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30 de junho de 2022

5 dicas para um site médico aparecer na busca do Google

5 dicas para um site médico aparecer na busca do Google

O Google é uma das maiores ferramentas de pesquisa, onde os internautas podem localizar e achar tudo aquilo que precisam comprar ou obter informações a respeito de qualquer assunto.


As pesquisas vão desde um endereço virtual sobre lavagem persianas, até um site médico, para que uma consulta ou exame necessário seja marcado.


Ele apresenta uma infinidade de resultados nas buscas realizadas tornando-as acessíveis de qualquer lugar e a qualquer momento, tornando as pesquisas mais fáceis, refinadas e precisas. 


O Google fornece conteúdos de forma organizada, permitindo a filtragem de resultados e permite que os usuários de escada revestida de mármore façam buscas avançadas do produto, para adquirir algo mais específico, se for o caso.

 

Essa ferramenta permite que a navegação seja realizada por meio de abas, que são como “atalhos” e através deles os internautas têm opções com seções específicas para mapas, notícias, imagens e vídeos que oferecem as informações necessárias. 


Conforme os itens de brinde personalizado vão sendo pesquisados a ordem das abas mudam, porém, isso não altera a precisão e agilidade do buscador, mesmo que essa busca seja por fotos ou rotas para um local, por exemplo.


Caso a pesquisa efetuada seja de um termo ou frase específica, o uso de aspas é essencial, pois desta forma o Google reconhece que é exatamente sobre esse assunto que o internauta está a procurar informações. 


Portanto, se o objetivo da pesquisa é sobre corte a laser chapa, identifique com aspas, para que os resultados apareçam por completo, na sequência exata e não leve o usuário a resultados semelhantes, que não sejam especificamente esse.


Uma opção de busca é utilizar as “ferramentas de pesquisa”, para que o Google possa extrair o máximo de informações. 

Quando esse botão é usado, os resultados de ensaios fotográficos ficam limitados, tornando-os mais precisos.


Para ajudar, o Google também usa a localização do internauta, com o objetivo de melhorar a precisão dos resultados, que podem estar localizados na mesma área da região do usuário e esse uso é ideal para buscar serviços.


O Google é muito amigável quando se utilizam palavras-chaves adequadas, com estruturas mais genéricas, por exemplo, coffee break empresa, os resultados são mais específicos.


As pesquisas por meio do Google permitem que sites similares, sobre os mesmos assuntos, sejam encontrados.


O recurso dá menos trabalho para quem vasculha um segmento específico de sites, sejam lojas, notícias específicas, produtos tecnológicos e muito mais. Um recurso importante, também, é o uso do hífen, que separa o exato conteúdo pesquisado.


Por exemplo, se alguém quer buscar por recepcionistas com experiência, deve digitar empresa terceirizada de recepcionista e na sequência colocar um hífen para determinar que a procura é com experiência, escrevendo esse termo.


Como evidenciado acima, os sites médicos também podem ser localizados nessas pesquisas, que nada mais são do que endereços virtuais, onde os profissionais de saúde constroem sua imagem e reputação e podem ser encontrados por pacientes.


Todo médico que atua em uma clínica de cirurgia geral bariátrica bypass que não tenha um site contendo detalhes da prestação desse serviço pode perder a oportunidade de aproximar pacientes que necessitam desse tipo de procedimento.


Veja dicas para um site médico aparecer no Google:


  • Indique páginas não rastreáveis;
  • Nomeie adequadamente as páginas do site;
  • Crie resumos sobre os conteúdos;
  • Apresente os conteúdos de forma hierárquica;
  • Use links internos e externos.


Vamos explicar de forma detalhada como funciona cada dica, quando um site é construído, para melhor entendimento do leitor que se interessar em ter o seu, para que seus serviços e produtos apareçam nas pesquisas.


O criador do site pode indicar para o Google que algumas páginas podem não ser interessantes de serem exibidas nos resultados pesquisados. Essa prática mostra ao algoritmo que o seu site possui páginas que não precisam ser encontradas.


Basta analisá-las e demonstrar que a experiência do usuário é valorizada, pois ele não gosta de buscar por algo e não encontrar a resposta. 


Para evitar que o Googlebot analise o seu site e identifique que o usuário terá dificuldade em encontrar o que busca, nomeie objetiva e claramente as páginas e seções do site. 


Se o robô não encontrar o que procura neste rastreamento, a realização de testes é necessária para que se possa entender como é a experiência do usuário, reunindo insights daquilo que pode ser melhorado. 


Os resultados de pesquisa no Google são exibidos como um título, link ou uma descrição. 


Sendo assim, para que o site de um negócio seja exibido, as páginas ou os conteúdos devem ter uma breve descrição. Pode-se entender como uma espécie de resumo.


Tente imaginar a venda de um serviço, para que o cliente seja conquistado, o site precisa destacar as funcionalidades, diferenciais, os valores, formas de pagamento, garantia e outros.


Esse é o conceito de hierarquia, pois na internet as informações devem ser estruturadas dessa forma, seguindo uma lógica. Evite, portanto, cabeçalhos longos e excessivos para que o cliente não se perca na pesquisa.


A dica sobre o uso de links internos e externos é muito importante porque são eles que favorecem e complementam a experiência dos usuários. Porém, nunca use links que levam o usuário a lugar algum.



É como se ele procurasse por algum objeto e não encontrasse, ficando perdido no meio do caminho, sem entender o que está acontecendo, e portanto, ele desiste de estar presente no site e sai em busca de outro.

Como, portanto, ter um site médico de qualidade?

Para que um médico tenha seu site bem visitado, ele precisa primeiramente fornecer referências da especialidade em que atua. Portanto, o ambiente virtual precisa possuir um visual agradável e com muitas informações pertinentes.


Nada mais desestimulante para o usuário do que clicar em um link e perceber que o site não foi feito para visitas, apenas para cumprir uma “obrigação técnica” de expor o profissional de saúde pela internet.



Para ter sucesso na construção do site, confira alguns passos importantes:

1. Facilite a navegação

Se o objetivo principal é que o site proporcione serviços de qualidade aos pacientes, ele precisa estar adaptado para receber públicos diferenciados. Tente se perguntar quais são as necessidades desse público e o que ele pretende encontrar.


Questione, também, se a página está confusa ou intuitiva esse o layout atrai o visitante e qual deve ser a melhor forma de divulgar as informações. Não é recomendável o uso excessivo de elementos visuais, pois torna a navegação mais complicada.



Exponha conteúdos relevantes e de forma mais direta, eliminando barreiras que possam prejudicar o acesso às informações. Muitos cliques ou muitos conteúdos dificultam a visualização do usuário.

2. Tenha funcionalidade

Um recurso ótimo para ser adotado é ter um chat, para comunicar as novas funcionalidades aos pacientes, para que eles possam, por exemplo, se comunicarem com a recepcionista, para marcar consultas ou tirar dúvidas online.

3. Tenha foco nos celulares

Não é apenas por meio de computadores que os usuários acessam os sites médicos. Portanto, ofereça serviços que possam ser abertos pelos mais variados tipos de celulares.



Não exagere nos layouts das páginas, que são carregadas muito lentamente, consumindo o pacote de dados, afetando a navegação.

4. Produza conteúdo relevante

O benefício de ter um site médico é provocar a curiosidade das pessoas, para que elas possam acompanhar os diversos assuntos. Portanto, produza bons conteúdos para que possam ser lidos e compartilhados.



Inclua informações em detalhes e o mais interessantes possível, levando em conta as dúvidas mais frequentes dos pacientes, oferecendo serviços de mais qualidade, para melhorar as visitas ao site. Dessa forma mais pessoas serão atingidas.


Vale ressaltar que as informações médicas devem ser de cunho educativo, buscando esclarecer a coletividade e elas devem ser honestas, transparentes e baseadas na ética médica.

5. Tenha uma estética visual agradável

A identidade visual clara é importante para que as pessoas reconheçam facilmente que se trata do seu consultório ou de sua clínica.


Essa identidade tem que estar presente em todos os canais de comunicação utilizados, assim como nos cartões de visitas e nos receituários.


Existem bons profissionais de marketing que podem administrar a construção de um site, caso o profissional de saúde não tenha tempo disponível para cuidar dele.


É fácil colocar qualquer site na internet, mas realizar o trabalho elaborando com propriedade as dicas citadas, muitas vezes, exige um olhar mais aprofundado de especialistas na área.



Por meio de especialistas ou agindo por conta própria, o importante é que o médico conquiste mais clientes, fidelize os que já possui e se posicione como autoridade no segmento em que atua.

Considerações finais

Sendo assim, ter um site médico e aparecer no Google, permite que o profissional publique artigos, vídeos e notícias referentes ao ramo em que atua.

 

Os materiais interessantes que são fornecidos o torna acessível para qualquer pessoa e em qualquer lugar.

 

As condutas e dicas apontadas tornam o profissional, rapidamente, em uma referência médica, construindo-o com excelência durante toda a carreira.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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