O marketing médico é tão importante quanto o marketing usado pelas empresas de outros setores.
Assim como outros segmentos de mercado, a área médica também é bastante concorrida, e os profissionais precisam se destacar.
As pessoas criaram o hábito de procurar os produtos e serviços que precisam diretamente na internet, e isso também se aplica a situações onde é necessário procurar um médico, clínica, laboratório, hospital e assim por diante.
Outro hábito bastante comum é pesquisar os sintomas que alguém está sentindo, o que abre as portas para conquistar novos pacientes.
Sabemos que os profissionais de medicina precisam ser éticos e responsáveis na hora de divulgar seus serviços, mas o marketing digital facilitou esse processo e trouxe estratégias que se encaixam a essa necessidade.
A construção da presença do profissional na web é imprescindível para que mais pessoas conheçam seus serviços e passem a confiar nele.
Independentemente de qual seja a sua especialidade, é no Google que as pessoas vão encontrar o seu trabalho, além das redes sociais e outras plataformas.
Para entender um pouco mais sobre o assunto, vamos explicar sobre a importância de fidelizar pacientes e mostrar algumas estratégias para atrair pessoas.
Fidelizar um paciente significa proporcionar uma experiência única e positiva, que faça com que essa pessoa volte a procurar seus serviços, toda vez que precisar deles.
Em outras palavras, os pacientes te elegem como o médico da família e passam a indicar o seu trabalho para outras pessoas. É a famosa propaganda boca a boca, tão difícil de conseguir nos dias de hoje.
Se uma empresa tiver uma boa experiência com um fabricante de crachá de identificação infantil, vai voltar a fazer negócio com ele, toda vez que precisar desse produto.
Uma experiência positiva muda a maneira como a pessoa enxerga o que você faz, transmite confiança e credibilidade, e leva o usuário a recomendar os serviços a todos aqueles que pertencem ao seu núcleo social.
Consequentemente, é uma forma de captar novos pacientes, pois as estratégias fazem com que as pessoas se sintam confiantes com a recomendação de um amigo ou familiar.
Fidelizar pacientes aumenta a receita da clínica, e como resultado, os lucros são muito melhores. O médico é um profissional como qualquer outro, por isso, precisa obter lucro com o seu trabalho.
Só que as vantagens da fidelização não param por aí, se o consultório, clínica ou hospital tem condições de investir em boas estratégias de marketing médio, é capaz de expandir suas atividades e crescer no mercado.
Todo estabelecimento, como uma clínica de tratamentos com acupuntura, precisa crescer, caso contrário, o futuro de suas atividades não está garantido, algo que leva muitos profissionais da saúde a enfrentar problemas no mercado.
O ganho de capital também é importante para que seja possível oferecer tratamentos de qualidade e preparar melhor a equipe profissional.
Novas habilidades e estratégias de trabalho também são maneiras de se destacar e estar sempre atualizado.
Não podemos deixar de dizer que outra grande vantagem da fidelização é a melhora considerável na relação entre médico e paciente.
As pessoas precisam confiar nos profissionais de saúde para agendar uma consulta, afinal, trata-se das condições de saúde e da qualidade de vida do indivíduo.
A confiança é o primeiro passo para atrair um novo paciente e é por meio dela que o médico fideliza a pessoa e faz com que ela volte mais vezes.
Apesar de ser muito importante conquistar a confiança daqueles que podem se tornar seus pacientes, nem todos os médicos conhecem as estratégias necessárias para atrair e manter um bom relacionamento com aqueles que se consultam.
Contudo, existem algumas estratégias de marketing exclusiva para a área médica, e assim como o fabricante de frutas secas para dieta, os médicos têm boas chances de sucesso.
O marketing digital se tornou o principal meio para divulgar marcas, produtos e serviços, mas também é fundamental para a divulgação dos serviços prestados pelos mais diversos profissionais, incluindo os médicos.
É por essa razão que vemos tantas clínicas, laboratórios e hospitais construindo sua presença na internet, e as melhores estratégias nesse sentido são:
A base para qualquer estratégia de marketing digital é conhecer o seu público-alvo, ou seja, as pessoas que têm perfil para se tornar cliente, ou nesse caso, paciente.
Ao conhecer suas características e uni-las aos objetivos da clínica, fica mais fácil escolher as estratégias que serão colocadas em prática.
Uma das maiores características do consumidor moderno é o fato de que ele preza por um atendimento personalizado, seja na hora de comprar pão congelado ou quando precisa marcar uma consulta.
Quando isso não acontece, é provável que a pessoa veja o serviço prestado como algo insatisfatório.
Para evitar esta situação, é muito importante conhecer o público-alvo e desenvolver estratégias voltadas para essas pessoas.
Ao longo do tempo, as ações posicionam a clínica, consultório ou hospital como referência em sua área de atendimento.
O Google é uma plataforma que vai muito além das pesquisas na internet, tendo em vista que oferece uma série de ferramentas importantes para as empresas.
Uma delas é o Google Meu Negócio, em que os estabelecimentos podem se cadastrar para serem encontrados com facilidade na web.
Dentre as informações que podem ser inseridas estão:
As pessoas encontram todas essas informações de maneira centralizada, e o profissional tem mais chances de aparecer entre os primeiros resultados de pesquisa, de maneira orgânica.
Se uma pessoa está construindo um imóvel, pode pesquisar sobre projetos arquitetônicos no Google e encontrar todo tipo de material a respeito desse assunto.
A mesma situação se aplica àqueles que estão com sintomas de alguma doença ou que querem saber um pouco mais sobre determinada especialidade.
Quando os usuários fazem essas pesquisas, querem esclarecer suas dúvidas e aprender um pouco mais sobre alguma condição ou entender o que pode estar acontecendo com eles.
Um dos pilares do marketing digital é o marketing de conteúdo, que consiste na criação de materiais ricos e relevantes, sobre os assuntos de interesse do público-alvo e que sejam compatíveis com a área de atuação do profissional ou empresa.
Ao criar esses materiais, você consegue se posicionar como autoridade naquilo que faz, ajuda os usuários a resolverem um problema e transmite confiança para que eles te procurem quando for a hora certa.
Se você pesquisar sobre o projeto de interiores nas redes sociais, vai encontrar diversos perfis de profissionais que atuam nessa área.
Essas plataformas também contam com médicos, dentistas, perfis comerciais de hospitais, clínicas, dentre outros.
Marcar presença em pelo menos uma delas é muito importante para se aproximar do seu público e estabelecer uma comunicação positiva com as pessoas.
Além disso, elas podem servir como mais um canal de atendimento, que possibilita o agendamento de consultas, informações, dentre outros.
Um pouco mais acima nós falamos sobre a importância de criar materiais de qualidade, e eles devem ser publicados em um canal específico para isso.
Clínicas de cirurgias gerais utilizam o blog para veicular esses conteúdos e facilitar a comunicação com o público.
São plataformas extremamente simples e fáceis de atualizar, e podem servir como uma maneira de atualizar as redes sociais, tendo em vista que os conteúdos postados podem ser compartilhados em outras plataformas.
Hoje em dia, qualquer tipo de empresa ou profissional precisa ter seu próprio site, pois além de servir como base para qualquer estratégia de marketing digital, a ausência de um portal pode deixar as pessoas um pouco desconfiadas.
Além disso, o site é uma maneira de se destacar, pois se você fizer uma pesquisa sobre cirurgia para diminuir os pequenos lábios, apenas os estabelecimentos que possuem um site institucional vão aparecer entre os resultados de pesquisa.
Isso significa que aqueles profissionais ou clínicas que não estejam presentes nessa plataforma, podem perder oportunidades para seus concorrentes.
Portanto, os médicos são profissionais que também enfrentam um mercado bastante concorrido, mas assim como qualquer outro, eles precisam se destacar e atrair os pacientes.
É por meio de seu atendimento que eles ajudam as pessoas e conseguem se destacar como profissionais.
A internet oferece diferentes recursos e caminhos para que as pessoas conheçam um pouco mais sobre as diversas especialidades médicas.
Todas essas ações vão te ajudar a conquistar novos pacientes e levar soluções para aqueles que procuram algum tratamento ou se encontram vulneráveis por conta de alguma doença.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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