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4 de março de 2021

 WhatsApp Marketing para clínicas médicas

WhatsApp Marketing para clínicas médicas
O WhatsApp é uma ferramenta útil para qualquer tipo de empresa, bem como para qualquer segmento. Porém, quando falamos especificamente de consultórios médicos, a melhor opção disponível é o WhatsApp Marketing para clínicas.
Estamos falando do aplicativo de mensagens mais usado no mundo todo, por isso, por meio dele, é possível se comunicar com pessoas de qualquer lugar e de maneira rápida, vencendo qualquer barreira física.

Seu enorme sucesso fez com que as organizações passassem a enxergá-lo como uma ótima ferramenta para se relacionar, fazer marketing e, claro, vender, sendo este o nosso foco aqui.

Para se ter uma ideia, só no Brasil, este aplicativo possui quase 200 milhões de usuários. Portanto, são milhares de oportunidades para a sua clínica médica todos os meses.

O WhatsApp então se tornou uma oportunidade incrível de fazer negócios e melhorar as estratégias de marketing digital. Por meio dele, uma empresa consegue promover soluções e se aproximar de seus clientes.

É exatamente por isso que o próprio aplicativo lançou, em 2018, sua versão Business. Uma opção com funcionalidades poderosas e que ajudam as empresas a se comunicarem e a conquistarem novas oportunidades.

Em vista disso, neste artigo, vamos explicar o conceito de WhatsApp Marketing, como pode ser usado por clínicas médicas e quais suas vantagens. Acompanhe a leitura!

O que é WhatsApp Marketing?

Como dissemos no início, o WhatsApp Marketing é uma estratégia que faz uso desse aplicativo para que as empresas possam ampliar o seu alcance e dialogar melhor com seu público-alvo.


O WhatsApp não é mais apenas um sistema de mensagem instantânea, mas sim, um ótimo canal de marketing e um agente transformador na sociedade atual.


Além de substituir as mensagens por SMS, a plataforma mudou a maneira como as pessoas se relacionam e ajuda a viralizar informações com uma velocidade superior.


Por exemplo, por meio do WhatsApp Marketing, um nutricionista pode encaminhar um plano alimentar individualizado para cada paciente.


Devido a sua rapidez, a maioria dos usuários utiliza mais essa ferramenta do que realiza ligações comuns. Isso porque eles podem escolher diferentes formas de comunicação, como:

  • Vídeo;
  • Texto;
  • Mensagem de voz;
  • Videochamada.

Tudo o que precisamos é uma conexão estável, um número de celular e um smartphone compatível com o aplicativo. Inclusive, ele pode ser usado em computadores, conectado ao navegador.


Desde que foi comprado pelo Facebook, em 2014, o aplicativo vem inovando suas funções. O que também fez com que as empresas começassem a enxergar o WhatsApp como uma incrível oportunidade de negócio.



Isso porque, por meio dele, é possível impulsionar as estratégias de marketing, estabelecer uma comunicação mais próxima com clientes e potenciais clientes, melhorando o relacionamento com eles e, certamente, aumentando as vendas.


Com a chegada do WhatsApp Business, essa estratégia ganhou força e vem sendo aplicada por todo tipo de empresa, inclusive clínicas médicas para check up básico.

Por falar nelas, no próximo tópico, vamos mostrar como esse tipo de marketing pode ser feito por essas empresas.


Como clínicas médicas podem usar o WhatsApp Marketing

Se sua clínica médica deseja investir nesse aplicativo para conquistar novas oportunidades, deve começar por ações simples, mas muito importantes, sendo elas:

1 - Criar um perfil comercial

Assim como qualquer outra companhia, as clínicas devem criar um perfil comercial no aplicativo. Isso porque o WhatsApp Business conta com recursos que permitem incluir informações sobre o negócio, como:

  • E-mail;
  • Endereço para localização;
  • Link do website;
  • Tipo de negócio;
  • Breve descrição.

A conta passa a ser listada como um perfil comercial para os contatos salvos, permitindo que saibam se tratar de uma conta comercial.


2 - Mensagens automatizadas e respostas rápidas

A clínica pode dar respostas instantâneas para seus pacientes por meio das mensagens automatizadas.

Uma maneira de usar esse recurso é programar as respostas para os momentos em que a clínica está fechada ou quando o atendente responsável está ocupado em uma sala reunião.


Assim, o paciente não fica sem resposta e a clínica consegue passar algumas orientações, direcionar melhor o atendimento e até mesmo enviar mensagens de saudação para novos clientes.


As respostas rápidas otimizam a velocidade das mensagens enviadas, o que possibilita uma comunicação mais rápida e reduz o tempo da comunicação.


Também é possível salvar as mensagens enviadas e reutilizá-las para responder perguntas frequentes, o que ajuda a padronizar a linguagem que a clínica utiliza com seus pacientes.


3 - Estatísticas do fluxo de mensagem

Esse recurso permite que uma empresa, seja uma clínica médica ou uma fabricante de parede de gesso divisória se atentem a métricas importantes, como mensagens enviadas com sucesso, se foram entregues e quais foram lidas.


É dessa forma que o usuário controla sua comunicação com seus contatos, o que também ajuda a melhorar suas estratégias em WhatsApp Marketing.


Além disso, a clínica pode usar o aplicativo para agendar e confirmar o agendamento de consultas. Sem falar que ele atende às preferências atuais das pessoas, que preferem esse recurso do que e-mails e telefonemas.


A clínica médica também pode esclarecer dúvidas, enviar pesquisas de satisfação e conteúdos com dicas de saúde, novidades, orientações, lembretes, dentre outras possibilidades.

4 - Usar etiquetas

As etiquetas ajudam a organizar contatos e conversas, permitindo encontrá-las de um jeito muito mais fácil.


Por exemplo, é possível identificar novos pacientes, quem solicitou consultas, pagamentos pendentes e realizados, agendamentos e outras necessidades pertinentes a uma clínica.


Dessa forma, torna-se mais fácil categorizar os clientes e atendê-los do melhor jeito. Aliás, uma dica é ofertar serviços de maneira segmentada, de acordo com os interesses de cada contato.


Contudo, mesmo quando se trata de marketing pelo WhatsApp, é necessário se atentar às diretrizes de publicidade médica.

5 - Inserir a localização da clínica

A clínica deve incluir um mapa com sua localização, bem como horário de atendimento.


Dessa forma, os pacientes de uma clínica de nutrição, que praticam treino funcional de alta intensidade, conhecem a localidade e traçam o melhor trajeto para chegar até ela.


Em vista de tantas maneiras de usar esse aplicativo pelos consultórios, não fica difícil imaginar suas vantagens, e é sobre isso que vamos abordar a seguir.


Quais os benefícios dessa estratégia?

O WhatsApp Marketing é mais uma forma de se aproximar do seu público e manter uma relação de confiança. 


Aliás, a confiança é um fator indispensável quando se trata de cuidados com a saúde e procedimentos dos mais variados tipos, como proveta laboratório.


É importante estar sempre perto do paciente e garantir que ele possa entrar em contato com os profissionais sempre que precisar. Então, além de ser benéfico para a sua clínica, também é vantajoso para as pessoas que você atende.


Contudo, para os estabelecimentos comerciais em geral, algumas vantagens se destacam ainda mais. Por exemplo, você pode usar um canal de comunicação indispensável e gratuito, inclusive na versão Business.


Ele é difundido por todos os segmentos, então não importa qual o tipo de empresa, todas podem fazer o uso, desde uma lanchonete até uma clínica médica.


Você ainda consegue se comunicar com vários contatos ao mesmo tempo. Portanto, se for necessário comunicar uma mudança de endereço ou horário de funcionamento, todos os seus pacientes ficam sabendo, sem maiores dificuldades.


A clínica pode usar para se comunicar com seus pacientes, mas também com parceiros, profissionais, funcionários e prestadores de serviço com os quais se relaciona, como um estabelecimento de automação industrial empresas.


Tudo isso é feito em tempo real, visto que se trata de um aplicativo de mensagens instantâneas. Também é uma forma de conhecer melhor a opinião do seu público e oferecer o melhor suporte aos seus pacientes, melhorando o atendimento.


As chances de comunicação são 70% maiores pelo WhatsApp do que por qualquer outro canal, como e-mail ou telefone.


Sua clínica terá um contato mais íntimo, sigiloso e privado com seus pacientes, o que garante a privacidade deles. Portanto, também se configura como uma maneira mais ética de oferecer serviços, descontos e outras ações que tragam diferencial competitivo.


Por fim, dentro dos limites impostos pelas diretrizes do Conselho Federal de Medicina (CFM), a clínica médica pode enviar uma grande variedade de conteúdos para seus contatos, desde que permitido por eles.


Além de poder abordar assuntos diferentes, esses materiais podem assumir diferentes formatos, como imagens, textos, áudios, vídeos e Gifs.

Conclusão

A internet trouxe muitas mudanças para aprimorar as técnicas de marketing, tanto para uma fabricante de ficha caixa, quanto para os profissionais da saúde.


Aliás, eles foram muito beneficiados, visto que novas maneiras mais apropriadas surgiram, fazendo uso de canais onde o público-alvo está. Um dos principais, sem dúvidas, é o WhatsApp.


Esse aplicativo permite uma comunicação rápida, eficiente e prática, sem que para isso seja necessário fazer altos investimentos, como no caso de uma central de atendimento.


Sua clínica também consegue se aproximar mais dos pacientes por meio de ações simples, que aprimoram o atendimento e melhoram a experiência das pessoas com a sua clínica. Agora que você já sabe como usá-lo, terá acesso a todos os seus benefícios.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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