades diferentes, assim como vão se identificar com diferentes tipos de diálogo.
Portanto, da próxima vez que fizer uma publicação sobre seu mais novo procedimento de
limpeza de pele profunda com extração de cravos, considere que os potenciais clientes não são um grupo homogêneo.
Nesse caso, o perfil de cliente mais promissor seriam adolescentes, por se tratar de uma faixa etária que possui a pele tipicamente mais oleosa e com maior propensão ao aparecimento de cravos e espinhas.
Outra boa ideia é criar um sistema automatizado para cadastrar todos os leads conforme for tendo sucesso no primeiro momento de atração.
Desenvolva formas de captar dados de potenciais clientes para garantir uma futura conversão em venda do seu serviço. Usar as enquetes do Instagram pode ser muito útil.
Outra ferramenta muito útil é um bom sistema de CRM, sigla para Customer Relationship Management, ou seja, Gestão de Relacionamento com o Cliente.
Já nesse primeiro cadastro você pode inserir o máximo de informações de cada cliente que se tornam tags no sistema, ou seja, etiquetas classificatórias.
Dessa forma você pode criar campanhas de e-mail marketing ou de mensagens via WhatsApp direcionadas com base nessas tags, podendo ser direcionada de acordo com os objetivos de cada novo cliente.
Assim, a campanha promocional de um
plano alimentar para emagrecer
será enviada somente para os clientes que se cadastraram e já declararam ter interesse em reduzir medidas corporais, por exemplo.
Isso é importante também porque, ao reduzir a quantidade de mensagens enviadas a cada cliente, acaba ganhando pontos com ele.
Afinal, caso você já saiba que um cliente procurou sua clínica com interesse em
dieta para ganhar massa, não faria sentido enviar uma campanha de emagrecimento.
Fazer isso é o mesmo que se mostrar insensível às reais necessidades do cliente, o que pode te levar até mesmo a perdê-lo apenas por não ter segmentado seu público.
A necessidade de ter uma presença online ativa é indiscutível para captar clientes.
Além de se tratar de um ambiente sem fronteiras geográficas, fornece quase todas as ferramentas básicas necessárias para um perfeito desenvolvimento do plano de marketing de sua clínica especializada em
botox natural para o rosto, por exemplo.
Oferecidas de forma gratuita, existem ferramentas para as mais diversas finalidades como:
E tudo isso onde realmente está todo o público. É ali que seus potenciais clientes pesquisam informações sobre estética e beleza diariamente, como
harmonização facial sem agulhas.
Toda evolução do mercado publicitário trouxe uma nova ferramenta, o inbound marketing, que significa, literalmente, marketing de atração.
Parte do princípio de produzir conteúdo relevante para público, atraindo sua atenção e criando um posicionamento da marca pelo engajamento gerado.
Portanto, invista em produção de conteúdo de qualidade e trabalhe muito bem as questões visuais de sua marca.
Aposte massivamente em produções com imagem e vídeo, ótimo formatos para o mercado estético. Desenvolver uma
newsletter
com as principais novidades de sua clínica é uma boa ideia.
Muitos clientes podem não retornar para um novo atendimento por não saberem sobre essas novidades, assim como ocorre com aqueles que ainda não conhecem o serviço também.
Com esses informativos você pode divulgar promoções, novos serviços e muito conteúdo que interesse ao seu público-alvo, como dicas de saúde, beleza e bem-estar.
Apenas por saber de todo amparo tecnológico gratuito oferecido pela web, você já deve ter concluído que investir em marketing digital tem um custo bem menor se comparado com os custos do marketing tradicional.
É fato comprovado a relação de custo-benefício das estratégias digitais, uma vez que possuem muita assertividade.
Trata-se de aproveitar o potencial de atrair novos clientes em mídias sociais, por exemplo, onde os brasileiros passam, em média, 650 horas ao mês.
Além de desenvolver o espaço da sua clínica de tratamento para flacidez na barriga em uma boa página da web, como um site ou blog, nas redes sociais, você deve sempre interagir e trabalhar o relacionamento com o cliente.
Certamente, investir em um site gera um grande potencial para a captação de clientes. Integre suas páginas de forma que seus clientes sejam facilmente direcionados para suas redes e para o blog a partir de seu site principal.
Um site é elaborado para ser uma vitrine digital de todos os seus produtos e serviços, e é ele que vai garantir o destaque no posicionamento dos resultados de buscas por meio dos navegadores, por exemplo.
Atente-se aqui para o fato da qualidade de navegação no seu ambiente digital. Seu site precisa ser responsivo, se adaptando aos diferentes dispositivos que permitem conexão com a internet, como os
tablets
e
smartphones.
A riqueza do conteúdo é fundamental, mas não adianta caso não haja uma boa navegabilidade, ou seja, se a página travar com frequência ou possuir um tempo de carregamento lento.
Integrar esse tipo de página a um sistema de gestão é bem simples, e como falamos, existe uma boa diversidade de ferramentas, até mesmo sem custo, para essa finalidade.
Podem ser integrados formulários de
feedback, por exemplo, fundamentais para a avaliação e direcionamento de suas ações.
Quanto mais formas de
linkar
suas estratégias no meio digital com o dia a dia e o ambiente físico de sua clínica, mais interessante será a produtividade. Clientes gostam de ser conquistados e saber de sua importância.
Você pode criar novas
hashtags
para divulgação do seu negócio, campanhas promocionais, enquetes. Aposte nas inovações tecnológicas, como aplicativos e atendimentos on-line.
Um nutricionista esportivo, por exemplo, pode investir na decoração de sua sala de espera, tornando-a interativa e estimulando que os clientes utilizem o ambiente para tirar fotos pessoais enquanto aguardam.
Portanto, pode incentivar a divulgação fazendo o vínculo com seu negócio, até mesmo inserindo isso dentro de um contexto como uma gincana, por exemplo.
Criar uma competição saudável para que os clientes compartilhem sua evolução ao longo do tratamento até chegar em uma determinada meta, pode ser uma boa ideia.
Dessa forma, ao atingir a meta, somada às ações de divulgação em suas redes, o cliente ganha um presente, que pode ser um cupom de desconto para um outro segmento da clínica, como a massoterapia.
Perceba o quanto uma ideia assim vai impulsionar seu negócio e fidelizar seu cliente.
Uma estratégia desse tipo é uma forma de ser indicado por cada cliente para toda a sua rede de amizades, já mostrando os resultados do seu trabalho. O grande mantra da captação de clientes é: gere engajamento.
Algumas funcionalidades e facilidade fazem toda a diferença não só na atração de novos clientes, como em toda sua jornada de compra.
Ao se deparar com algum tipo de obstáculo, o cliente pode perder totalmente o interesse e procurar a concorrência.
Facilitar o pagamento aceitando formas diversificadas, como boleto, PIX e cartões de crédito de diferentes bandeiras, é fundamental.
Quanto mais formas de pagamento forem aceitas no estabelecimento, mais propensos estarão os clientes a efetuar compras.
Opções de parcelamento, descontos à vista e a criação de campanhas de fidelização dos clientes também são muito importantes.
Realize promoções temáticas, ofereça outras comodidades e aposte ao máximo na qualidade da experiência do cliente.
Existem muitas estratégias diferentes para a captação de clientes, e o que mais vai fazer diferença é sua criatividade.
Aconselhamos que opte pelo máximo de opções que estiverem dentro do escopo de recursos de sua clínica, uma vez que todas as estratégias acabam sendo complementares umas às outras.
Quanto melhor for a qualidade dos serviços e atendimento de sua clínica, maior será seu sucesso, pois os meios digitais existem para valorizar os bons negócios.
Com um bom planejamento estratégico e ações de marketing feitas de forma bem estruturada, podemos dizer que as chances de atrair muitos clientes diariamente são bem altas.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog
Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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