Um dos principais argumentos usados pelos especialistas de marketing para justificar o crescimento nas redes sociais é justamente o amplo uso desses canais pelos usuários.
Para termos uma ideia, cerca de 140 milhões de brasileiros estão ativos nas redes sociais e passam mais de 3 horas por dia conectados a elas, conforme dados da
Hootsuite. Só aí já podemos ter uma noção do quanto essas plataformas são importantes.
Inclusive, muitas pessoas procuram por médicos diretamente nas redes. Por exemplo, é comum que usuários pesquisem sobre um consultório de
oftalmologista pediátrico no Facebook ou Instagram, como forma de ter mais segurança na contratação do serviço.
Mas as vantagens vão além. Mais do que atingir um grande número de pessoas, as redes sociais concentram inúmeros esforços de marketing de conteúdo, uma estratégia que por si só já traz uma série de vantagens aos estabelecimentos.
Com a produção de conteúdo relevante, os consultórios médicos podem:
As redes sociais colaboram para que os médicos sigam corretamente as recomendações do CFM (Conselho Federal de Medicina) quanto ao uso correto do marketing.
Segundo a organização, os consultórios não devem fazer propagandas diretas, como ocorre nas mídias tradicionais. Sendo assim, a produção de conteúdo na rede pode ser uma ótima alternativa.
Ou seja, não é possível divulgar o preço de uma consulta para
check up geral, mas os consultórios podem produzir um artigo que trata da importância do acompanhamento médico. Desse modo, além da divulgação, o conteúdo irá orientar os leitores.
Durante a divulgação nas redes sociais, os consultórios médicos devem exibir o nome do profissional responsável, a especialidade ou área de atuação, o número de registro junto ao CRM e o número de registro de especialista (RQE), quando for o caso.
Dessa forma, os usuários podem identificar os médicos com mais facilidade, além de ter a segurança de que aquele conteúdo foi produzido com base em conhecimentos científicos atestados.
Até porque, mesmo na simples indicação de um
hidratante para o rosto pele oleosa, é importante que o conteúdo seja produzido com o conhecimento de um dermatologista, para não ocorrer riscos de transmissão de informações incorretas.
O médico também pode anunciar sua área de atuação e os títulos de especialistas. Porém, conforme o Decreto-lei 4.113/42, o profissional não pode fazer referência a mais de duas especialidades, mesmo que possua um número maior.
Nas redes sociais, os consultórios têm certa liberdade para compartilhamento de conteúdo, no entanto, o CFM proíbe qualquer insinuação à garantia de tratamentos, especialmente por conta de um produto ou equipamento específico.
Uma dica: caso o seu consultório tenha um blog, uma estratégia interessante de marketing é elaborar conteúdos para essa página, como dicas de
plano alimentar para emagrecer, curiosidades sobre tratamentos, entre outros materiais, e compartilhar nas redes sociais.
É importante enfatizar que o bom senso e a ética devem prevalecer. Por isso, a recomendação é evitar sensacionalismos, não só apenas nas redes sociais, mas em todo o planejamento de marketing do seu consultório.
Com o avanço das redes sociais, uma dúvida muito comum no marketing médico é em qual plataforma pode-se divulgar o seu consultório, diante das inúmeras possibilidades. De fato, não é uma tarefa simples, mas a dica é começar com as mídias mais populares.
A seguir, conheça algumas das redes sociais mais usadas pelos médicos e como planejar o seu marketing para cada uma dessas plataformas.
O Facebook é a rede social mais utilizada em todo o mundo. Por isso, é bem provável que os seus pacientes estejam nessa mídia, o que vale a criação de uma página para o seu consultório médico.
Por meio da página institucional (fanpage), é possível criar anúncios, impulsionar postagens, incluir links para o seu site ou blog, monitorar métricas a respeito do público e muitas outras funcionalidades oferecidas pelo próprio Facebook.
Além disso, uma das principais vantagens dessa plataforma é a diversificação de formatos. Ou seja, é possível criar textos, compartilhar links, mas também postar um vídeo sobre
treinamento funcional para obesos, entre outros.
Dessa maneira, o seu consultório tem a chance de se destacar entre a concorrência, já que as pessoas podem acompanhar a sua página e consumir diferentes tipos de conteúdos.
No Instagram, o foco está na imagem. Quer dizer que a rede tem um forte apelo visual e, por esse motivo, o seu consultório deve focar na produção de boas fotografias ou vídeos, para engajar o público.
Atualmente, o Instagram tem sido uma das redes sociais mais usadas para o marketing. Fora a questão do atrativo visual, o aplicativo é dinâmico, responsivo e permite a divulgação de conteúdos diferenciados, como a foto de uma
pulseira de identificação medica.
Além disso, o Instagram tem o poder de conectar várias pessoas interessadas no assunto, por meio das famosas
hashtags (#).
Como vimos, o marketing nas redes sociais tornou-se praticamente obrigatório para os consultórios médicos que desejam acompanhar as tendências do mercado e alcançar o reconhecimento na internet.
Além disso, é a oportunidade perfeita para melhorar o relacionamento com os seguidores e pacientes, visto que as redes sociais também funcionam como ótimos canais de comunicação com o público.
Para te ajudar nessa empreitada, separamos algumas dicas que podem facilitar o planejamento de marketing nas redes sociais para o seu consultório médico, sendo:
Hoje em dia, as redes sociais funcionam como uma espécie de
quiosque móvel de eventos, sendo um espaço para conquistar novos pacientes, ampliar o reconhecimento da sua marca e promover a interação com diversas pessoas.
Portanto, não dá para ficar de fora dessas plataformas, ainda mais se você deseja se destacar no segmento da saúde, que está cada vez mais competitivo.
Outro ponto que merece destaque, sendo fundamental para o sucesso da sua estratégia de marketing, é a questão da mensuração.
Em qualquer campanha, seja nas redes ou em outra plataforma, é preciso fazer a análise dos resultados. Dessa forma, o seu consultório poderá avaliar se a estratégia foi bem aplicada ou se é preciso realizar adaptações.
Recomenda-se que essa mensuração seja feita com certa frequência, para que se possa ter uma análise mais aprofundada dos resultados do marketing nas redes sociais.
As redes sociais estão crescendo cada vez mais. Hoje em dia, quase todo mundo tem, pelo menos, um perfil nas principais plataformas, como é o caso do Facebook e Instagram.
Com isso, as empresas encontraram uma excelente fonte de marketing - e não somente os comércios, a área de saúde também pode incorporar estratégias para a divulgação de consultórios, clínicas e hospitais.
Ao longo deste artigo, você pode conhecer algumas das principais vantagens do marketing nas redes sociais para médicos, além de se deparar com algumas dicas de divulgação, de acordo com o CFM.
Desse modo, o seu consultório tem tudo para se destacar e aumentar o número de pacientes!
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog
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